Pompeia bate-volta de Roma

Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompeia e Nápoles

Para quem tem um dia sobrando em Roma (ou seja: se vai ficar mais de quatro dias na cidade na primeira vez, ou se está voltando e não precisa mais bater ponto em todos os lerês básicos), fazer um bate-volta até Pompéia é tentador.

E tudo fica ainda mais redondo – em todos os sentidos – com uma passadinha por Nápoles, para experimentar la vera pizza napoletana. É um passeio bastante exaustivo, mas recompensador. Vem comigo:

1. Ida: Roma-Nápoles

Para dar conta do programa inteiro, pegue um trem de Roma Termini para Napoli Centrale que saia até as 8h.

Os trens mais rápidos – os Freccia da Trenitalia e os trens da Italo – fazem o percurso entre Roma Termini e Napoli Centrale em 1h15. Comprando com antecedência, você consegue passagens de ida desde 20 euros.

Ao escolher um horário da Trenitalia, certifique-se de que o trem é o Freccia, de alta velocidade. Os trens Intercity (média velocidade) e Regionali (lentos e paradores), da mesma Trenitalia, fazem o percurso a Napoli Centrale em 2 e 3 horas, respectivamente.

Os trens da Italo não têm pegadinhas: são todos de alta velocidade.

Querendo comparar todas as opções de Trenitalia e Italo numa busca só, veja no site de passagens Trainline. A interface está em português e o processo de compra online é mais simples do que nas cias. italianas.

2. A baldeação em Napoli Centrale

Ao desembarcar na estação Napoli Centrale, siga a sinalização de acesso à estação Piazza Garibaldi, que é integrada. Dá pouco mais de 5 minutos de caminhada.

Da estação Piazza Garibaldi partem os trens de Nápoles a Sorrento, que param na estação Pompei Scavi Villa dei Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico de Pompeia.

Há duas linhas em operação: a linha suburbana Circumvesuviana e a linha turística Campania Express.

Linha Circumvesuviana

A linha de trem suburbano Circumvesuviana funciona o ano inteiro. Não tem lugar marcado nem ar-condicionado – e os trens costumam andar lotados, com passageiros em pé.

A Circumvesuviana tem saídas de 20 em 20 minutos e leva 40 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 3,20 euros por trecho.

Para quem sai de Roma, este é o trem mais indicado para cumprir o roteiro deste post, pela maior frequência de horários.

Campania Express

A linha turística Campania Express funciona de março a outubro. Os trens têm ar-condicionado e só levam passageiros sentados.

O Campania Express tem apenas 8 saídas por dia. Leva 35 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 15 euros por trecho (25 euros ida e volta).

Para quem sai de Roma, o único horário do Campania Express que permite fazer o roteiro deste post é o das 8h49. Você teria que chegar a Napoli Centrale antes das 8h30.

Salte na estação certa: Pompei Scavi Villa dei Misteri

Existem quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer direto na certa, pegue o trem na direção Sorrento e salte em Pompei Scavi – Villa dei Misteri (“scavi” quer dizer “excavações”).

3. Em Pompeia

Pompeia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio). A visita custa €16 (grátis para menores de 18 anos com passaporte europeu; maiores de 60 anos pagam meia-entrada).

Na entrada, arme-se de folhetos explicativos (grátis) ou alugue um audioguia em espanhol.

Leve água. As ruínas são bastante espalhadas; você vai levar umas três horas para ver o essencial.

Não deixe de incluir no seu roteiro a Casa do Fauno, a Casa dos Vetii, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios. Há um bandejão razoável perto das Termas.

Informações práticas: Pompeia

4. Tarde em Nápoles

De volta à estação de Nápoles, procure a plataforma da linha 2 do metrô (Metropolitana FS). A tarifa custa € 1,30. Salte uma estação adiante, Piazza Cavour. Procure o túnel subterrâneo que leva à estação Museo, de onde você emerge direto no Museu Arqueológico.

No museu

A visita ao Museu Arqueológico Nacional não é fortuita: ali estão abrigados os mosaicos, afrescos e esculturas originais retirados de Pompeia e Herculanum, complementando o que você viu pela manhã. Para ir direto a eles, suba a escadaria e vire à esquerda no primeiro andar.

Ao fundo, não perca o Gabinete Secreto, onde estão expostas as obras de arte erótica que deram a fama de devassa a Pompeia. Mas atenção: o museu fecha 3ª feira.

Informações práticas: Museu Arqueológico Nacional

Varais de Nápoles

Você não vai ter tempo para ver a baía de Nápoles do alto, mas vai poder caminhar pelas ruelas pitorescas da Nápoles antiga – com a carteira num lugar protegido e a mochila bem segura, claro.

Desça a Via del Duomo – você vai atravessar a Via dei Tribunali (que tem a maior concentração de pizzarias tradicionais da cidade!).

Vire à esquerda na Via Forcella, que faz parte da Spaccanapoli, a ruela que divide o centro de Nápoles em dois.

Vire à direita na Via Cesare Sarsale e logo você chega à Antica Pizzeria Da Michele, a mais antiga da cidade em funcionamento – e que você vai reconhecer de ‘Comer, Rezar, Amar’. Só há dois sabores – margherita e marinara (alho e tomate, sem queijo).

Acabando em pizza

A Da Michele é uma das pizzarias mais antigas em funcionamento em Nápoles, e abre das 11h às 23h, sem fechar à tarde.

A massa é crocante nas bordas, elástica e molhadinha no meio, de um jeito que você provavelmente nunca provou (e que é a verdadeira pizza napolitana).

Só há duas coberturas: marinara (alho e tomate) ou margherita (peça com “doppia mozzarella”).

(Ah, sim: esta é a pizzaria que a Julia Roberts vai comer em Comer, Rezar, Amar. Mas eu já era fã muito antes )

  • Antica Pizzeria Da Michele | Via Cesare Sersale, 1 | Abre diariamente 11h30-23h | Site

5. A volta

Marque o trem de retorno a Roma para depois das 19h. Da pizzaria à estação são 15 minutos de caminhada pelo Corso Umberto I.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Extra: pernoitando em Nápoles

    Se você dispõe de uma ou duas noites para ficar em Nápoles, sua viagem vai ficar aida melhor.

    Veja este roteiro de 2 dias em Nápoles (e onde ficar em Nápoles).

    Vai seguir viagem pela Costa Amalfitana? Então conheça o nosso roteiro de Costa Amalfitana + Capri de 3 a 7 dias.

    915 comentários

    Olá Ricardo, sigo suas dicas há mais de 10 anos. Estou indo com a esposa para a Itália por 26 dias, REC/ROM/REC, e pretendo aproveitar o norte do país (Milão, Verona, Veneza, Florenza e arredores, bem com Roma e a Costa Amalfitana. Pode nos sugerir se deixo a Costa para o fim da viagem, após visitar o norte, ou encaixo após o seu roteiro em Roma? Em ambos os casos, dá para conhecer a Costa com apenas um pernoite em Nápoles?

    Excelentes dica! Em julho, funciona deixar as malas (grandes) no guarda volumes de Porta Marina para visitar Pompeia? É possível reservar?

      Olá, Juliana! Não é possível reservar. Não são armários, o guarda-volumes é uma sala com funcionário.

    Adorei sua pagina. Gostaria de saber se neste roteiro que posso ver as pessoas petrificadas e de la como chego ao Vesuvio? Vi que vc falou de um onibus, como seria este roteiro? Obrigada.

      Olá, Ana! As ‘pessoas petrificadas’ estão em Pompeia. Chega-se em Pompeia do jeitinho que está descrito no post. Em Pompeia você pode pegar um ônibus para o Vesúvio, mas veja: o único lugar de onde você não vai avistar o Vesúvio é no próprio Vesúvio.

    Muito bom este site. Gostaria de tirar uma duvida, qual o melhor mês para viajar para a Itália ou seja, mas econômico. Há alguma companhia area mais em conta? Você sugere algum hospedagem no airbnb? Muito obrigada.

      Olá, Vania! Os meses mais em conta para hospedagem são os mais frios, janeiro/fevereiro. Mas você aproveita menos e os preços das passagens saindo do Brasil são altos. Tente viajar em setembro, é um ótimo mês de transição entre o verão e o outono, com tempo ainda firme.

    Bom dia, amei suas dicas, estou programando uma viagem para Itália, queria ir para roma e fazer vários bate volta para veneza, verona, pisa, Nápoles e pompeia, só não sei se contrato uma empresa de transfer ou vou de trem? Fico insegura não falamos nada de italiano. O que vc sugere? Obrigada.

    Bom dia pessoal do VnV
    Tudo bem om vocês?
    Pretendo ir para a Itália em junho (se o corona deixar), e sempre consulto as suas orientações antes de viajar pois elas são de grande ajuda. Segundo e orientação do xará, pretendo fazer Rio/Roma e Nápoles/Rio pois quero ir a Pompéia, Capri e Sorrento. Pergunto se é uma boa ideia este roteiro

      Olá. Ricardo! Sim, é. Se não conseguir uma preço interessante nesta fórmula, compre Rio-Roma-Rio, vá de Salerno a Roma em trem rápido e durma em Roma na véspera de embarcar de volta.

      Em julho, alto verão, não haverá condições para contágio de gripe na Europa. O surto estará firme aqui no Centro-Sul do Brasil.

    Olá, estou indo a Roma com minha família (marido e duas meninas 9 e 13 anos) pela primeira vez. Ficaremos 6 dias no total. Gostaria de saber se, mesmo sendo a primeira vez em Roma, vale a pena descer para Nápoles e Pompéia ou se 6 dias é pouco e deveríamos ficar somente em Roma.
    Outra dúvida é: se temos tempo para ir até Nápoles, além de Pompéia, vale a pena ir a Capri? Neste caso, teríamos que pernoitar em Nápoles, certo?
    Muito obrigada por sua atenção.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito