Senhas de 4 ou 6 dígitos no exterior: a solução da Sophia
Depois de já ter utilizado com sucesso os mesmos cartões de crédito na França, no Reino Unido e na Holanda, a Sophia passou um aperto inesperado. As máquinas de cartão em Portugal solicitavam senhas de 4 dígitos, e não de 6. A orientação geral, nesses casos, é digitar os 4 primeiros números da senha, mas isso não funcionou para a Sophia. O atendimento do banco desconhecia outra solução; os leitores e A Bóia tentaram ajudar, mas também não conseguiram. Ainda bem que a Sophia descobriu ela mesma o que fazer, e voltou para contar pra gente:
Estou no Porto e tentei usar meus cartões de crédito Visa e Mastercard para compras em lojas e restaurantes. Ambos possuem senhas de 6 dígitos. Mas quando o atendente insere o cartão na máquina, ela solicita uma senha de 4 dígitos. Tentei colocar os 4 primeiros, como sugerido por alguém nos comentários do post de cartões de crédito, mas não funcionou. Liguei na administradora do cartão, mas eles só sabem dar respostas prontas do tipo “deveria funcionar com 6 dígitos ou com os 4 primeiros”.
Os cartões estão desbloqueados e há crédito disponível. O banco emissor é Bradesco, nos dois cartões. Recentemente usei esses cartões com 6 dígitos de senha na França, no Reino Unido e na Holanda, e nunca tive esse problema. Aqui em Portugal é a primeira vez que isso acontece. Ao contrário do que outros leitores me recomendaram, não é possível passar na tarja (ao passar na tarja, o sistema diz que o cartão tem chip e que deve ser inserido na máquina); e se digitar apenas os primeiros 4 dígitos, também não funciona, obtendo como resposta que a senha está incorreta.
Com base em tentativa e erro, descobri a solução. Mesmo havendo só quatro espacinhos para a senha, digitei os seis números e só então pressionei OK. Deu certo.
Fica a dica. Caso a máquina peça senha de 4 dígitos e os primeiros 4 dígitos da sua senha não funcionarem, simplesmente ignore a solicitação. Digite os seus 6 dígitos e pronto. Vai funcionar.
Muito obrigada pela dica, Sophia! Que bom que deu tudo certo.
Leia mais:
- Que moeda levar? Dólar vivo x pré-pago x saques no débito x cartão de crédito
- Compras no exterior: conheça limites, isenções e impostos
- Leitores relatam problemas com o VTM do Banco do Brasil
Comentários
Ich wohne in Brasilien und habe jahrelang meine deutsche Visacard mit 4 stelliger PIN jahrelangerfolgreich bei der banco bradesco benutzt.
Plötzlich muss ich 6 Nummern eingeben. Hab ich aber nicht. Was kann ich da machen, hat jemand eine Idee.Danke.
Eu sou de moçambique e estou em brazil e nao consigo levantar meu dinheiro com meu cartao visa BCI porque aqui o ATM PRECISA de 6 digido e eu so tenho 4
minha filha esta na holanda e tem maquinas diferentes de cartao de credito , e o cartao so passa em algumas maquinas ( as antigas ) , nas maquinas novas nao passa .
Muito complicado !!
Em Portugal não funciona esta dica com cartão do banco do Brasil.
Sem chance.
Estou em viagem pra Holanda e ao digitar os 6 dígitos e o cartão não foi aceito. Vale tentar mesmo assim.
Ainda bem de que me avisou porque eu me marquei os quatro dígitos e nada ele deu ainda bem de que me avisou
O meu é visa banco do brasil e é 6 dígitos, acostumada com cartões de 4 dígitos ,mais esse não é e sim de 6 dígitos.
Comprar bilhetes para metrô de Amsterdam no balcão da GVB pede 4 digitos…não passou com os 4 primeiros do Ourocard…infelizmente vi esse blog depois e não tentei 6…mas no comercio normal foram pedidos 6 dígitos..
Exatamente o que acontece é que apesar de a máquina so aparentar mostrar entrada para 4 dígitos ela automático expande para os 6. Por isso deve sempre utilizar a sua senha completa.