Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionar

Nesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

296 comentários

Ola boa tarde,
Em 2018 fiz uma viagem para Europa e peguei multa de radar na Espanha e na França.
A empresa locadora de carro fez a cobrança da taxa administrativa a qual foi paga imediatamente.
No entanto, as duas multas nunca chegaram ao meu endereço no Brasil.
Vou retornar novamente a Europa em 2024, terei algum problema?
Atenciosamente,
Livia

Ola em 2017 tive em Italia e fui multada
Nunca paguei a multa
Agora Tenho viagem programada brevemente, Sera que quando passar no aéroporto eles vao ver que NAO paguei
Obrigada pelas vossas respostas
Lucia Ferreira

    Olá Lucia. Estou na mesma situação de multa de trânsito não paga na Italia.
    Vi seu post e gostaria de saber se houve alguma consequência na sua volta à Italia.

    Olá. Estou na mesma situação. Você conseguiu entrar na Itália novamente?

    Ola estive em Italia Roma no ano passado e não houve nenhum problema, ninguem perguntou nada , passei tranquila no aeroporto.. e nunca paguei a multa..

Olá, boa tarde!

Queria poder tirar um duvida com vocês… Meu chefe viajou recentemente para a Croacia, levou uma multa de trânsito la, a multa chegou aqui no Brasil.
A infração foi apurada por um medidor de velocidade LASERCAM 4 no assentamento no trecho da via onde o limite de velocidade é de 50 km/h. A velocidade medida do veículo foi de 87 km/h, que menos a diferença sigmóide é de 77 km/h, o que significa que a velocidade permitida foi ultrapassada em 27 km/h.
Tem a opção de inserir o código (*********) no site https://eprekrsaji.mup.hr – Por envio de e-mail para o endereço de e-mail: [email protected].

Mas o código está dando erro.
Teria outra opção, alguém saberia me informar?

Tomei uma multa em Genebra, 40 euros por estacionar sem pagar o parquímetro (não tinha euros ou francos em moeda ainda, tinha acabado de chegar), na devolução do carro na locadora fui informada de que poderia pagar com cartão, mas na prática foi mais complicado, tentei ajuda pelo consulado mas me disseram pra mandar email para o órgão que emitiu a multa ( [email protected] ), ele responderam 1 dia depois com o código ( que era uma parte do que estava na multa mas era impossível saber a sequência correta sem o email) e o site correto, pq no verso da multa tinha o site mas estava com endereço incorreto (invertido). Lancei o código e em seguida a placa, no fim deu certo.

Estive na Italia em agosto de 2019 e alugamos um carro. Ontem, dia 25/11/2020 recebi 2 notificaçãoes de multa por trafegar em area restrita sem autorização. Ocorre que a segunda multa tem placa de carro diferente e a infração ocorre 1 (um) segundo após a outra, na mesma data e no mesmo local. Como é possivel?
Como recorrer disso se os endereços constantes no verso das notificações para enviar o recurso são diferentes daqueles que obtive na internet? será fraude?

Fomos multados em Lucca, já pagamos duas taxas no cartão de crédito (cobrança veio automática), agora chegou uma carta de cobrança em inglês da comuna. Essa multa é por não ter colocado o ticket no estacionamento, só que colocamos e a multa ocorreu no tempo de validade do ticket. A multa é injusta! Não deveria existir! Tenho como provar! O que fazer?

    Olá Fátima. Eu acabei de voltar da Itália e também ganhei um multa injusta, mas a minha foi em transporte publico. No meu caso vi na multa que tem um e-mail para recorrer. Estou pensando o que fazer. Daí vi seu comentário e fiquei curiosa se conseguiu resolver seu caso, se a justiça italiana é justa, avalia os fatos quando recorremos, ou não querem nem saber, só fabrica de multa como no Brasil?

Bom dia, pessoal! Bom eu estava passeando pela internet e vi que por aqui talvez alguém possa me ajudar!!!
Acontece resumidamente que, estive no Chile por us dez dias e nesse período aluguei um carro na O’Clock, somente para andar nas redondezas de Santiago e ir ao máximo para o litoral, visitando Valparaiso e Viña del Mar, isso, passeando muito daria no máximo uns 400Km / 500Km… acontece que fui notificado uma semana depois de meu retorno com uma suposta multa que teria acontecido em Puerto Montt, que fica a uns 1.000Km de Santiago, então eu teria que ter andado pelo menos 2.000Km (1000Km ida + 1000Km volta) para poder estar naquele lugar. Passei todos esses dados para a locadora, tirei o relatório dos TAGs mostrando que eu não estava naquele lugar, porém mesmo assim lançaram o valor da multa (agora R$ 680,00) no meu cartão de crédito… antes de consultar um advogado pra me ajudar nesse caso, que sei que será meio desgastante… eu gostaria de saber se alguém tem ideia do caminho correto a seguir, com quem falar, ou quem pode auxiliar nesses casos… grande abraço à todos! E já agradeço a atenção.

    Olá, Sergio! Você pode tentar bloquear a cobrança junto ao seu cartão de crédito. Se você não alugou esse carro por intermédio de alguma agência brasileira ou de um site com escritório no Brasil você não vai ter sucesso por vias judiciais, infelizmente.

levei uma multa na argentina em 20.12.19 por ausencia de extintor, no valor de R$ 63. nao paguei e sai por buenos aires de balsa, e a multa foi apos puerto iguazu. lendo o tratado do mercosul, nao existe possibilidade de ter extintor, pois no brasil ele não é exigivel, nao paguei e nem vou pagar, sai sem problemas. se vier para cá, recorro.

Querem saber uma grande verdade, a Itália tem um sistema de trânsito terrível, placas que mais parecem um jornal de você ter que parar o carro para ler, vários tipos de faixas pintadas com cores e significados diferentes, um tal de Varco Ativo que são câmeras para te pegarem entrando em vias onde só morador tem acesso, agentes de trânsito mal educados e provocativos, motoristas sem paciência e educação, moradores que fazem questão de te passar informação errada para você levar multa. Resumindo, não alugue um carro na Itália, pegue um táxi que vai sair mais barato. Depois não reclama que não foi avisado!

Bom dia , eu moro na Bélgica e acabei de ser multada por entrar numa via com sentido proibido. Normalmente esta via não é sentido proibido e como esta em obras colocaram . Como o meu trabalho ficava a cerca de 20 metros eu acabei por ir. Infelizmente os agentes mandaram-me parar . O senhor agente foi bastante desagradável, recusou tentar falar comigo , não me deixou explicar que o meu trabalho era mesmo onde ele me fez a paragem , nem sequer me deixou explicar que sou nova neste país e que não conhecia outros caminhos alternativos. Neste momento estou preocupada com os valor desta multa e em relação a carta de condução. Não sei se poderei recorrer a alguma coisa

    Anabela,
    você conseguiu pagar a multa? Pode me ajudar, recebi a multa no Brasil, mas não sei como recorrer e mesmo como pagar. Agradeço se puder me ajudar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito