Mercado de Natal em Munique: quase uma Dezemberfest
Ouço falar há muito tempo dos mercados natalinos da Alemanha (e também da Áustria, da Alsácia, das Dolomitas). Sempre intuí que seriam uma grande atração para temperar férias no frio europeu (e lamentei que acabassem no Natal, antes das férias do povo do Patropi).
Ao vivo e a cores, gostei ainda mais do que imaginava. Não sei se posso tomar todos os outros mercados pelo de Munique, mas o que vi na capital da Baviera foi muito, muito mais do que uma feirinha de Natal. Sei que vou ser criticado pelas meninas #loucasporpapainoel, mas adorei ter visto muito pouco Papai Noel (ou presépio, reis magos e quetais).
O que vi foi uma festa ao ar livre no inverno, com comilança e bebelança de primeira. À diferença da Oktoberfest, no mercado natalino a estrela não é a cerveja, mas o Glühwein, o vinho quente/quentão alemão. E o pessoal não bebe até cair, mas até esquentar.
Tá bom — algumas das barracas de enfeites me impressionaram pela qualidade. E as de chocolate e amêndoas confeitadas são escandalosamente irresistíveis.
De novo: não sei como são as feirinhas das microcidades que têm mais turista do que gente. E mesmo em Munique só fui à principal, o Christkindlmarkt de Marienplatz e arredores, bem no centro. (Há inúmeras outras espalhadas pela cidade.) Mas a que vi me pareceu um grande happy hour com comidas e bebidas de Natal. Sensacional tanto para quem volta do trabalho para casa como para quem volta do passeio para o hotel.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
(Se o seu hotel ficar na região da estação central, no caminho você vai passar por um ringue de patinação no gelo com um bar anexo. Vai um Glühwein aí?)
Só não entendi uma coisa, pessoal. Frequentando um mês inteiro uma feirinha dessas, O QUE SOBRA PRO NATAL? Só a Missa do Galo, mesmo. Ou um spa…
Cantem comigo: Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia / Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia! Hic!
71 comentários
Riq, obrigada! vou seguir a dica, na esperança de que o comércio esteja aberto no dia 24 (e no dia 31 também, mas já em Amsterdam!).
Abre sim, o feriado é no dia seguinte.
Mariana,
Cuidado que na Alemanha é feriado dia 25 E dia 26! Tudo fica fechado!
Nossa, muito fofo. O brabo é encarar o frio pra poder ver isso!
Pessoal, vou chegar em Colónia dia 23 para passar o Natal! Como não tenho família, estamos só eu e meu noivo, queria saber se no dia 24 eu encontro aberta alguma loja ou mercado para improvisarmos uma ceiazita no hotel. Será que rola, ou levo panetone na mala? rs…
Ceia no quarto é sempre a minha dica.
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/
Muito bacana… Todos os mercados natalinos que conheci na Alemanha tem esse mesmo jeitão.. O mais legal de tudo é voce ter pegou o mercado com bastante neve. No tempo que morei em Freiburg o mês de Dezembro o mercado de natal era uma desculpa para um happy hour depois da aula..
Espero que você tenha aproveitado bastante.. Eu sinceramente acho que a Alemanha tem o Natal mais lindo do mundo.. 😀
Uma das viagens que sonho fazer um dia é exatamente o tour pelos mercados de natal de Munique, Colônia e, especialmente, Nuremberg… Lindas fotos!
Também não sei como são os mercados em outras cidades mas estive na Cidade de Luxemburgo (uma graça onde recomendo bastante ficar ao menos dois dias inteiros) na mesma época e o astral era o mesmo descrito pelo Ricardo e mostrado nas fotos. Parecia uma festa mesmo, algo bem local, natural, não fabricado para turistas. O Glühwein era onipresente, além de lojinhas com docinhos, chocolates, lingüiças etc. Tinha também uma pista de patinação enorme, um local para apresentações (corais, mini-peças de teatro). Um charme.
Adorei! Sabe que adoro uma festa e quero provar esse Glühwein.
Eu não sabia da existência de feiras de Natal ate conhecer blogs de viagem e não sabia da proporção delas ate conhecer o blog da Angela Alemanha, por que não?
Fiquei com muita vontade de ir pra Europa nessa época. Por mais que nos falem que Europa no inverno não se aproveita tanto, ver as paisagens com neve, uma feira dessas, é bem diferente pra gente.,.
Realmente Alemanha na época do Natal é inesquecível! Disfrute muito!
Oi Xará, coloque uma letra depois do seu nome por favor que Cristina aqui os trips conhecem como uma carioca doida que vive dizendo isso para as Cristinas que apareceram depois dela 😉
As fotos estão lindas.. e já achei a pista de patinação pra convencer o Nicollas, meu filho mais velho, a ir a Alemanha. 🙂
Lindão !
Mas prefiro o fake- kitch : um solzão com mate gelado , papai noel suando, e neve de algodão 😆
tô contigo Sylvia.. já tive minha cota de natais congelantes, agora tá bom! 🙂
Tô nessa também, nada como um calorzinho prá variar.