Pompeia bate-volta de Roma

Passo a passo: bate-volta de Roma a Pompeia e Nápoles

Para quem tem um dia sobrando em Roma (ou seja: se vai ficar mais de quatro dias na cidade na primeira vez, ou se está voltando e não precisa mais bater ponto em todos os lerês básicos), fazer um bate-volta até Pompéia é tentador.

E tudo fica ainda mais redondo – em todos os sentidos – com uma passadinha por Nápoles, para experimentar la vera pizza napoletana. É um passeio bastante exaustivo, mas recompensador. Vem comigo:

1. Ida: Roma-Nápoles

Para dar conta do programa inteiro, pegue um trem de Roma Termini para Napoli Centrale que saia até as 8h.

Os trens mais rápidos – os Freccia da Trenitalia e os trens da Italo – fazem o percurso entre Roma Termini e Napoli Centrale em 1h15. Comprando com antecedência, você consegue passagens de ida desde 20 euros.

Ao escolher um horário da Trenitalia, certifique-se de que o trem é o Freccia, de alta velocidade. Os trens Intercity (média velocidade) e Regionali (lentos e paradores), da mesma Trenitalia, fazem o percurso a Napoli Centrale em 2 e 3 horas, respectivamente.

Os trens da Italo não têm pegadinhas: são todos de alta velocidade.

Querendo comparar todas as opções de Trenitalia e Italo numa busca só, veja no site de passagens Trainline. A interface está em português e o processo de compra online é mais simples do que nas cias. italianas.

2. A baldeação em Napoli Centrale

Ao desembarcar na estação Napoli Centrale, siga a sinalização de acesso à estação Piazza Garibaldi, que é integrada. Dá pouco mais de 5 minutos de caminhada.

Da estação Piazza Garibaldi partem os trens de Nápoles a Sorrento, que param na estação Pompei Scavi Villa dei Misteri, que fica na porta de entrada do sítio arqueológico de Pompeia.

Há duas linhas em operação: a linha suburbana Circumvesuviana e a linha turística Campania Express.

Linha Circumvesuviana

A linha de trem suburbano Circumvesuviana funciona o ano inteiro. Não tem lugar marcado nem ar-condicionado – e os trens costumam andar lotados, com passageiros em pé.

A Circumvesuviana tem saídas de 20 em 20 minutos e leva 40 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 3,20 euros por trecho.

Para quem sai de Roma, este é o trem mais indicado para cumprir o roteiro deste post, pela maior frequência de horários.

Campania Express

A linha turística Campania Express funciona de março a outubro. Os trens têm ar-condicionado e só levam passageiros sentados.

O Campania Express tem apenas 8 saídas por dia. Leva 35 minutos a Pompei Scavi Villa dei Misteri. Custa 15 euros por trecho (25 euros ida e volta).

Para quem sai de Roma, o único horário do Campania Express que permite fazer o roteiro deste post é o das 8h49. Você teria que chegar a Napoli Centrale antes das 8h30.

Salte na estação certa: Pompei Scavi Villa dei Misteri

Existem quatro estações chamadas “Pompei”. Para descer direto na certa, pegue o trem na direção Sorrento e salte em Pompei Scavi – Villa dei Misteri (“scavi” quer dizer “excavações”).

3. Em Pompeia

Pompeia abre todos os dias (exceto no Natal, 1º. de janeiro e 1º. de maio). A visita custa €16 (grátis para menores de 18 anos com passaporte europeu; maiores de 60 anos pagam meia-entrada).

Na entrada, arme-se de folhetos explicativos (grátis) ou alugue um audioguia em espanhol.

Leve água. As ruínas são bastante espalhadas; você vai levar umas três horas para ver o essencial.

Não deixe de incluir no seu roteiro a Casa do Fauno, a Casa dos Vetii, as Termas do Fórum, os Teatros e a Villa dos Mistérios. Há um bandejão razoável perto das Termas.

Informações práticas: Pompeia

4. Tarde em Nápoles

De volta à estação de Nápoles, procure a plataforma da linha 2 do metrô (Metropolitana FS). A tarifa custa € 1,30. Salte uma estação adiante, Piazza Cavour. Procure o túnel subterrâneo que leva à estação Museo, de onde você emerge direto no Museu Arqueológico.

No museu

A visita ao Museu Arqueológico Nacional não é fortuita: ali estão abrigados os mosaicos, afrescos e esculturas originais retirados de Pompeia e Herculanum, complementando o que você viu pela manhã. Para ir direto a eles, suba a escadaria e vire à esquerda no primeiro andar.

Ao fundo, não perca o Gabinete Secreto, onde estão expostas as obras de arte erótica que deram a fama de devassa a Pompeia. Mas atenção: o museu fecha 3ª feira.

Informações práticas: Museu Arqueológico Nacional

Varais de Nápoles

Você não vai ter tempo para ver a baía de Nápoles do alto, mas vai poder caminhar pelas ruelas pitorescas da Nápoles antiga – com a carteira num lugar protegido e a mochila bem segura, claro.

Desça a Via del Duomo – você vai atravessar a Via dei Tribunali (que tem a maior concentração de pizzarias tradicionais da cidade!).

Vire à esquerda na Via Forcella, que faz parte da Spaccanapoli, a ruela que divide o centro de Nápoles em dois.

Vire à direita na Via Cesare Sarsale e logo você chega à Antica Pizzeria Da Michele, a mais antiga da cidade em funcionamento – e que você vai reconhecer de ‘Comer, Rezar, Amar’. Só há dois sabores – margherita e marinara (alho e tomate, sem queijo).

Acabando em pizza

A Da Michele é uma das pizzarias mais antigas em funcionamento em Nápoles, e abre das 11h às 23h, sem fechar à tarde.

A massa é crocante nas bordas, elástica e molhadinha no meio, de um jeito que você provavelmente nunca provou (e que é a verdadeira pizza napolitana).

Só há duas coberturas: marinara (alho e tomate) ou margherita (peça com “doppia mozzarella”).

(Ah, sim: esta é a pizzaria que a Julia Roberts vai comer em Comer, Rezar, Amar. Mas eu já era fã muito antes )

  • Antica Pizzeria Da Michele | Via Cesare Sersale, 1 | Abre diariamente 11h30-23h | Site

5. A volta

Marque o trem de retorno a Roma para depois das 19h. Da pizzaria à estação são 15 minutos de caminhada pelo Corso Umberto I.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Extra: pernoitando em Nápoles

    Se você dispõe de uma ou duas noites para ficar em Nápoles, sua viagem vai ficar aida melhor.

    Veja este roteiro de 2 dias em Nápoles (e onde ficar em Nápoles).

    Vai seguir viagem pela Costa Amalfitana? Então conheça o nosso roteiro de Costa Amalfitana + Capri de 3 a 7 dias.

    915 comentários

    Pessoal,

    Acho que não subiu o meu comentário, estou colocando de novo.
    Algumas dúvidas.

    1 – Alguém já fez a visita ao Vesúvio? Vale a pena? Ou a vista que terei do Vesúvio quando estiver em Nápoles é parecida?
    2 – É arriscado comprar passagens de trem para Pompeia na hora?
    3 – De Florença para Sorrento (sem passar em Roma, que eu já conheço), é melhor ir de avião ou de trem (quantas horas são de trem)? E de Assis para Sorrento?

      Vá de trem, Marcelle. O trem é rápido, leva umas duas horas e meia entre Florença e Nápoles, e você já está ao lado da estação para seguir viagem. Caso houvesse vôo (acho qu enem há) você demoraria muito mais. O trem passa por Roma, não tem outro jeito.

      Veja horários em https://www.trenitalia.com . Simule sempre nos próximos 60 dias, porque depois disso ainda não entraram no sistema.

      O trem para Pompéia e Sorrento é local. Você compra na hora. Está explicado no post.

      O Vesúvio: há quem ache emocionante, há quem ache uma bobagem. Siga a sua intuição e vontade.

    Amo Napoli, e fico tão triste quando alguém lembra de Napoli e logo se refere a máfia italiana, Seria legal também lembrar da isola de Capri, as lindas construções antigas, que mesmo abaladas por terremotos foram reconstruidas com perfeição, e da bella música napolitana.Sim, idolatro Napoli!!!

    Ricardo,
    Estou planejando uma viagem à Itália para setembro de 2011 e fiz o seguinte esboço de roteiro: Milão (2 noites), veneza (2 noites), Genova (1 noite) passando por Modena, Florença (04 noites), para rodar pela Toscana, Nápoles (02 noites), para andar pela costa Amalfitana, e Roma (04 noites). No meio destes deslocamentos, passaria por Assis, Pompeia, Salerno, Sorrento, etc. Como especialista, o que você acho deste roteiro? A idéia é alugar um carro em Milão, mas não sei se seria melhor alugar apenas depois de passar por Veneza.

      O roteiro tá meio corrido se vc quer andar pela Costa Amalfitana, mas é factível se vc se concentrar na costa Amalfitana, e cabular Napoli e (assumo eu) os “scavi acheologici” de Pompei e Herculano. Genova atrapalha os planos demais, seja de trem ou carro. Eu faria assim:

      – Milano – sem carro
      – trem para Venezia (sem carro equanto estiver lá, claro)
      – alugue um carro e faça paradas em Modena e Bologna, que é do lado de Modena e imperdível. Durma em Bologna.
      – vá de carro para uma outra cidade, que nào seja Firenze, para montar base para passear na Toscana de carro. Monte base em qualquer ponto próximo da estrada rápida Siena-Firenze.
      – rume para Sorrento ou Salerno. Não entre em Roma, siga pela A1, e, ao chegar em Napoli, ao invés de ir por dentro das auto-estradas da cidade siga pela A30 e corte depois para o litoral
      – devolva o carro em Napoli e pegue um trem de alta velocidade para Roma.

      Obrigado pelas dicas, André!

      Genova realmente não é prioridade, devo cortar do roteiro. A Costa Amalfitana seria mais para conhecer algum ponto dela, não devo me prender muito nesta região. A Toscana e Roma devem ser minhas prioridades. Entre Sorrento e Salerno, qual seria a melhor opção? Indica alguma cidade que não seja Firenze? Acho que não conseguirei cabular Napoli e Pompei, rs. Bologna e Modena são realmente imperdiveis.

    So para incluir um bate volta legal que da pra fazer tanto de Roma quanto de Napoli, é Caserta. Eu to indicando o bate volta mas não fiz, eu dormi mesmo la. Explico: é que eu ja estava de viagem marcada para Capri saindo de Roma e então uma parada em Caserta na metade do caminho parecia tentador. A dormida em Caserta facilitou muito a saida no dia seguinte para o porto de Napoli; o trem fica a 40 min de Napoli centrale a 6,50 euros a passagem, mas decidimos de ultima hora por custo beneficio e comodidade pegar um taxi, por 50 euro nos deixou no porto de Napoli e so durou 20 min (Taxi do hotel de Caserta até a estação: 15 euros, trem até Napoli Centrale: 13,00 euros o casal + taxi até o Porto de Napoli: 15 euros).
    Foi emocionante ver pela primeira vez o grande Vesuvio.
    Voltando a Reggia…
    A Reggia é linda, achei até mais bonita do que Versailles! Nesse periodo de primavera tem o “Percorsi di Luce” que é um show de luzes a noite, dizem que é lindissimo, eu perdi ( os ingressos estavam esgotados desde março…eu fui em junho) Mas puder ver algumas fotos e nem consigo imaginar…se de dia aquilo ali é lindo…Serviu até para filmagem do primeiro episodio de Guerra nas Estrelas. O interior é de babar e os Jardins são maravilhosos, alugamos bicicletas a 3 euro a hora e mandamos brasa.
    O hotel que escolhemos foi o Class Hotel que fica numa praça bem charmosinha. Eleito o primeiro lugar no TripAdvisor, consegui uma tarifa a 86 euros a diaria do quarto superior. Os quartos são amplos, modernos e confortaveis, o café da manhã melhor do que a media dos hoteis italianos, alem de ser muito bem localizado, 10 min a pé da Reggia. Fica bem no centrinho da cidade onde tem as melhores lojas e restaurantes onde tudo acontece a noite, sem falar que a Reggia iluminada de noite mesmo vendo de fora é um espetaculo.
    Da pra fazer bate volta? Logico que sim! Mas no meu intinerario foi muito bom ter podido acordar mais tarde em Roma, sair com calma porque teria ainda o dia inteiro para curtir em Caserta sem ter que me estressar para voltar.

    Para o hotel: https://www.classhotel.com/eng/itcaserta/
    Para informações sobre horarios e preços da Reggia: https://www.reggiadicaserta.beniculturali.it/

    Buone Vacanze!!!

    Não consigo achar nos sites de trem, quando custa um trem de Napolis para Sorrento.

      Está no site da Cirumvesuviana. O link está no texto, em azul. É bem baratinho.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito