Não procure um lugar em outro!
Um dos erros mais comuns em viagem é a gente ir para um lugar novo, mas procurando o conhecido. Ninguém está livre de passar por isso. Eu mesmo relatei há pouco como só fui entender Santiago depois que parei de procurar por lá as coisas de que gosto em Buenos Aires.
O Brasil, o mundo e a nossa curiosidade são grandes, então é natural querer sempre viajar para um lugar diferente. O jeito mais eficaz de não cair na síndrome do procurar-um-lugar-no-outro é não viajar a um lugar só porque você “não conhece ainda”. Vá a esse lugar porque você quer ver/experimentar tal, tal e tal coisas — de preferência, coisas que só existam naquele lugar. Quando você vai a um lugar novo só para aumentar o número dos lugares onde você já foi, o risco de decepção aumenta.
Isso é ainda mais comum nas viagens que não são propriamente “turísticas”, mas de descanso e recarregamento de baterias. Muita gente se dá muito bem com uma praia, um hotel, um resort — mas em vez de voltar e aproveitar de novo o que já foi testado e aprovado, não: encasqueta que precisa sempre ir a uma praia, um hotel ou um resort diferente. E então se arrepende porque não encontrou aquilo que havia no outro lugar.
Quantas vezes me perguntam aqui: ah, mas será que a piscina/animação/comida/praia do resort xis vão ser tão boas quanto as do resort ípsilon, de que gostamos muito? E eu sempre respondo: não há lei que obrigue ninguém a tirar férias cada vez num resort/hotel/praia diferente. Se você gosta muito de um lugar, experimente repetir. Hóspedes freqüentes são mais bem tratados — é fato.
E se você quiser mesmo trocar de lugar, siga a dica lá de cima: escolha não porque você “ainda não conhece”, mas porque você ficou muito interessado nessa, naquela e naquela outra coisa que parece haver lá (e não no lugar aonde você já foi).
Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire
70 comentários
Riq,que lugar é esse da foto ??? E c/que máquina vc tirou?
Foi Noronha, em outubro, num dia de swell no Sancho. A câmera era a Canon Rebel imediatamente anterior a essa, a que me roubaram em Buenos Aires 🙁
Show de bola!!! E de técnica tb!!
Bjs,
Lu
Eu sempre voltei aos lugares que gostei porque viajo mais para descansar do que para colecionar destinos. Acabei de voltar de Bento Gonçalves e já estou planejando voltar no inverno. Claro que nada impede de conhecer um lugar novo, mas repetir o que foi bom é diversão garantida. Não importo a mínima com a pergunta de sempre: “Mas você vai de novo para XXY?”…rs Eu simplesmente amo e tenho saudade de todas as minhas viagens, repetidas ou não!
Disse tudo! Eu mesmo adoro repetir lugares, tenho vontade de conhecer lugares novos também, mas ultimamente ( últimos 4 anos) tenho sempre voltado a lugares que já conheço e sempre tenho descoberto coisas maravilhosas. Daqui a um tempo volto a procurar novos lugares, prefiro conhecer a fundo os lugares a fazer volume só pra dizer pros outros. O que importa é a minha diversão numa viagem.
Preciso descobrir o mundo, mas já tenho um lugar pra chamar de “meu”= BsAs.
vantagens; ser próximo no Rj,
ser barato,
não precisar de muitos dias pra curtir,
não precisar de visto e
conseguir ir com milhas.
Mas preciso dizer que o que torna minhas viagens maravilhosas é meu marido: somos parceiros, aventureiros, rimos sempre dor furos e gafes, conseguimos amar a simplicidade e o melhor é que adoramos andar e andar!!!
Não tem erro: sempre gostamos de todos os lugares que vamos, pois estamos juntos e conseguimos nos divertir sempre.
Esta Charada é “resolvida”, tira férias e a gente fica “Boiando”.
Bom gosto mesmo é de lugares novos, mesmo nos velhos destinos …..
por isso recarrego as baterias em uma única praia
por falar nisso, pilhas novas para 2011!
eu sei que já se foram alguns dias, mas FELIZ 2011 pro riq e pra tripulação!
Essa de procurar um lugar em outro realmente é muito comum, muitos turista quando chegam aqui em Morro de São Paulo ( sul da Bahia), buscam alguma coisa de outra ilha (Muitas vezes algo como Fernando de Noronha), mas cada lugar tem sua peculiaridade e o segredo é se deixar levar e de preferência ser bem agenciado naquilo que busca. Então quem quiser conhecer Morro de São Paulo, Itacaré, Salvador, não deixe de visitar o site http://www.morrodesaopaulobrasil.com.br ou https://www.morrodesaopaulo.travel/, que terá uma noção exata de tudo aquilo que essa região da Bahia pode te oferecer. Abraços a todos. Marcus Lessa ([email protected])
Sábias palavras, “Não procure um lugar em outro!”, muito bom seu texto e de tão interessante, irei aplicar estes princípios tbm com relação às pessoas: Não procure uma pessoa em outra…rs
Riq, concordo c/tudo!!!
Mas queria mesmo saber onde vc tirou essa foto? Está bárbara!!! Bjs,
Lu
Concordo em gênero, número e grau!! Já fiz umas viagens que eu quis ir pq não conheci o local e fiquei fula da vida no decorrer dos dias.
Meu marido fala pra mim: por que tanto Paris? Tadinho, mas é pq lá eu sei que não vai ter erro pra mim (e nem para ele) e sempre vamos ver ou fazer coisas novas.
Confesso que de uns tempos está cada vez maior a vontade de conhecer a Tailândia. Não seria um lugar que eu iria só pq não conheço, mas é mais por curiosidade mesmo, para ter contato com o diferente e acredito que daquia uns meses, estarei pronta: de coração e alma abertos para essa aventura. =D
Bjs,
Manddy – https://tourdubaiguide.blogspot.com