Novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa: que decepção
Foi apresentado hoje o novo vídeo de divulgação do Brasil para a Copa da Mundo. É uma decepção. Uma colagem de cenas burocráticas, com uma trilha inexplicável de tão fria, flat e não-brasileira. Tudo coroado por um locutor que fala mal inglês — não é que fale com charmoso sotaque brasileiro; fala mal inglês, e ponto. (“We’ve sweeted on the lights”, por exemplo.)
Vou te contar: qualquer videozinho de campanha eleitoral é mais emocionante do que isso.
(Não acho o roteiro ruim não. O texto, inclusive, é bastante bom. Mas deveria estar escrito em letreiros, não falado. O fato de as imagens não se circunscreverem a sedes da Copa é um enorme, e super bem-vindo, avanço. Mas as cenas deveriam ser infinitamente mais belas e verdadeiras do que são. O que é aquela Miss Baiana do Acarajé? Todos os figurantes poderiam ser substituídos por manequins de vitrine, que não faria a menor diferença. Que coisa triste.)
Comparem, pessoas. Comparem. E me contem.
Sem mais, subscrevo-me.
Leia mais:
Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?
Sobre os preços da Copa: meus 20 centavos
Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email
79 comentários
Comprando passagens pra India em 3, 2, 1…
Eu não sou brasileira … você pode ver perfeitamente ao ler o meu terrível portugués/brasileiro.
Não sei, não sei muito, mas o vídeo do Brasil não parece tão ruim. Sim, ele é cheio de clichês, mas como todos os vídeos promocionais. Certamente para um índio no vídeo da Índia também será cheio de tópicos e não correspondem ao que eles pensam do seu país. Mas eu sei, porque eu moro em um país de tópicos absolutos, como a paella, sangria e touradas. Esses clichês não correspondem com a realidade. Mas, por outro lado, estes tópicos também pode ser verdadeiro. Para mim, é muito complicado de explicar, mas todo mundo entende “país” de uma maneira diferente.
A velha Europa, também, se move através de clichês.
Acho que esto é apenas o turismo, mas move-se para milhões de pessoas e tópicos funcionar como um gancho, como uma introdução suave do que pode ser a sua experiência.