Morro de surpresa: o calçamento ficou bom

Segunda Praia, Morro de São Paulo

No fim do ano passado, quando vi pela primeira vez uma foto da pracinha de Morro de São Paulo toda calçada, com lajotas tapando a areia, pensei: acabou de acabar. R.I.P. Morro de São Paulo. Ruazinhas de areia faziam parte do DNA da ilha, e mudar isso seria o sacrilégio final.

Morro de São Paulo

Qual não foi a minha surpresa, semana retrasada, ao pôr minhas Havaianas pela primeira vez sobre o novo piso do Morro e… achar que ficou mó ajeitadinho.

Morro de São Paulo

Não, a reforma não foi de mau gosto. E sim, a qualificação urbana é um direito humano :mrgreen:

Fui deslizando minha maleta de quadro rodinhas ladeira abaixo pelo piso lisinho e, se tivesse alguma dúvida de que estava gostando do resultado, um trechinho de 50 metros não-urbanizados, logo antes da escadaria da Segunda Praia, me convenceria de que o calçamento veio para o bem de todos. Aquele trechinho de areião é um souvenir da Morro antiga — um equivalente ao pedaço do Muro de Berlim que preservaram sem derrubar.

Morro de São Paulo

A Segunda Praia me aguardava com mais (boas) surpresas.

Morro de São Paulo

Uma passarela de madeira (igualmente própria à rolagem de maletas) faz as vezes de calçadão. Os restaurantes aproveitaram a larguíssima faixa de areia para instalar mesas sobre a areia, que ficam muito charmosas à noite.

Morro de São Paulo

A calçada da Terceira Praia — primeira obra de requalificação urbana da ilha — também continua bonitona (não sei se mexeram) e tem agüentado firme as maiores marés.

Terceira Praia

Claro que os pioneiros e saudosistas dirão que a Morro de São Paulo que eles conheceram acabou. E têm razão. Só que não acabou agora, com as obras. Aquela Morro acabou quando foi descoberta. Num primeiro momento, a ilha não soube administrar o crescimento, e ficou à beira da favelização. Mas a decadência foi revertida e, se Morro não é mais o que era, pelo menos continua a ser um destino de praia com personalidade própria. A ilha tomou um banho de loja à la Praia do Forte, mas não encaretou.

Morro de São PauloSegunda Praia

Píer | Segunda Praia

Fiquei feliz de encontrar o lugar lotado de argentinos e italianos. E de ver preços camaradas nos bares e restaurantes — dá para comer picanha ou camarão por 25 ou 30 reais por pessoa; é difícil uma caipiroska que custe mais de R$ 10. É uma beleza perceber o turismo independente funcionando a milhão: meios de hospedagem pequenos, gringos e brasileiros desempacotados, transporte fácil, passeios compráveis na hora.

Garapuá


Talvez Morro de São Paulo não seja mais a sua praia. Mas é a praia de muita gente que adora. Eu curti :mrgreen:

Leia mais:

98 comentários

Olá!
Estou com a viagem para Morro marcada agora para o começo de julho… Gostaria de saber se alguém indica alguma empresa confiável que faça os passeios de barco… Me interessei pelo passeio de volta a ilha! Se tiverem mais dicas sobre passeios legais de fazer, agradeço!
Obrigada..

Olá, mais uma vez aqui com algumas dúvidas.
Estou indo agora em julho para a Bahia de carro, (adoro viajar de carro, parar onde quiser, conhecer cidades do interior), bom, mas não é sobre isso que tenho dúvida. Quero ir pra Poro seguro(que já conheço), mas tbm quero conhecer Morro de São Paulo e Ilhéus. Que cidade vc recomenda ir primeiro? Quero passar mais ou menos 20 dias de férias.

Muito bom, as fotos estão perfeitas!!! Adorei
Conheço Morro e amei demais, já fui 2x e a 3ª não vai demorar. Adorei demais as praias, passeio, aff.. tudo. Fiquei numa pousada bem legal, bem na chegada, no centro. Tipo, quem quer algo básico porém completo e agradável, eu indico essa pousada, é a http://www.pousadaxerife.com.br … ela é uma graça, limpinha, é pequena mas bem organizada, bem localizada, tem um bom café da manhã e o pessoal super gente fina. Além disso, fui com a cassi turismo, acho que é a melhor forma de ir pra morro, te deixa até no hotel ou aeroporto, vale a pena, o pessoal da pousada vende esse transfer, consulta eles. Abraços e boa viagem pra quem vai, em breve voltarei.

Estou com viagem para Morro marcada, depois vou poder opinar melhor! Estou ficando com receio do catamarã, sou do tipo que enjoa até em roda gigante..

    Tu vai quando? olhe, então sinceramente o catamarã não é pra vc. Tenta falar com o diego da Xerife, ele tem um transfer semi-terrestre que é mais recomendado, vc faz parte da viagem de lancha e parte de van, manda um email que ele te ajuda: [email protected]
    boa sorte e boa viagem!!

olá.. vou pra Itacaré em Agosto e queria saber se é possível ir de Itacaré para Morro de São Paulo pra passar alguns dias.. Qual compensa ficar mais? Obrigada, abraço

Caro Ricardo Freire e demais colegas viajantes.
Qto muito ir a Morro de São Paulo em minhas próximas férias, em agosto de 2013.
Gosto de praias do tipo. Posso estar enganado, mas me parece q é muito semelhante a Porto de Galinhas, q amei.
Minhas dúvidas são:
– As praias são mesmo muito calmas? Gosto de pegar jacaré nas ondas, então se for muito paradeiro ficarei frustrado.
– ficar lá uns 10 dias é demais? Gosto de lugares menos agitados, mas tenho medo de acabar enjoando…
– tem opções de passeios interessantes para tantos dias?
– nessa época, agosto, costuma chover?
– não tenho muita grana, consigo um lugar legal pra ficar pagando até uns 120,00 de diária para casal?

Desculpem tantas perguntas, mas gostaria q estas fossem minhas melhores férias até então…

    Ola,Boa tarde!

    Sei que nao me fez a pergunta,mas posso tirar algumas duvidas sua.
    Moro em MORRO e se gosta de pegar jacare aqui da pra pegar alguns na 1 praia,la tem umas ondinhas,e no mes de agosto ja da pra aproveitar o lugar.Com relacao a passeios tem alguns sim; tem o volta a ilha,onde voce pode conhecer as ilhas em volta,tem a tiroleza e outras alternativas que voce pode aproveitar.O local pra hospedagem tambem consegue sim para casal nesse valor.Te envio fotos dos locais.Desculpa entra sem ser chamada.

    Olá, Daiane! Entre sempre que quiser, será bem-vindíssima 😀

Adoro Morro de São Paulo… e depois da reurbanização, ficou melhor ainda! Um lugar lindo, pessoas hospitaleiras, serviço bacana e preços honestos!!! Volto lá sempre que posso!

Posso dizer que passei praticamente todos os verões da minha vida no Morro,desde o tempo que não tinha luz, telefone e a dificuldade de acesso era algo inimaginável nos dias de hoje. Com certeza aquele morro não existe mais. As mudanças em nada afetaram sua beleza e magia,muito pelo contrário,continua lindo e digno de uma visita.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito