Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção 1

Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção

Embratur

Foi apresentado hoje o novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa da Mundo. É  uma decepção. Uma colagem de cenas burocráticas, com uma trilha inexplicável de tão fria, flat e não-brasileira. Tudo coroado por um locutor que fala mal inglês — não é que fale com charmoso sotaque brasileiro; fala mal inglês, e ponto. (“We’ve sweeted on the lights”, por exemplo.)

Vou te contar: qualquer videozinho de campanha eleitoral é mais emocionante do que isso.


(Não acho o roteiro ruim não. O texto, inclusive, é bastante bom. Mas deveria estar escrito em letreiros, não falado. O fato de as imagens não se circunscreverem a sedes da Copa é um enorme, e super bem-vindo, avanço. Mas as cenas deveriam ser infinitamente mais belas e verdadeiras do que são. O que é aquela Miss Baiana do Acarajé? Todos os figurantes poderiam ser substituídos por manequins de vitrine, que não faria a menor diferença. Que coisa triste.)

Comparem, pessoas. Comparem. E me contem.


Sem mais, subscrevo-me.

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

Sobre os preços da Copa: meus 20 centavos

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


79 comentários

Não achei o vídeo tão ruim assim não! A ideia é interessante, pode não ser super emocionante mas também não é a tragédia que foi anunciada. É um vídeo feito para estrangeiros, os quais tem um outro jeito de olhar, um outro humor, enfim, se emocionam de forma diferente de nós.
O inglês do locutor também não é ruim assim; pensei que ia escutar alguém conjugando o verbo “tóbi”, mas não.

E vamos falar a verdade: a Índia é linda, o vídeo é lindo, mas também é puro clichê e pura maquiagem. Ou alguém aqui acha que lá é tudo limpinho, tudo lindinho do jeito que apareceu? Pode parar: aquilo ali parecia mais um vídeo de um país europeu de primeiríssimo mundo do que da Índia.

Sinceramente, o que vi aqui nessa área de comentários foi só mais do mesmo: um monte de brasileiros criticando o que é feito aqui e sempre achando o dos outros melhor! E isso é pior do que qualquer vídeo ruim, que falta de criatividade da parte de vocês!

Ricardo, sinceramente, apesar de não achar nosso vídeo surpreendente, não o considero ruim não.
Será que não é a nossa mania em achar que as coisas feitas aqui são sempre piores que as dos outros?
O vídeo da Índia é realmente muito bacana, principalmente porque escolheram colocar uma mesma turista em diversas situações típicas daquele país, mas observe que o deles tem o triplo de duração do nosso, o que permite que a protagonista “aproveite” mais cada situação. Talvez se estes conceitos fossem aplicados à nossa propaganda, um loiro de olhos azuis bateria uma bola e até faria um gol fajuto em algum campinho de terra de alguma favela brasileira… E os indianos achariam o máximo da recepção turística…
Abçs

Ah, não é que eu não ache um país muito interessante para ser visitado, é sim, só o vídeo não condiz com a realidade de uma visita à Índia… Assim como o Brasil!

Sinceramente não achei o vídeo do Brasil ruim, não mesmo. O da Índia realmente é belo, cativante. Mas para quem já foi lá, sabe que é apenas um vídeo promocional, muito longe da realidade suja e pobre, infelizmente.

Um esquenta para REFLETIR, já que é saudável ouvir opiniões, colo aqui uma que foi divulgada em meu facebook por uma amigo publicitário…”Discordo com tudo que o Ricardo Freire falou. O vídeo é promovendo o turismo no Brasil como um todo, a Copa é mero detalhe oportuno. Vale lembrar que ele foi feito para o publico alvo estrangeiro. O texto é sensacional, tem uma ideia muito boa, achei tudo de bom gosto, dá até vontade de visitar esse Brasil aí dessas imagens. Objetivo cumprido. O problema do brasileiro em criticar e não se identificar com o que é publico. inclusive a imagem de seu país.”

Ric, vou lhe dizer que, ao ler o seu texto, esperava algo pior. Achei o nosso vídeo muito clichê, previsível. Trilha sonora horrível, cenários já manjados por muitos estrangeiros, que podem achar que só temos isso a oferecer. O locutor é ruim mesmo. Um(a) baiano(a) falando inglês com sotaque seria mais charmoso.
O segundo vídeo é escandalosamente belo. Nunca quis conhecer a Índia. Mas estou revendo os meus conceitos.
Abraço

Engraçado é a reação em assistir os dois videos… um realmente você fica com aquela vontade de sair correndo para conhecer e até pensa: Como não coloquei este país em meu roteiro de viagem?

Deslumbrante guru: faltou direção mais humana e criativa sim, faltou um trilha mais poderosa – mas faltou sim um roteiro criativo e provavelmente um “cliente”que deixasse todos esses profissionais trabalharem o seu melhor. Não sei quem produziu, quem criou, quem encomendou e aprovou.
Por isso me acautelo em julgar quem fez o quê. Como já produzi muitos filmes para governos e entidades ligadas ao governo (e a clientes privados engessados tb….) prefiro esperar mais informações….Nem vem me dizer que atucanei…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito