Vai pra Machu Picchu? Durma em Aguas Calientes!
O povoado de Aguas Calientes é a última parada antes de se prosseguir, montanha acima, a Machu Picchu. Lá fica a estação que recebe os trens e os muitos turistas vindos de Poroy, Urubamba e Ollantaytambo. Margeada pelo rio Urubamba e rodeada pelos Andes, Aguas Calientes muitas vezes é dada como sem-gracinha, especialmente por quem já chega de alguns dias de Cusco. Posso discordar?
Atualização
Também conhecida por Machu Picchu Pueblo, Aguas Calientes tem sim o seu charme. É uma cidadezinha humilde, com vielas cheias de pequenos restaurantes, lojas, albergues e pousadinhas, onde se vê um vai-e-vem e um entra-e-sai de gente do mundo inteiro.
Oquei, os preços são para turista. Mas relevemos: o lugar é tão remoto que o único acesso para lá é em trilhos, e a cidade se sustenta do turismo, mesmo.
Além do mais, o cenário é lindo, lindo.
Mas não é pela natureza e nem pelo charme pitoresco do povoado que você deve passar mais tempo em Aguas Calientes. Pernoitar pelo menos um dia por ali é a melhor estratégia para visitar Machu Picchu.
Todos os dias, Machu Picchu recebe milhares de visitantes. A maioria deles vai conhecer o parque em esquema de bate-volta, vindo de Cusco e voltando para lá no mesmo dia. Esse é o modo mais barato e mais rápido de ir a Machu Picchu, mas também o menos proveitoso.
Podendo investir uma graninha a mais, durma em Aguas Calientes. Ficar ali na noite anterior ao passeio significa poder visitar Machu Picchu mais descansado, e ter a chance de chegar ao parque antes da massa de gente que vem de Cusco.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
(Para isso, pegue o ônibus que sai do povoado até as 7h30, para poder entrar no parque até as 8h. Quanto mais cedo, melhor – os ônibus começam a circular entre 5h e 5h30.)
Viajamos a Machu Picchu a convite do Sumaq Machu Picchu Hotel, um dos mais bacanões da região. Nas avaliações do Booking, o Sumaq está hoje alguns décimos abaixo do Inkaterra Machu Picchu Pueblo, mas outros décimos acima do Belmond Sanctuary Lodge – ou seja, um hotel familiar bastante bem cotado entre os dois maiores hotéis “de grife” dali.
O Sumaq fica na parte mais baixa da Avenida Hermanos Ayar, que bordeja o rio Urubamba.
Quem escolhe ficar nas junior suites ou nas Sumaq suites tem o privilégio da vista e da trilha sonora. Que delícia o som que esse rio faz.
O hotel está em remodelação. O lobby já revela o que será o Sumaq em um ano. A decoração, que hoje é rústica e um pouco datada, vai dar lugar a um estilo, digamos, andino-chic:
Mesmo agora, é um hotel muito confortável.
O forte do Sumaq está na cozinha. A equipe é toda dos arredores de Machu Picchu, bem como muitos dos ingredientes.
O hotel funciona em regime de meia-pensão, com almoços ou jantares a la carte.
Pratos locais como a pachamanca e o ceviche ganham novas versões e são cuidadosamente apresentados.
À mesa e nas demonstrações de culinária, somos apresentados a ingredientes nativos como as batatas de muitas cores e formatos, os grãos gigantescos de choclo, o frescor do huacatay.
Do bar saem sucos coloridíssimos de boas-vindas e, além do pisco sour, os levinhos chilcanos – uma resposta peruana ao mojito.
Nossas refeições ali foram tão boas quanto aquelas que fizemos em Lima e em Cusco.
O hotel celebra outras tradições andinas, além da culinária. Os hóspedes podem fazer aulas do idioma quechua, participar de uma cerimônia de oferenda à Pacha Mama (a Mãe Terra), ou ter um casamento celebrado por um verdadeiro xamã. No spa, são oferecidas massagens com pedras andinas, além de outros tratamentos.
É um hotel de localização extraordinária, integrado à comunidade e com um atendimento muito carinhoso. Não foi difícil se sentir parte dali, também.
Mariana viajou a convite da TAM Linhas Aéreas e do Sumaq Machu Picchu Hotel.
Leia mais:
- Machu Picchu: quando ir, como chegar, como visitar
- Machu Picchu: vale a pena subir a montanha Huayna Picchu?
- Lares Adventure, dia 4: Ollantaytambo ‘vip’ e luxo no trem a Aguas Calientes
- Lares Adventure, dia 5: meu solstício particular em Machu Picchu
- Soroche, o mal de altitude: será que é tão mau assim?
- 50 hotéis em Lima e Cusco comentados pelos leitores
- Hotéis em Cusco: onde ficar?
- Cusco, uma cidade estonteante (em todos os sentidos)
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
68 comentários
Oi, tudo bem ? reservei um hostel em aguas calientes e queria saber o que eu vou fazer com a minha mochila quando tiver em machu picchu…pq o check out é as 10 hrs da manha.
Olá, Ana Alice! Seu hostel guardará até você voltar. Se a mochila for pequena, você pode levar a Machu Picchu e usar o guarda-volumes do parque.
Amigos,
Estarei 1 semana em cusco em setembro. Gostaria de passar 1 dia em aguas calientes dormi e subi p/ machu. Vale a pena? O que vcs me aconselham?
Olá, Carla! É possível fazer por conta própria, sim:
https://www.louisianatravel.com/articles/river-road-plantations
Olá, reservei um hotel em aguas calientes pelo booking, mas notei que a maioria dos hoteis tinha a observação abaixo:
“Based on local tax laws, Peruvian citizens (and foreigners staying more than 59 days in Peru) must pay an additional fee of 18% .To be exempt from this 18% additional fee (IGV), a copy of the immigration card and passport must be presented.
Please note both documents are required for fee exemption. Guests who are not able to present both documents will be required to pay the fee.
Foreign business travelers who require a printed invoice, will also be charged the additional 18% regardless of the length of their stay in Peru. This fee is not automatically calculated in the total costs for the reservation.”
Alguém teve essa experiência, preciso mesmo levar cópia de documentos? e, consigo a isenção dessa taxa?
Olá, Nara! No seu passaporte constará a data de entrada no Peru. Se você viajar com carteira de identidade, é só apresentar o cartão de entrada.
Ola, pessoal, obrigada por partilharem duas experiências! Na missão ” dormir em águas calientes” , deixamos a bagagem no hotel em Cusco? Já é habitual na região os hotéis fazerem isso?
Outra dúvida! Precisamos comprar as passagens de trem com antecedência? ( para aguas calientes e de volta Iara Cusco)
Olá, Marta Campos! Compre a passagem com antecedência.
Sim, os hotéis em Cusco estão acostumados a guardar a bagagem dos hóspedes.
Olá. Estou indo para Machu Picchu em 04/2015. Já tenho os ingressos para o parque. Gostaria de saber até que horas consigo comprar o ingresso do ônibus de águas Calientes até Machu Picchu? Pois irei chegar umas 19:00 hs em Águas Calientes e gostaria de antecipar a compra. Será que alguém pode me ajudar? Obrigada
Olá, Cristiane! A bilheteria funciona até 21h30. As passagens não têm hora marcada. Comprar na véspera evita ter que entrar na fila da bilheteria na manhã da viagem. O primero ônibus sai às 5h30 e os outros vão saindo à medida em que lotam.
https://machu-picchu-entrance-tickets.com/how-to-buy-shuttle-bus-tickets-for-machu-picchu/
Oi
Estou indo no dia 16/09/15 pois Setembro é um ótimo período para não pegar chuva e aproveitar melhor o passeio, vou para Lima e fico por 02 dias pego voou pela Peru star e vou para Cusco, tem de saber comprar as passagens pois o voou interno tem vista panorâmica para o M.P. então compre antecipado sua janelinha…. ficarei 03 dias em Cusco depois vou de dia para águas calientes onde irei pousar e subir as 05:00 hs quero chegar cedo e ver o nascer do sol, o hotel oferece café das 04:00hs da manhã e guarda as malas… está hora já tem vans circulando, após passar o dia voltarei para um banho termal e pego o trem a cusco, onde fico mais um dia, depois volto para Lima e fico mais um dia e depois retorno ao BR, em Lima vi muita opção de hospedagem em Mira flores pois é linda porém o pitei por ficar em Barranco que é muito charmoso o bairro, as melhores opção para não se pagar muito são hostel, tem uma variedade muito grande e excelentes preços, só me preocupa com a cotação da moeda hoje dia (11/03/15 ) estava mais cara que o real. https://economia.uol.com.br/cotacoes/cambio/novo-sol-peru/
Daniel,
Melhor comprar a entrada com antecedência pela internet, se quiser subir a Huayna Picchu a antecedência terá até que ser maior, visto que os ingressos são limitados.
Olá, Aline.
Tem alguma piscina de águas termais nos hotéis? ou em lugar público?
Olá, Aline! Não precisa. Se precisasse eu avisava.
Olá, além de chegar mais cedo as ruínas devido a localização, os hóspedes do Belmond Sanctuary Lodge tem alguma outra vantagem no acesso a Machu Picchu?
Olá, Aline! O acesso não é 24 horas, mas dá para chegar antes e sair depois dos outros turistas.
Se eu me hospedar no Sanctuary Lodge e chegar bem cedo nas ruinas, ficar a manhã toda e sair para almoçar no hotel, depois posso voltar as ruinas ou tenho que pagar ingresso de novo?
Olá, Aline! O almoço é no buffet do Tinkuy, que pertence ao hotel, é aberto ao público e fica junto ao portão de acesso às ruínas.
https://www.belmond.com/sanctuary-lodge-machu-picchu/tinkuy
Sim,mas vc sabe se caso eu saia das ruínas para almoçar no Tinkuy eu posso voltar para as ruínas sem pagar novo ingresso? Obrigada!