Patagônia: como se deslocar entre os destinos (de avião, ônibus e barco)
A Patagônia é imensa. Começa numa região que nós, brasileiros, nem chamamos de Patagônia: Bariloche, Villa La Angostura, San Martín de Los Andes (na Argentina) e os Lagos Andinos (no Chile) já fazem parte do território patagônico. De Bariloche a Ushuaia, na ilha de Tierra del Fuego, são 2.200 km — a mesma distância entre Brasília e Porto Alegre (e só um pouquinho maior do que o trajeto do Rio a Montevidéu).
Programar um pinga-pinga pela Patagônia requer calma: o dia da chegada em cada lugar normalmente é um dia perdido, porque é difícil se encaixar em algum passeio imediatamente. (Aproveite para agendar os passeios dos próximos dias.) As conexões de ônibus dificilmente são imediatas; é provável que você precise dormir uma noite na escala.
Lugares que dependem de boa visibilidade para valerem a pena — como Torres del Paine e El Chaltén, cujas montanhas mais célebres passam mais tempo cobertas por nuvens do que em perfeitas condições de avistamento — requerem uma permanência mais longa para não frustrar a viagem. Pense em pelo menos três ou quatro dias por parada, para dar tempo suficiente de se encaixar nos passeios. Se quiser fazer uma viagem pá-pum, com a logística toda azeitada, compre um pacote de alguma boa operadora de ecoturismo.
Este post tem duas partes. Primeiro, dou uma geral nos tipos de transporte. Rolando a página tem um apanhado sobre todas as opções de transporte coletivo entre os principais destinos.
De carro
As longas distâncias, as estradas ermas, a paisagem mais que monótona, a escassez de postos de gasolina, os eventuais trechos de cascalho e a falta de sinal de celular fazem de qualquer viagem de carro abaixo da região de Bariloche e Lagos Andinos uma aventura. Esses percursos têm mais a ver com rali do que propriamente com turismo. Por isso, viagens de carro pela Patagônia austral é um assunto que não tratamos aqui no Viaje na Viagem.
Tenho convicção de que foruns de jipeiros são canais mais adequados para discutir estratégias, riscos e cuidados inerentes a esse tipo de viagem.
De avião
Trelew, El Calafate, Ushuaia e Punta Arenas têm aeroportos que operam o ano inteiro, com vôos às capitais Buenos Aires e Santiago.
Não há vôos internacionais ligando destinos da Patagônia argentina à Patagônia chilena.
Na temporada, a Aerolíneas Argentinas tem vôos domésticos entre alguns destinos argentinos (El Calafate-Trelew, El Calafate-Ushuaia, Trelew-Ushuaia, Trelew-El Calafate, Bariloche-El Calafate).
No Chile, há vôos entre Puerto Montt e Punta Arenas, e entre Punta Arenas e Puerto Williams, do outro lado do canal de Beagle, em frente a Ushuaia.
Promoções para sua viagem
De ônibus
Para quem gosta de estrada e tem tempo de sobra, dá para cobrir toda a região de ônibus. Mas entenda que as saídas são esparsas (não conte com mais de um ônibus por dia) e as conexões dificilmente serão imediatas. Nem sempre dá para comprar pela internet; quanto mais para o sul você vai, mais acaba tendo que recorrer à bilheteria da rodoviária.
A cidade de Río Gallegos funciona como um hub para os destinos mais austrais da Argentina.
Note que não há estrada entre Puerto Montt, nos Lagos Andinos, e a região de Puerto Natales/Punta Arenas, no extremo sul do Chile. A Carretera Austral vai só até Villa O’Higgins.
De barco
Há duas rotas regulares de cruzeiros que são interessantíssimas.
A Navimag opera ferries de carga que levam passageiros na temporada (outubro a março) entre Puerto Montt e Puerto Natales, perto de Torres del Paine, numa viagem de 3 dias e meio.
E a cia. Australis, entre setembro e março, opera um excelente e confortabilíssimo cruzeiro entre Ushuaia e Punta Arenas, em viagens de 3 ou 4 dias (ida) ou 7 dias (ida e volta, por itinerários distintos).
Além delas, não dá pra não citar o Cruce de Lagos, que faz a travessia de três lagos entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas, no Chile.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Argentina
De Buenos Aires:
- A Bariloche: 2h20 de avião (Aerolíneas) ou 20/22h de ônibus (Via Bariloche, Andesmar, Via Tac, Crucero del Norte, Crucero del Sur, El Valle)
- A Trelew: 2h de avião (Aerolíneas) ou 19h/21h de ônibus (Via Bariloche, Don Otto, Condor Estrella)
- A El Calafate: 3h20 de avião (Aerolíneas) ou 36h/40h de ônibus até Río Gallegos (El Pingüino, Andesmar) + 4h de ônibus até El Calafate (Taqsa/Marga, Cooperativa Sportman)
- A Ushuaia: 3h35 de avião (Aerolíneas) ou 36h/40h de ônibus até Río Gallegos (El Pingüino, Andesmar) + 12h de ônibus a Ushuaia (Taqsa/Marga)
- Leia sobre Buenos Aires
De Bariloche:
- A Puerto Varas: 6h de ônibus (Via Bariloche, Andesmar) ou o dia inteiro de barco + ônibus no Cruce de Lagos
- A Trelew: 5h de ônibus a Esquel (Via Bariloche, Don Otto, Via Tac) + 8h45 de ônibus a Trelew (Don Otto)
- A El Calafate: 1h45 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 28h de ônibus (Taqsa/Marga)
- A Ushuaia: 23h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 12h de ônibus a Ushuaia (Taqsa/Marga)
- Leia sobre Bariloche
De Trelew/Península Valdés:
- A Bariloche: 8h45 de ônibus a Esquel (Don Otto) + 5h de ônibus a Bariloche (Via Bariloche, Don Otto, Via Tac)
- A El Calafate: 1h45 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 16h de ônibus a Río Gallegos (Via Tac) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga, Cooperativa Sportman)
- A Ushuaia: 16h de ônibus a Río Gallegos (Via Tac) + 12h de ônibus a Ushuaia (Taqsa/Marga)
De El Calafate:
- A El Chaltén: 3h de ônibus (Taqsa/Marga, Chaltén Travel, CalTur)
- A Puerto Natales: 6h de ônibus (Cootra, Buses Pacheco)
- A Torres del Paine, direto: 4h30 de ônibus (agências em El Calafate vendem o passeio bate-volta)
- A Trelew: 1h45 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 4h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga, Cooperativa Sportman) + 16h de ônibus a Trelew (Via Tac).
- A Bariloche: 1h45 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 28h de ônibus (Taqsa/Marga)
- A Ushuaia: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 4h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 12h de ônibus a Ushuaia (Taqsa/Marga)
- Leia sobre El Calafate
De El Chaltén:
- A El Calafate: 3h de ônibus (Taqsa/Marga, Chaltén Travel, CalTur)
- Leia sobre El Chaltén
De Ushuaia:
- A Punta Arenas: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 25 min de barco a Puerto Williams (Ushuaia Boating) + 1h15 de avião a Punta Arenas (Dap) ou 3 dias com o cruzeiro Australis
- A El Calafate: 1h15 de avião (Aerolíneas, sazonal) ou 12h de ônibus a Río Gallegos (Taqsa/Marga) + 4h de ônibus a El Calafate (Taqsa/Marga)
- Leia sobre Ushuaia
Chile
De Santiago:
- A Puerto Montt/Puerto Varas: 1h45 de avião (Latam, Sky) ou 13h de ônibus (Pullman, TurBus, Condor)
- A Punta Arenas: 4h30 de avião (Latam, Sky)
- A Puerto Natales: 4h de avião direto (na temporada, entre dezembro e fevereiro, com Latam) ou 4h30 de avião a Punta Arenas (Latam, Sky) + 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur).
- Leia sobre Santiago
De Puerto Montt/Puerto Varas:
- A Bariloche: 6h de ônibus (Via Bariloche, Andesmar) ou o dia inteiro de barco + ônibus no Cruce de Lagos
- A Puerto Natales: 4 dias de barco pela Navimag (novembro a março)
- A Punta Arenas: 2h10 de avião (Lan, Sky)
- Leia sobre Lagos Andinos
De Puerto Natales (Torres del Paine):
- A Torres del Paine: 1h30 de ônibus (Buses Pacheco)
- A El Calafate: 6h de ônibus (Cootra)
- A Punta Arenas: 3h de ônibus (Buses Fernández, Bus Sur)
- Leia sobre Torres del Paine
De Punta Arenas:
- A Puerto Natales: 3h de ônibus (Buses Fernández, Bus Sur)
- A Torres del Paine: 3h de ônibus a Puerto Natales (Buses Fernández, Bus Sur) + 1h30 de ônibus a Torres del Paine (Buses Pacheco)
- A Ushuaia: 11h de ônibus (Bus Sur) ou 1h15 de avião a Puerto Williams (Dap) + 25 min de barco a Ushuaia (Ushuaia Boating) ou 4 dias com o cruzeiro Australis
- Leia sobre Punta Arenas
180 comentários
Qual a cia do voo de Puerto Williams a Punta Arenas? Não achei no Decolar nem na LAN…
Olá, Andrea! É a Dap. Tem link na seção Punta Arenas do texto.
Esta dica de fazer a logistica entre Ushuaia e Punta Arenas, apenas atravessando o canal de Beagle e pegando um vôo de 1h15 em Puerto Willians é muito boa!!
Valeu … 😉
Vou a Santiago dia 01/03 e de lá vou de ônibus até Puerto Montt, depois até Bariloche e volto para Puerto Montt. Reparei que há diferença grande de preço entre as empresas nesses trechos e gostaria de saber se é pela qualidade dos ônibus e qual delas é mais confiável para viajar em relação á segurança. P.s. Vou com pouco dinheiro para gastar.
Olá, Carina! Se você encontrou diferença de preços, deve refletir diferença de ônibus, também: neste trecho, o ideal é viajar em carro-cama, ou no mínimo semi-cama.
Você sabe quais são as melhores empresas?
Olá, Carina! Temos várias empresas indicadas no post acima. Como já explicamos, quanto mais caro, melhor será o serviço. 😉
Olá!! Estou muito interessada em conhecer a Patagônia Argentina. Já conheço Buenos Aires por isso não gostaria de ficar muitos dias na cidade, e sim ir direto ao destino.
Mas pelo post, seria possível fazer turismo em 5 dias, aproveitando um feriado; mesmo que a quantidade de dias não permita percorrer muitas regiões??
Olá, Jaque! Recomendamos pelo menos quatro noites em Ushuaia, e duas noites em El Calafate.
Nossa, estou chocada: tenho a passagem ida e volta para Buenos Aires, mas, ao averiguar os preços de EZE para El Calafate, e de El Calafate para Ushuaia, acho que vou desistir do passeio! Tá, vão dizer que vale a pena, mas eu não tinha ideia de que o custo seria tão elevado. Afinal de contas, ainda tem o preço das excursões.
Tenho uma prima que saiu do Brasil de carro com o marido antes do natal e foi até Ushuaia de carro. Uma grande aventura quer requer coragem e espírito aventureiro, passaram uns 20 dias entre estradas desertas e montanhas. Curti muito a viagem deles através do facebook. Mas ainda me pergunto e pergunto a todos aqui: Vale a pena?
Olá, Franci! Não faz o nosso estilo. Achamos que é viagem para quem curte rali, não para quem curte turismo.
Sensacional esse post, MUITO OBRIGADO!
Ótimo post com sempre!
Estou indo com amigas a Ushuaia/El Calafate/El Chaltén no final do mês e fiquei com uma dúvida: no trecho aéreo doméstico (Ushuaia-El Calafate ida e volta) a franquia de bagagem aparece com 15kg no total (10kg despachados + 5kg bagagem de mão). É isso mesmo?
(imaginem o desespero da mulherada pensando em levar apenas 10kg na mala despachada!!!!)
Olá, Cibele! Se é isso que aparece para você, então é isso. Confira se não é uma franquia específica de uma tarifa descontada.
A Bóia !
Vamos para Bariloche no dia 17/5 em Lua de Mel
Devemos passar em torno de 10 dias , iremos fazer a rota dos 7 lagos e visitar
cidades vizinhas de carro alugado
Iremos ficar 1 dia em Villa La Angostura
2 dias San Martín de Los Andes também
Na volta aconselha fazer outro trajeto ?
Quais passeios recomenda, desse época consigo dirigir lá, tranquilamente ?
Estamos vendo se vamos ficar alguns dias em Buenos Aires ou não….
Obrigado
Olá, Rafael! Em maio não haverá neve, será tranqüilo fazer a Rota.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/san-martin-de-los-andes-rota-dos-7-lagos-e-paso-cordoba
Ola, Rafael
Posso me intrometer?
Esse é o relato da viagem de 11 dias que acabei de fazer por lá:
https://www.viajenaviagem.com/2015/02/verao-bariloche-villa-la-angostura-san-martin-los-andes
Prezado Rafael:
Suele ser tradición que los mieleros hagan su luna de miel viajando en camarote en el tren a Bariloche. Estos camarotes son Fiat Concord de 1972 que se mantienen en estilo original. El servicio del tren incluso mantiene el estilo de los años ’70, de modo que las cenas en el restaurante se hacen a la antigua, es decir con el clásico menú de tres platos servido a la mesa por mozos de uniforme. El restaurante asignado hoy a esa ruta es El LIbertador, que es un Fiat Concord de 1972, o el Sudexpreso, que es un Carel & Fouché de 1955 que hacía el servicio Paris ↔ Lisboa. Hacerlo de esta manera es mucho mas romántico que de cualquier otra.
Que post perfeito. Deu vontade de voltar à Patagônia.
Fiz o cruzeiro da Australis e amei. É caro, mas vale cada centavo.
Só não voltaria à Punta Arenas porque não tem nada para fazer. Deveria ter ficado mais dias em El Calafate.