Multa no exterior: você já levou?
Nesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳
Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.
Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.
Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?
Obrigado!
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – melhores preços no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Trânsfers e passeios – escolha com a Easy Travel Shop
- Trânsfers e passeios no exterior – escolha com a Viator
296 comentários
Fui multado justamente em Los Angeles. Após 48 hs, já era possível pagar pela internet, o que foi feito. A diferença é que estacionei avançando um pouco a red line dos bombeiros. Sinceramente na ocasião não percebi. E tudo se resolveu assim.
Estou desesperada!
Fiz uma conversão indevida em Los Angeles no meu primeiro dia e fui parada por um guarda, que me deu uma notificação para comparecimento em tribunal. O xis da questão é que já voltei para o Brasil e a data para o comparecimento é 29/maio/2013.
O que faço?
Onde consigo ajuda para resolver esta questão sem ficar com a ‘ficha suja’ nos EUA?
Obrigada!
Olá, Fernanda! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Fernanda, não posso responder com certeza, mas ouvi dizer que nos EUA, quando alguém recebe uma multa, sempre vem com um dia marcado para comparecer no tribunal para o caso da pessoa achar uqe a cobrança da multa é indevida. Se vc achar a multa injusta e quiser provar isso, é só comparecer nesse dia marcado e se justificar. Caso o juiz (ou sei lá quem) concorde com vc, o guarda paga a multa (!). Meu sogro morou em LA no início dos anos 90 e me contou que era assim. Não sei se continua nesse esquema, mas acho que não há motivo para se preocupar.
Fernanda
O que a Paola falou é como acontece no estado de NJ e NY. Eu tomei uma multa (na verdade 2) em Fort Lee em New Jersey ano passado andando de bicicleta e foi assim: para eu contestar a multa eu deveria ir na corte em Fort Lee – se me lembro corretamente por volta das 16:00h – mas se estivesse “de acordo” (eu nao estava, o policial abusou so poder na ocasiao – https://walkbikejersey.blogspot.com/2012/06/fort-lee-police-ticketing-cyclists-for.html).
Como eu perderia um dia de trabalho para ir à uma corte e talvez não ganhar o caso ou se estivesse muito cheio ser re-agendado para outro dia paguei a multa e não fui à corte e fiquei uns $125 mais pobre 🙁
Por uma busca rapida que fiz no google, em CA é a mesma coisa, a não ser que fosse algo realmente sério (como DUI – Drive under influence, ou seja dirigir alcolizado) acredito que basta você pagar.
Mas acredito que a Maryanne do Hotel Californa seja a a pessoal mais indicada para dizer se as leis da California são como as de NY e NJ.
Oi. Fomos multados por passar direto no pedagio. Nao vimos que teríamos que sair da rodovia pra pagar, como o carro era alugado, a multa foi para locadora, que nos cobrou (com juros) no cartão de credito que usamos pra alugar o carro. Simples!
Até onde sei, a ida ao tribunal é pra vc “se defender” da multa. Com o não comparecimento vc perde a defesa e tem que pagar a multa (pela internet com o cartão de credito). É só isso. Pode retornar aos States numa boa e estará dêndalei!
Vou para Orlando(Disney)em setembro.Preciso ter carteira de motorista internacional?
Olá, Fabio! Não precisa não.
É sempre bom ter, é burrice não ter.
Oi Fernanda
Eu levei uma multa por passar direto em um pedágio na Califórnia. Porém não me dei conta disso até chegar a cobrança 1 ano depois no meu cartão de crédito via locadora do carro. Liguei para a locadora do carro e descobri o que era aquela cobrança 1 ano depois que estivemos lá! Acredito que você não vai ficar com ficha suja! Eles têm como localizar os seus dados pela locadora do carro. Pode ter certeza que não vão deixar passar em branco essa cobrança! Se até na Itália eles estão dando um jeito de fazer as multas chegarem aqui no Brasil, nos Eua então nem se fala…
Pois é…..8 meses depois chegou aqui em casa a multa de Firenze, por trafegar em via de transporte publico.
Não entendi, porque achei que ja haviamos pago quando a Europcar debitou no cartão credito.., mas após ler os comentarios entendi que só agora vou pagar a multa de 100 Euros…. e que antes era a taxa da Europcar para mandar nossos dados para a prefeitura…
Só para complementar a notificaçao é da Prefeitura de Firenze e chegou em portugues e italiano, bem explicadinha…
Boa sorte!
Viajamos com minha familia,em setembro2012 alugamos carro 1 na Hertz e outro na Avis,da Hertz recebemos uma multa por andar em local restrito e na Avis nada de multas,recebi em minha casa para pagar a multa da Comuna de Pistoia da nome do banco, numero da conta,etc.Como tenho cidadania italiana vou ter problemas no futuro?????A Hertz ja cobrou a multa no cartão de credito E92,00 mais 42,35 de taxas,que esses italianos querem mais?????Nem quero ir no Consulado porque sem fazer nada eles tratam a gente feito cachorro,imagina infringindo a lei!!!!!!
Olá, Elizabeth! Veja os relatos anteriores dos leitores!
Elizabeth
Se já cobraram no seu cartão de crédito acredito que você está em dia! Não tem que pagar mais nada!
O Consulado aqui de Porto Alegre não está se envolvendo nessa parte de multas. Não sabem me informar se eu terei problemas ao retornar ao país caso não pague essas multas. Eu também tenho cidadania, mas acho que vou entrar com o passaporte brasileiro na próxima!
Atualizando meu comentário de 2013! Voltei a Itália em Outubro de 2013 e não aconteceu nada. Mas não aluguei carro dessa vez. Porém essa semana recebi novas notificações e o valor das 5 multas já está em 296 Euros cada!
Oi, Ricardo. Peço sua ajuda pois estou perdida.Viajamos pela Provença em julho de 2012 e recebemos uma multa aqui há pouco tempo. Entrei no site que aparece no verso da multa, lancei o n* da mesma e aparece que está fora do prazo e há acrescimos. Não consigo pagar com cartão, não sei quanto tenho que pagar e meu francês não é lá estas coisas.Não encontrei um caminho pelo site. HEEEEEELP!!!!!!!!!!!!!!
Olá, Nereida! O site não indica qualquer forma de contato? Escreva em inglês, se o francês não ajudar.
Eu e minhas amigas levamos uma multa na California por estacionar na rua sem pagar. Recebemos um papel porem perdemos. O valor era de 53,00 dolares a ser pago dentro de 21 dias. Ja passou o tempo e ainda nao pagamos porque nao saber oque fazer. Alguma dica? Alugamos o carro na Avis, alguem sabe se eles descontam do cartao de credito ou eles nem avisam e a multa fica aumentando. Nos ajudem!!!
Olá, Beatrice! Entre em contato com a Avis para saber como proceder.
Oi Beatrice. Estive na California agora em Setembro, levei uma multa pelo mesmo motivo. Quando fui devolver o carro na Avis, a atendente me disse que eles não se responsabilizam pela multa, que eu poderia entrar no site informado na multa e realizar o pagamento. Porém quando fui fazer isso, percebi que não tinha site nenhum na multa, e também não consegui contato pelos telefones. Achei o site do CALIFORNIA DEPARTMENT OF PARKS AND RECREATION, mas não consigo localizar a multa no sistema, então mandei um email pedindo orientações e estou aguardando uma resposta.
Você teve algum retorno da Avis quanto à sua multa?
Obrigado, Laís
Olá, bom dia!
Estou bastante inconformado com a indústria de multas Italiana. Tomei mais multas na Itália em 20 dias do que em 28 anos de carta. Foram 2 em Firenze, no check-in e check-out em frente ao Hotel na vaga delimitada por eles e me disseram que iriam passar a placa do carro para prefeitura, 1 em Pisa, esta eu reconheço, cheguei 15 minutos mais trade no parquimetro e 3 em Bolonha não sei absolutamente porque, uma delas quatro minutos após a outra. Isso porque fiquei na cidade apenas por 3 horas, pois para desviar do trânsito na estrada eu resolvi visitar a cidade. Enfim, o país é maravilhoso, mas nunca mais alugo carro na Itália.
O que eu gostaria de saber é : se eu contestar uma multa e houver ganho de causa, a locadora devolverá o dinheiro da taxa administrativa? no meu caso a empresa é a Europcar e a taxa é de E$ 40,00 por evento. (Alías, um absurdo!)
Pessoal, li os comentários sobre multas na Itália. Recebi há alguns dias uma notificação de uma multa em Florença por entrar numa ZTL da ‘Polizia Municipale’. Ali fala da hora e local que fui multado e coloca que devo pagar EUR76 da multa mais EUR 26 por despesas procedimentais. Mas não identifica como pagar. Nem site, link, ou algo do tipo.
Alguém que já levou multa semelhante recebeu essa notificação e depois a multa ou já veio a multa com instruções de pagamento ?
Abs,
Leandro
Olá, Leandro! Uma leitora levou multa em Florença e as instruções vinham na própria correspondência. Veja na primeira página de comentários:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/multa-no-exterior-voce-ja-levou/comment-page-1/#comments
Pois é Boia, eu já havia lido e foi o comentário que me gerou a dúvida. Só recebi a notificação com o valor mas sem nenhuma instrução de como pagar, como um email, link, código ou semelhante.
Leandro
Olá, Leandro! Pois é, esse post foi criado justamente para a gente tentar descobrir todos os macetes, porque não sabemos.
Dê uma olhadinha desde a página anterior de comentários, de repente tem algum caso como o seu:
https://www.viajenaviagem.com/2011/10/multa-no-exterior-voce-ja-levou/comment-page-1/#comments
Olá!
Eu já fui multada na Alemanha (excesso de velocidade em estradas secundárias, quando você está tranquilamente a 70km/hora olhando a paisagem e não se dá conta de que, por causa de uma meia dúzia de casas na beira da estrada, a velocidade máxima caiu para 50km/hora) e as multas foram cobradas pela Sixt no cartão de crédito. Normalmente custam uns EUR15 e o débito acontece um mês ou dois, no máximo (sem contar que pelo flash da câmera você já sabe que o pode esperar…).
Minha “diversão” ultimamente têm sido as multas na Itália… Estivemos em Roma no começo de janeiro e um único dia decidimos alugar um carro para dar uma circulada pelo Trastevere. Que ideia infeliz!!!
Em junho a Sixt debitou uns EUR42 no nosso cartão de crédito, que julgamos fosse uma multa. Achamos um pouco salgado o valor, mas não contestamos o débito. Ontem meu marido recebeu as multas propriamente ditas. Duas, de cerca de EUR120 cada. Como eu ainda não vi os documentos, não sei de que tipo de infração se trata, mas suspeito que seja por trafegar na zona de tráfego restrito.
Como decidimos alugar o carro meio que na última hora, não nos preocupamos em fazer uma pesquisa sobre cuidados especiais para circular em Roma, coisa que, se tivéssemos feito, certamente nos faria desistir da empreitada. Isto porque todo o centro histório de Roma é zona de tráfego restrito, e também partes do Trastevere…
Duas coisas me deixam chateadas nesta história (fora o estar chateada comigo mesmo por não ter sido mais diligente):
1) o pessoal da locadora deve estar careca de saber que turistas levam esse tipo de multa e não se dá o menor trabalho de fazer um alerta. Obviamente as taxas administrativas que eles cobram depois para informar os nossos dados para a autoridade de trânsito são uma fonte importante de receitas… e
2) as próprias cidades que cobram esse tipo de multa exageram na dose, porque as multas são caras (EUR100 para mais) e não têm limitação de número. Se você resolver fazer uma volta na quadra e naquela quadra estiver instalada uma câmera, você vai tomar a mesma multa duas vezes. Acho que o raciocínio das multas por furar o rodízio em SP, por exemplo, é mais honesto: você toma uma multa por dia que furar o rodízio e não várias, a depender de quantas vezes vocês passou na frente de uma câmera… Anyway, certamente as multas também são uma boa fonte de receitas para esses municípios.
Sobre pagar ou não, não sei quais podem ser as consequencias do não pagamento, mas eu confesso que tendo a pagar e meu marido tende a não querer fazer isso…
Como, no entanto, ontem recebemos o que deve ser a notificação não oficial (sem correio registrado) e como o prazo de 360 dias da infração está quase aí (final de dezembro), estou considerando a hipótese de esperar para ver se a notificação oficial (que vem por carta registrada) vai ser postada na Itália antes do prazo de 360 dias se esgotar.
Dois problemas com essa abordagem:
1) há muita discussão sobre se o prazo de 360 dias começa a contar da data da infração ou da data em que a autoridade de trânsito recebe os dados de identificação do condutor da locadora. Eu até já localizei uma sentença da Corte Constitucional Italiana (sentença 198 de 1996) que trata do assunto, mas como meu italiano é sofrível ainda não consegui chegar a uma conclusão satisfatória;
2) se a notificação oficial for postada na Itália antes do fim deste mês, eu vou acabar tendo que pagar as multas já em valor mais alto (parece que dobram entre uma e outra notificações).
De todo modo, vou mantê-los informados sobre o desenrolar do assunto…
Estive na Itália em set/11 e agora estou recebendo as multas de Pisa e Lucca. Antes disto, eu já havia sido cobrado pela Hertz sobre as despesas administrativas das mesmas.
As multas não são nem um pouco baratas EU$ 199….
A causa, foi a mesma que os demais aqui, ou seja, falta de informação.
Enfim, gostaria de entender as implicações do não pagamento.
Com base nas informações irei tomar minha decisão.
Agradeço se alguém puder compartilhar qq informação.
OBriagdo.
Oi Andre,
Também voltei da Italia em final de março e já chegaram 6 multas para mim. Consegui cancelar o valor do cartão. Vieram notificações através do carteiro que neguei receber e não estou a fim de pagar, mesmo porque 4 delas foram em Florença em um estacionamento que o recepcionista me informou que era free. E outras 2 de lugares que não podia circular. Um absurdo isso sendo que ninguém da locadora mencionou nada. Você pagou as suas? Abs