Ritz Lagoa da Anta, Maceió: 3 hotéis em 1
Desde que abriu em 2001, o Ritz Lagoa da Anta tem estrutura mais completa de Maceió. É um hotel que procura competir por todos os públicos. Para o turista, o Ritz Lagoa da Anta se autodenomina um “urban resort”, com todos os itens do gênero compactados num terreno de dimensões menores do que o resort padrão. Há também um andar próprio para viajantes a negócios, e outro especial para casais em lua de mel.
A localização
View Ritz Lagoa da Anta in a larger map
O Ritz Lagoa da Anta fica na divisa entre as praias da Jatiúca e de Cruz das Almas, no início de uma região ainda pouco povoada, sem muito comércio. Os bairros vizinhos da Jatiúca e de Stella Maris, porém, têm restaurantes, bares e vida noturna, a 5 minutos de carro ou táxi. Ponta Verde fica a 10 minutos, e o centrinho turístico da Pajuçara a 15 minutos. De dia é possível ir caminhando pela orla à Jatiúca (e, se gostar de andar, até Ponta Verde), mas à noite não é recomendável sair a pé.
O aeroporto de Maceió está a 25 km.
A praia
O trecho de Cruz das Almas em frente ao hotel também é conhecido como praia da Lagoa da Anta. É o prolongamento da praia do hotel Jatiúca, o vizinho da direita; a diferença é que a avenida, que contorna o Jatiúca pelos fundos, passa em frente ao Ritz. É uma praia com ondas (surfistas freqüentam um trecho mais adiante), em que não se percebe muito a mudança das marés.
O hotel tem espreguiçadeiras e guarda-sóis na areia, mas quando você quiser ir à praia provavelmente vai fazer o que todo mundo faz: pegar um carro (ou um passeio) e ir a uma praia fora da zona urbana.
As instalações
Um prédio largo de 6 andares reúne apartamentos e áreas sociais. O lobby proporciona a comunicação entre todos os ambientes: o parque de piscinas, o spa e a sala de ginástica, que ficam na área da frente; o restaurante principal, o bar, o bistrô e a loja, que ficam na área central; o centro de convenções e a sala de internet, na parte de trás. Numa área externa nos fundos do prédio ficam os demais espaços de lazer: o kid’s club, o minigolfe e as quadras de esporte.
Os apartamentos
São pouco menos de 200, e apesar de terem tamanhos semelhantes variam bastante o estilo conforme o andar.
Nos andares mais baixos ficam os chamados apartamentos Premium, que são os mais convencionais, e os Premium Plus, que têm acabamento mais caprichado e roupa de cama diferenciada, com lençóis de algodão 200 fios.
Um andar inteiro foi transformado no fim de 2010 no EcoFloor — uma proposta bastante interessante, com móveis de madeira certificada, lâmpadas LED de baixo consumo e um sistema de pressurização do chuveiro que injeta ar e poupa água. Bonito e ecologicamente correto.
O quinto andar é o reduto dos casais, o Bali Floor. Uma parede é decorada com pastilhinhas de coco, a cama tem dossel, e o banheiro, acabamento em lambri. Os apartamentos Bali Luxo têm banheira de hidromassagem, e as suítes Bali têm ofurô para casal no banheiro.
E o sexto andar é o meu preferido, o Design Floor. Gosto desses apartamentos pela bossa de temperar o design contemporâneo com toques regionais, como a nesga imitando taipa ao lado da cama.
→ Consulte tarifas do Ritz Lagoa da Anta com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo
As piscinas
Ficam em frente ao prédio, protegidas da curiosidade da avenida por uma mureta.
O destaque, para mim, é o mobiliário: boas espreguiçadeiras de madeira, caminhas. Há um ofurô num gazebo e uma hidromassagem ao ar livre.
Quem quer fugir da sombra das plantas ou do muro pode usar o solário nos altos do bar.
Kid’s club
Está situado na área externa dos fundos do hotel. Tem recreadores disponíveis para crianças a partir de 5 anos. Para os teens, mesas de ping-pong e pebolim.
O minigolfe é cobrado à parte.
Restaurantes
As diárias podem incluir só o café da manhã ou meia-pensão (café e jantar), servidos no restaurante principal, que funciona sempre com buffet.
O hotel tem paranóia de segurança alimentar. Se você quiser seu ovo malpassado, vai ter que assinar um termo de responsabilidade. (Sério.)
O hotel tem também um restaurante gastronômico, o bistrô Le Sururu, que faz uma instigante fusão entre a técnica francesa e a culinária nordestina.
A sala de ginástica
Vizinha ao spa, é refrigerada e tem equipamentos novos.
O spa
Decorado com móveis balineses, oferece massagens, tratamentos estéticos e também serviços de salão de beleza.
Quadras esportivas
Escondidas ao fundo do prédio estão quadras de tênis de saibro e também uma quadra gramada de vôlei.
Internet
Hóspedes executivos têm wifi gratuito. Demais hóspedes pagam R$ 0,50 o minuto.
Os passeios
No lobby você encontra uma operadora de turismo receptivo que oferece todos os passeios do cardápio.
Minha sugestão: alugue um carro. Num dia, vá à Barra de São Miguel (30 km ao sul; fique no bar Praêro) e na volta almoce em Massagüeira, no Bar do Pato. No outro dia, vá a Ipioca (20 km ao norte), entre no bar Hibiscus e na volta almoce na Villa Chamusca, nos Altos de Ipióca. Nos dias em que quiser ficar em Maceió, vá à parte de baixo da Ponta Verde (quase na Pajuçara) e fique ou na barraca Lopana ou na Kanoa.
Não recomendo ir a Maragogi. São duas horas e meia para ir, duas horas e meia para voltar. O horário da maré baixa (hora propícia para visitar as piscinas naturais) muda todos os dias. Há uma limitação no número de visitantes admitidos às Galés (uma excelente providência). Deixe para ir às piscinas naturais de Maragogi quando você estiver hospedado por lá. Se faz muita questão de ir a piscinas naturais, vá às de Paripueira (30 km ao norte).
Tampouco recomendo o bate-volta à Rota Ecológica. A Rota é para ir, ficar e descansar. É difícil curtir a praia sem estar hospedado numa pousada.
Um cantinho
As caminhas de balanço na piscina.
O hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió…
- É para você: que quer uma base confortável (e com boa piscina), de onde possa escapar de carro facilmente para as praias do litoral norte ou de táxi para a noite da Jatiúca e de Stella Maris.
- Talvez não seja pra você: que prefira estar na zona mais turística, para andar à noite pelo calçadão e ir à feira de artesanato.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Guia de Maceió no Viaje na Viagem
29 comentários
Olá, alguém sabe se a praia em frente ao Ritz é própria para banho? Normalmente as praias urbanas de Maceió, apesar de belíssimas, são impróprias, devido aos coliformes em profusão.
Olá, Gilberto! A praia em frente ao Ritz é imprópria. Tanto a Jatiúca quanto Cruz das Almas estão sempre impróprias.
Ponta Verde (tanto no lado da Jatiúca quanto do lado da Pajuçara) quanto a Pajuçara têm balneabilidade no verão.
Confira o último relatório do IMA: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/
Estou pensando em ir a Maceio em Março de 2022. Li seu relato sobre o Ritz Lagoa da Anta. Continua uma boa opção para hospedagem? Alguém que se hospedou recentemente poderia comentar?
Obrigado
Olá, Pedro!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/melhores-resorts-praia-brasil/#ritz
Fiquei hospedada com minhas filhas em Janeiro e o resort agora esta com pensão completa também, e o preço e bem pequeno para mudar ( pelo menos comparando nas agencias e no booking) de meia pensão pra pensão completa. Fica a dica para atualizar! resort nota 7 de 10