5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem
Argentina e Chile são dois países compridíssimos, que compartilham mais de 5 mil km de fronteira. A Cordilheira dos Andes atua como limite natural e proporciona paisagens belíssimas dos dois lados da divisa.
Atravessar a fronteira e explorar o que há do outro lado, na mesma latitude, sempre faz sentido. É possível combinar Argentina e Chile em uma série de viagens perfeitas em ziguezague. A fórmula você já sabe: basta ir desempacotado, que os roteiros ficam todos viáveis.
5 roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem
Santiago + Mendoza
Mendoza, a capital argentina do vinho, está a 1.100 km de Buenos Aires — mas a apenas 350 km de Santiago do Chile. Combinar as duas cidades na mesma viagem não apenas encurta distâncias, mas oferece de lambuja o mais belo ponto de travessia dos Andes — tanto pelo ar, quanto por terra.
Você pode voar a Santiago e, depois de uns dias, pegar um ônibus para Mendoza. São 6 horas de viagem; vá de dia e curta vistas incríveis (tente reservar o assento da frente, no segundo andar).
Em Mendoza, além de degustações em vinícolas, aproveite para fazer as atividades de ecoturismo nos arredores. Prossiga de avião — seja de volta a Santiago, seja a Buenos Aires, para aproveitar uns dias antes de regressar ao Brasil.
- Passagens mais baratas para Buenos Aires no Skyscanner
- Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus
- Uma degustação em Mendoza
- Guia de Santiago no Viaje na Viagem
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Bariloche + Lagos Andinos Chilenos
Bariloche e Lagos Andinos: eis outra combinação clássica que oferece deslumbre em dobro numa viagem só.
Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor época para fazer esta viagem combinada é fora do inverno, quando as atividades lacustres ficam mais interessantes e todos os caminhos estão desimpedidos.
O verão é a época preferida pelos argentinos e chilenos para desfrutar da região dos lagos.
(Claro que, para ver neve, é preciso ir entre meados de julho e meados de setembro. E neste caso, é melhor não planejar deslocamentos e se concentrar nas atividades da estação de esqui mais próxima.)
Comece a viagem pelo Chile, voando a Puerto Montt via Santiago, e fique hospedado por alguns dias em Puerto Varas (onde você pode ter vista para o vulcão Osorno).
Faça então a travessia pelo Cruce Andino, que navega durante um dia inteiro por três lagos até Bariloche. Volte de ônibus a Puerto Montt (5 horas de viagem), para não repetir o mesmo trajeto. Ou, melhor ainda — retorne pela Argentina mesmo ao Brasil.
- Bariloche sem neve: bonito de todo jeito
- Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias
- Puerto Varas, a capital (turística) dos Lagos Andinos
Alugue carro na Rentcars em até 10x
El Calafate + Puerto Natales
Por trás desses nomes pouco conhecidos estão duas das maiores atrações naturais do continente americano: o glaciar Perito Moreno (a uma hora do centrinho de El Calafate, na Argentina) e o parque nacional de Torres del Paine (a uma hora de Puerto Natales, no Chile).
Os dois lugares são tão longe da gente — e relativamente tão perto entre si — que é uma pena visitar um sem dar um pulinho do outro lado da fronteira.
Você pode voar a El Calafate (via Buenos Aires) e depois pegar um ônibus a Puerto Natales (são 5 horas de viagem para ir e outras tantas para voltar).
Caso queira ir por um país e voltar pelo outro, comece pelo Chile: voe a Punta Arenas, então pegue um ônibus a Puerto Natales (3 horas de percurso), prossiga depois de uns dias a El Calafate (5 horas) e então retorne de avião ao Brasil via Buenos Aires.
- El Calafate, a Foz do Iguaçu das geleiras
- De El Calafate para Torres del Paine: como chegar
- Torres del Paine: caminhando até a base das Torres
Wise – Cartão de débito global
Ushuaia + Punta Arenas (com extensão a Puerto Natales e El Calafate)
Não, a Terra do Fogo não é sinônimo de Patagônia: pertence à Patagônia, mas é um arquipélago no extremo sul da região. Assim como o restante do território patagônico, também a Terra do Fogo é dividida entre Argentina e Chile.
As cidades mais austrais dos dois países, Ushuaia, do lado argentino, e Punta Arenas, do lado chileno, são ligadas por ônibus que fazem a viagem em doze horas (com uma travessia de balsa por um canal).
É possível também viajar entre as duas cidades por navios de cruzeiro que passam pelo canal de Beagle, contornam o Cabo Horn e passam ao longo de glaciares no estreito de Magalhães.
A viagem fica mais completa quando você aproveita também para visitar Torres del Paine e El Calafate. Voe até Ushuaia. Vá de cruzeiro ou ônibus a Punta Arenas. Siga de ônibus a Puerto Natales (3 horas de viagem).
Depois de visitar Torres del Paine, continue de ônibus a El Calafate, na Argentina (5 horas de percurso). Volte de avião de El Calafate.
Querendo evitar a viagem de ônibus entre Ushuaia e Punta Arenas, voe de Ushuaia a El Calafate e então atravesse de ônibus para Puerto Natales. Volte de avião a partir de Punta Arenas via Santiago.
- Entre Ushuaia e Punta Arenas, pelos fiordes da Patagônia
- Ushuaia: a porta de entrada para o fim do mundo, no relato da Miriam
- Em Punta Arenas e Puerto Williams, a Terra do Fogo chilena
Que moeda levar para a Argentina
Onde fazer câmbio e quando vale a pena usar cartão de crédito ou de débito internacional
Salta + Atacama
O norte argentino guarda paisagens magníficas. A árida região de Salta, Jujuy e Quebrada de Humahuaca tem formações geológicas belíssimas e serve como ante-sala para visitar o vizinho mais famoso — o deserto do Atacama, uma das regiões (justificadamente) mais cobiçadas do Chile.
É possível voar a Salta via Buenos Aires. De lá, quatro vezes por semana saem ônibus para San Pedro de Atacama (via Jujuy). A viagem leva 11 horas. Voe ao Brasil desde Calama, via Santiago.
(Os mais intrépidos incluem no roteiro o Salar de Uyuni, na Bolívia, fazendo um bem-bolado de três regiões fronteiriças.)
- 12 dicas do Atacama: o essencial para planejar a sua viagem
- De carro, de Salta ao Atacama (mais uma superviagem do Silvio)
- Salar de Uyuni nas dicas de 10 leitores
Leia mais:
- Buenos Aires: O que fazer
- Roteiro completo para Santiago
- Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)
- Hotéis na Patagônia e Lagos Andinos: os relatos dos leitores
- 18 hotéis em Mendoza comentados pelos leitores
- 19 hotéis no Atacama comentados pelos leitores (com mapa!)
- Buenos Aires: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores
- Santiago: os 10 hotéis mais reservados pelos leitores
Resolva sua viagem
778 comentários
Vou para Santiago passar 5 dias com meu filho e minha mãe e gostariamos de esquiar. Pode nos indicar? E para a volta melhor voo direto para São Paulo ou teria ou percurso mais em conta. Estaremos indo em Julho/2024
Olá, Leila!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer/
https://www.viajenaviagem.com/farellones-como-chegar/
https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/passeio-valle-nevado/
https://www.viajenaviagem.com/destino/valle-nevado/
Olá! Estou planejando uma viagem para conhecer Santiago e Buenos Aires. Você acha que 10 dias é suficiente? Vale a pena dividir 5 dias para cada país? Além disso, é recomendável eu ir do Brasil para o Chile primeiro ou para a Argentina primeiro? Muito obrigado.
Olá, Rafael! Não entendi o que você quer dizer com 5 dias em cada país… se forem só as capitais, dá bem. Mas se incluir outros pontos de cada país, já fica complicado. Você chegou a ler os roteiros propostos?
Caso viaje à Argentina antes do Chile, tenha já a passagem de saída da Argentina para o Chile quando for embarcar, porque estão pedindo.
Boia, é possível (e recomendável) incluir alguns dias em Buenos Aires, Salta e Atacama em uma mesma viagem? Por volta de 15 dias
Abraços
Ola, Giovanna! Pode ser 5 noites em Buenos Aires, 4 em Salta/Jujuy e 6 no Atacama. Compre ida a Buenos Aires e volta de Calama. Voe de Buenos Aires a Salta e vá de ônibus de Salta a San Pedro de Atacama (a Tramat opera a rota). Tem que comprar a passagem de saída da Argentina (no seu caso, Salta-San Pedro), antes de sair do Brasil porque agora estão exigindo, senão barram no check-in.
Boa tarde, é tranquilo cruzar a fronteira Chile x Argentina de ônibus apenas com meu RG?
Olá, Bruno! Caso tenha sido emitido há menos de 10 anos e você esteja reconhecível, será aceito. Mas o melhor mesmo é fazer um passaporte e usar em todas as viagens ao exterior, até mesmo aos países aonde entramos com RG.
Oi, Boia
O link primeira vez em Santiago está encaminhando para outra viagem.
Valeu!
Olá, Bruna! O post não existe mais. Use https://www.viajenaviagem.com/destino/santiago/o-que-fazer/
Olá, Bóia! Vi que indo de Mendoza para Santiago, se estiver levando mais de 2,5L de vinho, terei que pagar imposto. Sabe informar quantos %? É viável fazer Argentina primeiro e depois o Chile, considerando que compraremos doces e vinhos na Argentina e a alfândega do Chile é rigorosa?
Eu e meu noivo teremos 20 dias de férias começando dia 14/outubro (sábado) e estávamos querendo começar com 4 noites em Montevidéu (já considerando o dia da chegada e o bate-volta a Punta), 1 noite em Colônia, 4 noites em Buenos Aires, 4 noites em Mendoza e 5 noites em Santiago. Sugere algo diferente? Ainda nos sobra 1 noite, onde sugere acrescentar? Ah, será nossa primeira vez em todos esses lugares.
Adoro o blog, obrigada!
Olá, Priscila! O Chile é bastante fuinha na imigração. Toda comida in natura precisa ser descartada. Os vinhos serão tributados em 15%. Você pode ficar duas noites em Colonia para passear em Carmelo.
Obrigada pelo retorno, Bóia. Devido a taxação, estou pensando em fazer a viagem toda no sentido contrário, acha que seria uma boa ideia?
Ou o Uruguai tem política de taxação semelhante e aí teria a mesma dificuldade?
Claro que ainda teria que ver se a companhia área de Mendoza para BA também permitiria transporte no avião dessas garrafas.
Olá, Priscila! É tudo bastante problemático. A úniva coisa simples é comprar os vinhos no último país antes do Brasil.
Olá Boia!
Vou fazer um prova de bike em Colônia Del Sacramento, indo/voltando pela Argentina. Vou ficar 5 dias lá, o q recomenda, Argentina ou Uruguai e o q fazer? Já conheço ambos os países.
Obrigada
Olá, Daniela!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/colonia-del-sacramento/o-que-fazer/
https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/roteiros/
https://www.viajenaviagem.com/destino/montevideu/roteiros/
Bóia, farei os lagos andinos no inicio de 2024. Como terei um certo tempo em Puerto Varas e também em Bariloche, pretendo fazer o percurso de ônibus (questões econômicas, o valor do cruce andino para a familia toda está proibitivo). É tranquilo fazer Puerto Montt e Bariloche de Õnibus? Tem relatos sobre essa viajem de Õnibus? Agradeço imensamente a ajuda.
Olá, Christiane! Não temos relatos, mas não tem por que não ser tranquilo. Veja horários em https://www.plataforma10.com.ar . Se não conseguir comprar no site, tente comprar no site próprio da cia. escolhida.
Final de agosto/ início de setembro, qual roteiro é mais indicado: ushuaia ou lagos andinos?
Olá, Nathalie! Ushuaia apenas se você quiser esquiar. Para fazer os passeios, vá no verão a Ushuaia.
Pacotes de viagem entre Ushuaia e El calafate e por perto dessa região para aproveitar a viagem obrigada.
Olá, Vera! Somos apenas um blog de conteúdo, desculpe.
Olá, Bóia!!
Você recomenda Ushuaia + Punta arenas em novembro??
Olá, Durci! Sim – quanto mais entrando no mês, mais fácil será ver pinguins.
Olá bóia ! Teria algum post que fala do transporte terrestre, ônibus entre cidades na Argentina?
Gostaria de fazer um comparativo saindo de Buenos Aires a Salta de ônibus, de lá ir para mendonza e depois voltar para o Brasil.
Abraços
Olá, Edson! O site https://www.plataforma10.com éo melhor para ver tempos de viagem, cias. e preços. Se não conseguir comprar no site, vá ao site das cias. que aparecerem nas rotas.