Onde ficar em Los Angeles: Santa Monica x West Hollywood
Praia ou cidade? Simplificando bastante, esta é a primeira decisão que você precisa tomar ao escolher seu hotel em Los Angeles.
Pelo que leio nas caixas de comentários, sei que a maciça preferência recai pela praia — Santa Monica. Ficar por ali é o objeto de desejo de quem ainda não visitou a cidade; e quem se hospeda por lá se revela bastante satisfeito.
Queria, porém, chamar a sua atenção para o mapa aí de cima. Em amarelo estão assinaladas as atrações de Los Angeles que ficam mais próximas de Santa Monica. Em verde, o que você faz no entorno de West Hollywood. (A Disneyland, em rosa, está longe dos dois lugares, e requer um passeio de um dia inteiro.) Eu acho que West Hollywood ganha disparado como melhor lugar para ficar. Mas admito que há razões para, ainda assim, preferir Santa Monica.
Vamos destrinchar, então, o que significa ficar numa região e noutra.
Santa Monica
Santa Monica é o trecho mais densamente ocupado da costa de Los Angeles. Com seu ambiente meio cidade, meio balneário, oferece uma experiência mais relax do que os bairros centrais. É gostoso de caminhar no calçadão. E dá para sair a pé à noite: as quadras próximas à beira-mar são pontilhadas de restaurantes e lojas.
A 3rd Street Promenade, uma rua de pedestres, funciona como um shopping a céu aberto. Dá até para cogitar não alugar carro; basta fazer os passeios com tours organizados.
As atrações mais à mão de quem está em Santa Monica são:
– o Pacific Park, um parque de diversões instalado no próprio píer de Santa Monica;
– o passeio à beira-mar de Venice, ao sul, uma praia que já foi alternativa mas hoje é só folclórica;
– a praia de Malibu, com seus surfistas e restaurantes rústicos debruçados no mar;
– a Getty Villa, uma réplica de casa romana no alto de uma colina em Pacific Palisades
– o Getty Center, belíssimo complexo de museus à beira de uma freeway.
A posição à beira-mar também deixa mais fácil escapar a San Diego (220 km ao sul, dá um bate-volta puxado se você sair cedo) ou ao outlet Camarillo (80 km ao norte). A Disneyland está a 66 km.
Entre os hotéis mais bacanas na avenida ou pé na areia estão o histórico Georgian e os chiques Loews, Shutters e Casa del Mar. O Shangri-La, em frente ao píer, tem quartos mas também apartamentos completos. Os menos caros em plena orla são os básicos Bayside e Hotel California. A uma quadra da avenida oceânica, o decadente Carmel cabe em orçamentos mais apertados; o charmosoPalihouse também costuma ter preços que não assustam. O centrinho de Santa Monica conta até com uma unidade da Hostelling International (reserve com antecedência).
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
West Hollywood
Mais democrático que Beverly Hills, mais arrumadinho que Hollywood e mais animado à noite que Downtown, West Hollywood na minha opinião oferece a melhor relação localização x benefício da cidade. É a base perfeita para mergulhar na vibe urbana de Los Angeles — incluindo, claro, Hollywood, Downtown e mesmo Beverly Hills. Estar de carro é essencial. Você economizará uns 18 km de freeway, em cada sentido, para ir a lugares como:
– Sunset Strip, o trecho mais quente do Sunset Boulevard, com lojas, bares e clubes;
– Boystown, o trecho GLS do Santa Monica Boulevard;
– Beverly Center, um dos principais shoppings de Los Angeles;
– Melrose Avenue, lojas descoladas e alternativas, restaurantes;
– North Robertson Bldv., grifes bacanas;
– Farmer’s Market, o mercado histórico, com muitos restaurantinhos legais para almoçar;
– The Grove, o shopping mais bacana, a céu aberto, ao lado do mercado
– Hollywood Boulevard, com a calçada da fama
– Paramount Studios, o último dos estúdios a permanecer em Hollywood
– Universal Studios, que mistura visita a estúdios com parque de diversões
– Warner Bros., que também oferece visita a estúdios
– Observatório Griffith, planetário e grande vista da cidade
– Beverly Hills & Rodeo Drive, que valem uma voltinha para matar a curiosidade
A Disneyland está a 60 km do coração de West Hollywood.
Os hotéis mais hypados estão mais ou menos no mesmo trecho da Strip: o pioneiro Château Marmont, o starckiano Mondrian, o básico-descolado The Standard e o renovado Andaz West Hollywood. (No meio deles você encontra o plebeu Best Western Plus Sunset Plaza. Fora do burburinho da Strip — e próximos à zona GLS — considere o The London West Hollywood e o hotel só de suítes Le Montrose, onde fiquei (e gostei muito). Uma opção BBB em West Hollywood é o Ramada Plaza WeHo.
Hollywood é um pólo de hospedagem baratinha, mas vale a pena checar as resenhas para não ficar em pulgueiro. (A abertura de um W em pleno Hollywood Boulevard deve ajudar a melhorar o padrão da área.)
Downtown também é uma área em ascensão — por lá instalou-se um descoladérrimo The Standard Downtown. Perto do Farmer’s Market, considere o simpaticíssimo Farmer’s Daughter Hotel.
Leia mais:
- 60 hotéis em Los Angeles comentados pelos leitores
- Vai por mim: de San Francisco a Los Angeles de carro
- Los Angeles: 5 lugares para descer do carro
- Los Angeles: o tour fofoqueiro por Hollywood do TMZ
- Califórnia + Yosemite + Las Vegas + Grand Canyon: leitores compartilham dicas
- Vai por mim: Grand Canyon
476 comentários
Obrigada. Estava completamente perdida. Acho que me posicionei.
Ola boia! Estou pensando em passar 10 dias em LA e não alugar carro. É loucura? Ficando em West Hollywood consigo fazer os passeios andando? (Mesmo que ande bastante rs)
Olá, Felipe! Caminhar é inviável fora do eixo Downtown-Hollywood, mas com tempo sobrando você pode usar transporte público. O Google Maps já traz as rotas.
Oi, Felipe! Tava lendo esse post e acabei esbarrando no seu comentário 🙂 É super possível fazer LA sem carro, é só você se programar bem para usar o transporte público. É menos prático que dirigir, claro, mas super possível! As últimas 3 vezes que eu fui na cidade, inclusive, foram sem carro. Minha sugestão é você comprar um TAP card e carregar com uma tarifa de viagens ilimitadas por 7 dias, assim você pode pegar ônibus e metro para todo lugar. Agora já tem até metro ligando WH a Santa Monica, então fica bem prático de ir usando transporte público. É difícil fazer as coisas a pé porque todos os pontos turísticos são afastados um dos outros, já que a cidade é enorme, mas de ônibus é tranquilo.
Não sei se pode compartilhar links próprios aqui, mas tenho um post com 11 dicas para quem vai fazer LA sem carro caso você queira dar uma olhada: https://alyssaprado.com/los-angeles-sem-carro-dicas-e-truques 🙂 boa viagem!
Ola,sou cadeirante e ficarei em Santa Monica porém, gostaria de ficar uns dias em West Hollywood sem carro(que já sei que é bem complicado pra estacionar) e fazer as coisas à pé.
Rola pra mim, enquanto cadeirante? NYC eu ando só de ônibus e táxi adaptados mas LA eu estou totalmente por fora!
Qual seria o melhor lugar para hospedagem, nesse cenário, para mim?
Agradeço desde já!
Olá, Sergio! Por causa do calçadão e do píer, Santa Monica é o bairro mais fácil.
Esta página turismo de Los Angeles afirma que o metrô e os ônibus são acessíveis.
https://www.discoverlosangeles.com/blog/los-angeles-disabled-visitors
Esta cia. de táxis atende cadeirantes:
https://www.wheelchairtraveling.com/wheelchair-taxis-in-the-los-angeles-area/
Fiquei em Santa Monica e achei ótimo! Estando de carro (com gps!) é tranquilo ir para qualquer uma das principais atrações de LA e à tardinha/noite ainda dá para aproveitar o visual incrível do píer, as lojas da 3rd St. Promenade e os muitos restaurantes!
Ola Boia,
Estacionar em LA é muito difícil? Tem boa oferta de estacionamentos pagos? É caro como nos hotéis? Eu vi que gira em torno de USD 35,00.
Obrigada!!!
Olá, Ana! Nos hotéis o preço é esse mesmo, acrescente à diária. Na rua você pode usar estacionamentos com parquímetro e estacionamentos pagos a US$ 1 ou US$ 2 a hora. Algumas lojas têm estacionamento gratuito para clientes.
Olá! estou indo para LA em julho/15. Eu e uma adolescente de 15 anos, pretendemos ficar em anaheim. Os hotéis sâo mais em conta, mas pela distância, você acha que compensa?
Olá, João! Só compensa para ir à Disney.
Adorei
ira me ajudar bastante pois ficaremos apenas 3 dias e com duas adolescentes, que não querem passar perto de Disney. Se empolgaram com o parque de santa monica. Voce tem mais alguma sugestao para idade de 15 anos? conhece algum driver brasileiro para transfers e passeiros?
Olá, Cidinha! Existem vários museus legais na cidade como o LACMA, o Getty Villa e o Getty Museum. Vocês podem passear pela UCLA, passear pela Third Street Promenade e a Rodeo Drive. Se estiver por lá em um fim de semana com sol, vale um passeio por Venice Beach. E claro, a calçada da fama e o Chinese Theater.
A nossa leitora Fran tem uma dica de guia brasileiro em Los Angeles. Veja aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas
Olá! Estamos indo dia 28/01 e ainda não decidimos onde ficar. To preferindo ficar em Hollywood, para ter acessa mais fácil a Universal Studio, Warner, Griffith, saída para Las Vegas e San Diego.
Tem algum outro bairro que também poderia ficar? De preferência q tivesse restaurantes, lojas, algum shopping, para podermos sair à noite sem utilizar carro. Apesar de que estaremos de carro. Valeu Abs
Olá, Edison! Você jura que leu o texto? Leia o texto, por favor.
Qual é mais ou menos a média de preço de hospedagem?
Olá, Hingstone! As diárias variam de acordo com a região, a época e o estado do hotel. Veja preços para as datas em que você pretende viajar no nosso parceiro Booking.
Boia, tem um hotel muito bom chamado The Garland perto da Universal Studios (North Hollywood) que está com um preço muito bom e é bem cotado pelos hóspedes. Fica muito fora de mão ?
Olá, Rodrigo! Não conhecemos a área. Veja se os comentários falam de vida no entorno do hotel ou se você vai precisar de carro para tudo (o que é normal em Los Angeles, mas que pode ser evitado em West Hollywood ou em Santa Monica).