Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus
Relato de março de 2010
Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.
Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.
Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.
Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)
O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.
A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.
Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.
Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto
Leia mais:
- Santiago: roteiro completo dia a dia (e como seguir viagem pelo Chile)
- Degustações em Mendoza: leitores recomendam guias
- Guia de Santiago no Viaje na Viagem
- Dicas de Mendoza no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
767 comentários
Olá! Vou fazer essa rota em janeiro mas meu aéreo de ida e volta será pelo aeroporto de Mendoza. É tranquilo fazer o trajeto de ida e volta- Mendoza x Santiago por terra? Ou seria melhor ir para Santiago por terra e voltar a Mendoza de avião? Obrigada.
Olá, Isabelle! A viagem rodoviária sempre tem o perrengue da imigração/aduana, que é mais lenta do que a dos aeroportos.
Ola, tem alguma outra empresa realizando o mesmo trajeto? achei ida e volta de Santiago x Mendoza por 754,00 reais um pouco apertado.
Vale a pena ir para conhecer a cidade e voltar no outro dia?
Olá, Diego! Essa viagem é para ser feita da seguinte maneira:
– Chegue por Santiago
– Passe uns dias em Santiago
– Viaje a Mendoza
– Passe uns dias em Mendoza
– Volte de avião a partir de Mendoza
Olá!
Vou fazer o trajeto Mendoza – Santiago. Se eu levar mais de 2,5 l serei taxado?
Sabe como funciona?
Obrigado!
Olá, Robson! A fiscalização da aduana chilena é bastante rigorosa, o Chile está sempre em alerta máximo para pragas agrícolas. Suas garrafas serão notadas e você vai precisar pagar imposto de importação no local.
Olá, farei o trajeto Santiago Mendoza de ônibus e no retorno para Santiago gostaria de levar alguns vinhos argentinos. Sabe informar se a aduna chilena isenta até quantas garrafas ?
Olá, José! 2 litros e meio.
Oi, muito obrigada pelo post foi muito útil 🙂
Estou querendo ir agora em Junho e queria saber se a passagem de Mendoza-Santiago foi muito cara… Estou vendo aqui por R$370 é isso mesmo? Saberia me dizer se já está liberado circular pelos dois países de transporte terrestre (ônibus)?
Olá, Rita! A fronteira está aberta. Se estão vendendo passagem é porque está funcionando o ônibus sim. O problema dos preços em pesos é que pelo câmbio oficial tudo fica o dobro. Se você trocar dólares ou reais no câmbio paralelo (blue), essa passagem vai custar R$ 180.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/buenos-aires/que-moeda-levar/
Fique ligada também nas exigências para entrar no Chile:
https://www.viajenaviagem.com/reabertura-chile/
Olá estou querendo ir em junho fazer o trajeto mendoza para santiago, porém no site nao consta nada desse trajeto. O trajejo ainda está rodando? Qual o valor desse trajeto de onibus? E de taxi?
Olá, Rodrigo! A fronteira terrestre está fechada. Não acredito que vendam trecho antes de a fronteira abrir. (E provavelmente não estaria à venda com sete meses de antecedência, mesmo)
Estamos querendo ir para Lagos do Chile e cruzar até Bariloche e vice-versa no início de Novembro.
Dúvidas:
1) vale a pena alugar carro?
2) os picos mais altos estarão nevados nessa época? (Gostaríamos de ver paisagens nevadas, mas não fazemos questão de ver neve caindo). Até quando os picos ficam nevados?
3) dicas???
Grato e parabéns pelo site,
Olá, Eduardo!
Para atravessar os lagos, a melhor experiência é o Cruce Andino, que envolve travessias de barco combinadas com alguns trechos (curtos) de ônibus. Não há estrada pelas montanhas naquela região.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2015/11/cruce-lagos-andinos-chile-argentina-dicas/
Quais as opções para fazer Santiago – mendonza que não seja ônibus ou avião? Tem alguma empresa de turismo? Qual? E valor? A depender do preço acredito q vale mais a pena em razão da possibilidade de fazer paradas
Olá, Bruno! Você teria que combinar um trânsfer privado com uma agência local.
Boa tarde. Irei a Santiago e a Mendoza no próximo inverno, todos os trechos serão feitos de aéreo. Mas a agência ainda não me passou se a ordem será primeiro Mendoza ou primeiro Santiago. Meu medo é de comprar muitos vinhos no primeiro pais a ser visitado e não conseguir entrar com eles no segundo! A regra da receita brasileira eu conheço bem (12lts). Saberia me informar com quantos litros eu posso entrar no CHILE ? E na ARGENTINA ? Pois em um desses dois acabarei entrando com vinhos que comprei no outro (pretendo comprar vinhos nos dois antes de retornar ao Brasil). Muito obrigado
Olá, Juliano! No Chile é permitido entrar com 2,5 litros de bebidas alcoólicas por adulto (isso dá 3 garrafas).
Na Argentina, 2 litros (2 garrafas e uma meia-garrafa).
Acima disso, está sujeito a pagar imposto de importação.
Pretendo fazer o percurso Mendoza – Santiago em 14 de maio 2020, corre risco de cair nevasca a ponto de fechar a estrada nessa época? quero ir a noite para “gastar” o tempo do trajeto dormindo e chegar cedo em santiago. obrigada.
Olá, Priscila! Não dá para saber. É improvável, mas é possível.