Iberostar Praia do Forte: animação com upgrade
A rede espanhola Iberostar gosta de organizar seus resorts em complexos de vários hotéis. O conceito é o mesmo — comida, bebida e animação dia e noite. O que muda de um resort para outro é o conforto ou a qualidade dos ingredientes e bebidas servidos. O Iberostar Praia do Forte é o segundo hotel do complexo baiano da rede (que ainda prevê outros três). Por enquanto é o mais luxuoso, com alguns privilégios exclusivos para seus hóspedes. Mas não chega a ser de uma categoria inteiramente à parte; na classificação interna do Iberostar, os dois hotéis baianos são 5 estrelas.
Por ser mais caro do que o Iberostar Bahia (leia sobre ele aqui), o hotel recebe menos estrangeiros do que o vizinho.
Os hóspedes do Iberostar Praia do Forte podem usar as instalações do Iberostar Bahia (mas a recíproca não rola).
A localização
3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (os primeiros 40 km são feitos em estrada duplicada).
A praia
De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.
As instalações
O prédio principal tem dois andares. Além da recepção, você vai encontrar ali os restaurantes, alguns bares, lojas e o teatro. Os quase 550 apartamentos se localizam em três blocos (5, 6 e 7), dispostos de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.
O kid’s club fica entre o edifício 6 e o prédio principal. A sala de ginástica fica no spa, que por sua vez fica no caminho do Iberostar Bahia (seria o edifício 4). Quadras de esporte e campo de golfe ficam nos fundos do terreno.
O bloco mais próximo da recepção é o Edifício 6. Como em todo resort deste porte, prepare-se para caminhar bastante — o que, no caso de all-inclusive, vem a calhar.
Os apartamentos
Espaçosos, decorados com sobriedade. A TV é LCD. O frigobar vem abastecido, e está incluído. As sacadas vêm com rede. Os apartamentos do bloco 7 e a ala esquerda (norte) do bloco 6 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Os blocos não têm elevador. Mas no prédio principal, há elevador entre a recepção e o andar térreo, onde estão os restaurantes.
→ Consulte tarifas do Iberostar Praia do Forte com valores exclusivos para cadastrados no Zarpo
Piscinas
Como no vizinho Iberostar Bahia, há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.
A diferença é que o Iberostar Praia do Forte optou por não ter uma mega-piscina, mas piscinas menores, que formam nichos.
Entre os blocos 5 e 6 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. O jingle do resort — com o refrão “Animação é muito bom!” — impera.
Entre os blocos 4 e 5 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. São hipersupermega-sossegadas mesmo, porque no Iberostar Praia do Forte o kid’s club não fica por ali. Quando estive lá, só os sagüizinhos queriam brincadeira.
Kid’s club
O clubinho não está na área das piscinas e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.
Copa do bebê
Tem papinhas, tanto preparadas no hotel quanto da Nestlé.
Refeições
A fartura e a variedade são duas características dos buffets do Iberostar. Você precisaria fazer várias viagens ao buffet para conseguir se servir em todas as estações do café da manhã e do jantar no restaurante principal, o Pelô.
O café da manhã tem alguns itens que não são oferecidos no Iberostar Bahia, como presunto cru e granola, mas no geral é bem parecido.
O almoço é servido no restaurante da praia. No lado de fora há um quiosque de comida baiana, com acarajé e moqueca.
As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).
Para jantar, além do restaurante principal, há três restaurantes à la carte — um pan-oriental, o Mai Tai, um francês gastronõmico, o Do Lago, um baiano, o Odoiá. Também é possível jantar nos restaurantes à la carte do Iberostar Bahia (o mediterrâneo Mare Nostrum e o japa de teppan-yaki Sakura). Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).
Bebidas
Em 2010, as cervejas e o chopp eram Kaiser e Sol. Os refrigerantes, Coca-Cola; se este for um item essencial na sua decisão, recomendo que se comunique com o hotel para se informar dos acordos atuais. Entre os whiskies há Black Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.
Entretenimento noturno
Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.
O spa
Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.
Golfe
O green fee é cobrado à parte. É também possível fazer aulas de golfe.
Um cantinho
A barraca de roska perto da piscina.
Passeios
Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila. O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.
O hotel Iberostar Praia do Forte, na Praia do Forte…
- É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
- Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas da Praia do Forte no Viaje na Viagem
Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak
377 comentários
Estou planejndo ir ao Iberostar em final de julho… e as chuvas? Grato
Olá, Bruno!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/praia-em-julho-brasil-caribe/
Prezados amigos,
Segunda quinzena de outubro é boa para visitar a Praia do Forte?
Olá, Carlos! Sim.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/praiometro-nordeste-caribe/