Às piscinas naturais de Taipu de Fora, em Maraú
Já estive umas seis ou sete vezes em Taipu de Fora (aprendi agora que “Taipus”, no plural, é errado) e nunca tinha dado sorte com a piscina natural.
Nas primeiras vezes, inexperiente, fui na maré errada (ou acreditei na lábia de quem queria faturar um passeio). Depois, quem atrapalhou foi São Pedro mesmo: era só eu querer ir a Taipu, que o tempo nublava.
Dessa vez, finalmente, eu fiz o que sempre recomendo aos outros: dormi em Taipu. Dormir em Taipu permite que você esteja perto da piscina natural na hora certa (a maré baixa) e possa contemplar essa belezura à primeira abertura de sol. Vale a pena inclusive dividir a estada entre Barra Grande e Taipu (ou entre Itacaré e Taipu).
Programar a ida para a lua certa também ajuda. Nas luas cheia e nova a maré seca mais (e acontece de manhã). Programei a minha ida para dois dias de lua nova.
Estar em Taipu também é bacana para chegar às piscinas antes dos excursionistas de Itacaré. Lá pelas 10h15 eles chegarão em várias vans e irão todos para os corais da direita, que vêm até a beira da praia e por isso são os mais facinhos de percorrer.
Se você não é de mergulhar, como eu, aproveite toda a extensão da piscina, que é enorme e uma gostosura de tomar banho. (Inclusive na lua errada, e até mesmo na maré cheia: a barreira de corais torna as ondas neste trecho muito mais suaves; se você curte um banho de mar, nunca vai perder a viagem.)
O objetivo principal desta vez era ter boas fotos próprias da piscina natural. Mas não pude fazer a foto clássica, que requereria subir nos corais, porque agora não pode mais. Ponto para Taipu.
Fiquei hospedado em Taipu a convite da Pousada Taipú de Fora, que há muito tempo recomendo.
Comprovei na prática as qualidades que já identificava. A localização, especialíssima: muito perto da piscina natural, mas num ponto da praia sem nenhuma muvuca (e com uma praia semiprotegida em frente). Querendo ver gente, você vai até ali o Bar das Meninas. Querendo sossego, escolhe uma rede, uma espreguiçadeira ou uma cama no gramado e vai contar nos dedos os gatos pingados que passarão pela areia.
Os apartamentos, mesmo os standard, são amplos; as suítes são bem gostosas.
Mas o que eu ainda não sabia: a cozinha é ótima e em momento nenhum deixa você arrependido por não ter ficado em Barra Grande.
Vai por mim: se quer curtir Taipu, durma em Taipu…
Leia mais:
67 comentários
Muito obrigada pela atenção! Quanto a estranheza da minha pergunta, moro numa praia em Floripa, como toda uma estrutura ao redor! Sou sulista e bem acostumada c vida boa e não enjoo! Obrigada mais uma vez.
Olá, estamos de viagem eu e meu marido a Taipu em novembro dia 22. Ouvimos a respeito que a luz acaba as 20:00 hs. Vocês sabem me dizer se esta informação procede? Nesta época os restaurantes de Barra Grande funcionam por ser baixa temporada? Vamos ficar sete dias e muito? Alguma dica em especial? Budha bar será funcionando? Obrigada.
Olá, Môni! Pode ser que na temporada a luz falte, como falta em muitos pontos do litoral. Mas a luz funciona 24 horas.
O Ricardo Freire acha a coisa mais esquisita essas perguntas de quantos dias ficar na praia. Quem tem a felicidade de poder ficar numa praia bacana por uma semana devia agradecer a possibilidade de descanso, e não ficar se perguntando se vai enjoar da boa vida.
Moni,
A luz em Barra Grande não acaba não. Em tempestades pode ocorrer queda de poste mas a Coelba tem equipe na região, em Marau.
Não deixe de ir no restaurante TAPERA da Naiá e provar o Camarão com Palmito, ou Risoto de Polvo e Queijo Coalho.
Alguns restaurantes fecham , mas em fim de novembro certamente tá tudo abrindo pro verão.
Outra dica é o bar Tikao em Algodões pegando um passeio de taxi/camionete. Um lounge a beira-mar com DJ e ceviche !
Pousada pra indicar: eu indicaria a DNada da italiana Valentina e ficaria em Barra e não em Taipu. Ir a Taipu na maré baixa quando coincidir com sol alto é imperdivel mas ficar lá não é tão legal como perto do vilarejo e o por do sol na Ponta do Mutá é 1000 !
Oi Ricardo, estou planejando minha viagem para Janeiro , com meu marido e meus filhor de 11 e 13 anos. Inicialmente faria,Rio- Itacaré 4 dias – morro de sao paulo 4 dias-2 dias em Salvador_Rio.
Vc acha que valeria a pena ir a Taipu, ou até dormir lá. Quais as praias e cachoeiras mais bonitas de Itacaré.
Olá, Danielle! Quem responde é A Bóia.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/
Quando morava em Salvador passei um carnaval todo em Taipus (até hoje acreditava que era assim heheheh).
É simplesmente a praia mais bonita que conheci no Brasil e olha que já fui em muitas. Uma estadia inesquecível, sem dúvidas.
Olá!
É possível fazer contato com alguém que postou uma nota em 15 de agosto de 2012 às 22:14, de nome Fauze? Ele pediu dicas para ir de Vitória/ES a Taipu de Fora em janeiro/2013, com um veículo 4×4. Também moramos em Vitória e pretendemos (minha esposa e eu) ir a Taipu e Barra Grande no próximo dia 04/04/2013. Também temos um 4×4, mas os comentários sobre a estrada (BR-030) não são os melhores. Resumindo: alguém passou por lá nos últimos dias e pode nos dar algumas dicas sobre o estado das estradas, de uma maneira geral?
Olá, Nelson! O Ricardo Freire esteve em parte desta estrada agora há pouco e achou em condições bem melhores do que imaginava. Na época seca está dando sim para passar com carro comum. Agora em abril devem começar as chuvas, mas em 4×4 deve ser tranqüilo. A melhor fonte de informação são os pousadeiros. Dê uma ligadinha para a sua pousada antes de viajar ou perto de chegar, para ver se você entra com o carro na península ou deixa o carro em Camamu.
Pasamos, eu e minha namorada, 7 dias em Taipu de Fora. Réveillon 2012.2013. Foi uma semana maravilhosa. Inesquecivel.
Morri de saudade agora! Ficamos hospedados no Aytyaram, foi maravilhoso! Taipu é mesmo incrível!
Olha que bacana!! Anotado!
Ai que coisa linda… quanto mais vejo o Brasil pelos posts dos outros, mais vontade tenho de explorar tudo 🙂
Quando eu fui também não pude aproveitar a piscina. Fui meio de sopetão sem saber que ela existia, contratei o passeio em Itacaré meio sem saber o que esperar. Que peninha! Mas me consolei com o chimarrão que o dono de uma pousada onde passamos o dia, gaúcho também, fez pra mim. Muito atencioso da parte dele.