Newtown: o bairro meio hippie, meio hipster de Sydney
Numa nota de rodapé desses guias locais que sempre recebemos, vi um texto que me chamou a atenção: “o coração de Inner West, Newtown é a essência da cultura hippie, vintage-hipster”. Pronto, essa descrição e vários adjetivos que seguiram a chamada foram suficientes para me levarem até esse lado mais criativo e alternativo de Sydney.
Sem um roteiro predeterminado, me joguei pelas ruas do bairro e caí nas graças dessa boa surpresa. Newtown é realmente o epicentro de um novo movimento criativo-cultural de Sydney e essa energia se reflete principalmente ao longo da King Street, a rua principal cheia de brechós, cabeleireiros, cosméticos vegies, designers locais, livrarias, lojas de vinil, pôsteres e um bocado de artigos vintage e divertidos.
O bairro lembra um pouco a região do Shoreditch em Londres ou Hayes Valley em San Francisco e é um bom contraponto ao Central Business District (CBD) e Darling Harbour, as versões mais “certinhas” da cidade. Lá você vai encontrar um misto de comércio independente e não convencional, várias galerias de arte e muita arte na rua.
- Quer garantir o seu passeio? Reserve um passeio em Newtown com a Viator.
Newtown combina muito bem com um roteiro de final de dia acompanhado por um jantar diferente ou uma esticadinha em um dos bares do bairro boêmio. O ponto de partida é a estação de Newtown – não tem como se perder, logo de cara você verá a King Street e aí a magia descolada logo acontece.
Aí vão alguns dos meus achados favoritos na King Street:
- Octopus Design (260 King St, tel. 2/9565-4688), artigos bem-humorados e diferentes para quem está decorando ou buscando um presente original.
- Bodchi Books & Gifts (375 King St, tel. 02/9519-8890), uma coleção interessante de livros e acessórios para o bem-estar.
- Blue Dog Posters (311 King St, tel. 1300-781-002), para qualquer fã de cultura pop não botar defeito, a loja tem os mais variados tipos de pôster e quadros da nossa vida cotidiana.
- All Buttons Great and Small (419A King St, tel. 2/9550-1782), para curiosos ou costureiros de final de semana, esse endereço é um pequeno paraíso dos botões.
- The Cosmetic Kitchen (397 King St, tel. 2/9550-1709), ótima marca australiana para quem é alérgico ou procura por cosméticos mais naturais e sem tantos aditivos.
- The Social Outfit (353 King St), a grife produz roupas e acessórios de maneira sustentável e tem uma proposta de integração com a comunidade local bem interessante.
Todas as lojas abrem depois das 10 horas e costumam fechar entre as 19 e 20 horas, dependendo do dia da semana.
E ao som animado do garçom cantando “Stand By Me”, me despedi do bairro com aquela sensação boa de encontrar algo novo pelo caminho.
Onde comer em Newtown?
Logo de cara você encontrará uma infinidade de bares, cafés e restaurantes bem autênticos que passam longe de franquias que pipocam nos quatro cantos. Tem de tudo: desde restaurantes étnicos, hambúrguer com bata-frita, sushis, cafés e até endereços especializado em lentilhas.
Aí vão algumas escolhas certeiras: Miss Peaches (201 Missenden Rd, tel. 2/9557-7280. Horário: de quarta a domingo das 17h à 0h), comida do sul dos EUA, trilha sonora anos 60, clima de pub-bar; Bread & Circus (21 Fountain St, tel. 418-214-425. Horário: todos os dias das 7h às 15h), simpático café para lanches rápidos ou café da manhã; Mary’s (6 Mary St. Horário: de segunda a quinta das 16h à 0h e de sexta a domingo das 12h à 0h), uma combinação de hambúrguer com diferentes drinks; Sixpenny (83 Percival Rd, tel. 2/9572-66665. Horário: jantar – de quarta a domingo das 18h às 23h. Abre para o almoço aos sábados e domingos), alta gastronomia de jovens chefs australianos.
Para quem gosta desse movimento de microcervejarias, a Young Henrys (D & E, 76 Wilford St. Tel: 2/9519-0048. Horário: todos os dias 10h às 19h, exceto domingo abre das 12h às 19h) não pode faltar no roteiro. Fundada por garotos aficionados por lúpulo e cevada, a casa oferece todos os dias às 16h uma degustação dos seus principais rótulos. A entrada é por um portão nos fundos perto do estacionamento, não pense que você foi parar no lugar errado.
Como chegar em Newtown?
É muito fácil utilizar o transporte público em Sydney, todos os pontos de parada são sinalizados com as linhas e horários fixos dos ônibus. Para chegar em Newtown, basta seguir da estação central, na Praça Railway, com as linhas N40 ou 428 ou de metrô, com linha T2 (Airport, Inner West & South) no sentido Homebush via Strathfield, desça na estação Newtown.
Onde ficar em Newtown?
As opções de hospedagens em Newtown são um pouco limitadas, mas se você quiser aproveitar esse clima diferente da região, o The Urban Newtown é muito bem resenhado no Booking e tem um ar todo moderninho que combina bem com o bairro.
Natalie viajou a convite do Turismo da Austrália.
Leia mais:
- Onde comer em Sydney: de comidinhas a boas mesas (sem esquecer vinhos e cervejas)
- Sydney: um passeio por Bondi Beach, a praia que é a cara da Austrália
- Manly Beach, a praia do piquenique em Sydney
- QT Sydney: um hotel feito para o Instagram
- Bastidores da Ópera de Sydney: uma aula de arte e arquitetura
- Sydney: 3 experiências imperdíveis
- Hunter Valley: o vale dos vinhedos pertinho de Sydney
1 comentário
Fiquei em Newtown recentemente, numa viagem a trabalho combinada com lazer. O hotel The Urban Newtown e’ otimo, nao tenho reclamacoes. As pessoas sao super prestativas. Do lado tem um restaurante italiano fantastico, mas nao lembro o nome.