Réveillon no Brasil: onde encontrar o menor susto x benefício

Réveillon em Copacabana: caro, mas vale

Não, você não leu mal. Quando o assunto é Réveillon à beira-mar no Brasil, não existe relação custo x benefício. É susto x benefício, mesmo.

Não, a culpa não é da usura ou da exploração. É da lei de oferta e procura, mesmo. Valorizamos um Réveillon à beira-mar como nenhuma outra civilização já surgida neste planeta. Pagamos o preço de nossas idiossincrasias culturais — que, neste caso, chega a ser quatro vezes maior do que o preço normal, nos vilarejos mais badalados.

O irônico é que muita gente, que não viaja pelo Brasil no resto do ano alegando que o Brasil é muito caro, acaba viajando pelo Brasil justo quando está caríssimo. (Vai entender.)

E o pior é que o comportamento da oferta e da procura está se cristalizando. O brasileiro só viaja aos vilarejos de praia na altíssima temporada. O pousadeiro amarga casa vazia onze meses no ano. A essa altura do campeonato, já conta com a receita inflada do Réveillon e do Carnaval para fechar suas contas. No dia que o Réveillon ou Carnaval na praia começar a micar vai dar quebradeira geral no litoral.

Tergiverso: esse não é o assunto do post. O assunto do post é: onde fugir dos preços altos no Réveillon. Aí vão meus pitacos.

Vitória

Com uma ótima hotelaria totamlente voltada para o mercado business, Vitória é a melhor pedida para um Réveillon à beira-mar com preços normais. A dica já foi testada por leitores e ouvintes — outro dia mesmo recebi um email de um ouvinte da BandNews FM que ano passado pagou menos de R$ 250 por um quarto triplo no Novotel e queria me agradecer. É bom estar de carro, porque a animação fica 40 km ao sul, em Guarapari.

Capitais nordestinas

No Réveillon, hotéis de cidade aumentam menos as suas tarifas do que pousadas na praia. Dê uma olhadinha em João Pessoa, Maceió, Aracaju, Recife, Natal… Além do preço, as capitais oferecem a vantagem de não haver possibilidade de colapso de energia ou abastecimento de água, como em alguns vilarejos de praia.

Praias fora do circuito badalado

Procure lugares que não sejam colonizados principalmente por paulistas. Cumuruxatiba (e sua versão mais família, Prado) são dois lugares sem susto x benefício no Sul da Bahia. Itaúnas, no Espírito Santo, é low-cost mesmo com preços inflados. Praias de difícil acesso lá em cima — Galinhos no Rio Grande do Norte, Icaraizinho de Amontada no Ceará — não devem ter preços de assustar. A Paraíba — último litoral desconhecido do Nordeste — também oferece boas oportunidades.

Centro do Rio

A recente instalação de hotéis básicos no centro do Rio (Ibis, Formule 1) oferece a chance aos mais rápidos de passar o Réveillon na cidade sem gastar numa noite a verba das férias inteiras.


128 comentários

Realmente Vitória/Vila Velha (ES) continua sendo uma boa pedida para o Reveillon na praia. Pesquisei bastante pacotes para o Reveillon e a melhor opção foi Vitória/Vila Velha. Fechei no Quality Inn na praia da Costa.

Será minha primeira vez no ES, depois volto aqui para contar como foi o Reveillon por lá.

Além da cultura de Reveillon na praia, acho que tem o fator, “ferias escolares”. Muitos não podemos viajar em família em outra data, com tempo, para aproveitar praia, sol, etc. E sim, temos o custo benefício de “estar com família em um lugar maravilhoso”.
Eu vou com a trupe, pela 4 vez para a Rota Ecologica. Para quem gosta de praia deserta, poucos fogos, nada de muito agito, só paz, sol, boa comida e um mar maravilhoso, esta é a pedida.
Bom final de ano a todos..

Gente, alguém sabe me contar se o Reveillon do Marina Park, em Fortaleza, com show do Chiclete com Banana, vale à pena? Gostaria de detalhes…

Bom dia,

qual a recomendação de pousada/praia em maragogi/redondeza para ir com filho de 3 anos? Gosto de tranquilidade mas também não sou fâ da praia isolada de tudo e todos…precisa ter um “agitinho” (rs)

    Olá, Patricia! Então tente alguma pousada no centro de Japaratinga, como a Albacora.

Embarco dia 25.12 para o RJ. Fico 25 e 26/12 no rio e dia 27.12 embarco no navio Soberano. Aceito informações sobre o reveillon no navio soberano

    Olá, Viajante! O que sabemos é o mesmo que você comentou por aqui algum tempo atrás — houve muitas reclamações sobre o serviço no ano passado. Torcemos para que as questões sejam resolvidas 🙂

    Isso mesmo. Infelizmente só depois que fechei com a CVC
    é que fui pesquisar sobre o “reveillon soberano” e encontrei
    no site “reclameaqui” CENTENAS de reclamações. Agora é
    continuar rezando para que tudo corra bem.

    Na volta deixarei aqui minhas considerações.

Oi, Ricardo!

Estou querendo passar alguns dias em Cumuruxatiba (BA), em janeiro/2012. Alguma dica de hospedagem? Alguma praia recomendada? Obrigada!

    Olá, Daniquirida! Aqui quem responde é A Bóia.

    No livro “100 praias que valem a viagem” o Ricardo Freire recomenda ficar na praia do Rio do Peixe, nas pousadas Rio do Peixe, Mandala ou É.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito