Conheça as novas regras para visitar Machu Picchu em 2019
Quer todas as informações sobre Machu Picchu?
Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):
- Primeira viagem ao Peru: roteiro para 9 dias
- O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado
- O que fazer em Machu Picchu
No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.
Machu Picchu: novas regras 2019
Clique para ver os detalhes de cada novidade:
- Ingresso com hora marcada
- Limite máximo de 4 horas para a visita
- Novos horários para as montanhas
- Proibição de reingresso ao fim do circuito
- Obrigatoriedade de entrar com guia
Os ingressos agora têm hora marcada
Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.
Machu Picchu: 9 horários para entrar
- Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h
Não adianta chegar antes da hora — o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.
Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.
Mala de bordo nas medidas certas
Os ônibus agora também têm horário marcado?
Eu pensava que teriam — seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.
Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).
Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.
Limite de 4 horas para a visita
A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso — a cor indica o horário em que deve sair do parque.
O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.
(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)
Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior — veja no próximo tópico.
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Novos horários para as trilhas às montanhas
É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).
São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.
A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.
Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu
- Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
- Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
- Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
- Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
Machu Picchu com Montanha Machu Picchu
- Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
- Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
Proibição do reingresso ao fim do circuito
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).
Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.
Obrigatoriedade de guia
Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.
As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia — pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.
É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.
Leia mais:
- Primeira viagem ao Peru: roteiro para 9 dias
- O que fazer em Cusco e no Vale Sagrado
- O que fazer em Machu Picchu
170 comentários
Gostaria de saber se posso comprar um dia antes a passagem de três de Cusco para Machu Picchu passando por águas calinetes ou Preciso comprar com antecedência.?
Ainda se preciso comprar com antecedência os ingressos para entrada no parque. Obrigado.
Olá, Rodrigo!
Veja todos os procedimentos prévios neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2016/04/viagem-ao-peru-roteiro-9-noites/
Veja todos os detalhes da chegada a Machu Picchu neste outro:
https://www.viajenaviagem.com/2016/04/machu-picchu-e-cusco/
Olá 🙂 Vi no site da Inca Rail que saindo de Cusco o horário mais cedo de chegada é 8h01. (Van 04:10 Cusco → 06:20 Ollantaytambo + Trem 06:40 Ollantaytambo → 08:01 Machu Picchu Pueblo). Eu gostaria de ingressar ao parque o mais cedo possível (a partir das 6h). O que você sugere? Excursão com transporte é uma boa opção?
Olá, Ana! Durma em Aguas Calientes.
Siga o nosso roteiro:
Geral: https://www.viajenaviagem.com/2016/04/viagem-ao-peru-roteiro-9-noites/
Etapa Machu Picchu: https://www.viajenaviagem.com/2016/04/machu-picchu-e-cusco/
Bom dia e verdade que machu pichu fecha em fevereiro e nao e possivel visitar?
Olá, Otávio! Não. Apenas quando há muita chuva a estrada de ferro, que é o único acesso, pode ter seu funcionamento interrompido.
Boa tarde! Vi que as empresas de trem oferecem pacote com ingresso pra Machu Picchu incluso. Alguem que já usou esse serviço saberia dar informações de como funciona?
Olá, Rafaella! Quem oferece é a Inca Rail, em esquema excursão. O preço mais barato é 322 dólares. Na mesma classe, indo por conta própria, somando trem ida e volta, ônibus local e ingresso, sai 180 dólares.
Consigo comprar ingresso para Machu Picchu com 2 dias de antecedência?
Olá, Giselle! Se tiver sobrado ingresso, consegue. Se os ingressos estiverem esgotados, não consegue.
Olá. Então, quando ficamos lendo muitas opiniões diferentes sobre um local, quase desistimos de fazer algo que gostaríamos.
Eu e meu esposo vamos para Porto Velho dia 1º de janeiro de 2020, e pensamos em ir de ônibus até cusco, para visitarmos a região e Machu Picchu, mas como é época de chuva e sei podemos não poder visitar, gostaria de comprar os ingressos quando chegasse a Cusco, mas agora vendo todos esses post’s já nem sei mais se quero ir. Acabei de ver que o site oficial irá liberar vendas de ingressos para depois do dia 06, que seria mais ou menos a data que planejávamos visitar, 06 ou 07 de janeiro, somente dia 02 de janeiro. E eu nunca havia visto em lugar nenhum que não existe banheiro lá, Jesus.
Para quem já foi em janeiro, por favor me dê umas dicas, arrisco comprar os ingressos lá? desisto de ir? O que faço?Agradeço muito pelas respostas.
Olá, Salete! Janeiro é chuvoso.
Ola! Eu e mais 4 amigos vamos a machu Picchu na semana que vem, porem nao compramos os ingressos ainda. Isso dá pra ser feito la com 2 dias de antecedência ou devo comprar aqui pela internet?
Olá, Christopher! É baixa temporada, mas ainda assim quem compra antes escolhe seu horário.
Minha duvida é a seguinte:Comprando o ingresso Machu Picchu + montanha Huyana Picchu sou obrigado a visitar os dois no mesmo dia? ou posso escolher os dias, visitando um em cada dia?Ou posso comprar separadamente somente pra cidadela em um dia e para a montanha em outro dia? porque quero visitar todos os lugares da cidadela e ficaria muito corrido pra subir a montanha no mesmo dia, posso escolher? como fazer? me esclareça por favor, grato
Olá, Silvio! Para ir dois dias à cidadela, tem que comprar dois ingressos, cada um para um dia. O ingresso da montanha só é vendido com o ingresso da cidadela.
Olá, estou tentando comprar ingressos para 2020 mas o site oficial do Machu Picchu não ‘libera’ datas a partir do dia 31 de dezembro. Sabe como faço pra resolver isso/adquirir?
Obrigada
Olá, Natália! Continue monitorando, uma hora aparece. Pense que ninguém mais conseguiu comprar, não é só você.