Vulcão Osorno, visto do Lago Todos Los Santos

Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias

A região dos Lagos Andinos, ao norte da Patagônia, é habitualmente vendida em pacotes que combinam Chile e Argentina em uma só viagem.

Não é uma má idéia, mas quem busca uma viagem mais curta, barata e proveitosa pode dispensar o Cruce de Lagos e curtir apenas a porção chilena da região, em um roteiro que não fica devendo em beleza ou em atrações.

Quando ir

Puerto Varas

A melhor época para visitar os lagos chilenos é durante o verão. Neste período o clima é ameno, existe mais oferta de passeios ao ar livre, anoitece tarde e a agenda cultural da região está mais animada. O verão é também a estação em que chove menos e em que há maiores chances de se ver o Osorno sem névoa.

Onde ficar

A melhor base nesta região é Puerto Varas – uma cidade mais charmosa do que Puerto Montt, e com mais oferta de hotéis, restaurantes e comércio do que Frutillar.

Hotel Cumbres

Puerto Varas oferece opções de hospedagem muito boas. A 10 minutos a pé do centrinho, o elegante Hotel Cumbres tem ares de romance e quartos com vista privilegiada para o lago e para os vulcões.

À mesma distância do centro, mas para o lado oposto, o hotel Cabañas del Lago tem ótima estrutura para famílias com crianças e áreas comuns muito aconchegantes.

Quem preferir ficar ainda mais próximo de restaurantes e lojas encontra boas alternativas no Radisson Hotel Puerto Varas (antigo Gran Hotel Colonos del Sur), no Hotel Dreams Los Volcanes (com cassino) e no Weisserhaus Hotel (mais econômico, sem vista para o lago). Os três estão bem no centrinho.

Como chegar

vôos diários entre Santiago e Puerto Montt (aeroporto El Tepual) pela Lan e pela Sky Airline. A viagem é curtinha: menos de 2 horas.
De Puerto Montt a Puerto Varas também é um pulo. Apenas 21 quilômetros separam as duas cidades. Você pode chegar a Puerto Varas de táxi, de microônibus (é preciso ir até o terminal) ou com um carro alugado.

Um roteiro de 4 dias

4 dias inteiros são o tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações de Puerto Varas e localidades vizinhas.

Dia 1: Puerto Montt e Frutillar

Píer telhado e a Catedral de Puerto Montt

Puerto Montt é uma cidade feiosa, coitada. Aproveite a sua primeira manhã livre para passear por lá, senão a concorrência com as lindinhas Puerto Varas e Frutillar será extremamente desleal.

Restaurante nos Palafitos Angelmó

Dê uma passada rápida na Plaza de Armas, tire fotos no muelle techado (píer telhado) e visite os Palafitos Angelmó, um mercado de peixe com restaurantezinhos simples e simpaticíssimos.

Restaurante Azzurro, Puerto Montt

Mais afastado do centro, o restaurante Azzurro tem jeito de casa de velhos amigos e deliciosos pratos à italiana.

Frutillar

Frutillar é uma gracinha de cidade. Durante seu passeio na orla, repare nas referências musicais no mobiliário urbano e nas fachadas dos estabelecimentos.

Frutillar

O belíssimo Teatro del Lago fica às margens do Lago Llanquihue e recebe no verão um grande festival de música clássica. Aberto o ano todo, o Museu Colonial Alemão vale uma visita.

Kuchen em Frutillar

Para encerrar a tarde, não deixe de experimentar um tradicional kuchen na doceria que parecer mais bonitinha. A disputa é acirrada!

Os trajetos de Puerto Varas a Puerto Montt, de Puerto Montt a Frutillar, e de Frutillar a Puerto Varas podem ser feitos de microônibus ou carro.

Dia 2: Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos

Lago Todos Los Santos

A visita às cascatas do Rio Petrohué e a navegação no Lago Todos Los Santos são o que há de mais bonito no circuito dos Lagos Andinos.

Por isso, fique de olho na previsão do tempo e não pense duas vezes antes de trocar esse passeio de lugar no roteiro caso a meteorologia aponte outro dia como o mais ensolarado da viagem.

De catamarã no Lago Todos Los Santos

A maneira mais confortável de fazer essa dobradinha é no bate-volta da TurisTour a Peulla – mas é também a mais longa e cansativa. Outras operadoras oferecem opções mais aventureiras, que incluem rafting no Rio Petrohué, passeios de caiaque no Lago Todos Los Santos e caminhadas pelo Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.

Saltos del Petrohué

De carro alugado, e na temporada, dá para visitar as cascatas e o lago de maneira independente e prática, negociando o preço de um passeio em um barco de menor porte direto no píer do Todos Los Santos. Me parece a melhor alternativa.

(Se você vai embarcar no Cruce de Lagos e está só espiando passeios para fazer na região, pule este tour. Você vai visitar os Saltos del Petrohué e passear de barco no Lago Todos Los Santos no Cruce.)

Dia 3: Vulcão Osorno e Puerto Varas

O Osorno

Vulcão Osorno

Já pensou em chegar pertinho de um vulcão? No Osorno funciona uma estação de esqui que mantém seus teleféricos em atividade durante o ano inteiro. Quem dispensa mordomias pode, em vez de chegar de carro na base da estação, subir montanha acima em passeios organizados de trekking.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Use a sua tarde livre em Puerto Varas para explorar o circuito turístico da cidade. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, conheça a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (aquela dos cartões-postais) e o casario de arquitetura alemã, herança dos colonos que chegaram por ali no século XIX.

Lojinha e bar em Puerto Varas

Faça boas compras de objetos de decoração, bijuterias e guloseimas nas lojas do centrinho. Para o happy hour, vá ao Mercado 605, um misto de deli e bar de vinhos que é um charme só.

Puñihuil, Chiloé

Dia 4: Bate-volta às pingüineiras de Chiloé

Que fique claro: o bate-volta a Chiloé não é a melhor forma de visitar o arquipélago.

Na verdade, a excursão saindo de Puerto Varas ou de Puerto Montt toma um dia inteiro e só dá a oportunidade de conhecer Ancud e as pingüineiras de Puñihuil. Mas, sem poder esticar a viagem, e estando a apenas algumas horas de ilhotas cheias de filhotes de pingüim, quem é que dispensaria este passeio?

Pingüins em Chiloé

Os pingüins podem ser vistos em Chiloé entre os meses de setembro e março. O auge do verão é quando os filhotinhos nascem.

E você? Que roteiro fez pelos Lagos Andinos? Conta pra gente!

Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    244 comentários

    Olá, esse roteiro me ajudou muito a planejar minha viagem, mas se eu estiver em Pucon, qual seria a melhor opção pra descer para Puerto Varas? E, tendo tempo disponível, como posso fazer para incluir o Parque Nacional Puyehue? Muito obrigada pelo trabalho no site e pelas dicas

    Bom dia Bóia,
    Parabens pelo site.
    Gostaria de saber nesse roteiro onde é o melhor lugar para se hospedar. Puerto Varas mesmo?
    É possível em um roteiro de 4 dias conhecer o Parque Nacional Puyehue? Vale a pena? Quem sabe uma diária nos Termas… Ou a distância torna inviável?
    Muito obrigada.

      Olá, Rebeca! Sim, Puerto Varas é a cidade mais recomendada para a hospedagem na região. O roteiro acima não comporta incluir o Parque Nacional Puyehue, que demanda mais 2 dias de viagem.

    Alguém foi no Parque Nacional Alerce Andino perto de Puerto Montt? Parece ser muito bonito. Acho que vou esticar até o LAGO PUYEHUE, fazer bate e volta a partir de Puerto Varas, onde estarei hospedado. Alguém recomenda esses lugares?!

    Pretendo ir ao Chile no periodo de 02 a 10 de fevereiro de 2015, passando as
    primeiras 4 noites em Santiago e depois indo para Puerto Varas na sexta-feira
    pela manhã e retornando para São Paulo na terça-feira dia 10.
    Como é verão e li que é alta temporada por lá, será que é uma boa idéia passar
    o final-de-semana na região dos lagos, ou é tudo muito cheio nesta época?
    Dá para comprar os passeios por lá mesmo ou será que é melhor reservar antes?

      Olá, Ines! Você pode comprar passeios ao chegar. Essa é uma ótima época para visitar a região. Vai estar mais animada e mais bonita.

    Olá, gostaria de saber o que vocês acharam em relação à acessibilidade para cadeirantes nesse roteiro? É possível fazer os passeios? Os hotéis receberiam cadeirantes com conforto, restaurantes, etc? Obrigado,

      Olá, Eugenia! Com exceção à visita às pingüineiras, é um passeio que nos parece viável para cadeirantes. Você pode procurar por hotéis preparados para receber cadeirantes no Booking.

    Fizemos o cruce de los lagos já faz uns bons anos, mas foi uma viagem inesquecível e um dos lugares onde queremos voltar. Em Puerto Varas ficamos no cabana de los Lagos A janela do nosso apto tomava simplesmente a parede inteira e era noite de lua cheia.
    Quando a lua subiu por trás do vulcão Osorno e refletiu sua imagem nas aguas serenos do lago tal qual um espelho, nosso queixo caiu. Abrimos um champanhe e foi simplesmente uma das noites mais lindas que já vivemos. Assim é a região dos lagos chilenos, linda, romantica, charmosa !!!!!. É uma viagem maravilhosa para fazer a dois. Voltaremos um dia com certeza!!!!

      Fiz tudo isso no Cabanas del Lago, mas esqueci de providenciar a lua cheia… terei que voltar breve.

    Eu vou para Santiago em dezembro, passarei o natal e o revellon no Chile, minha ideia é permanecer entre 15 e 18 dias, você acha que seria tranquilo fazer Santiago e entorno e depois essa viagem para os Lagos Andinos? É uma boa época para ir? o que seria melhor? Passar o revellon em Santiago/Viña Del Mar/Valpariso (uma dessas cidades) ou o Natal por aí e revellon em Puerto Varas.

      Olá, Felipe! É verão — a melhor época para ir para lá. O Réveillon mais animado é o de Valparaíso.

    Boa noite.

    Estarei indo para os lagos andinos por volta do dia 18/11 e devo passar uns 5 dias. Vocês tem noção de como o tempo eh nos meses de novembro por lá?

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito