Guia de Santiago

Travessia dos Andes: até junho, prefira ir de Mendoza a Santiago

Ônibus Santiago-Mendoza

O trajeto de ônibus entre Santiago e Mendoza não é uma viagem rodoviária qualquer. As paisagens sempre impressionantes fazem das seis horas de estrada um super passeio. Por isso mesmo, escolher um horário diurno é fundamental — o que, nos próximos meses, só será possível no sentido Mendoza-Santiago. Veja o alerta enviado pela Patricia:

Pessoal, seguindo as preciosas dicas deste site, vou a Santiago, Mendoza e Buenos Aires no final de março. Um dos pontos altos da viagem seria, para mim, justamente o trecho de ônibus entre Santiago e Mendoza. No entanto, parece que tal expectativa será, de certa forma, frustrada e resolvi dividir a informação aqui com outros eventuais interessados.

A estrada que liga Santiago e Mendoza estará em obras a partir de 7 de janeiro de 2013, com duração prevista de 5 meses. Nesse período, o tráfego Argentina-Chile será feito durante o dia, e o inverso, à noite. Ou seja, pra quem ainda não comprou passagens de avião, reservou hotel etc., e quiser ver esta paisagem linda das fotos do Riq, o mais indicado é ir de Mendoza a Santiago. Eu, aparentemente, precisarei de uma lanterna bem potente!

Obtive a informação num fórum do Trip Advisor que, por sua vez, dá o link para uma notícia. E os horários disponíveis no site da Andesmar e da Cata confirmam (foi o que me instigou a procurar os motivos). O ideal é ir acompanhando… De repente, até lá, os prazos das obras são cumpridos ou até terminam antes, hein?! 😉

Obrigada pelo aviso, Patrícia!

A alteração no tráfego vai acontecer para obras de repavimentação dos Caracoles, realizáveis apenas fora do período de inverno. Entre 8 e 19h os veículos podem passar na fronteira no sentido Mendoza-Santiago. Entre 20h e 7h, no sentido Santiago-Mendoza. Nesses períodos, as vias do chamado Camino Internacional Los Andes-Mendoza funcionarão como mão única.

O leitor Russel foi pego de surpresa e decidiu fazer o trajeto de avião:

Como já tínhamos tudo planejado para chegar à tarde em Mendoza (horário normal do ônibus), ia ficar complicado viajar durante a noite e chegar 4 horas da manhã, sem ter hotel onde ficar e depois de uma viagem longa de ônibus (e cansativa, porque parece que as filas da imigração estão longas, ou seja, o sono ia ficar complicado).  Já que vamos pegar o passeio para ir de Mendoza até a Alta Montanha (Puente del Inca, Aconcágua, etc), conseguiremos ver a paisagem de qualquer maneira.

Valeu, Russel!

Leia também:

Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Primeira viagem: roteiro dia a dia em Santiago do Chile

Todas de Mendoza no Viaje na Viagem

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


Comentários

Leo Miranda

meu Vôo de volta é de córdoba. Então sairei de carro???? de córdoba para Mendonza e de lá pegarei um ônibus para atravessar a cordilheira e de Santiago pego um avião de volta para córdoba. É isso? essa é a melhor proposta?

    A Bóia

    Olá, Leo! Existe um vôo diário entre Santiago e Córdoba, pela LAN. Veja quanto custa antes de programar essa viagem.

    De Mendoza a Córdoba são 11h30 de ônibus.

    Dica: não compre passagem aérea a um lugar que você não vai conhecer. A economia raramente compensa. Se você quisesse visitar Pernambuco, compraria passagem aérea só até a Bahia?

Jacqueline

Olá, Vamos para Mendoza em julho agora e um guia disse que dá pra voltar para Santiago pela estrada. Por favor, Você recomenda?Acha seguro por causa do tempo ou você recomenda voo? Obrigada, Jacqueline

    A Bóia

    Olá, Jaqueline! Recomendamos ônibus. Você não conseguirá alugar um carro só num sentido, entregando em outro país.

Paula Agostinho

Olá ,
Vou com meu marido no dia 4/7/14 até dia 12/7 para Santiago e gostaríamos de ir para Mendoza de carro. Porque vc nao recomenda?
Nesta época dá para ir a Valparaiso e Vina del mar?

grata

att
Paula

    A Bóia

    Olá, Paula! Dá para ir a Valparaíso e Viña, mas não pense em praia, é inverno. A viagem pelos Andes, ainda mais no inverno, quando são necessárias correntes, requer uma destreza que dificilmente um motorista não acostumado com o trajeto terá. A passagem pela aduana, na ida e na volta, é demoradíssima para quem passa com carro alugado.

Luis Carlos da silva

Qual melhor forma p/ conhecer Santiago e Mendoza em 6 dias(carro ou ônibus)a parti de Stg.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito