Lagos Andinos: roteiro completo de 4 dias
A região dos Lagos Andinos, ao norte da Patagônia, é habitualmente vendida em pacotes que combinam Chile e Argentina em uma só viagem.
Não é uma má idéia, mas quem busca uma viagem mais curta, barata e proveitosa pode dispensar o Cruce de Lagos e curtir apenas a porção chilena da região, em um roteiro que não fica devendo em beleza ou em atrações.
Quando ir
A melhor época para visitar os lagos chilenos é durante o verão. Neste período o clima é ameno, existe mais oferta de passeios ao ar livre, anoitece tarde e a agenda cultural da região está mais animada. O verão é também a estação em que chove menos e em que há maiores chances de se ver o Osorno sem névoa.
Promoções para sua viagem
Onde ficar
A melhor base nesta região é Puerto Varas – uma cidade mais charmosa do que Puerto Montt, e com mais oferta de hotéis, restaurantes e comércio do que Frutillar.
Puerto Varas oferece opções de hospedagem muito boas. A 10 minutos a pé do centrinho, o elegante Hotel Cumbres tem ares de romance e quartos com vista privilegiada para o lago e para os vulcões.
À mesma distância do centro, mas para o lado oposto, o hotel Cabañas del Lago tem ótima estrutura para famílias com crianças e áreas comuns muito aconchegantes.
Quem preferir ficar ainda mais próximo de restaurantes e lojas encontra boas alternativas no Radisson Hotel Puerto Varas (antigo Gran Hotel Colonos del Sur), no Hotel Dreams Los Volcanes (com cassino) e no Weisserhaus Hotel (mais econômico, sem vista para o lago). Os três estão bem no centrinho.
- Puerto Varas, a capital (turística) dos Lagos Andinos
- Lagos Andinos: 3 hotéis cheios de charme em Puerto Varas
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Como chegar
Há vôos diários entre Santiago e Puerto Montt (aeroporto El Tepual) pela Lan e pela Sky Airline. A viagem é curtinha: menos de 2 horas.
De Puerto Montt a Puerto Varas também é um pulo. Apenas 21 quilômetros separam as duas cidades. Você pode chegar a Puerto Varas de táxi, de microônibus (é preciso ir até o terminal) ou com um carro alugado.
Um roteiro de 4 dias
4 dias inteiros são o tempo mínimo necessário para conhecer as principais atrações de Puerto Varas e localidades vizinhas.
Dia 1: Puerto Montt e Frutillar
Puerto Montt é uma cidade feiosa, coitada. Aproveite a sua primeira manhã livre para passear por lá, senão a concorrência com as lindinhas Puerto Varas e Frutillar será extremamente desleal.
Dê uma passada rápida na Plaza de Armas, tire fotos no muelle techado (píer telhado) e visite os Palafitos Angelmó, um mercado de peixe com restaurantezinhos simples e simpaticíssimos.
Mais afastado do centro, o restaurante Azzurro tem jeito de casa de velhos amigos e deliciosos pratos à italiana.
Frutillar é uma gracinha de cidade. Durante seu passeio na orla, repare nas referências musicais no mobiliário urbano e nas fachadas dos estabelecimentos.
O belíssimo Teatro del Lago fica às margens do Lago Llanquihue e recebe no verão um grande festival de música clássica. Aberto o ano todo, o Museu Colonial Alemão vale uma visita.
Para encerrar a tarde, não deixe de experimentar um tradicional kuchen na doceria que parecer mais bonitinha. A disputa é acirrada!
Os trajetos de Puerto Varas a Puerto Montt, de Puerto Montt a Frutillar, e de Frutillar a Puerto Varas podem ser feitos de microônibus ou carro.
Alugue carro na Rentcars em até 10x
Dia 2: Saltos del Petrohué e Lago Todos Los Santos
A visita às cascatas do Rio Petrohué e a navegação no Lago Todos Los Santos são o que há de mais bonito no circuito dos Lagos Andinos.
Por isso, fique de olho na previsão do tempo e não pense duas vezes antes de trocar esse passeio de lugar no roteiro caso a meteorologia aponte outro dia como o mais ensolarado da viagem.
A maneira mais confortável de fazer essa dobradinha é no bate-volta da TurisTour a Peulla – mas é também a mais longa e cansativa. Outras operadoras oferecem opções mais aventureiras, que incluem rafting no Rio Petrohué, passeios de caiaque no Lago Todos Los Santos e caminhadas pelo Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.
De carro alugado, e na temporada, dá para visitar as cascatas e o lago de maneira independente e prática, negociando o preço de um passeio em um barco de menor porte direto no píer do Todos Los Santos. Me parece a melhor alternativa.
(Se você vai embarcar no Cruce de Lagos e está só espiando passeios para fazer na região, pule este tour. Você vai visitar os Saltos del Petrohué e passear de barco no Lago Todos Los Santos no Cruce.)
Wise – Cartão de débito global
Dia 3: Vulcão Osorno e Puerto Varas
Vulcão Osorno
Já pensou em chegar pertinho de um vulcão? No Osorno funciona uma estação de esqui que mantém seus teleféricos em atividade durante o ano inteiro. Quem dispensa mordomias pode, em vez de chegar de carro na base da estação, subir montanha acima em passeios organizados de trekking.
Use a sua tarde livre em Puerto Varas para explorar o circuito turístico da cidade. Caminhe pelas margens do Lago Llanquihue, conheça a Igreja do Sagrado Coração de Jesus (aquela dos cartões-postais) e o casario de arquitetura alemã, herança dos colonos que chegaram por ali no século XIX.
Faça boas compras de objetos de decoração, bijuterias e guloseimas nas lojas do centrinho. Para o happy hour, vá ao Mercado 605, um misto de deli e bar de vinhos que é um charme só.
Dia 4: Bate-volta às pingüineiras de Chiloé
Que fique claro: o bate-volta a Chiloé não é a melhor forma de visitar o arquipélago.
Na verdade, a excursão saindo de Puerto Varas ou de Puerto Montt toma um dia inteiro e só dá a oportunidade de conhecer Ancud e as pingüineiras de Puñihuil. Mas, sem poder esticar a viagem, e estando a apenas algumas horas de ilhotas cheias de filhotes de pingüim, quem é que dispensaria este passeio?
Os pingüins podem ser vistos em Chiloé entre os meses de setembro e março. O auge do verão é quando os filhotinhos nascem.
E você? Que roteiro fez pelos Lagos Andinos? Conta pra gente!
Mariana viajou a convite da SERNATUR Los Lagos e do Turismo do Chile.
Leia mais:
- Lagos Andinos | Prazer: Llanquihue, Puyehue e Todos Los Santos
- 2 países, 3 barcos, 4 ônibus: como é o Cruce de Lagos
- Cruce Andino: 10 perguntas e respostas sobre a travessia dos lagos
- Sul do Chile | Ilha de Chiloé: uma beleza bruta
- Guia de Santiago
Chip internacional com 10% OFF – cupom VIAJENAVIAGEM
Resolva sua viagem
244 comentários
Bóia, Por gentileza, me dê uma sugestão de onde fazer um câmbio melhor. Chego em Santiago num sábado e na segunda parto cedo para Puerto Varas, depois Bariloche e terminando em Pucón. Melhor fazer câmbio no aeroporto de Santiago na chegada ou em casas de câmbio em P Varas? Melhor usar dólar ou real? Obrigado
Olá, Alexandre! O melhor é levar um Wise.