Patagônia pra… mim :-)
Estou começando agora um pequeno périplo pela Patagônia. Embarco — se tudo der certo — num cruzeiro Australis que vai me levar de Ushuaia, na ponta sul da Argentina, a Punta Arenas, na Patagônia chilena, passando pelo canal de Beagle. Volto pela mesma rota, mas com paradas diferentes. (Ou seja: não posso fazer nada a partir de Punta Arenas.)
No oooutro domingo, pego um vôo para El Calafate. De lá não sei se dou um pulinho em El Chaltén, se atravesso a Puerto Natales para dar uma espiada no Parque Torres del Paine, ou se vou direto a Bariloche — que, depois do Calafate, é a região que me interessa mais.
De Bariloche vou ficar monitorando o tempo para fazer o cruce de lagos ao Chile num dia bonito.
E depois… bom, depois é outro post 🙂
Claro que já devorei o site do Tony Gálvez, De viaje a la Patagonia, e os posts da Carla Z. na Majô, do Ernesto na Emília, da Carmem Silvia no De uns tempos pra cá e os relatos da Luisa no Arquivo de Viagens.
Mas aceito pitacos, sobretudo na questão Torres del Paine. Acredito que Torres seja um deslumbre, mas não sei se é um passeio pra mim.
O briefing: não curto caminhadas no mato ou no frio. Acho que a única vestimenta confortável para caminhar é calção de banho e pé descalço. Quero fazer os passeios com a melhor relação esforço x benefício. Quero as paisagens, não o trabalho, entendem?
Me contem, pufavô…
107 comentários
ai vou em julho…
Olá Ricardo, gostaria de saber qual melhor roteiro para Bariloche, El Calafate,Ushuaia e o Parque Nacional Tierra del Fuego, sendo que já estou nesta época no Chile….é melhor comprar passagem aérea de santiago pra qual cidade ? e depois quero rodar por ônibus …porque talvez fica mais barato.