El Calafate

Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)

A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).

Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala.

Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.

Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.

De carro

As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.

Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.

De avião

Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.

Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.

Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).

No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.

De ônibus

Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.

A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.

Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.

De barco

Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.

A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.

E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).

Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.

Argentina

De Buenos Aires:

De Bariloche:

Llao Llao, Bariloche

De Trelew/Península Valdés:

Península Valdez

De El Calafate:

El Calafate

De El Chaltén:

De Ushuaia:

Ushuaia
  • A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
  • A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
  • Leia sobre Ushuaia

Chile

De Santiago:

  • A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
  • A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
  • A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur).
  • Leia sobre Santiago

De Puerto Montt/Puerto Varas:

Osorno visto de Puerto Varas

De Puerto Natales (Torres del Paine):

Torres del Paine

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    De Punta Arenas:

    Punta Arenas

    180 comentários

    Seu blog/site é maravilhoso. É a segunda viagem que estou montando o roteiro somente com suas dicas. Minha proxima viagem quero conhecer a Patagonia, pensei em visitar El Calafate, San Martín de Los Andes, Bariloche e Ushuaia. Por qual cidade começar e qual ordem seguir?

      Olá, Douglas! Verifique o funcionamento dos voos na época da sua viagem e monte de acordo com as rotas. Pesquise Bariloche-El Calafate, Bariloche-Ushuaia e El Calafate-Ushuaia. Se todas as rotas estiverem funcionando, eu faria Bariloche-Ushuaia-El Calafate-Buenos Aires, só para deixar El Calafate (o mais impressionante) para o fim.

    Boa tarde. Vale a pena ir de carro de El Calafate a Puerto Natales (ida e volta)? Ou é melhor ir e voltar de ônibus, apesar de mais demorado?

      Olá, Ivana! Para atravessar a fronteira de carro alugado você vai ter que negociar diretamente com a locadora para obter as permissões e pagar os seguros. É encrenca.

    Olá, adorei seus conteúdos.
    Estou indo pela primeira vez a Buenos Aires no réveillon. Ficarei 8 dias, mas gostaria de ir a um roteiro inesquecível nesse período. Pensei na Patagônia, mas não sei se seria muito cansativo…
    Gostaria de dicas.
    Vamos eu e meu marido.
    De 26/12 a 06/01.
    Queria saber sobre esse período o que poderia explorar.
    Gosto de natureza, não curto muito o frio e não sou trilheira.
    Gosto de passeios históricos e espirituais.
    Boa gastronomia e gente.
    Me ajuda?! Obrigada!

    Boa tarde!
    Adorei o conteúdo e estou querendo muito conhecer a Argentina ano que vem, especialmente a Patagônia.
    Para esse descolamento interno você indica alguma companhia área que tenha um bom custo beneficio ?

      Olá, Jéssica! Você pode até pesquisar na Flybondi e na JetSmart, mas acredito que apenas a Aerolíneas faça os trechos entre cidades argentinas sem passar por Buenos Aires.

    Boa noite!
    Ja comprei curso de roteiros de vcs. Adorei,
    Neste momento estou cogitando fazer patagonia argentina. Chego em Buenos Aires no dia 1 de setembro, fico por la 3 dias assim ainda tenho 10 dias, pensei em voar de Buenos Aires a Bariloche, pois ouvi dizer que nao ha nada a ser visto neste percurso. Porem, pensamos em ir de carro de Bariloche a Ushuaia.. Vcs diriam que eh igualmente dificil e monotono>
    Aguardo conselhos…

      Olá, Magda! Qualquer percurso de carro na Patagônia exige planejamento. O percurso é monótono, a movimento é baixo, não há conexão telefônica e os postos de gasolina são bastante esparsos. Se você deseja mesmo empreender essa aventura, pesquise na internet relatos de quem tenha feito – mas relatos realistas, que mencionem os perrengues, e não simplesmente blablablá fantasioso de influencer de instagram.

      Ola, acompanhem o canal Vibe de dois no YouTube, lá eles estão fazendo todas América latina de Kombi e dão muitas informações relevantes no trajeto. Fizeram buenos Aires até Patagônia Argentina. Recomendo

    Gostaria de conhecer a Patagônia Argentina…
    Qual o aeroporto mais próximo d
    Saindo de guarulhos?

      Olá, Stefania! Voe a El Calafate para visitar El Calafate e Torres del Paine, voe a Ushuaia para a região de Ushuaia, voe a Trelew para a Península Valdés.

    Olá! Gosto muito de seus conteúdos e sempre procuro aqui as dicas para minhas viagens.
    Saberia me informar o melhor meio de transporte ou melhor caminho de Bariloche para Mendoza? Pensei em fazer de ônibus, por conta das paisagens da viagem, mas não encontrei informações suficientes.

      Olá, Clarissa! São 20 horas de ônibus a Buenos Aires, depois 13 horas a Mendoza. É como ir de Porto Alegre a Brasília de ônibus, ou de São Paulo a Fortaleza.

    Boa tarde! Estou pretendendo conhecer a patagônia chilena e argentina na última semana de maio/2023 e primeira de junho/2023. Não quero esquiar, sabem dizer se nesse período ainda é possível fazer os passeios? Obrigada!

      Olá, Ingrid! Não haverá pinguins. Os demais passeios estarão operando, talvez não todos os dias.

    Boa noite.
    Primeiro que tudo parabéns, o seu site está cheio de coisas boas e com muita qualidade. Sou português, adoro viajar e retirando o Brasil onde já fui 2 vezes é a primeira vez que vou visitar a America do sul, com particular interesse pela patagónia. E confesso que preciso de ajuda pq estou perdido a fazer o itenerario da minha viagem e tenho fé que tenha pachorra de perder algum tempo comigo e que me ajude.
    Vou fazer a expediçaõ da quarck q sai de ushaia a 28 de novembro a 8 de Dezembro… Depois farei viagem para Buenos aires onde ficarei 3/4 dias antes de voltar para a Europa. Antes da expediçao tenho mais ou menos 10 dias … Pensei em ir para Santiago do Chile, ficando 2 dias e partindo depois de avião para Punta arenas para visitar el calafate, puerto natales, torres del paine até chegar a ushaia ( n sei se de avião, autocarro … o q me aconselha ?
    Grato pela sua ajuda
    Duarte

      Olá, Duarte! Nem todas as ligações mencionadas neste post foram restabelecidas depois das interrupções na pandemia.

      Mas com certeza você pode fazer o seguinte roteiro:
      De Santiago, voe a Punta Arenas (pela Latam ou pelas low-costs Sky Airline ou Jet Smart) ou Puerto Natales (pelas low-costs Sky Airline ou Jet Smart).
      Caso vá a Punta Arenas, pode ir de ônibus para Puerto Natales.

      Se precisar cortar alguma escala, Punta Arenas é a menos interessante. Caso a sua expedição leve a alguma pingüinera, pode dispensar Punta Arenas e ir direto a Natales.

      A Bus-Sur faz as rotas Punta Arenas-Puerto Natales e Puerto Natales-El Calafate. Compre em https://www.recorrido.cl .

      De El Calafate a Ushuaia você voa direto pela Aerolíneas Argentinas.

      Um assunto muito importante é o câmbio na Argentina. Tudo o que se paga por cartão de crédito/débito ou toda operação de câmbio em meios oficiais (bancos, corretoras) é convertido pela cotação oficial, que é sobrevalorizada. Na vida real, o peso vale menos da metade do que o governo estabelece. Por isso, toda a gente recorre ao câmbio paralelo, lá chamado de ‘blue’.

      Uma empresa de envios de dinheiro, a Western Union, oferece por meios legais um câmbio parecido com o câmbio paralelo.

      Explicamos o procedimento neste texto:
      https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/que-moeda-levar/

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito