Monte Verde, romance e aventura: o relato da Letícia

Pousada do Selado, Monte Verde

A Letícia esteve em Monte Verde em junho e usou as sugestões dos nossos leitores para programar a viagem. Seu relato atualiza algumas informações (por exemplo: o preço do passeio de quadriciclo mais que dobrou desde 2009) e traz novas dicas. Diga lá, Letícia:

A estrada de Camanducaia a Monte Verde está realmente toda asfaltada e bem boa. Além disso, a paisagem em volta é linda.

Me hospedei no chalé Sanhaço, da pousada Refúgio do Selado. O atendimento lá é muito bom e o chalé além de novo é bem bonito, bem fiel ao que aparece no site. Não há calefação, mas tem lareira no chalé, que eles acendem por 20 reais. O café da manhã da pousada é ótimo.

Fiz passeio de quadriciclo na Fazenda Radical. Pelo que fiquei sabendo, é o único local onde se pode realizar legalmente o passeio. Nas ruas da cidade esses passeios estão proibidos, então tem que ser em propriedades particulares. Foi bem legal, custou 100 reais por uma hora de passeio, passando por onde fica a tirolesa gigante.

No Espaço Adélia fiz arvorismo e morri de medo. Se você for mais corajoso que eu, vale a pena! Custa 35 reais por pessoa, é um percurso que se faz em meia hora. No final tem uma pequena tirolesa. Lá também tem arco e flecha e outras atividades.

Na rua principal de Monte Verde jantei um fondue gostoso, esquema rodízio, e comprei algumas cachaças com sabor – destaque para a de banana e de canela. Vale a pena também trazer um queijo tipo Serra da Estrela, cópia não muito fiel, mas bem gostosa do seu primo rico de Portugal. O daqui não é feito com leite de ovelha, tem sabor mais suave.

Um ponto negativo, que não vi ninguém comentando, é que as ruas que dão acesso às pousadas são muito ruins. É tudo muito íngreme, cheio de buracos e pedras. Se eu soubesse disso teria ido com um carro um pouco mais robusto do que o meu Clio 1.0. Além disso, não tem iluminação nenhuma, é bem rústico mesmo. Se você não conhece o caminho para sua pousada, recomendo chegar de dia. À noite pode ser bem dificil achar e fácil se perder. São muitas ruazinhas de pedras.

Enfim, acho que vale a viagem. Mas numa próxima oportunidade ficaria numa pousada colada com a ruazinha principal, porque faz diferença. (Vi que a João & João fica bem do lado).

Obrigada, Letícia!

E você? Esteve recentemente em Monte Verde? Compartilhe seus achados, vai 😀

Leia mais:

36 comentários

Olá! Para quem vai de ônibus, onde é o melhor lugar para ficar? Estou pesquisando lugares na Avenida Monte Verde. Alguém tem alguma recomendação? Sei que sem carro terei algumas limitações, mas nada que prejudique a viagem, não?? Obrigada! Juliana

    Olá, Juliana! Sem carro você necessariamente precisará ficar numa pousada do centrinho.

Dá para ir de carro comum de Sapucaí-Mirim até Monte-Verde ? Qual a condição dessa estrada ???

Elder

    Olá, Elder!

    É melhor ir por Camanducaia, porque já asfaltaram esse caminho.

    Por Sapucaí-Mirim são 75 km de terra; as condições da estrada vão depender da quantidade de chuva que tenha caído. Se quiser ir por lá, informe-se com a sua pousada de Monte Verde os cuidados a tomar.

gostaria de saber se existe existe alguma estrada de monte verde a campos de jordao, sem ter que voltar para camanducaia e pegar novamente a dom pedro, via sao josé dos campos, se existe uma estrada por dentro e quais as condições da estrada
obrigado

Muito boas as dicas!
Como a bóia falou, as melhores hospedagens estão um pouco afastadas do centro comercial. Tem lugar para deixar o carro? Mesmo durante um feriadão, tipo Carnaval?

Valeu!

    Olá, Fernanda! Sim, sempre se dá um jeito de estacionar. A cidade vive disso.

Vamos fazer uma viagem de família (sem crianças), pra comemorar os 60 anos da minha mãe. É melhor ficar num hotel no centro ou pegar os mais distantes? temos apenas 3 dias pra ficar em Monte Verde.

Obrigada, pessoal, pelas muitas dicas.

beijos!

    Olá, Elisa! Os hotéis mais confortáveis ficam fora da cidade, junto à natureza. De carro vocês aproveitam os restaurantes à noite.

Quando li você falando sobre a paisagem logo me lembrei daquele cenário paradisíaco. Monte Verde é bonita demais! Adoro ir lá! Acho que vou umas 4 ou 5 vezes todo ano. Já me hospedei em mais de 15 pousadas diferentes!

O site Monte Verde Online ( https://www.monteverdeonline.com.br/ ) sempre publica artigos bacanas sobre a cidade, além de possuir uma bela galeria de fotos! Ele sempre me ajuda a escolher uma pousada nova. Tem os outros sites também, que o pessoal já citou aqui nos comentários! Quanto mais site, melhor, pois assim, quem ainda não visitou a cidade pode ter mais opções pra escolher.

Abraços!

Também adoro Monte Verde, pelo estilo meio rústico, mas com boas opções… Sempre ficamos na pousada Terras Altas, que é super aconchegante, atendimento ótimo e bem perto do centro… Uma dica pra quem vai com criança (como eu) é fazer o passeio de jardineira do Tio Bob… O shopping Celeiro tem uma área com parquinho bem simples, mas dá pra ver esquilos e comer alguma coisa enquanto as crianças brincam… Também adoramos o shopp do Fritz 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito