Marrocos pra Sabrina

A Sabrina está pensando em ir ao Marrocos. Bora ajudar?

Marrakech. Foto: Arnaldo Interata, Fatos & Fotos de Viagem -- https://interata.squarespace.com

Eu de cara recomendei não perder tempo com Casablanca, que é uma cidade grande e chata. Mas minha experiência no Marrocos não é muito grande. Fui em 98, como parte de um périplo pelo Oriente Próximo (em francês é mais bonito, Proche-Orient). Permaneci algumas horas em Casablanca, daí peguei um vôo a Ouarzazate, já próximo ao deserto (peguei um passeio até Zagora), depois aluguei um carro com motorista para atravessar as montanhas Atlas até Marrakech. Adorei, e estou pra voltar desde então.

Uma coisa que muita gente desconhece é que há muitos vôos diretos a Marrakech, que não precisam passar por Casablanca.

Preparei uma seleção de fontes quentes sobre o Marrocos:

Marrakech no Fatos & Fotos de Viagem, por Arnaldo Interata (de onde eu gentilmente surrupiei a foto do post)

Marrakech no Achados, por Dri Setti

Marrocos no Saia pelo mundo, por Mari Campos

Marrocos no O que eu fiz nas férias, por Gabe Britto

Marrakech com crianças no Viajando com pimpolhos, por Sut-Mie

Marrakech no Crônicas de viagens, do Claudio

Marrakech no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate (continua aqui)

Fez no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Merzouga no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Morocco Travel, ótima agência — aproveite para se inspirar nos roteiros

    Riads Morocco, riads para alugar

    Trem no Marrocos — só para consulta; não dá para comprar do exterior

    Marrocos no New York Times

    E você, já foi ao Marrocos? Compartilhe as suas dicas na caixa de comentários. Shukran!

    148 comentários

    Bóia, Nina, Aldema, Eva e Sylvia, muito obrigada! Já inclui um dia em Marrakech, que será compensada com a retirada de um dia em Fés ou Merknes, ainda estou decidindo. Sou apaixonada por desertos, então vou testar a roubada, rsrs A ideia do guia é ótima, pois já vi vários relatos sobre o assédio dos vendedores. Na volta conto como foi. Abs

      Nivia, para não comprar gato por lebre e se decepcionar, quando for comprar o tour do deserto a partir de Marrakech certifique-se de que irão te levar até as Dunas de Erg Chebb! E se vc encontrar um preço muito barato desconfie! É muito comum por lá venderem um tour de uma noite no deserto que na verdade só vai até uma área de transição meio pedregosa, e te colocam pra dar uma volta num camelo mal cuidado. Esse lugar não é o deserto propriamente dito! É tourist trap total!!! Tenho vários amigos que caíram nessa furada!
      Normalmente os tours que chegam até as dunas saem de Marrakech de manhã, dorme a primeira noite em Ouarzazate, no segundo dia continua a viagem até chegar ao deserto e dorme a segunda noite no acampamento berbere. Não é tão longe em kms, mas as estradas são cheias de curvas (nivel Valle Nevado, sem brincadeira!), tem que atravessar a cordilheira do Atlas, então anda-se devagar, não tem como correr. Já viu o desenho do papa léguas? É bem aquilo!
      Mas enfim, achei que valeu muito a pena o passeio, e olha que peguei tempo nublado, não vi por do sol nem estrelas 🙁 Imagino que com tempo bom seja fantástico! Anda-se mais ou menos 1 hora camelo na ida e 1 na volta. Achei beeem tranquilo, mas teve gente que ficou com as pernas doloridas.
      No dia seguinte subimos nas dunas pra ver o sol nascer e foi lindo!

    Excelente a sugestão da Nina: contrate um guia em fes e Marrakech.Para isso, contate uma agência de turismo que eles indicarão. Foi o que eu fiz, depois de ter perdido tempo e me aborrecido com o assédio de vendedores.

    Oi, Nivia.
    Passei com meu marido 14 dias inteiro no Marrocos em outubro. Percorremos quase 3 mil km, de carro, e sempre falta tempo, sempre parece corrido… Nosso roteiro começou e terminou em Casablanca, mas lá só dormimos a última noite. Passamos pelos lugares que você cita, exceto a excursão ao Saara como uma espécie de bate-volta de Marrakech. Preferimos passar a noite em Merzouga (do outro lado do país) e não em Zagora, embora tenhamos ficado em Ouarzazate ao fim da passagem pelo interior (Boulmane Dades e Kalaat M’Gouna), que é deslumbrante, com as gorges… Mas vimos tanta coisa e as experiências foram tão bacanas ao longo das duas semanas que acabou que a parte do deserto foi, confesso, uma decepção. Passar a noite na tenda bérbere foi uma roubada…
    Fes e Marrakech são cidades tão especiais que eu tiraria o dia de Meknes e Volubilis. As ruínas que você encontra nestes dois lugares são muito interessantes, mas, se você já viu ruínas romanas antes, talvez valha mais a pena explorar uma programação em Marrakech, como o hammam ou uma aula de culinária local com visita ao mercado. Dois dias inteiros em Fes é tempo mais que suficiente (fiquei três) e recomendo, tanto lá quanto em Marrakech, contratar um guia para a visita à medina. Isso vai fazer com que o assédio seja menor e você possa aproveitar o passeio sem sustos e sem perder. Em Marrakech, além de explorar os sabores da Praça Jamaa El Fna, há excelentes restaurantes dentro e fora da medina antiga.

    Oi Nivia, eu fiz mais ou menos isso (sem Méknes, chegando por Rabat e tudo em trem) e funcionou. Você vai ficar com gostinho de quero mais, mas… Quando isso não acontece?
    Rabat, no final, pode parecer um pouco “ocidente” mas tem coisas lindas, eu adorei almoçar perto da praia.
    Aproveite!

    Olá Ricardo, Bóia e viajantes. Gostaria de opiniões sobre meu roteiro para o Marrocos em maio.
    1º dia- Marrakech (dia inteiro, chego na noite do dia anterior)
    2º dia- Marrakech
    3ªdia – Excursão para o Saara
    4ª dia – Retorno do Saara, chegando à noite e pegando vôo para Fés
    5ª dia – Fés
    6ª dia – Fés
    7ª Méknes, Volubilis, Moulay Idriss e Salé em grand taxi
    8ª dia – Rabat (vôo de volta às 21hrs)

    Pretendo fazer Marrakech-Fés de avião e o resto de trem. A excursão do Saara será em agência (4×4) e não por conta própria. Será que está muito corrido? Devo abrir mão de alguma coisa? A escolha do retorno por Rabat é porque é a única cidade com vôo para Madrid à noite, senão teria que antecipar a volta em várias horas. Obrigada!

    Obrigada pela resposta!
    Gostaria de uma opnião sobre o roteiro: começar pelo Marrocos é uma boa, pois a maioria de agências de viagem inicia pela Espanha.

    Ricardo,
    Parabéns pelo blog. Utilizo sempre! Estamos indo para Marrocos e Andaluzia em fev, chegando por Marrakech e saindo por Sevilha, voando Ibéria. É a melhor opção ou invertemos? Se ok, vimos que de Rabat há vôos para Sevilha, mas será que vale a pena visitar Gibratar? Teria como sair de Rabat para lá?
    Roteiro: Marrakech 3 dias, tour pelo deserto até Fez 3 dias; Fez 2 dias; percurso Fez-Meknes-Volubilis-Rabat de trem; Rabat 1 dia.
    Na Andaluzia: Sevilha 3 dias, Córdoba 1 dia, Granada 2 dias, Ronda 1 dia.Grata,

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito