Como usar lavanderias automáticas na Europa (e diminuir sua bagagem)
O segredo de viajar leve é usar lavanderias automáticas. Na Europa as lavanderias automáticas estão por toda parte — jogue a palavra ‘laundromat’ no Google junto com o nome da sua cidade (melhor ainda: do seu bairro) e você logo descobrirá a mais próxima de você.
Se você investir duas horas (e cerca de 10 euros) por semana numa lavanderia automática, vai poder levar roupas para apenas 8 dias de viagem. No sétimo dia, você lava jeans e peças de algodão e volta para o hotel com suas roupas limpinhas e cheirosas.
Lavanderias automáticas: self-service MESMO
As lavanderias automáticas da Europa levam o conceito self-service às últimas conseqüências. As lojas ficam abertas (muitas delas, 24 horas) sem nenhum funcionário dentro. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou… tirar dúvidas.
Na minha opinião, esse é o único problema das lavanderias automáticas da Europa: não existe ninguém para ensinar você a usar. Eventualmente pode haver um cliente que se compadeça do seu estado catatônico e ofereça ajuda, mas não conte com isso.
Mas não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente alienígena de funcionamento da lavanderia. Na verdade, depois que você domina o básico, a coisa fica praticamente intuitiva. Este post foi feito para você dominar o básico 🙂
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Passo 1: localize o painel de controle
A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle. Esta caixa comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É aqui que você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso.
Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.
Passo 2: identifique uma máquina livre
Veja as lavadoras que não estejam ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle.
Escolheu, pagou? A máquina é sua, ninguém tasca, você viu primeiro.
Passo 3: compre sabão e amaciante
Nesse momento você vai descobrir o primeiro uso realmente útil do wifi da lavanderia: dar um Google Translate nos nomes dos produtos à venda.
Por exemplo: caso você se encontre na Alemanha, como eu, pode perguntar que diabos significa Vollwaschmittel (detergente neutro) e Weichspüler (amaciante).
Normalmente há dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Não está aparecendo na foto, mas os compartimentos tinham o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem).
O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.
Passo 4: escolha o programa e ligue a máquina
Agora você deve escolher a temperatura da água e a duração do ciclo.
Depois, é só fechar a máquina e apertar no ‘start’.
Ufa. Você acaba de ganhar 50 minutos de recreio. Pode dar uma voltinha ou usar o wifi para atualizar suas redes sociais (e pesquisar sobre os próximos passeios).
Passo 5: secar
Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras.
Localize uma secadora vaga, veja o número (nesta lavanderia, eram letras), selecione no painel e pague.
Daí, coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance da roupa encolher) e aperte o play — digo, start.
As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.
Passo 6: dobrar
Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentinhas. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso. Vá dobrando e alisando, dobrando e alisando.
OK, elas não ficam engomadas, mas fique tranqüilo que suas roupas de algodão estarão bastante apresentáveis. Palavra de escoteiro.
Passo 7: comemorar
Não falei? Você conseguiu! Trocou o perrengue de arrastar uma mala G pra cima e pra baixo por duas horas de desafio e adrenalina numa lavanderia que não fala o seu idioma. Parabéns!
Leia mais:
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
46 comentários
Tem algum risco da roupa encolher?
Olá, Rosana! Sim. Principalmente se você deixar muito tempo na secadora. Lave jeans, camisetas de algodão e roupas de tecido misto ou sintético. Não lave roupas delicadas nem de lã.
Quais os tecidos não devem ser lavados nessas máquinas?
Olá, Carina! Não é bom lavar roupas delicadas que a gente lavaria com detergente especial ou à mão ou mandaria para a lavanderia. Jeans, camisetas e tecidos sintéticos não têm problema.