O novo vídeo promocional do Brasil, em versão completa
No início da semana, quando vi a notícia do novo vídeo da Embratur para promover o Brasil no exterior, fiquei encafifado com vááááárias coisas. Uma: por que a locução final estava em português? Por que tinham editado o vídeo em 1 minuto — formato de TV — quando poderia ter sido editado numa secundagem qualquer, para viralização grátis na internet?
Eram essas as minhocas que eu ia levantar neste post — até que, pesquisando melhor, finalmente achei uma versão de pouco menos de dois minutos (1’49”), com locução em inglês. Fiquei contente. A maior duração faz toda a diferença — muitas das cenas que ficaram de fora da versão enxuta são, na minha opinião, as mais impactantes.
É o primeiro comercial/viral de qualidade feito pelo turismo brasileiro em muitíssimos anos. É um excelente pontapé inicial para a Copa.
Foi criado pela Artplan, produzido pela O2 (a produtora de Fernando Meirelles). O trabalho de som é muito bom, da Tentáculo.
Agora só me expliquem uma coisa: por que aqueles parisienses do final falam a língua do outro lado do canal da Mancha?
46 comentários
Concordo com a Zuzu, não acredito que o Brasil vai conseguir mostrar ao mundo que pode fazer uma boa Copa do Mundo, já que além da falta de infraestrutura, o que vai pegar é a falta de segurança.Uma pena…
Quanto ao video, acheio bonito, apesar de meio surreal, ja que nao mostra a ” verdadeira” populacao brasileira.
Cristina, mas nenhum vídeo promocional mostra “a verdadeira população” do lugar. É um vídeo feito para mexer com o consumidor (turista) internacional, não um documentário.
Pessoas bonitas, lugares fotogênicos preferidos por estrangeiros, tudo isso é parte de estratégias de comunicação para vender destinos.
“Pessoas bonitas…”
Tens razão, os negros são feios, iriam ‘enfeiar’ o video e afastar os turistas.
*ironia modo ON*
Em momento algum sugeri isso! Só não acho que o espírito autoritário de cotas e o de procurar pêlo em ovo caibam em um caso como esse! É uma peça publicitária, certamente houve um diretor envolvido e ele escolheu o casting. Não tem uma conspiração para esconder pessoas com genes h, j ou p de vídeos.
Riq
A emoçao do “Brazil is calling you” vai acabar na esteira de bagagem com tanta desorganizaçao, empurra-empurra e sujeira.
Se a infra-estrutura nao melhorar prá Copa e Olimpíadas nao há apelo emocional que resista.
Voce acredita que em 04 anos (já começados) é possível melhorar tanta coisa do caos aéreo, que começa em terra? To super cética, e cada vez que eu passo em Gru, desanimo mais.
Até o aeroporto de Maringá, que quando inaugurado estava funcionando adequadamente já está pequeno e caótico!
Então, o Brasil está crescendo economicamente, mas os investimentos em infra-estrutura deixam a desejar, até que aumentaram, mas ficam aquém do necessário. Precisamos de milhares de quilômetros de novas auto-estradas duplicadas e em boas condições, não apenas reformas, mas reconstrução completa de certos aeroportos, e por aí vai.
Nossos AeroShoppings são muito bons, pisos como os da Europa e EUA ou melhores, mas falta controle aéreo etc. etc.
Uma coisa que já está me deixando irritadíssimo por antecipação é a série de medidas que o governo vai ter de tomar em última hora para garantir a Copa. Já se fala em priorizar férias de setores inteiros do funcionalismo público para o perído, de mudar o calendário de férias escolares para cobrir 6 ao invés das 3 semanas usuais de férias no meio do ano, e também, de acordo com um colega que é relacionado à Infraero, estudam-se medidas “plano B” como dar prioridade aos vôos ligando as sedes da Copa e forçar os demais passageiros a viajarem menos nessa época.
Assim, sei que é pra gringo, mas só vi um negro e nenhum asiático no filme….só branco é turista?!
Fora que os únicos “nativos” negros são os menininhos da banda, as belezas naturais realmente são a grande atração do país, mas a população multirracial e a forma como convivemos com diferentes culturas é uma atração a parte. Uma pena isso ter sido deixado de fora.
Tem que ser em inglês mesmo. Fico revoltado com aquela campanha de “tá hora de conhecer o brasil”. O preço do turismo aqui é para quem recebe em euro!!!
Só o preço de um bom/razoável hotel em qualquer desses destinos aí equivale a uma viagem completa (passagens, traslado, hotel) para muitos países do exterior. Isso sem falar na quantidade de hotel “4 estrelas” que, mesmo com diária de 150 dólares, ficam atrás de muito hostel que tem por aí afora…
Felipe, tenho que discordar de você, a campanha do “Ta na Hora de Conhecer o Brasil” é muito linda, e mostra a diversidade de lugares que nós brasileiros nem sonhamos que exista exemplo: Alter do Chão. Já viajei um bocado, e sempre consigo ótimos preço de estadia, lógico que não tenho grana para ficar em hotéis 5 estrelas, mas existem muitas pousadas em todos os cantos e muito boas é só procurar.
Mais uma informação, o turismo interno brasileiro cresceu muito nesses últimos anos, e a classe C é a grande responsável por esse crescimento, depois entra no site do ministério do turismo e veja, lá vc também encontra várias dicas.
Fiquei pensando agora: “Nossa, quantos lugares pra se conhecer nesse Brasilzão!”
Adorei o video!
Ah, gente, eu gostei. Pra mostrar tudo tinha que ter 5 horas hehehe
Gostei do vídeo. Acho que a idéia foi mostrar turistas europeus e americanos se divertindo por aqui.
As imagens são belas, produção bem feita com bom trabalho de som. Bacana, vou postar no blog tbm.
E o visto para americanos, será que ninguém lembra de acabar com isso. Temos copa e olimpíadas chegando.
Pra fechar, como esse Brasil é lindo, né? Bjos!
Marcio, estou contigo. O governo gasta nosso dinheiro, como sempre, para promover um país que não existe. Saem as bundas e o samba no pé, entram os “negros” tocando violão civilizamente. Opss! Eles não deveriam estar assaltando?
Gostei! Bacana que, além de gastar nosso dinheiro, o governo e a produtora conseguiram “limpar” o povo brasileiro. Assim nós, negros, tocamos violão num luau e torcemos discretamente num Maracanã lotado de europeus. Muito bonito, os gringos vão perder o medo de ser assaltados! Amei.
hauhauha tb pensei isto! Pensei q eu tinha visto mal hauhauha
Amei esse comercial, ficou muito lindo!