passeio à mesquita de córdoba - ponte romana

Mesquita de Córdoba como pit-stop de trem entre Madri e Sevilha

Colaborou | Mariana Amaral

Se você tem dias sobrando no seu roteiro pela Espanha, Córdoba, na Andaluzia, vale fácil um ou dois pernoites.

Mas se você tem poucos dias e destinos em excesso a visitar, vale a pena fazer um pit-stop entre Madri e Sevilha e aproveitar para conhecer a Mesquita de Córdoba.

Córdoba como pit-stop entre Madri e Sevilha

passeio à mesquita de córdoba - ponte romana

Apesar de ser encantadora, Córdoba não é tão vibrante como Sevilha nem tão pitoresca como cidadezinha de pueblo blanco. E sua maior atração, a Mesquita, não demanda o tempo e o esforço físico requeridos pela visita à Alhambra de Granada. (Por isso achamos que em Granada, sim, o pernoite é indispensável).

Este esquema fica irresistível por causa do trem de alta velocidade que liga Madri, Córdoba e Sevilha. Os 400 km entre Madri e Córdoba, que na vida real levariam mais de 4 horas para ser percorridos de carro, levam apenas 1h40 de trem AVE.

E os 150 km entre Córdoba e Sevilha, que acarretariam 3 horas de estrada (uma hora e meia em cada direção) num bate-volta chatinho de Sevilha, levam apenas 45 minutos, sem precisar voltar pelo mesmo caminho. É perfeito!

Como você não precisará de carro em Sevilha (reserve pelo menos três noites para a cidade; idealmente, quatro), só precisará alugar o carro ao sair, para então percorrer os caminhos mais bonitos da Andaluzia.

Mesquita de Córdoba: decoração

Como preparar o pit-stop em Córdoba

Os melhores horários de trem

Para fazer o roteiro completo, em ritmo tranquilo, programe o trem de Madri a Córdoba às 8h (chegada às 9h43). Siga viagem, de Córdoba a Sevilha, às 17h25 (chegada às 18h10).

Se só quiser visitar a Mesquita, pegue o trem das 9h (chegada às 10h52). Marque a continuação, de Córdoba a Sevilha, para 15h45 (chegada às 16h32).

Como comprar as passagens de trem

Você vai precisar comprar as duas passagens separadas, com horário fixo — para subir num trem de alta velocidade você precisa de reserva de assento.

Compre no site da Renfe o quanto antes, para aproveitar as tarifas promocionais. As passagens costumam entrar no sistema com antecedência entre 90 e 60 dias. Pesquise horários e preços também na Trainline (em português)

Veja o tela a tela completo no post Como comprar passagens de trem na Espanha.

Nosso parceiro Viator oferece passeio particular com guia em português. Passagens de trem Madri-Córdoba-Madri e ingresso para Mesquita estão incluídos.

Onde guardar as malas em Córdoba

Córdoba: guarda-volumes

Este é o truque que torna possível o pit-stop. Tem uma pegadinha: não existe guarda-volumes na estação de trem de Córdoba. Mas existe guarda-volumes na estação de ônibus de Córdoba. Que fica… do outro lado da rua.

Atravesse, entre na estação de ônibus, procure os lockers à direita. Você vai precisar comprar ficha, que custa 4 euros.

Viaje mais leve: se você estiver com uma mala tamanho M, não vai passar aperto para fazer a mala caber no armário.

Dá pra fazer no sentido Sevilha-Córdoba-Madri?

Sim, sem problemas. Se quiser fazer o roteiro completo, pegue o trem das 8h50 em Sevilha (chegada em Córdoba às 9h33). Continue a Madri no trem das 16h56 (chegada às 18h41).

Se quiser conhecer apenas a Mesquita, vá no trem das 9h50 (chegada às 10h40). Prossiga a Madri no trem das 15h29 (chegada às 17h15).

Passeio em Córdoba

Como ir da estação ao centro histórico

As estações vizinhas de trem e ônibus ficam na parte moderna de Córdoba. A Mesquita, como não poderia deixar de ser, está no coração da cidade antiga, a menos de 10 minutos de táxi, ou o a pouco mais de 20 minutos combinando ônibus e caminhada.

De táxi você vai pagar cerca de 7 euros em cada direção.

Tendo tempo para ir de ônibus, pegue o número 3, desça na parada San Fernando. Sai 1,30 euro cada trecho.

Alcázar de Los Reyes Cristianos

cordoba alcazar de los reyes cristianos

Comece o seu dia em Córdoba pelo Alcázar de Los Reyes Cristianos, uma das residências de Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Aqui, a atração não é nem tanto o palácio, mas os jardins, que são lindos de morrer.

Alcázar de los Reyes Cristianos
  • Endereço: Caballerizas Reales, s/n
  • Horários: abre 3ª a dom
    • 16/jun a 15/set: 8h30-15h (dom e feriado 8h30-14h30)
    • 16/set a 15/jun: 8h30-20h45
  • Ingressos:
    • inteira: 4,50 euros
    • até 15 anos e 65+: grátis
    • outros descontos aqui
  • Site oficial
cordoba juderia

Saindo do Alcázar, caminhe até a ponte romana para uma primeira vista do rio Guadalquivir, que você vai encontrar de novo em Sevilha.

Passe pela Puerta del Puente e siga para o centrinho da judería, o bairro medieval onde moravam os judeus. Procure pelas sacadas e pátios enfeitados com gerânios, e perca-se entre as casas de fachada branquinha.

córdoba qurtubah restaurante

Para o almoço, o Qurtubah (Céspedes 8, tel. 957 49 01 14) é uma ótima pedida: um árabe que não chega a ser sofisticado, mas que tem pratos apresentados com capricho, e está num predinho lindo.

Guarde para o final a visita à Mesquita. Calcule estar na bilheteria três horas antes do seu trem partir, para dar tempo de comprar as entradas, fazer a visita calmamente, buscar as malas e se dirigir à estação de trem. As entradas não são vendidas antecipadamente, mas as filas não costumam ser demoradas.

Mesquita de Córdoba

Mesquita Córdoba

Construída a partir do ano 786 no local de um antiga igreja cristã, a Mesquita é, junto com o Alhambra de Granada, um dos símbolos da ocupação moura na Península Ibérica.

Mesquita Córdoba

Suas colunas replicadas ao infinito evocariam as palmeiras da Síria, lugar de onde veio o emir Abderramão I. (Se bem que a Wikipedia espanhola diz que arqueólogos dizem que o ‘bosque de colunas’ seria de um templo animista anterior inclusive à igreja cristã.)

Mesquita Córdoba

Espere encontrar nas paredes entalhes nas paredes com aquela beleza alucinante das grandes obras do Islã.

Mas a doideira do monumento é esse trabalho ter sido mantido até hoje, já que, depois da retomada da expulsão dos árabes, a mesquita foi transformada em catedral católica.

Mesquita Córdoba

A nave central do templo foi convertida em igreja cristã — à qual você só chega depois de passar pelo que foi conservado da mesquita.

Mesquita de Córdoba
  • Endereço: Cardenal Herrero, 1
  • Horários: abre diariamente
    • mar a out: 2ª a sáb 10-19h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-19h
    • nov a mar: 2ª a sáb 10h-18h, dom e feriado 8h30-11h30 e 15h-18h
  • Ingressos: só na bilheteria (não há venda antecipada)
    • inteira: 10 euros
    • 10-14 anos: 5 euros
    • outros descontos aqui
  • Site oficial

221 comentários

Mais uma ansiosa à espera dos novos posts sobre a Andaluzia. Córdoba será um bate-volta de Sevilha pra mim em abril, e já estou aproveitando demais as dicas que já foram publicadas.

#vnvrules rs

Fiz a visita a Cordoba de carro. Sai de Madrid por volta de umas 9hs, almocei em Cordoba ao lado da Mesquita, visitei a Mesquita, andei pelos arredores e visitei o Alcázar de los Reyes Cristianos. Tudo muito lindo e encantador. Depois dirigi até Granada. É uma boa esticada, mas nada exaustivo. As estradas são perfeitas.

    Depois de ler este post, estou pensando em fazer uma paradinha. Minha única preocupação é que estaremos com todas nossas malas no carro. Há estacionamentos por perto?? Obrigada!

    Olá, Liliane! Há estacionamentos fechados na região da Mesquita. Mas mesmo nesses, não deixe nenhuma bagagem aparecendo.

Bóia, que tamanho de mala cabe no guarda volumes? Vou para Espanha em Maio, mas não farei mochilão. Vou levar apenas uma mala média. Cabe neste guarda volumes? Obrigada.

Fiz exatamente esse pit-stop sugerido pelo VnV alguns anos atras. Acho a recomendacao excelente. Relembrei minha viagem vendo o guarda volumes da estacao de onibus…rs… na epoca, depois de 2 meses viajando, tinha uma mala de quase 30 kilos. Ninguem merece! Lembro tambem que muito proximo a estacao peguei um onibus publico que levava ate a Mesquita.

Fiz este pit-stop no sábado. Segui este “manual” e deu tudo certíssimo, sem erro. Apenas fiz o caminho da estação à mesquita a pé. São 20 minutos de caminhada. Não é longe. É praticamente uma reta só. Caminhei por uma avenida larga, agradável. Na volta, parei para uma cerveja com os locais. Como era sábado, estava tudo muito cheio, muitas excursões. Saí de Madri às 9h35. Às 15h40 peguei o trem para Sevilha. Saio daqui amanhã.

Nós seguimos essa dica mas, nosso itinerário foi de Málaga para Córdoba com o trem rápido. Lá fizemos o pit-stop deixando as malas na rodoviária. Passamos o dia por lá, visitando a Mesquita, o Alcazar de los Reyes cristianos, a Juderia e um almoço com tapas. Voltamos a pé para a rodoviária porque tínhamos tempo, ainda. De Córdoba, seguimos para Sevilha. Foi um passeio bem legal e sem correrias.

Essa dica do guarda-volumes na estação de ônibus foi sensacional!!! Eu nunca teria me atentado para esse detalhe e ficaria o dia inteiro procurando na internet para descobrir algo na estação de trem.

Ainda não conheço a Andaluzia, mas já está na minha listinha faz tempo!

Estive em Córdoba dia 4 de fevereiro deste ano (era um sábado) e no hostel me falaram que entrando na Mesquita até às 10h30 era de graça. Não cheguei a tempo para comprovar, mas fica a dica para uma possível economia para quem vai a Córdoba.

Post maravilhoso a tempo pra minha viagem à Espanha!
Esperando ansiosa os próximos sobre a Andaluzia!

Valeu, Comandante!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito