Noite de Natal fora de casa: o que fazer?

Rockettes no Radio City Music Hall

De vez em quando essa pergunta aparece em alguma caixa de comentário; só muda o endereço. Trata-se de um campo delicado, porque envolve duas coisas bastante pessoais: família e, eventualmente, religião.

Mesmo que a gente viaje com a nossa família mais imediata, a gente sempre vai sentir falta da família estendida. E sair para jantar num restaurante na noite de Natal simplesmente não faz parte da nossa cultura (além de custar caro pra chuchu).

O que fazer?

Bom. A minha melhor dica para a noite de Natal é: voar. As passagens na noite de 24 para 25 são as menos caras, e às vezes são as únicas que restam. A confraternização a bordo costuma ser engraçada; todo mundo vira uma grande família de sem-Natal, então fica (quase) divertido.

Fora de casa, a coisa depende de onde você se hospedar. Resorts (no Brasil ou em qualquer lugar do mundo) e pousadas (aqui no Brasil), por exemplo, sempre têm jantares especiais. Acaba baixando um espírito natalino espontâneo.

Difícil é quando você está hospedado num hotel convencional, numa cidade estranha.

Acho que eu nunca vivi esse problema (sou adepto mesmo de voar nesta noite), mas deixo aqui três pitacos, para abrir a caixa de sugestões.

1) A ceia bacana no quarto do hotel, que eu recomendo para o Réveillon, também funciona no Natal. Passe a tarde em mercados e delicatessens, faça uma decoraçãozinha, fotografe tudo.

2) Se a decisão for jantar fora, eu escolheria o restaurante pelo cenário. Quanto mais bonito/extravagante, melhor.

3) Mesmo que você não seja religioso, pegue carona nas celebrações. A Missa do Galo é uma linda hora para visitar uma igreja. A noite de Natal também costuma ser pródiga em concertos. Compre os jornais do lugar, procure no google, e você vai achar alguma coisa para ter lembranças especiais desta noite.

E você? Já passou um Natal fora de casa? O que fez?

E se você mora no Exterior, o que você recomenda para um brasileiro fazer na sua cidade nesta noite?

94 comentários

Estarei de passagem por Foz do Iguaçu no Natal e gostaria de saber se alguem indica algum local lá para passar.

Eu e meu namorado estaremos em Paris. Se alguém tiver dica para a ceia de Natal… já pesquisei uns restaurantes pela internet, mas com indicação é melhor! Muito obrigada

Olha,

Eu e meu amor nos presenteamos uma viagem de niver de casamento então iremos para 4 paises da Europa e no Natal estaremos em Londres,Reveillon em Paris, se vcs souberem de algum dica hiper legal e happy, me conta tá???
[email protected]
Beijossssss

Já passei o Natal 3 vezes em Foz do Iguaçu, duas no Mabu Termas e uma no Bourbon. O Mabu foi mais animado, a ceia foi melhor, tem presente p/ todo mundo (fotografia tirada na entrada da ceia é entregue em porta retrato no dia seguinte), Papai Noel para a criançada, banda, realmente foi muito bom. Nossa família é grande, fomos em 25 pessoas, fizemos amigo secreto, enfim, uma super festa de Natal sem se preocupar com nada. Passamos outro em Gramado e nem preciso falar que também foi super especial, com toda a programação da cidade voltada para a ocasião. Não quisemos ceia, jantamos fondue num dos vários rodízios e depois fomos na Missa do Galo naquela igreja linda de lá. Bom, este ano vamos somente eu e meu marido passar o Natal em Ushuaia. Aí vim pesquisar uma dica para ceia na noite de Natal, já que vamos chegar lá no dia 24 à tarde, queremos ter um lugar já definido de saída. Riq e cia, qual a boa para o Natal no fim do mundo?!

    Atenção Antonio! Vamos repetir o que Angela escreveu:
    “Já passei o Natal 3 vezes em Foz do Iguaçu, duas no Mabu Termas e uma no Bourbon. O Mabu foi mais animado, a ceia foi melhor, tem presente p/ todo mundo (fotografia tirada na entrada da ceia é entregue em porta retrato no dia seguinte), Papai Noel para a criançada, banda, realmente foi muito bom. Nossa família é grande, fomos em 25 pessoas, fizemos amigo secreto, enfim, uma super festa de Natal sem se preocupar com nada.”

eu tambem ja passei o Natal com minha familia num Hotel e foi otimo. Sem arvore, sem muitos presentes, só nós e muitas horas de conversa. Nós fomos um dia antes no mercado e compramos um monte de comida tipo aperitivo, arrumos tudo no quarto e passamos o natal “mais familia” que tivemos! otimo!

Eu acho que qdo a família é pequena e ñ dá prá cacifar uma viagem, uma ceia em hotel é uma boa opção. Aqui no Rio, sempre há turistas que tb ñ tem o que fazer e acabam indo ceiar no htl. O preço é um pouco salgado, mas vale a pena, pois acaba virando uma grande festa, e a comida tem sempre algo de interessante. Ano passado, encontrei a Meilin na ceia do Natal num htl na Av. Atlântica.
Lu

Eu nunca dei bola pra natal, quando criança, porque passava sempre com uma parte da família que não era exatamente o melhor exemplo dos valores celebrados em tal data, hehe… Já adolescente, em 95, meus pais inventaram de passar o natal fora e acabamos no…Paraguai! No tal do Yatch & Golf,Casino, Exportacion, Importacion e etc Paraguayo, pertinho de Assuncion e voando…American Airlines! Guarulhos-Silvio Pettirossi nonstop, num tag on que existia na época 🙂 Soa programa de índio, é quase programa de índio, mas era um lugar bacana e o único detalhe é que passamos o natal propriamente dito no quarto, porque meu pai estava de cama com insolação depois de passar o dia no campo de golfe. Um ano depois passamos em Nova York e jantamos com outra família de amigos que encontramos na cidade por acaso em um restaurante do SoHo e só. E em 2000, passei sozinho em Sydney, por pura preguiça de descobrir o que meus amigos que moravam lá iam fazer. Larguei o celularzinho alugado no silencioso, ignorei os programas, pedi um monte de comida, duas garrafas de Penfolds e dormi na minha manjedoura king size sem arrependimentos. Desse ano em diante eu já não morava na casa dos meus pais e desde então meu programa de natal tem sido me convidar pra casa de amigos, coisa que vou fazer novamente este ano porque a minha futura esposa vai viajar com os pais e meu trabalho vai me segurar por aqui. Abs Riq

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito