O quente de Flexeiras, por Denise Mustafa
No fim do ano passado teve gente aqui perguntando sobre o Réveillon em Flexeiras (ou Flecheiras, dependendo da placa que você segue), uma praia 150 km a oeste de Fortaleza. Eu não sabia explicar — e pior: não sabia que a querida Denise Mustafa é graduada no assunto. Denise, que é fotógrafa e jornalista, acompanhou a evolução desta praia que hoje é a preferida de quem quer dar uma escapadinha de Fortaleza sem precisar enfrentar muita estrada (seja para Jeri, seja para Pipa). Aí vai o Dossiê Mustafá sobre onde comer e onde dormir em Flexeiras. As fotos, claro, são todas dela.
Flexeiras ‘cresceu’ muito de uns dois anos pra cá. O público passou a ser mais sofisticado (principalmente por conta do hotel Orixás, que tem um público de classe social mais elevado) e, por isso, a praia sentiu essa necessidade de abrir lugares que acolhessem esse tipo de turista.
Tem pra todo gosto: pra quem vai com menos grana, as barracas de praia oferecem um vasto cardápio de frutos do mar. Dessa vez nós fomos pra Barraca Maré Alta, onde comemos a moqueca de arraia especial, que inclui camarão e lagosta (naquela região tem muuuuita lagosta, por isso o preço baixo). O preço da moqueca foi 28,50 e dá pra 3 pessoas, tranqüilo.
Os restaurantes legais que abriram:
– Restaurante do Nonô: tem pizza, massas e frutos do mar. A sugestão é comer o peixe grelhado ao molho de maracujá (na faixa dos 45,00 pra 2 pessoas) e a pizza de alga marinha (na faixa dos 25,00 a média). OBS: Todos os anos Flexeiras tem o Festival das Algas, tipo uma feira gastronômica com pratos a base de alga marinha. Delícia! Vale a pena conferir esse prato diferente. O único defeito é que não tem muita variedade de vinhos. E, normalmente, eles cobram 45,00 pelos que têm no dia. Em compensação, eles cobram apenas 10 reais na rolha. Assim vc pode levar o vinho que quiser.
– Oca do Sabor: você monta o prato. Os preços variam de R$ 16 (peixe) a R$ 35 (carne). Tem sanduíches e saladas. O restô é de um casal que veio de Goiânia e abriu em julho. É todo decorado com produtos indígenas. Aqui já tem uma carta de vinhos e de outras bebidinhas.
– Ozio: o dono é o italiano Ozio. Não cheguei a provar a comida de lá, mas os preços são bem acessíveis. É normal ir pra lá tomar uns drinks depois do jantar. Fica bem em frente à pracinha principal.
– La Terracita: é um bar de tapas de drinks de um espanhol da Galícia.
– Kalangos: barzinho lounge, com um som eletrônico chill out, na beira do mar.
Pousadas:
– Dessa vez fiquei na Pousada Nootka – diária em quarto duplo a partir de 180,00. De frente pro mar, quarto básico mas aconchegante e internet wi-fi (com custo de 10,00 por dia). Foi a que mais gostei. Os donos são espanhóis (já deu pra notar que tá cheio de gringo por lá, né?)
– E também já fiquei na Pousada Catavento – diárias a partir de 150,00 (quarto duplo). Também fica de frente pro mar.
É isso. Vale lembrar que Flexeiras faz parte do município de Trairi, que incluem mais 2 praias: Mundaú e Guajirú. Todas são belíssimas! E é uma do lado da outra (é uma extensão só. Muda apenas o nome.)
Eu acrescento: Mundaú é a cidadezinha maior, e por isso mais bagunçada — mas oferece um lindo passeio pelo rio (ou braço de mar, não sei) ao longo de dunas incríveis. O melhor é fretar uma jangada (os passeios de grupo são uma farofa). Guajiru é ainda mais sossegado que Flexeiras, e tem um hotel bem-estruturado, o Rede Resort.
Obrigado, Denise!
120 comentários
Boa dica!
Muito bom! Para mim, é o melhor banho de mar, águas calminhas, morninhas e sem o c*** de cavalo na praia (na minha concepção, uma praga pior do q jipe) que tem em Jeri!
Denise, vou anotar as dicas. Eu quero ir ao norte de Brasil (está pendente Jericoacoara e Lençois) e Flecheiras pode ser uma boa opção.
Um saludo
Carmen!!! Se vier por aqui não deixe de me avisar!!!!
Será ótimo conhecê-la!
saludos!
Denise, para mim, também será ótimo conhecê-la!!! mais infelizmente eu não sei quando será minha volta a Brasil…
Denise, adorei! Essa foto da moqueca entao…
E já vi que é melhor pegar as dicas com você porque o meu taxista disse outra coisa hehehe
Acho que já preciso voltar pra sua terra…
Uebaa , adorei Denise ! Nem precisa encarar a maratona-Jeri 😆
Orgulho.
: )
Denise, que legal esse dossiê recheado de belíssimas fotos. Fiquei com vontade de ir pra Flecheiras, rsrsrs. Parabéns!
Lembrando que Flecheiras tem váaarias pousadas. Coloquei só as 2 que eu já conhecia e podia dar opinião. Mas googlando dá pra encontrar outras.
Ficou ótimo! que bom que vcs gostaram! Sobre o blog Marcie… vamos ver… rsrsrsr
beijoos!
A Denise tá enrolando pra criar um blog desde o ano passado ;-)Lembra, Marcie, que ela deu a maior força para você fazer o seu? (Ainda bem! O Abrindo o Bico é ótimo!)
Denise, fotos maravilhosas, dicas ótimas e uma vontade louca de tirar férias! O problema de frequentar o VnV é que eu nunca desisto de ir para um lugar, pelo contrário, a lista de desejos só aumenta!
Bjs,
ahahahahah é verdade, Lu. Tô devendo. Não tive foi paciência ainda… ainda mais estudando pro bendito mestrado!
Venha me visitar!!!!!
beijocas!
Eita dossie bacana, so! Tambem to achando que nasce uma nova blogueira dentro dessa jornalista e fotografa de mao cheia
Aí, queridona! Breve aqui mais uma blogueira? 😆