Quando a bagagem sai o preço da passagem…

Excesso de bagagem -- hmpf!

É o problema de comprar passagem no varejo, picadinho: de vez em quando aparece alguma taxa que não estava no gibi. Nos vôos da Jet Blue (Nova York-Burlington), da United (Buffalo-Los Angeles via Washington) e no primeiro da US Air (Los Angeles-Flagastaff via Phoenix) não nos cobraram nenhuma sobretaxa baseada em peso. Na JetBlue a primeira mala é grátis; na United e na USAir paga-se 25 dólares (pagamos).

Mas eis que, aqui no aeroporto de Flagstaff , o check-in da US Air disse que a nossa bagagem estava um número obsceno de pounds acima do permitido, e nos cobrou não 25 dólares por mala, mas… 125 dólares !!! (Ou seja, 90 dólares de excesso por mala.)


Como a passagem, com taxas, tinha saído 130, você deve imaginar como me sinto neste momento, no café do aeroporto, blogando o prejuízo.

(Atualização: não consegui subir a foto, então só estou publicando o post aqui em Las Vegas mesmo.)

Tentamos argumentar que na vinda a mesma US Air não tinha nos cobrado nada, mas ele bateu o pé e disse que nada podia fazer, porque a balança estava ligada ao computador. (Caso a gente tivesse voado desde o Brasil de US Air ainda teríamos alguma margem de negociação…)

Ou seja: acabei caindo na mesma armadilha que eu recomendo que ninguém caia nas viagens à Europa, quando o barato das low-costs no meio do caminho pode acabar saindo caro.

Enfim, fica a dica: numa viagem pelos Estados Unidos menos ziguezagueante do que essa minha, compare quanto custa fazer o máximo por uma mesma companhia, conservando a franquia da bagagem internacional.  Caso fique bem mais em conta fazer por um bem-bolado picadinho, entre nos sites das diferentes cias. aéreas para ver a política de cobrança de bagagem de cada uma para não ter surpresinhas desagradáveis como esta.

Viajando e aprendendo 😳

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


Comentários

Jardell

Comprei uma passagem pela decolar, de Boston x Brasilia, porem ao verificar a passagem, vi que tem um trecho domestico para Washington pela US as 14:00, e o voo para o Brasil pela Delta as 16:00. Como ficaria a questao das bagagens?

marcia piza

estou indo para Miami dia 21/08 com milhas chegando não vou nem sair do aeroporto vou direto para nova York só que tive que comprar separado a passagem será que vou ter que pagar por uma mala com 23kg obrigado

    A Bóia

    Olá, Marcia! Sua passagem deve conter a regra da bagagem.

Pedro

Pessoal, alguém me ajuda: comprando uma passagem via Submarino Viagens, onde um dos trechos até se chegar no Brasil (em GRU) na volta, se passa por um voo domestico dentro dos EUA, eles honram a franquia de bagagem de 2x bagagens de 32kg?
Por exemplo, cotei aqui para LAS e o retorno é o seguinte: LAS-JFK-GRU-BSB

O trecho LAS-JFK é via American Airlines e o restante é operado pela TAM.

E agora pessoal, fica a dúvida, eles vão honrar a franquia ou terei que pagar multas lá?

Só estou esperando isso para decidir se compro ou não, aguardo.

    A Bóia

    Olá, Pedro! O melhor é confirmar pelo telefone com a Submarino.

Fatima

Prezados,
Na JetBlue há limite de peso para a mala carry on? Não vi nos posts anteriores nem no site, que só fala das dimensões….

    A Bóia

    Olá, Fátima! Normalmente as dimensões é que valem mesmo.

Fátima

Oi!

Vou ficar hospedada num ap alugado. Ele fica na altura da 51 com a 1 AV. Bem perto da ONU. É perigoso andar a noite, voltando da Times Square, em torno de meia noite?

    A Bóia

    Olá, Fátima! Nova York não é uma cidade perigosa. Mas você naturalmente se sentirá insegura numa rua erma à noite. Pegue um táxi.

Rochele

Olá pessoal!
Acabo de voltar da europa e comprei antecipadamente, e separadamente, o vôo de Paris para Barcelona pela Easyjet. No entanto, apesar de ter comprado e pago uma mala de 20kg ultrapassei em três quilos e fui cobrada em “apenas” 42 euros de excesso!!
Certamente com o preço pago pelo bilhete e mais o excesso poderia ter voado em companhia aérea regular. Eles estavam examinando o peso de tudo, bem como da mala de mão. No caso fui só com uma mochila nas costas e o casaco, nesta parte deu tudo certo, não pesaram a mochila.
Bjos a todos.

Fátima

Oi!

Estou indo com meu marido pra Curaçao com conexão em NY. Ficaremos 10 dias lá e depois pegaremos o voo para Curaçao com conexão em Miami. A volta de Curaçao para o Rio também é com conexão em Miami. Todos os trechos são pela AA. Meu temor é se vamos conseguir pegar o voo de conexão de ida (só 1 hora de diferença) e o de volta ( 1h e 30min de diferença)Já fui a Miami há uns 15 anos atrás, eu me lembro que o aeroporto é bem grande. Será que teremos que correr assim que sair do avião ou eles aguardam o embarque, sabendo que é uma conexão?
Sei que na ida não precisaremos pegar as malas, mas na volta sim. Alguém já fez essa conexão?
Obrigada.

    A Bóia

    Olá, Fátima! Seria melhor ter mais tempo, realmente. Mas, sendo as passagens vinculadas, a companhia se responsabiliza caso você perca o vôo seguinte.

Mariana

Boa noite.

Não entendi muito bem essa política de bagagens. Vou te perguntar no caso concreto: vou para Las Vegas dia 27 pela AA. Dia 2 de maio vou de Vegas para LA também pela AA, e de lá volto pro Brasil. Vai valer a política da viagem internacional ou doméstica.

Muito obrigada!

    A Bóia

    Olá, Mariana! Se as passagens forem vinculadas à passagem internacional, vale a franquia de peso do vôo internacional. Mas se você comprou primeiro o vôo internacional e depois comprou as passagens domésticas separadamente, vai ter que se sujeitar às regras de cada uma das passagens.

Thayoliveira

Gente, a United tem uma regra nos EUA que estrangeiros voando trecho interno não pagam a primeira mala, é só apresentar o passaporte. Inclusive, na primeira vez que descobri, a atendente que informou e ainda fez o estorno no cartão do valor pago no ato da compra.
Já a AA não cobra pelas malas (2) se a viagem for dentro de 24h do voo internacional, independente do bilhete ter sido comprado separado e de serem cias aereas diferentes (esse da AA eu usei mais de uma vez, só basta mostrar a passagem para a atendente, mas só vale se o voo for no mesmo dia).

    Luiz Eduardo

    Thayoliveira, Bóia e demais,

    Essa regra da AA que não cobra pelas malas (2) se a viagem for dentro de 24h do voo internacional me interessa e muito. Porém, fui no site da AA e não achei essa regra. Onde acho essas regras que vc mencionou da AA ou UNITED ?

    Motivo: ainda vou comprar a passagem de um vôo de Orlando para NYC, no mesmo dia que volta para o Rio pela TAM. Vi que tem passagens pela AA, United, Delta e Jetblue. E como farei compras em Orlando, tenho medo de pagar muito excesso. Mais alguém pode me ajudar?

    Obrigado!
    Luiz Eduardo

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito