Morro de surpresa: o calçamento ficou bom
No fim do ano passado, quando vi pela primeira vez uma foto da pracinha de Morro de São Paulo toda calçada, com lajotas tapando a areia, pensei: acabou de acabar. R.I.P. Morro de São Paulo. Ruazinhas de areia faziam parte do DNA da ilha, e mudar isso seria o sacrilégio final.
Qual não foi a minha surpresa, semana retrasada, ao pôr minhas Havaianas pela primeira vez sobre o novo piso do Morro e… achar que ficou mó ajeitadinho.
Não, a reforma não foi de mau gosto. E sim, a qualificação urbana é um direito humano
Fui deslizando minha maleta de quadro rodinhas ladeira abaixo pelo piso lisinho e, se tivesse alguma dúvida de que estava gostando do resultado, um trechinho de 50 metros não-urbanizados, logo antes da escadaria da Segunda Praia, me convenceria de que o calçamento veio para o bem de todos. Aquele trechinho de areião é um souvenir da Morro antiga — um equivalente ao pedaço do Muro de Berlim que preservaram sem derrubar.
A Segunda Praia me aguardava com mais (boas) surpresas.
Uma passarela de madeira (igualmente própria à rolagem de maletas) faz as vezes de calçadão. Os restaurantes aproveitaram a larguíssima faixa de areia para instalar mesas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite.
A calçada da Terceira Praia — primeira obra de requalificação urbana da ilha — também continua bonitona (não sei se mexeram) e tem agüentado firme as maiores marés.
Claro que os pioneiros e saudosistas dirão que a Morro de São Paulo que eles conheceram acabou. E têm razão. Só que não acabou agora, com as obras. Aquela Morro acabou quando foi descoberta. Num primeiro momento, a ilha não soube administrar o crescimento, e ficou à beira da favelização. Mas a decadência foi revertida e, se Morro não é mais o que era, pelo menos continua a ser um destino de praia com personalidade própria. A ilha tomou um banho de loja à la Praia do Forte, mas não encaretou.
Píer | Segunda Praia
Fiquei feliz de encontrar o lugar lotado de argentinos e italianos. E de ver preços camaradas nos bares e restaurantes — dá para comer picanha ou camarão por 25 ou 30 reais por pessoa; é difícil uma caipiroska que custe mais de R$ 10. É uma beleza perceber o turismo independente funcionando a milhão: meios de hospedagem pequenos, gringos e brasileiros desempacotados, transporte fácil, passeios compráveis na hora.
Talvez Morro de São Paulo não seja mais a sua praia. Mas é a praia de muita gente que adora. Eu curti
Leia mais:
- Miniguia de praias: Costa do Dendê
- Morro de São Paulo e Boipeba mais perto: Azul agora voa a Valença
- Mais uma maneira de chegar a Boipeba
98 comentários
Lugar fantástico! Um clima descontraído e mágico! Viajei para lá com meu marido em agosto/2013. Choveu todos os dias pela manhã e à noite ou madrugada, mas conseguimos aproveitar mesmo assim! Acho que fora da época das chuvas deve ser melhor… mas fez calor e sol também todos os dias, vimos o pôr do sol na Toca do Morcego e foi maravilhoso! O lugar é bem exótico! Não conheci Morro antes, mas como está, achei perfeito! O que eu gostaria de pontuar para quem está indo pela primeira vez como nós e está de mala média ou grande, vale a pena pagar o “táxi” de carrinho de mão. Ficamos hospedados na segunda praia e foi um suplício carregar a mala até lá. São muitas ladeiras, as ruas tem muitos sobressaltos. Vc chega muito cansado da viagem e com o estômago revirado, fui carregando a mala na chegada e me arrependi amargamente. Para quem está de mochila ou mala pequena bem leve, ok, mas fora isso, não vale a pena. Pagamos vinte reais por duas malas quando fomos embora, e se o carregador me cobrasse cinquenta eu ainda acharia barato… Outra coisa, no passeio de volta à ilha fique atento à tábua das marés e ao horário de saída da lancha, para conseguir aproveitar as piscinas, pois a maré sobe rápido. Prefira ir direto para Moreré, que é muito melhor que Garapuá. E não almoce no restaurante indicado pelo pessoal da lancha em Boca da Barra, a comida é cara e ruim e se vc quiser comer ostras depois, vai ficar sem fome. É melhor pedir um petisco do que comida. Se quiser comer a lagosta do Guido, depois vai ter que encarar uma trilha de 45 min até boca da barra pois a lancha não volta para te buscar, sendo que nos deram duas horas para comer e fazer a trilha. O passeio foi bom, mas achei corrido. Voltaria a Boipeba com mais calma, se o tempo estivesse mais firme.
Em Morro só tem agência bancária do banco do brasil e bradesco, mas todos os lugares que fomos aceitava cartão de débito, alguns crédito, até o passeio de barco eles passavam no cartão. Não há necessidade de levar muito dinheiro, só como reserva para pequenas despesas mesmo… não deixe de conhecer a praia da argila! Foi muito legal! Vá caminhando na maré baixa e almoce em Gamboa, a comida tem um preço melhor do que Morro e estava deliciosa! A volta tem que ser de barco mesmo, a maré enche muito, mas é baratinho. Meu marido amou a tirolesa! Não sei como fica o mar em outra época, mas em agosto, fica muito, mas muito agitado mesmo. Passei muito mal no catamarã. Eu e todo mundo! É mais rápido que o meio mar/ terra, mas foram duas horas e meia dentro da máquina de lavar, com todas aquelas pessoas vomitando em volta, foi terrível. Dois dias depois minha cabeça ainda rodava quando deitava para dormir. Nunca mais vou de catamarã. Voltamos fazendo uma peregrinação por mar / terra, por Itaparica, demorou muito mais, mas foi super tranquilo. Tem o avião monomotor, mas é bem mais caro, uns 300,00 reais por pessoa contra 75,00 dos outros meios. Vai depender do bolso… Compre os passeios lá, tb pagamos mais barato negociando na hora do que pela internet, além de vc ter que verificar a tábua das marés antes do passeio… Lugar mágico! Não tem como não se apaixonar! Morro de saudade!!!
Otimo Boia obrigada. Suas dicas sempre me ajudam e fazem parte de minha viagem
Oi Boia,obrigado. Já olhei o site, realmente tem muitas dicas.
Pensei em ficar uns 5 dias em cada lugar Morro e Itacaré, mais o dia de viagem. Assim vc acha que valerá a pena. Por serem proximas pensei em conhecer os dois. Faria o percurso descendo de Salvador- Morro- Itacaré – ilheus. Será que vale a pena.
Danielle
Olá, Danielle! A combinação é possível e a logística é boa. A permanência em Itacaré vai depender do número e natureza dos passeios que você queira fazer por lá. Reserve um dia para cada passeio que quiser fazer. Caso queira apenas curtir praia, dois ou três dias já valem.
Oi Boia estou querendo ir para Morro em Janeiro com meu marido e 2 filhos de 11 e 13 anos. Gostaria de saber se indica a melhor praia para ficarmos Segunda ou terceira e se há alguma dica de pousadas boas. E gostaria de saber se Itacaré fica perto para ir de morro passar 2 dias e voltar para Salvador.
Obrigada
Olá, Danielle!
De Morro para Itacaré você perde pelo menos meio dia na viagem — é preciso ir de lanha a Valença e lá pegar um ônibus que levará umas 3h a Itacaré. Uma estada de dois dias é muito curta para tanto perrengue.
Leia mais sobre todo esse litoral, incluindo indicações de pousadas:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/
Oi, estou em Morro de São Paulo no início de setembro. Chove muito em setembro? Se puder, responda. A data é de 02 a 10.
Desculpa os erros e obrigado.
Olá, Bale!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
112 é chuva? Não entendi. Se puder ajudar.
Obrigado.
Olá, Bale! Leia o início do texto, os índices estão explicados.
Sim, entendi.
Obrigado.
Boa Noite,
Viajarei de ferias com uma amiga no dia 2 de setembro e ficaremos até dia 15.
Inicialmente pensamos em ficar 8 dias em Morro 5 dias em Salvador, porém uma amiga disse que 8 dias é muito em Morro e que eu deveria incluir no roteiro Praia do Forte.
Alguém tem alguma sugestão de roteiro que inclua estes 3 lugares e qual deveria ir primeiro? Ou vale mais a pena seguir a ideia
inicial (apenas Morro e Salvador)?
Muito obrigada
Olá, Ana Maria! Aqui no Viaje na Viagem entendemos que praia é para descansar, e que não há limite para descanso. Quanto mais tempo num paraíso, melhor… Você entenderá isso quando encontrar a sua praia.
Querendo dividir a sua estada com outras praias da Costa do Dendê, use este guia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/
Querendo combinar com praias ao norte de Salvador, use este:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-salvador-guarajuba-itacimirim-praia-forte-imbassai-sauipe-mangue-seco/
Oi pessoal, tenho uma dúvida. Morro é um lugar legal para mergulho? Se for lá tem alguma operadora de confiança?, tô indo agora nesse feriadão do Papa e estava pensando em fazer um batismo.
Olá, Isabella! Há operadoras de mergulho em Morro, sim. Mergulho (e esportes em geral) não é a nossa especialidade, não saberíamos indicar uma operadora. Procure foruns de mergulhadores.
Ok obrigada! Marquei minha viagem pra lá antes de ver aqui a melhor época para ir, agora acho que vou pegar chuva por lá, mas tá valendo…..rsss
Amigos, Boa Tarde.
Vou sozinho para Morro de São Paulo em Agosto.
Qual a melhor praia para ficar? ou é melhor ficar no Centro?
Obrigado,
Abraços.
Olá, Guilherme!
Leia mais sobre Morro aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/
pessoal fiquei com uma duvida danada rs…
Itacare ou Morro de São Paulo?estou planejando para o inicio de setembro com uma amiga, gostamos de praias calmas e sair a noite! alguem me ajuda?
Olá, Helena! As praias de Morro de São Paulo são mais calmas. Vá a Itacaré se quiser incluir trilhas, rafting e quetais.
Olá, gostaria de saber se em agosto vale a pena ir para morro?
Pretendo ir no dia 02/08/2013 e ficar até 09/08/2013.
Será que chove muito?
Obrigado
Olá, Fernando! Você pode pegar alguma chuva. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/