Quatro dias em Foz do Iguaçu: o roteiro da Roberta
A Roberta passou quatro dias em Foz do Iguaçu e fez, de forma independente, o pacote completo: cataratas dos lados brasileiro e argentino, compras no Paraguai e restaurantes em Puerto Iguazú. Organizou suas impressões em um relato dia a dia muito bacana. Viaje com a Roberta:
Eu e meu marido estivemos em Foz do Iguaçu na semana passada (de 6 a 9 de julho). Foram poucos dias, mas conseguimos visitar todos os principais pontos turísticos.
Optamos por alugar um carro com GPS (que foi desnecessário). A cidade é bem sinalizada, muitas placas. Fácil de andar. Para rodar de carro é muito simples. Vimos também vários turistas utilizando ônibus da cidade, que também é bem sinalizado e fácil.
1º dia
Chegamos à tarde e deixamos as malas no hotel (Hotel Carimã – que comento mais abaixo) e fomos direto para Duty Free/Argentina. É tudo bem perto, no máximo 30 minutos de deslocamento. O Duty Free é bom. Preços atrativos e similares ao Paraguai.
A partir das 18h fica mais cheio, horário em que os hotéis, vans e excursões levam os turistas, mas dá para andar. Fica aberto o dia todo. À noite fomos para a Argentina – Puerto Iguazú para jantar. Cidade bem pequena, acolhedora, mas se resume aos restaurantes, que são ótimos. Comida excelente, e baratos em relação ao Brasil. Fomos nos restaurantes indicados aqui (Aqva e El Tío Querido – os dois são bons). Média de R$ 50,00 por pessoa!
2º dia
Compras no Paraguai. Atravessamos a Ponte da Amizade a pé, bem cedo – às 8h, juntamente com a maioria dos funcionários das lojas. Tranqüilo. É recomendável roupa confortável, tênis e mochila nas costas para colocar as compras.
Não é legal ficar andando com as sacolas para cima e para baixo, é muito cheio e atrapalha! Na volta, também, voltamos pela ponte a pé – às 12h30. Perguntamos para algumas pessoas que nos falaram que até as 14h30 é tranquilo atravessar a pé, pois é bem movimentado.
Depois desse horário tem os tais coiotes e é mais perigoso! As filas são enormes para táxis e vans. Ficam parados na ponte muito tempo e não queríamos ficar esperando.
Na volta, fomos almoçar e depois jantar em Puerto Iguazú novamente. Tem uma feirinha perto do centro ótima. Simples, mas bem legal, com vinhos, queijos e porções.
3º dia
Fomos para cataratas argentinas. Bonito demais. Não tão bem estruturado como o lado brasileiro. Era domingo, então estava muito cheio, inclusive com muitas excursões de argentinos. E isso demorou muito o nosso passeio, mas valeu a pena. Recomendo ir em outro dia.
Não fizemos nenhum opcional, pois estava muito frio. Média de 10 graus e não dava para entrar na água. Dá para ficar o dia todo nesse local. Se quiser só ver as cataratas, em meio dia é suficiente.
4º dia
Fomos para as cataratas em Foz. Como tínhamos pouco tempo, saímos bem cedo do hotel e chegamos na hora de abertura do Parque Nacional – às 9h. Lindo demais. Somente tem uma caminhada que está inclusa no ingresso. Caminhada pequena, 1500m, e no final você toma um “banho” das águas das cataratas. Vale demais o passeio.
Fizemos a caminhada, paramos, tiramos fotos e voltamos – às 11h tínhamos terminado o passeio. Sem fazer também os opcionais, por falta de tempo e também muito frio! Obviamente o lado brasileiro é mais estruturado, melhor atendimento ao turista. O lado argentino precisa ainda evoluir em estrutura.
Sempre
Roupa confortável, tênis, mochila.
Dinheiro
Real, com exceção para entrar no parque argentino, que só aceita pesos, mas só na entrada. Dentro do parque aceitam reais e dólares tranqüilamente. No Paraguai os preços são em reais e dólares. Somente nas grandes lojas aceitam cartões de crédito. Nos restaurantes na Argentina, idem –a conta vem em reais, dólares e pesos. Aceitam cartões de crédito!
Hospedagem
O Hotel Carimã é razoável, três estrelas. Bem localizado, perto de tudo. Hotel antigo, precisa de uma mega reforma (estrutural – banheiros, áreas comuns), mas é bom sim. Como não ficamos muito tempo no hotel, para nós foi o suficiente. O atendimento é bom. O hotel é bem grande.
A viagem foi ótima. Um pouco corrida, mas valeu demais a pena. Tudo lindo, atendimento bom. As cataratas são lindas. Emocionante.
Agradeço também todas as dicas do site. São totalmente válidas. Fui com tudo anotadinho que li aqui e fiz tudo tranqüila. Parabéns pela ajuda nas viagens. Boa viagem a todos!
Nós que agradecemos, Roberta!
62 comentários
boa tarde,vou a Puerto Iguaçu em novembro/13 por 04 dias e gostaria de saber de roteiros de passeios além das cataratas/Itaipu/parque das aves,sei que o tempo é curto será que dá pra ir as missoes,obrigada
Olá, Ana Lígia! Ir às missões jesuítas como bate-volta é puxado. Veja o relato de uma leitora que fez essa viagem:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/pra-la-de-iguacu-missoes-paraguaias-e-argentinas-por-dani-s/
Se você dispõe de 4 dias inteiros, o quarto dia pode ser para repetir o parque argentino, que é bastante grande, para fazer o passeio de helicóptero e o Parque das Aves do lado brasileiro, ou para ir à Ciudad del Este. Leia mais: https://www.viajenaviagem.com/2013/02/roteiro-foz-do-iguacu-90-dicas/
Boa Noite! Fiz com meus filhos um super/mega passeio em Foz do Iguaçu.Tudo foi maravilhoso e prazeroso..Viajar com Filhos é tudo de Bom!Contratamos o serviço da Guia Nilsa Witt da Iguassu Life Tour,que foi mil além da simpatia e do do profissionalismo, nos fez sentirmos tranquilos e nos mostrou as belezas deste lugar.Quem sabe logo estaremos de volta,foi um dos passeios mais tranquilos que já fiz com os meus baixinhos que já estão crescidinhos.
Boa tarde a todos, eu e minha família acabamos de voltar de Foz, e agradeço a todos, pois por meio das dicas do site, fizemos uma ótima viagem. Uma dica pra quem tem dúvidas sobre como se locomover na cidade.
Existe lá uma cooperativa de turismo, com transporte e serviço de guia, por um preço justo. Nossos passeios foram bem tranquilos com a companhia da guia Nilsa Witt Munslinger? da Iguassu Life Tour… preço justo e competente! 😉
Contato com ela [email protected]
por que deletam minhas perguntas? já enviei 2 vezes,ambas deletadas. uma grosseria sem explicação.
Olá, William! Nós vemos cada pergunta deixada nas caixas de comentários. Perguntas repetidas são deletadas porque geram duplicidade de respostas e dispersam conteúdo nas caixas de comentários. Por favor, aguarde, que a sua pergunta original será respondida.
Boa noite Cesar.
Para ir à Argentina sempre é interessante ter a carta verde.
Verifique com a sua locadora se eles fornecem esse tipo de seguro. No momento da locação avise que vc pretende circular com o carro nos países vizinhos. Algumas locadoras não permitem a circulação de veículos locados no Paraguai e Argentina. Na aduana a autorização pode ser solicitada pelas autoridades. O seguro você consegue em casas lotéricas, corretores e na aduana. É rápido e sem burocracia.
Se desejar informações mias específicas
Olá pessoal, vou a foz com a minha família, agora em Julho e pretendemos alugar um carro, mas estou com dúvidas com relação a carta verde. Onde posso tirar? Tem que ser com antecedência?? É possível conseguir com a própria locadora??
Alguém pode me ajudar?
Obrigado!!
Vou a Foz em agosto, gostaria de conhecer as Cataratas dos dois lados, além do parque das aves e Itaipu, fazer compras no Paraguai e Argentina e fazer um City Tour por alguns pontos turísticos. Vamos ficar a tarde de um dia, três dias inteiros e a parte da manhã do quinto dia, mas estou com dificuldade de elaborar o roteiro por não conhecer as rotas, alguém poderia me ajudar?
Obrigada, Claudia.
Olá, Claudia! Veja mais detalhes aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2013/02/roteiro-foz-do-iguacu-90-dicas/
No link indicado tem todas as dicas. Foque o seu passeio nas principais atrações turísticas: Cataratas (Brasil e Argentina), Parque das Aves, Itaipu.
Cataratas lado brasileiro; passeio principal (meio dia) + passeios acessórios (Macuco ou Poço Preto – mais meio dia).
Cataratas lado Argentino: todo o dia (são dois roteiros) e aproveite, na volta, parar em Puerto Iguazu e almoçar (não importa a hora). Depois, só irá querer descansar.
Caso coincida com a lua cheia, tem o “Lual” (jantar no Restaurante Porto Canoas – dentro do Parque Nacional, junto às principais quedas d´água).
Itaipu: meio dia.
Parque da Aves: meio dia.
Compras na Argentina / Paraguai: depende de cada pessoa.
estou programando de ir no período de 10 a 14/07, quero muito levar os meus filhos de 12 anos no passeio do Macuco Safari, será que faz muito frio??
Olá, Iara! Dependerá de haver uma frente fria ou não. Com sol estará quentinho durante o dia.
olá, Por favor gostaria de saber se eu for com meu carro eu tb tenho que pedir essa tal carta verde para ir em Puerto Iguazu, OBrigada!!
Pessoal,
Bom dia!!
Alguém pode me ajudar?
Vou pela primeira vez em Foz do Iguaçu e gostaria de algumas dicas.
Vou ficar em Foz por 5 dias.
Gostaria de indicação quanto ao hotel, o centro de Foz seria o melhor? Gostaria de escolher um hotel bom e super confortável.
Os passeios para as cataratas do lado brasileiro e argentino duram o dia inteiro?? Poderia acrescentar outro passeio no mesmo dia para aproveitar o máximo de tempo??
Essa carta verde é apenas para quem vai de carro? Quem for de ônibus precisa apenas um RG?
O que é melhor? Levar real, dolar ou peso??
Tem algum lugar perigoso de transitar?
Gostaria de fazer compras. Onde comprar (Argentina ou Paraguai)? A diferença é bem pouca em relação aos preços no Brasil?
Desculpe por tantas perguntas… mas estou com mtas dúvidas.
Obrigada!
Olá, Camila! Este é um site de consulta. Primeiro leia tudo o que há sobre um destino; depois, se ainda precisar, faça perguntas para sintonia fina.
Leia a partir dessas duas páginas:
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/
https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/foz-do-iguacu-links-e-posts