Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus
Relato de março de 2010
Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.
Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.
Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.
Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)
O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.
A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.
Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.
Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto
Leia mais:
- Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)
- Degustações em Mendoza: leitores recomendam guias
- Guia de Santiago no Viaje na Viagem
- Dicas de Mendoza no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
767 comentários
Olá, tudo bem?
Vou para o Chile em jul/2024, e estava pensando em visitar Mendoza.
Poderia, por favor, me indicar como ir de Mendoza a Buenos Aires?
Estou em dúvida se vale a pena ir direto, ou se seria melhor parar em outras cidades entre Mendoza e Buenos Aires.
Olá, Erica! Não temos conteúdo a respeito de cidades no caminho. De ônibus são 13 horas de viagem, de avião 1h20.
Boia, eu achava que no topo das Cordilheiras sempre havia neve. Mas pelas fotos não tem. Melhor aceitar esse fato ao viajar em novembro, né?
Olá, Lara! É provável que haja neve no topo da cordilheira em novembro.
Passarei 9 d em Santiago.Quero fazer Santiago a Mendonza de ônibus, ficando 1 dia em Mendonza, é necessário comprar ida e volta ? Sendo assim valores duplicados?
Olá, Meliana! Se você for voltar para Santiago para pegar seu voo ao Brasil você vai precisar da sua passagem de volta. Para entrar na Argentina também vão pedir uma passagem de saída da Argentina.
Olá! O trajeto inverso (Mendoza a Santiago) é mais feio ou a beleza é igual? Pq sempre vejo os blogs de viagem falando do sentido Santiago-Mendoza e não o contrário.
Olá, Renan! O trajeto é o mesmo.
Oi! Sim sim, o trajeto é o mesmo, mas a beleza é igual?
Eu sei que chegando a Mendoza de Santiago tem umas represas, o visual fica bonito.. mas queria saber se já fizeram o inverso e acham tão bonito quanto?
Olá, Renan! Só fizemos no sentido Santiago- Mendoza. Mas não há por que não ser bonito igual.
como é a questão de alimetação. Posso levar lanche? eles dão lanche no ônibus?
Achei a passagem bem cara 37.000 ARS cada cerca de 500 reais, sendo a de avião são 650 cada.
Olá, Clever! No câmbio tarjeta vai dar uns R$ 200. Se pagar em espécie (pesos) trocando no paralelo dá R$ 185. Devem dar lanche sim.
Olá!Vou para Buenos Aires Jan/24 depois vamos pra Mendoza(avião)já tenho a passagem de volta para o Brasil partindo de Santiago, quero ir pra Santiago de ônibus, somos quatro pessoas.Sabe informar se no site da andesmar consigo parcelar com cartão de crédito brasileiro? Acha arriscado comprar em Mendoza qdo tiver lá pra aproveitar o câmbio? Acha arriscado para uma pessoa de 71 anos essa viagem de ônibus? Desculpa tantas perguntas. Obrigada!
Olá, Jamaica! Nâo dá para parcelar compras em sites estrangeiros com cartão brasileiro. Se você comprar num site argentino seu cartão de débito vai proporcionar o câmbio tarjeta (a não ser que mudem as regras no novo governo).
https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/que-moeda-levar/
Olá… tudo bem? Pretendo fazer o trajeto de Santiago a Mendoza de ônibus. Estou na dúvida se preciso comprar a passagem antes, pela Internet, ou se é possível comprar quando eu chegar no Chile. Agradeço a atenção.
Olá, Thiago! Dá para comprar lá, mas para que perder seu tempo de férias para ir presencialmente até uma estação de ônibus fora do seu circuito de passeios quando você pode comprar pela internet?
Oi Boia
Já passei o endereço e não consigo ver sua resposta 🤔🤔
Olá, Mathilde! Tem que dar um refresh na página, o seu cache está impedindo de ver a resposta.
Juana Weber de Amunátegui 4765, 9181011 Santiago
Este é o endereço.
Grata
Olá, Mathilde! Esse me parece ser o endereço da garagem da Andesmar. Deve ser a sede da companhia, o endereço fiscal, não é onde você vai embarcar. A passagem indica a saída do ônibus de qual terminal em Santigo?
Oi boia,
Lembra do endereço ou o metrô q chega no Terminal Sur?
Comprei com a Andesmar e me deu um endereço longe q acho não ser o terminal sur.
Grata
Olá, Mathilde! Qual é o endereço?