Mercado de Natal em Munique: quase uma Dezemberfest
Ouço falar há muito tempo dos mercados natalinos da Alemanha (e também da Áustria, da Alsácia, das Dolomitas). Sempre intuí que seriam uma grande atração para temperar férias no frio europeu (e lamentei que acabassem no Natal, antes das férias do povo do Patropi).
Ao vivo e a cores, gostei ainda mais do que imaginava. Não sei se posso tomar todos os outros mercados pelo de Munique, mas o que vi na capital da Baviera foi muito, muito mais do que uma feirinha de Natal. Sei que vou ser criticado pelas meninas #loucasporpapainoel, mas adorei ter visto muito pouco Papai Noel (ou presépio, reis magos e quetais).
O que vi foi uma festa ao ar livre no inverno, com comilança e bebelança de primeira. À diferença da Oktoberfest, no mercado natalino a estrela não é a cerveja, mas o Glühwein, o vinho quente/quentão alemão. E o pessoal não bebe até cair, mas até esquentar.
Tá bom — algumas das barracas de enfeites me impressionaram pela qualidade. E as de chocolate e amêndoas confeitadas são escandalosamente irresistíveis.
De novo: não sei como são as feirinhas das microcidades que têm mais turista do que gente. E mesmo em Munique só fui à principal, o Christkindlmarkt de Marienplatz e arredores, bem no centro. (Há inúmeras outras espalhadas pela cidade.) Mas a que vi me pareceu um grande happy hour com comidas e bebidas de Natal. Sensacional tanto para quem volta do trabalho para casa como para quem volta do passeio para o hotel.
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
(Se o seu hotel ficar na região da estação central, no caminho você vai passar por um ringue de patinação no gelo com um bar anexo. Vai um Glühwein aí?)
Só não entendi uma coisa, pessoal. Frequentando um mês inteiro uma feirinha dessas, O QUE SOBRA PRO NATAL? Só a Missa do Galo, mesmo. Ou um spa…
Cantem comigo: Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia / Quando eu morrer, me enterrem na Lapônia! Hic!
71 comentários
Nossa que lindo!!
Que pena que eu estarei na Alemanha só depois do dia 26 🙁
Aproveita bastante pela gte aí!!
Numa dessas feiras topei até com uma ousada Heisse Caipi… Não tinha por aí? 🙂
Hahahaha, não vi não. Heisse Frozen Margarita, já pensou? 🙂
Que beleza!
Natal com frio é que tem cara de Natal. Será que não poderíamos mover a comemoração para julho?
hahaa. vc sabe que meu marido tem um problema sério em imaginar Natal sem neve, com calor… quando fomos para o Brasil no fim do ano, ele só topou ir se fosse depois do Natal. Então chegamos dia 26! 🙂
Claudia e euzinha tenho exatamente o mesmo bloqueio com o frrrio, não adianta , meus desejos são cada vez mais cariocas .
Concordei no seu post ali embaixo e vou concordar aqui de novo! Estou contigo… mas ele tem a desculpa que a mãe dele não pode viajar, então temos que passar o Natal na friaca com ela, mas por mim, eu me mandava no inverno daqui pra um lugar bem quentinho. Rio de Janeiro, de preferencia 😉 Fazer igual aos snow birds e migrar para o Sul.. 😉
AFFF, QUE FRIO, só de olhar!!
Muito legal mesmo! Dá até vontade de passar um “friozinho”!
Riq, vc pegou bem o espírito do Natal alemao! Nikolaus (Papai Noel) aqui é coadjuvante, e como vc percebeu, nao faz muita falta!;-)
E as feirinhas nas pequenas cidades nao mudam quase nada das grandes cidades, só em tamanho, o estilo é o mesmo e sao tao encantadoras quanto.
Um abraco pra vc e aproveite bem o frio!
Riq, todo ano vou à feira de Colônia (que é a mais proxima pra mim), mas acho que alegria, a festa é no mesmo estilo da de Munique. Eu adoro, e não pelas coisas de natal, mas pela festa mesmo.
Aqui na Bélgica tb tem feiras legais, em Bruxelas (que nao gosto muito, pois é muito espalhada), em Brugge e a minha favorita é em Leuven. Tb recomendo pra quem vem estiver turistando essa época por aqui !!
Ah esqueci de mencionar! Nao esqueca de tomar o Eierlikörpunsch que é uma mistura com licor de ovo com chantily por cima…. muito bom!!
Oi Riq
Vc teve sorte com o tempo, pois com toda esta neve, o mercado fica com um charme a mais. É raro ter tanta neve antes do Natal.
Eu acho q a Alemanha é um dos países q mais comemoram o natal: tem adventscalender ( um calendário com chocolates, todo dia de dezembro tem q abrir uma portinha no calendario e achar a surpresa dentro q normalmente é chocolate).
Eu tbém adoro os mercados de natal, mas na minha opiniao os melhores mesmo sao os mercados de natal medievais com roupas caracteristicas e uma atmosfera medieval. Muitos deles sao em castelos o q torna tudo mais mistico ainda.
Neste link tem alguma info a respeito. ( eu já fui no de Hexenagger e recomendo ).
https://www.bargaintraveleurope.com/08/Germany_Christmas_Markets_Medieval.htm
Salud! Hic! Hic!
Despois de tanto frio uma boa calefação e um banho termais!
Toda a ciudade exala ar natalino! Lindo!