Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompeia e Nápoles
Para quem tem um dia sobrando em Roma (ou seja: se vai ficar mais de quatro dias na cidade na primeira vez, ou se está voltando e não precisa mais bater ponto em todos os lerês básicos), fazer um bate-volta até Pompéia é tentador.
E tudo fica ainda mais redondo – em todos os sentidos – com uma passadinha por Nápoles, para experimentar la vera pizza napoletana. É um passeio bastante exaustivo, mas recompensador. Vem comigo:
1. Ida: Roma-Nápoles
Para dar conta do programa inteiro, pegue um trem de Roma Termini para Napoli Centrale que saia até as 8h.
Os trens mais rápidos – os Freccia da Trenitalia e os trens da Italo – fazem o percurso entre Roma Termini e Napoli Centrale em 1h15. Comprando com antecedência, você consegue passagens de ida desde 20 euros.
Ao escolher um horário da Trenitalia, certifique-se de que o trem é o Freccia, de alta velocidade. Os trens Intercity (média velocidade) e Regionali (lentos e paradores), da mesma Trenitalia, fazem o percurso a Napoli Centrale em 2 e 3 horas, respectivamente.
Os trens da Italo não têm pegadinhas: são todos de alta velocidade.
Querendo comparar todas as opções de Trenitalia e Italo numa busca só, veja no site de passagens Trainline. A interface está em português e o processo de compra online é mais simples do que nas cias. italianas.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
2. A baldeação em Napoli Centrale
Ao desembarcar na estação Napoli Centrale, siga a sinalização de acesso à estação Piazza Garibaldi, que é integrada. Dá pouco mais de 5 minutos de caminhada.
Da estação Piazza Garibaldi partem os trens de Nápoles a Sorrento, que param na estação Pompei Scavi Villa dei Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico de Pompeia.
Há duas linhas em operação: a linha suburbana Circumvesuviana e a linha turística Campania Express.
Promoções para sua viagem
Linha Circumvesuviana
A linha de trem suburbano Circumvesuviana funciona o ano inteiro. Não tem lugar marcado nem ar-condicionado – e os trens costumam andar lotados, com passageiros em pé.
A Circumvesuviana tem saídas de 20 em 20 minutos e leva 40 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 3,20 euros por trecho.
Para quem sai de Roma, este é o trem mais indicado para cumprir o roteiro deste post, pela maior frequência de horários.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Campania Express
A linha turística Campania Express funciona de março a outubro. Os trens têm ar-condicionado e só levam passageiros sentados.
O Campania Express tem apenas 8 saídas por dia. Leva 35 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 15 euros por trecho (25 euros ida e volta).
Para quem sai de Roma, o único horário do Campania Express que permite fazer o roteiro deste post é o das 8h49. Você teria que chegar a Napoli Centrale antes das 8h30.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
Salte na estação certa: Pompei Scavi Villa dei Misteri
Existem quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer direto na certa, pegue o trem na direção Sorrento e salte em Pompei Scavi – Villa dei Misteri (“scavi” quer dizer “excavações”).
3. Em Pompeia
Pompeia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio). A visita custa €16 (grátis para menores de 18 anos com passaporte europeu; maiores de 60 anos pagam meia-entrada).
Na entrada, arme-se de folhetos explicativos (grátis) ou alugue um audioguia em espanhol.
Leve água. As ruínas são bastante espalhadas; você vai levar umas três horas para ver o essencial.
Não deixe de incluir no seu roteiro a Casa do Fauno, a Casa dos Vetii, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios. Há um bandejão razoável perto das Termas.
Informações práticas: Pompeia
Mala de bordo nas medidas certas
4. Tarde em Nápoles
De volta à estação de Nápoles, procure a plataforma da linha 2 do metrô (Metropolitana FS). A tarifa custa € 1,30. Salte uma estação adiante, Piazza Cavour. Procure o túnel subterrâneo que leva à estação Museo, de onde você emerge direto no Museu Arqueológico.
No museu
A visita ao Museu Arqueológico Nacional não é fortuita: ali estão abrigados os mosaicos, afrescos e esculturas originais retirados de Pompeia e Herculanum, complementando o que você viu pela manhã. Para ir direto a eles, suba a escadaria e vire à esquerda no primeiro andar.
Ao fundo, não perca o Gabinete Secreto, onde estão expostas as obras de arte erótica que deram a fama de devassa a Pompeia. Mas atenção: o museu fecha 3ª feira.
Informações práticas: Museu Arqueológico Nacional
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Varais de Nápoles
Você não vai ter tempo para ver a baía de Nápoles do alto, mas vai poder caminhar pelas ruelas pitorescas da Nápoles antiga – com a carteira num lugar protegido e a mochila bem segura, claro.
Desça a Via del Duomo – você vai atravessar a Via dei Tribunali (que tem a maior concentração de pizzarias tradicionais da cidade!).
Vire à esquerda na Via Forcella, que faz parte da Spaccanapoli, a ruela que divide o centro de Nápoles em dois.
Vire à direita na Via Cesare Sarsale e logo você chega à Antica Pizzeria Da Michele, a mais antiga da cidade em funcionamento – e que você vai reconhecer de ‘Comer, Rezar, Amar’. Só há dois sabores – margherita e marinara (alho e tomate, sem queijo).
Wise – Cartão de débito global
Acabando em pizza
A Da Michele é uma das pizzarias mais antigas em funcionamento em Nápoles, e abre das 11h às 23h, sem fechar à tarde.
A massa é crocante nas bordas, elástica e molhadinha no meio, de um jeito que você provavelmente nunca provou (e que é a verdadeira pizza napolitana).
Só há duas coberturas: marinara (alho e tomate) ou margherita (peça com “doppia mozzarella”).
(Ah, sim: esta é a pizzaria que a Julia Roberts vai comer em Comer, Rezar, Amar. Mas eu já era fã muito antes )
- Antica Pizzeria Da Michele | Via Cesare Sersale, 1 | Abre diariamente 11h30-23h | Site
Cartões globais para sua viagem
Como usar os novos cartões globais que tem IOF menor que os cartões de crédito
5. A volta
Marque o trem de retorno a Roma para depois das 19h. Da pizzaria à estação são 15 minutos de caminhada pelo Corso Umberto I.
Extra: pernoitando em Nápoles
Se você dispõe de uma ou duas noites para ficar em Nápoles, sua viagem vai ficar aida melhor.
Veja este roteiro de 2 dias em Nápoles (e onde ficar em Nápoles).
Vai seguir viagem pela Costa Amalfitana? Então conheça o nosso roteiro de Costa Amalfitana + Capri de 3 a 7 dias.
Roteiros bem resolvidos na Itália
Como combinar destinos como Roma, Veneza, Florença Milão,Toscana, Costa Amalfitana, Cinque Terre
915 comentários
Amigos, em meados de maio de 2012 vou fazer 4 dias em Paris e 6 dias na Italia. Vcs crêem q dá para fazer três dias em Roma e 3 costa Amalfitana, tendo q voltar a Roma-aeroporto para voltar pro Brasil?
Olá, Marta! Leia sobre roteiros na Costa Amalfitana aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
Veja os últimos posts sobre Capri aqui:
https://www.viajenaviagem.com/caegory/tap
Olá Ricardo tudo bem?
Realizei meu sonho de conhecer Pompéia agora em setembro e estou aqui para agradecer pois este seu post com dicas foi muito útil! Só vacilei de não ter ido no Museu em Nápoles mas taí um motivo pra voltar e fazer o passeio novamente!
Postei aqui no meu blog : https://mejogueinomundo.wordpress.com/2011/10/22/pompeia-a-cidade-que-foi-destruida-pelo-vesuvio/
como foi o bate-volta de Roma para Pompéia e Nápoles! Quando puder dá uma olhadinha! Beijos
Olá, Ricardo!
Estive em BsAs com um “livrinho-guia” que fiz das suas dicas. Fantástico. Agora vou à Itália em novembro, com parada obrigatória em Gênova, e gostaria de fazer Gênova-Nápoles de trem. Perguntas: é possível?; quanto tempo (em horas); vale à pena? Vpu sozinha. Como o objetivo principal um cruzeiro, irei com 4 dias de antecedência para visitar Pisa, Florença e Nápoles. Obrigadíssima.
Olá, Amaria! Você pode ver horários de trem na Itália em https://www.trenitalia.com
Você vai aproveitar mais o seu tempo se usar para visitar cidades na Toscana, onde está Florença, ou na Ligúria, onde está Gênova.
Fazendo base em Florença você pode visitar inúmeras cidades de trem. Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/
Florença está a 3h15 de trem de Gênova. Nápoles está a 7h20 de viagem.
Estamos indo de navio a Nápoles e, para ir a Pompéia, pensamos na idéia de pegar o onibus SITA no porto (mole immacolatella). Nossa dúvida é o seguinte: Como vai ser num domingo 20/novembro o ônibus funciona normalmente ? e para comprar as passagens domingo cedo perto do porto vai haver lugar aberto ? abraços, Antonio
Olá, Antonio!
Este é o horário do ônibus de Nápoles a Pompéia:
Nâo conseguimos descobrir se sai do porto. O mais garantido é pegar um táxi à estação Garibaldi e lá o trem da Circumvesuviana.
Vou fazer um intercambio em Londres por 1 mês e gostaria de aos finais de semana visitar alguns Países entre eles está a Itália como é pouco tempo são só 3 dias,qual a Cidade da Itália vc me recomenda?estarei sozinha!
Olá, pessoal!
Vou alugar um carro em Roma, pegando no aeroporto, para ir à Costa Amalfitana(Sorrento). Gostaria de conhecer Pompéia/Napoles, que fica no caminho, certo? Pois é, como na ida vai ficar muito corrido, gostaria de passar em Pompéia na volta, pois saio cedo de Sorrento e só devo entregar o carro no fim do dia no aeroporto em Roma. Será que dá pra ficar tranquilo deixando o carro em um estacionamento em Pompeia com as malas no porta-malas? E como em Napoles me falaram que o transito é muito complicado tô pensando em ir de trem de Pompeia a Napoles, deixando o carro no estacionamento mesmo. Napoles vai ser uma coisa rapida, só quero ir ao museu Arqueológico e comer a pizza da Michele…
Olá, Marcos! Só deixe as malas no porta-malas se (1) o estacionamento for fechado e vigiado e (2) se não tiver nada aparecendo. Caso contrário, use o guarda-volumes da entrada Porta Marina 🙂
Em Nápoles há guarda-volumes na estação GAribaldi.
Olá, Bóia! Muito obrigado pela dica!
Uma dúvida besta: O que é a Porta Marina? È o local por onde se entra nas ruínas??
Olá, Marcos! Existem dois portões — portas! — de acesso a Pompéia. Uma é Anfiteatro. Outra é Porta Marina. Só há guarda-volumes em Porta Marina.
Brigadão, Bóia! 🙂
O museu fecha as 4ªs feiras, não consegui vê-lo!Pompéia é imperdível!Veja bem onde coloca o carro, pois na locadora de Napoles foram enfáticos no risco de roubo.Os próprios italianos dissem que em Napoles, vc perde a mão por causa de um rolex! Napoles sujo, sujo, sujo!!!Transito caótico, sem respaito nenhum a mão-contra mão, param em fila dupla e saem andando, motos cruzam a sua frente, sobem a calçada, uma loucura !!!!!!!Não vi nada parecido em lugar nenhum do mundo, apesar de não conhecer a India!Mas Napoles tem o seu charme … Adorei o Restaurante Principe Umberto na praça de mesmo nome, próximo a Estação Ferroviaria Central`o´Otima pizza, antepastos que deixam o Familia Mancini envergonhado!
Cometi um erro o museu fecha as 3ª feiras!
Brigadão, Amelia!