Onde ficar em Havana: Habana Vieja ou El Vedado?
Onde ficar em Havana é uma das grandes dúvidas de quem visita a capital de Cuba. As principais opções são duas: Habana Vieja, o centro histórico da cidade, ou El Vedado, o pólo cultural.
Entre os dois bairros não existe escolha errada, mas é bem capaz de um deles combinar mais com você do que o outro.
Onde ficar em Havana: Habana Vieja
Habana Vieja é onde está a Havana como você provavelmente imagina que Havana é, com seus casarões coloniais e seus coloridos conversíveis antigos. Tombado como patrimônio histórico pela Unesco, o bairro impressiona pela beleza de lugares como o Palacio de los Capitanes Generales (Calle Cuba, entre Obispo y O’Reilly), o Edifício Bacardí (Calle Monserrate, esquina com San Juan de Diós) e a Plaza de la Catedral, que vão surgindo quase como surpresa em um passeio por suas ruas estreitas.
Em Habana Vieja fica a maior parte das atrações turísticas da cidade, como os folclóricos bares La Bodeguita del Medio (Calle Empedrado, entre Cuba e San Ignacio) e Floridita (Calle Obispo, esquina com Monserrate), o Museu da Revolução (Calle Refugio, entre Avenida Bélgica e Calle Agramonte) e o (imperdível!) Museu Nacional de Belas Artes (Calle Trocadero, entre Avenida Bélgica e Calle Agramonte).
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Quem se hospeda em Habana Vieja leva a vantagem de poder conhecer quase tudo a pé, mas há um porém: é impossível caminhar sem ser abordado por pessoas tentando tirar alguma casquinha de você, que é um potencial gringo portador de sabonetes, balas ou canetas.
(Mas não tema pela sua segurança; é só chato, mesmo.)
Bicitáxi ou cocotáxi, o tuk-tuk cubano em formato de coco, são as maneiras mais comuns de se chegar aonde não der para ir a pé, pagando de 3 a 5 CUC por corridas dentro do mesmo bairro. Tenha muita paciência para negociar preços de corridas para outros bairros com taxistas, que são mais durões em Habana Vieja do que em outras partes da cidade, no espírito de se-não-quiser-tem-quem-queira.
Comer em Habana Vieja é em geral mais caro do que no resto de Havana. Se é para pagar a mais, melhor caprichar e escolher entre os paladares mais bacanas, como o Los Mercaderes (Calle Mercaderes, entre Amargura e Teniente Rey) e o Doña Eutimia (Callejón del Chorro, na Plaza de la Catedral) — esse, só com reserva, mas dá para fazer no local mesmo, para o dia seguinte ou depois. Para uma refeição em conta, o restaurante El Bosquecito (Calle O’Reilly, esquina com San Ignacio) é simpático e tem PFs honestos.
Onde se hospedar em Habana Vieja
O Hotel Inglaterra, o Iberostar Parque Central e o Saratoga são hotéis elegantes em edifícios históricos, com uma localização boa para explorar Habana Vieja, embora fora do miolinho do bairro.
Uma alternativa de bom custo x benefício é a Casa Vitrales, que pegou emprestado o charme de uma casa colonial para fazer um bed & breakfast mais alegre e descolado.
Há inúmeras casas particulares em Habana Vieja, e o trecho mais conveniente para ficar hospedado é na metade superior do bairro, da rua Cuarteles até a rua Muralla. A Obispo é a rua principal por ali, onde só transitam pedestres.
Se você tiver limitações de locomoção ou não for muito fã de escadas, não deixe de checar quanto ao acesso à sua casa particular, já que é bem comum que as acomodações estejam nos andares superiores. Se a questão for apenas preguiça, encare: é provável que a vista vá compensar o esforço.
Ficar em Habana Vieja…
- É para você: que gosta de usar o dia para bater perna e a noite para descansar, ou que tem poucos dias na cidade e precisa ficar no lugar mais prático possível.
- Não é para você: que tem aversão a lugares extremamente turísticos e gostaria de ter mais contato com a vida real dos cubanos.
Onde ficar em Havana: El Vedado
Enquanto Habana Vieja corresponde à Havana dos cartões postais e das capas de revista, apontando para seu passado glamuroso, El Vedado revela a Havana que acontece agora.
Os centros culturais Fábrica de Arte Cubano (Calle 26, esquina com 11), que ocupa uma antiga fábrica de azeite, e Fresa y Chocolate (Calle 23, entre 10 e 12), sede do Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos, estão entre os principais do bairro, que acolhe também muitas galerias de arte. Como trilha sonora, a Guantanamera dá um descanso e cede a vez aos trabalhos autorais de jovens artistas que se apresentam no Café Teatro Bertolt Brecht (Calle 13, entre I e J).
Dica
Para se programar para o período da viagem, lance mão da revista digital La Habana. Baixe gratuitamente antes de sair de casa e aproveite a agenda cultural, que é mensal e muito abrangente.
El Vedado é um bairro mais extenso do que Habana Vieja, com longas ruas, calçadas largas e muito menos turistas por metro quadrado.
El Vedado permite que você se sinta mais integrado ao dia-a-dia real dos moradores: aposentados jogando dominó na praça, crianças voltando da escola, senhores fazendo reparos em seus carros antigos, grupos imensos de jovens indo curtir a noite no Malecón.
Em El Vedado estão a imponente Universidade de Havana (Calle San Lázaro, esquina com L), a curiosa sorveteria estatal Coppelia (Calle 23, esquina com L) e a Necrópolis Cristóbal Colón (Calle Zapata, esquina com 12), onde descansam em paz grandes personalidades de Cuba como o músico Ibrahim Ferrer.
A desvantagem de se hospedar em El Vedado é a necessidade de se usar mais meios de transportes para ir e vir do que apenas as próprias pernas, não só para conhecer as atrações turísticas em Habana Vieja, mas também para se deslocar entre um ponto e outro do bairro.
Os ônibus costumam estar cheios; bicitáxis e cocotáxis quase não circulam por ali. A solução mais econômica é fazer como os moradores e usar os táxis coletivos que circulam pela Avenida 23, também conhecida como La Rampa, que é a principal via de El Vedado.
São carros antigos com uma plaqueta de táxi, que normalmente já têm outros passageiros dentro. Pergunte o preço ao entrar, mas 0,25 ou 0,50 CUC por pessoa costumam pagar a corrida. Táxis vão cobrar 4 ou 5 CUC por trajetos dentro do próprio bairro, e 10 CUC para ir até Habana Vieja.
Os restaurantes em El Vedado são em geral mais interessantes que os de Habana Vieja. São cheios de personalidade o iraniano Topoly (Calle 23, esquina com D), o cubano, bom e barato, El Cimarrón (Calle 19, esquina com 14) e o pequenino bar California Café (Calle 19, entre N e O), em que uma bandeira de arco-íris dá as bienvenidas ao público LGBT.
Onde se hospedar em El Vedado
O quase centenário Hotel Nacional é o Copacabana Palace de Havana, com uma vista espetacular para o mar e lindos jardins. Bem próximo e também com excelente localização está o Tryp Habana Libre, que teve sua suíte 2324 utilizada como posto de comando durante a Revolução Cubana.
El Vedado é o bairro ideal para se ter a experiência de ficar em uma casa particular em Havana. Há mais casas térreas do que em Habana Vieja, e o clima do bairro é muitíssimo acolhedor. O pedaço mais conveniente é o retângulo formado pela Avenida 23, Avenida Línea, Calle O e Avenida de los Presidentes. Fora desse miolinho, a casa particular La Casa de Ana compensa os deslocamentos mais longos com atendimento carinhoso e um bonito quintal.
Ficar em El Vedado…
- É para você: que quer conhecer uma Havana mais livre de gringos e ficar perto do agito noturno e cultural.
- Não é para você: que gosta de passar a maior parte da viagem entre museus e atrações históricas.
Leia mais:
- Dinheiro em Cuba: qual moeda levar, dicas de câmbio e preços
- Casa particular: a melhor maneira de se hospedar em Cuba
- Cuba: dicas essenciais para a sua viagem desempacotada
- O que muda no turismo de Cuba com a reaproximação dos EUA?
- Cuba: Havana, Varadero e Pinar del Río nas dicas do Marco
- Dicas de Cuba no Viaje na Viagem
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
17 comentários
Estive em Cuba antes de ler este artigo, fiquei hospedado na região de El Vedado e não me arrependi da escola, mesmo tendo que tomar táxi coletivo para se chegar a Habana Vieja.
Adorei as dicas e estou compartilhando com uma amiga que estará indo a Cuba em setembro. Parabéns pela excelente matéria.
Post excelente! Obrigada!!
Hola mi nombre es Nela, mi email es [email protected], yo tengo un Apartamento muy lindo ubicado en Vedado la mejor zona de Cuba.
Este apartamento está a unas cuadras de la calle 23 la mas centrica de toda la acción, además aquí están los monumentos más importantes de la Capital.
Tiene cocina, baño, sala, un cuarto muy confortable, agua fria, caliente, aire acondicionado central y lavadora automática. Conozco los mejores lugares donde les puedo recomendar para que pasen momentos inolvidables en Cuba incluyendo ayuda en servicios de carro y estancia en otras provincias, también por los precios más económicos que usted necesita. Será un placer ayudarlos y recibirlos. Muchas gracias
Olá.
Fiquei em Centro Havana e achei ótimo. Apenas 15 minutos de caminhada e já estava em Havana Velha e aproveitava esse tempo para ir por diferentes percursos e sempre descobrir um pouco mais da cidade.
Segue um pouco do que foi minha estadia em Havana em novembro 2016, com algumas fotos da cidade:
https://liaccampos.blogspot.com.br/2017/01/havana-novembro2016.html
Também vou de Havana Velha.
Excelente post.
Vou para lá em novembro/2016 e agora decidi, vou ficar em Havana Velha 😉
obrigado.
Adorei teu post e vou adotar como meu guia na próxima viagem, em janeiro de 2017. Somando, diria que gostei do restaurante Mango Habana na rua Indústria, atrás do Capitólio. Almoçamos 3 dias, comendo uns excelentes “camarones al ajillo”, além de uma gostosa “zarzuela de frutos do mar”. Meu amigo Tavares, sempre com seus “Pollos”. Excelente o daiquiri e o mojito, 3 Cucs. Perto de La Casa da Ana (um outro capítulo, maravilha) encontramos El Cocinero. Excelente ambiente de bar no terraço e bons pratos no restaurante, um andar abaixo. Um pouco mais caro, 4 Cucs o mojito. Também encontramos El Torreón de la Chorrera, excelente e barato, à noite. Bela vista, no Malecón- Vedado, perto da casa da Ana. Íamos andando. Boa música e excelente mojito a 2 cucs, o mais barato que encontrei em La Habana. No caminho encontramos uma celebração a Yemanyé. Belo… De Vedado para o centro ou Miramar usamos muito o Bus Turismo, 10 Cucs, o que nos permitia ir e voltar durante o dia todo por toda La Habana. Quando precisamos de táxi, pechinchamos muito, encontrando o mesmo serviço por 15, 10 e 5 Cucs. Claro que este último estava caindo aos pedaços, mas nos levou até o Castillo de los 3 reyes magos, no outro lado da bahia de La Habana, e assistir o tradicional Cañonazo das 21h. Para quem gosta de andar, fomos desde La Casa de Ana Vedado) até a cidade vieja, percorrendo grande parte do Malecón até a Av. de los Presidentes, que percorremos na sua totalidade e descendo depois pela Av. Salvador Allende (Carlos III) Simón Bolívar… até o Capitólio. Passeio maravilhoso e o povo, em geral, é sensacional.
Habana Vieja também tem excelente vida noturna. Muitos restaurantes/bares com música ao vivo e gringos e cubanos (estes últimos mais jovens e mais nos fins de semana e feriados) super animados. Amei a atmosfera dali. Não concordo quando diz que não é recomendável para quem quer ter contato com a vida real dos cubanos… Habana Vieja passou (e quando estivemos em fev/15 ainda estava passando) por um processo de reurbanização que não expulsou dali os antigos moradores. Vive muito do turismo, é verdade, mas não deixa de ser autêntico. É excelente para caminhar, tem linda arquitetura, restaurantes, lojinhas, galerias, museus, crianças brincando na rua e fazendo gritaria na saída da escola, alcança a pé lindo pôr do sol no Malecón e no forte, muitas e boas opções de hospedagem em casa particular, com segurança, história e “alma”. Difícil achar lugares assim. Embora interessante para passear um dia inteiro, não recomendaria a hospedagem em Vedado a ninguém. Habana Vieja pede muito mais!
Olá! Adooooro havana!! No meu blog no post lalarebelo.com/dicas-de-havana recomendei vários hotéis e restaurantes que conheci ao longo das minhas idas à cidade!! Já fui várias vezes 🙂 amo!!!! E no lalarebelo.com/havana tem dicas gerais, passeios etc. Espero que seja útil também. Obrigada
Delícia de post! Estamos indo para Cuba agora no final do mês e escolhemos ficar em Vedado, em uma casa particupar, nos primeiros 3 dias em Havana e na volta vamos pegar um hotel em Miramar, mas fora de mão, mas vai dar para conhecer essa parte da cidade!!!
Bjão