Noronha: conheça as novas regras de agendamento de trilhas (e deixe seu relato!)
Em meados de dezembro de 2018 o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha implantou novas regras para o agendamento das trilhas com limite de visitantes diários.
São 5 trilhas com agendamento obrigatório, incluindo a que leva ao aquário natural da Praia da Atalaia.
Como era
Antigamente o agendamento podia ser feito por terceiros (pousadas, guias ou agências), e havia um posto na praça do Flamboyant aberto até a noite. Algumas trilhas esgotavam as vagas com semanas de antecedência.
Em 2017 houve uma primeira mudança de regras, para que as trilhas não ficassem na mão das agências. Todo agendamento passou a ser feito pessoalmente pelo turista (e em alguns casos, pelo guia) no Centro de Visitantes (Vila do Boldró). Mas como o atendimento começava às 8h, antes das 6h já tinha gente na fila.
Como ficou
Agora o agendamento é feito em totens de autoatendimento, que funcionam das 17h às 20h, permitindo agendar trilhas nos próximos 6 dias.
Teoricamente, o visitante perde menos tempo com esse sistema. (Na prática, porém, se quiser fazer uma trilha disputada como a Atalaia, vai perder uma tarde.)
Agendamento de trilhas: passo a passo
Há menos vagas do que candidatos às trilhas, então invista uma tarde para fazer o agendamento.
No meu roteiro sugerido de Noronha, recomendo usar a tarde do segundo dia na ilha (depois de uma longa manhã se deslumbrando com a Praia do Sancho).
Caso o seu vôo chegue até o meio-dia, você pode usar a primeira tarde na ilha para isso. (Mas eu acho anticlimático: a gente chega em Noronha cheio de vontade de aproveitar. Ir do aeroporto praticamente direto para o centro de visitantes não é uma maneira auspiciosa de iniciar a viagem.)
15h30: início da distribuição das senhas de atendimento
Para evitar que se formem filas antes da abertura da sala dos totens, são distribuídas senhas de atendimento. (Mas antes do início da distribuição, haverá uma fila organizada para que as senhas sejam de fato distribuídas pela ordem de chegada.)
15h30: exibição de vídeos no auditório do Projeto Tamar
Para entreter todos os que vão precisar esperar até a abertura da sala dos totens, simultaneamene à distribuição das senhas é iniciada a projeção de vídeos sobre Fernando de Noronha no auditório do ICMBio.
16h30: palestra com um guarda-parque sobre os atrativos agendáveis
Também faz parte do programa de espera. Aproveite para tirar dúvidas ou conhecer melhor atrativos que podem funcionar como plano B caso esgotem as vagas da trilha que você tinha escolhido.
17h às 20h: agendamento nos totens
Às 17h abrem a porta da sala de agendamento. Há três totens à disposição dos visitantes. O atendimento se dá pela ordem das senhas. É preciso ter já comprado o seu ingresso para o parque.
O sistema é bastante intuitivo — mas se tiver dúvidas, é só falar com o monitor.
A primeira tela mostra o menu com as trilhas agendáveis. Clique em qualquer uma delas (ou em todas) para verificar a disponibilidade nos próximos 6 dias.
Na hora de reservar, você usa a leitora óptica no código de barras do seu cartão-ingresso. Em seguida, o totem imprime o recibo da sua reserva.
O agendamento é gratuito. Algumas trilhas, porém, requerem a contratação de guia.
Chegou cedo? Talvez dê tempo de pegar o pôr do sol
Se você chegou cedo para pegar uma das primeiras senhas, pode ainda encerrar a tarde com dignidade. Caso você saia até as 18h, pode assistir ao pôr do sol:
- Na Praia do Boldró: 10 minutos de caminhada
- No Forte do Boldró: vá de ônibus (sentido Sueste) ou táxi (R$ 30)
As trilhas com agendamento obrigatório
Praia da Atalaia
Trilha de 45 minutos, a partir da Vila do Trinta, que leva a um aquário natural, represado na maré baixa. 96 visitantes por dia, divididos em 6 grupos de 16 participantes. Leia mais.
‘Atalaia contemplação’
Para quem está interessado em fazer a trilha da Atalaia, sem entrar no aquário. Funciona apenas na maré alta, quando a praia está interditada.
Morro São José
Uma ilha secundária com excelente área para snorkel. Só tem acesso na maré baixa, a partir do mirante Air France, no norte da ilha. Nos dias de lua cheia ou nova, quando a maré seca bastante, dá para usar uma trilha de pedras, sem necessidade de contratar guia. Mas nas luas minguante ou crescente, quando a maré não seca o suficiente, a travessia precisa ser feito a nado — e então é obrigatório ir com guia. Em qualquer uma das situações, são 16 vagas por dia.
Abreus
A piscina natural da Enseada dos Abreus é uma alternativa à da praia da Atalaia. O acesso é mais difícil, numa trilha que acompanha o desnível de uma pedra, com um corrimão de corda. Só é permitida a flutuação com colete (e sem protetor solar), durante a maré baixa. 40 vagas por dia. Dá para ir sem guia.
Pontinha-Caieiras
Sai da Vila do Trinta e leva a outras duas piscinas naturais no nordeste da ilha: Pontinha e Caieiras. Nas duas só é possível flutuar com coletes, e sem protetor solar, durante a maré baixa. 40 vagas por dia. É obrigatório contratar um guia.
Tem uma variante, Atalaia-Pontinha-Caieiras, que inclui Atalaia. A saída também é da Vila do Trinta.
Capim-Açu
É uma trilha de duas horas que começa no PIC Sancho e termina na Praia do Leão, passando por uma estrada histórica e contornando toda a ponta sul da ilha, totalmente preservada. Visita a caverna Capim-Açu. 40 vagas por dia. É obrigatório contratar um guia.
Já agendou trilha pelas novas regras? Conte pra gente!
Se você já esteve em Noronha depois da implantação das novas regras de agendamento de trilhas, compartilhe sua experiência. Conseguiu? A que horas você chegou para agendar?
47 comentários
Quais as trilhas que não precisa de guias ?
Olá, Michael!
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/fernando-de-noronha/o-que-fazer/
Sabem informar o local em Noronha que pode trocar o ingresso online pelo ingresso físico? Será que em outros pontos da ilha troca como por exemplo no aeroporto ou na praia do Sancho?
Olá, Marcelo! Nos PICs (Sancho, Sueste, Leão) e no ICMBio no Boldró.
Bóia, as regras de agendamento mudaram de novo! Agora está online, mas o esquema de liberação de vagas não está transparente
Olá, Suellen! Algum leitor também comentou isso há alguns dias. Vamos estudar e atualizar.
Oi. Estou com a mesma dúvida
Pueden compartir el link porfa? Gracias!
Exato, estou tentando agendar aqui mas o sistema online não vai
Esse agendamento deveria ser online e deveria ter um mapa de disponibilidade, parecido com o que é feito nos parques da disney.
Eu consegui ficando 8 dias na ilha, agora quero voltar e ficar 3 e sei que não vou conseguir. 🙁
Uma correção: o horário efetivamente do agendamento é: das 16h30 as 19h. Todos os dias.
Olá! Tem como sabermos em qual dia as vagas serão liberadas?
Pq, segundo o texto, as vagas são liberadas para os 6 próximos dias e esgotam rapidamente. Então, se, por ex, as vagas são liberadas hoje e eu chego em Noronha amanhã ou depois de amanhã, talvez não consiga agendamento nenhum! Não é uma regra justa
Olá, Suellen! Novas vagas são abertas todos os dias. Pelas regras atuais, você só consegue agendar um passeio se ficar pelo menos 6 dias na ilha. Mas estamos na baixa temporada, de repente sobra alguma coisa para você durante a sua permanência.