O quente de Flexeiras, por Denise Mustafa

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

No fim do ano passado teve gente aqui perguntando sobre o Réveillon em Flexeiras (ou Flecheiras, dependendo da placa que você segue), uma praia 150 km a oeste de Fortaleza. Eu não sabia explicar — e pior: não sabia que a querida Denise Mustafa é graduada no assunto. Denise, que é fotógrafa e jornalista, acompanhou a evolução desta praia que hoje é a preferida de quem quer dar uma escapadinha de Fortaleza sem precisar enfrentar muita estrada (seja para Jeri, seja para Pipa). Aí vai o Dossiê Mustafá sobre onde comer e onde dormir em Flexeiras. As fotos, claro, são todas dela.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Flexeiras ‘cresceu’ muito de uns dois anos pra cá. O público passou a ser mais sofisticado (principalmente por conta do hotel Orixás, que tem um público de classe social mais elevado) e, por isso, a praia sentiu essa necessidade de abrir lugares que acolhessem esse tipo de turista.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Tem pra todo gosto: pra quem vai com menos grana, as barracas de praia oferecem um vasto cardápio de frutos do mar. Dessa vez nós fomos pra Barraca Maré Alta, onde comemos a moqueca de arraia especial, que inclui camarão e lagosta (naquela região tem muuuuita lagosta, por isso o preço baixo). O preço da moqueca foi 28,50 e dá pra 3 pessoas, tranqüilo.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Os restaurantes legais que abriram:

Restaurante do Nonô: tem pizza, massas e frutos do mar. A sugestão é comer o peixe grelhado ao molho de maracujá (na faixa dos 45,00 pra 2 pessoas) e a pizza de alga marinha (na faixa dos 25,00 a média). OBS: Todos os anos Flexeiras tem o Festival das Algas, tipo uma feira gastronômica com pratos a base de alga marinha. Delícia! Vale a pena conferir esse prato diferente. O único defeito é que não tem muita variedade de vinhos. E, normalmente, eles cobram 45,00 pelos que têm no dia. Em compensação, eles cobram apenas 10 reais na rolha. Assim vc pode levar o vinho que quiser.

Oca do Sabor: você monta o prato. Os preços variam de R$ 16 (peixe) a R$ 35 (carne). Tem sanduíches e saladas. O restô é de um casal que veio de Goiânia e abriu em julho. É todo decorado com produtos indígenas. Aqui já tem uma carta de vinhos e de outras bebidinhas.

Ozio: o dono é o italiano Ozio. Não cheguei a provar a comida de lá, mas os preços são bem acessíveis. É normal ir pra lá tomar uns drinks depois do jantar. Fica bem em frente à pracinha principal.

La Terracita: é um bar de tapas de drinks de um espanhol da Galícia.

Kalangos: barzinho lounge, com um som eletrônico chill out, na beira do mar.

Flexeiras (CE). Foto: Denise Mustafá

Pousadas:

– Dessa vez fiquei na Pousada Nootka – diária em quarto duplo a partir de 180,00. De frente pro mar, quarto básico mas aconchegante e internet wi-fi (com custo de 10,00 por dia). Foi a que mais gostei. Os donos são espanhóis (já deu pra notar que tá cheio de gringo por lá, né?)

– E também já fiquei na Pousada Catavento – diárias a partir de 150,00 (quarto duplo). Também fica de frente pro mar.

É isso. Vale lembrar que Flexeiras faz parte do município de Trairi, que incluem mais 2 praias: Mundaú e Guajirú. Todas são belíssimas! E é uma do lado da outra (é uma extensão só. Muda apenas o nome.)

Eu acrescento: Mundaú é a cidadezinha maior, e por isso mais bagunçada — mas oferece um lindo passeio pelo rio (ou braço de mar, não sei) ao longo de dunas incríveis. O melhor é fretar uma jangada (os passeios de grupo são uma farofa). Guajiru é ainda mais sossegado que Flexeiras, e tem um hotel bem-estruturado, o Rede Resort.

Obrigado, Denise!

120 comentários

olá! estou indo com minha esposa agora em novembro passar 6 dias no Ceará. a princípio, iriamos ficar hospedados em canoa quebrada e conhecer algumas praias do litoral leste. deixaríamos para conhecer o litoral oeste numa próxima viagem, mas fomos alertados que seria demais ficar esses dias todos em canoa, que valeria a pena conhecer outros lugares, principalmente as praias de lagoinha, flecheiras etc. vamos alugar carro. estamos pensando então em 3 diárias em canoa (já pagamos essas 3…) e 2 em Flecheiras. diante da mudança de planos, surgiram algumas dúvidas:
*caso eu permaneça no litoral leste, teria algum outro lugar, além de canoa, que valeria a pena passar essas duas diárias? confesso que ainda estou achando um pouco distante percorrer mais de 300 km de canoa para flecheiras…
*indo para o oeste, é melhor se hospedar em flecheiras ou lagoinha?
*fui reparar só depois que todo o período da viagem a maré estará alta. isso prejudicaria curtir alguma dessas praias?
Agradeço a ajuda!

    Também acho longe pra ir de Canoa pro lado oeste nesse espaço de tempo. E do lado leste tem muitas outras praias interessantes pra conhecer. Vc poderia ficar 3 noites em Canoa, 2 em outra e a última no Beach Park, colado em Fortaleza pra vc ficar “perto” do aeroporto. Boas opções: Fortim (colada em Canoa), Pontal do Maceió (rola bastante kite e wind), Praia das Fontes (tem hotel estilo resort básico) e Morro Branco (joga no Google, muito lindo lá).
    Fica muito bom assim, já que Canoa é o mais longinho desses e vc iria voltando pra perto de Fortaleza.

    Caso vá para a costa Oeste, prefiro Flexeiras a Lagoinha. Se tiver podendo $$ sugiro hospedagem no Orixás.

    Agradeço as dicas. Muito bom!! Vou olhar com mais calma esses outros lugares do lado leste.

Eu e meu namorado nos hospedamos em Flexeiras na semana santa deste ano. A praia é linda e movimentada, adoramos a pousada Ubaia, pois a dona é bastante atenciosa. Chegamos no sábado após o almoço e após check in fomos aproveitar a tarde na praia, pois a pousada é menos de 5 minutos a pé. Comemos no restaurante/barraca Caravela a tão famosa moqueta que vem com arraia, camarão e lagosta. Amamos pois o prato e bem recheado, principalmente de lagosta, serve bem até três pessoas realmente. Indico, pois não custa muito caro, por volta de 40,00, algo que não encontraria nesse preço em Fortaleza. A noite fomos dar uma volta pela praia e percebermos que todas as pousada são vizinhas umas das outras. Comemos na pizzaria Rinoceronte, que tem funcionários bem atenciosos mais o preço achei meio salgado. No dia seguinte, domingo, saimos para um dia de passeio com amigos locais pelas praias de Guajirú (muito tranquila e bela, ideal para famílias), Emboaca (mais tranquila e deserta que Guajirú, não tendo muitas pousadas) e Mundaú (um pouco mais agitada, mas nada comparada a Flexeiras, sendo o maravilhoso mesmo a barra do Mundaú, de onde saem os barcos para os passeios). Para quem deseja um mar calmo, recomendo a praia de Mundaú, que nem ondas vi. Ao voltamos curtimos a pousada e a noite fomos conhecer o barzinho Kalango, é simples, mas recomendo, é muito diferente, com visual bem de balada e atendimento ótimo, vale apena conferir. Depois de uns drinks fomos dormir. O ruim foi a volta, pois quem anda de ônibus não tem muita opção: ou espera o ônibus da Fretcar que sai muito cedo ou depois do meio-dia ou pega um transporte clandestino até a sede do município e lá espera outro ônibus, topic ou taxi que ficam se oferecendo com preços de lotação. Mas amei tudo, foi maravilho e desejo voltar lá.

Estamos indo pro ceará de 15 a 24 de novembro (casal + criança de 9 anos). Estou em dúvida sobre ficar em Flexeiras ou Guajiru, pq parecem ser praias com muita onda e preferimos praias mais tranquilas… Qual vcs sugerem? Tb estamos pensando em Lagoinha…
Abs e obrigada.

    Olá, Leo! Flexeiras e Guajiru oferecem ótimo banho, incluindo piscinas naturais.

    Em Guajirú sugiro a Pousada Villa Albergaria, visual aconchegante, apartamentos muito confortáveis, boa relação custo benfício.

Oi. Vi vários comentários e gostaria de uma ajuda. Chegamos em Fortaleza(eu,marido e 2 filhos de 8 e 9 anos)dia 29/12 s 13:00. Vamos pegar uma carro e seguir para Jeri. Para não ficar cansativo estou pensando em parar em Flexeiras, dormir e seguir caminho pela manhã. Dá pra aproveitar um pouquinho ou seria melhor ficar mais um dia? Ou parar de novo para conhecer mais na volta? A idéia é ficar em Jeri até dia 03, descer e ficar em Porto das Dunas até dia 10. 1 dia para Beach Park. 1 dia para Canoa Quebrada pernoitando por lá. E bate voltas para praias próximas e passeios em Fortaleza. Dia 11 devolvemos o carro no aeroporto e voltamos pra Sampa. Será que dá pra conhecer legal?

    Olá, Iva! A única dificuldade aí será achar uma pousada em Flexeiras que aceite vender apenas a noite de 29, fora do pacote do Réveillon.

Olá Bóia e demais navegantes!
Gostaria de uma ajuda: já conheci Jeri no passado e em julho voltarei ao Ceará por 15 dias. Me hospedarei em Flexeiras e Icaraí de Amontoada, mas estou em dúvida se devo incluir Cumbuco, Lagoinha, Mundaú ou Guajirú. Será que dormir nesses lugares vale a pena, pela natureza ou pousadas charmosas, ou é ‘mais do mesmo’? Não gostaria também de fragmentar muito a viagem, pois o deslocamento cansa, né? A propósito, de Fortaleza é necessário alugar carro p/ chegar nesses lugares ou uma viagem ‘roots’ de ônibus é possível? Agradeço o help e parabéns pelo site!

    Olá, Roberto! É mais do mesmo. Escolha apenas se você quiser experimentar um hotel especial.

    Olá Roberto, você fez esta viagem? Estou indo para Jeri e gostaria de incluir no passeio justamente 1 dia em cada uma dessas praias Icarizinho e Flexeiras, mas esta dificil definir o transporte, como você fez? Obrigada!

OLá, estou indo para Fortaleza em fevereiro e queria saber se existe opção de passeios bate e volta para Flexeiras. Eu vi numa agência que tem opção para Mundaú.

    Olá, Ale!

    Mundaú fica 15 km adiante de Flexeiras e é um destino tradicional de bate-voltas, por ser mais fotogênico — tem braço de rio, dunas — e ter passeio de barco.

    Flexeiras é mais para ficar, mesmo, do que para visitar.

Olá Bóia! Estou querendo uma ajuda e não sei em qual post pedir… Queria dicas de lugares com praia gostosa e uma vila / centrinho legais para passear a noite. Estilo Arraial D´ajuda, Pipa… Vocês têm alguma sugestão? Será que Jeri enquadra nisso que procuro? E praia do forte? E Flecheiras? Amei São Miguel dos Milagres mas dessa vez queria alguma opção para a noite que não fossem as pousadas… Agradeço muito a ajuda!

    Olá, Anita! Os vilarejos de praia com footing são Jeri, Canoa Quebrada, Pipa, Porto de Galinhas, Fernando de Noronha, Praia do Forte, Morro de São Paulo, Boipeba (não muito), Barra Grande (não muito), Itacaré, Santo André da Bahia (não muito), Arraial d’Ajuda, Trancoso (na temporada), Caraíva (na temporada), Cumuruxatiba (na temporada), Itaúnas (na temporada), Búzios, Ilha Grande, Paraty, Ilhabela, Juqueí, Ilha do Mel, Bombinhas, Garopaba.

A 2 anos viajo todas as férias para o CE. Este ano estive, agora em setembro de 2012, na Pousada POUSO DO KITE em Flecheiras-CE. Fui acompanhado de minha esposa e de um casal de amigos e sua filhinha de apenas 6 meses. A pousada é ótima para um merecido descanso. Administrada por um casal super gentil e solícito. Bom café da manhã, com direito a tapiocas e panquecas (doces e salgadas). O staff do local é bem atencioso e prestativo. Muito próxima a praia, padaria e mercearias. Próximo das melhores barracas da praia (Maré Alta) e do ótimo Restaurante do Nonô, onde você deve aproveitar as deliciosas pizzas e massas. Recomendo e já tenho reservas para a próxima temporada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito