Ilha de Páscoa: cenas de um eclipse total do sol

Ilha de Páscoa, no comecinho do eclipse

Pelo que nos contaram, tinha chovido sábado o dia inteiro na Ilha da Páscoa. Amanheceu chovendo no domingo também. Quando desembarcamos, às onze da manhã, dava para ver o chão molhado — mas o tempo já estava mais para ‘despejado’ (aberto) do que para ‘lluvioso’ (chuvoso).

Chegando depois da chuva

Tínhamos pouco mais de duas horas antes de começar o eclipse, que aconteceria mais ou menos no mesmo horário da final da Copa da África do Sul, entre Espanha e Holanda.

Eu ficava olhando o tempo todo para o céu. De vez em quando as nuvens cobriam o sol, mas o vento soprava forte e acabava levando as nuvens pra lá.

Olha pro céu

O lugar escolhido para vermos o eclipse é um parque com vários moais, as estátuas ancestrais que são o cartão-postal de Rapa Nui.

Moais e moais

Logo vi que não estava corretamente aparelhado para fotografar o eclipse: os fotógrafos de verdade tinham, além de tripés, filtros especiais para captar o fenômeno.

Os filtros e tripés dos fotógrafos de verdade

Showzinho pra turista

Lá pelas tantas, o dono da zoom mais poderosa gritou: “Empezó!”. Pus os óculos de ver eclipse que tinham me dado e não percebi nada.

"Empezó!"

Só dali a uns cinco minutos é que deu para ver a lua abiscoitar um pedacinho do sol.

Durante mais de uma hora, para minha surpresa, o eclipse só é visível através das lentes escuras de negativo de fotografia.

O olho nu só percebe alguma coisa quando a lua começa a cobrir dois terços do sol. A luz fica mais tênue, como um entardecer repentino e fora de hora. Como estamos no inverno, ficou mais frio, também.

Eu já estava achando lindo, mesmo sem conseguir registrar com a câmera a beleza que estava vendo com os óculos — a lua fazendo o sol tomar a sua própria forma, primeiro como crescente, depois minguante.

Juro que estava completamente resignado em buscar por aí fotos de outros do eclipse, quando de repente aconteceu: a lua enconbriu o sol, e o fenômeno passou a ser visível a olho nu — e cãmera nua.

Eclipse!

Está ainda para ser inventado um palavrão que exprima a emoção de ver isso acontecer.

Total!

E a emoção de ver isso acontecer ao lado dos moais da Ilha da Páscoa?

Inacreditável, pípols.

O sol ficou tapado por uma eternidade de, sei lá, uns dez minutos.

Acabou de acabar

Daí a Terra voltou a ser iluminada por uma luz amarela, e quem quisesse podia acompanhar com os óculos o caminho de volta da lua sobre o sol.

Moais

Mas precisar, não precisava mais.

Voltamos ao ônibus, e ouvimos a Espanha ser campeã. Não poderia haver dia mais perfeito na Ilha de Páscoa.

Ricardo Freire viajou à Ilha de Páscoa a convite da LAN

Comentários

Alexandre Giesbrecht – AVIVIXE
Responder

Riq, veja o que esses caras fizeram no dia do eclipse: https://www.wired.com/wiredscience/2010/07/eclipse-chasers/

Cadu
Responder

Cara, que emoção! Incriveis o relato e fotos.

Mariana “de Toledo” @merel
Responder

Obrigada por deixar a gente viajar um pouquinho nessas suas viagens 🙂

Leandro
Responder

Ih, agora me dei conta que não foi em 1997 não, foi antes, não sei se 95 ou 96.

Leandro
Responder

Deve ter sido 1997 mesmo, em Foz do Iguaçu o eclipse foi total, em Curitiba quase total e em Porto Alegre/São Paulo/Rio de Janeiro/Florianópolis ficou de 60 a 80% se não me engano. Me lembro até hoje do Jornal Nacional mostrando as cataratas de Foz do Iguaçu com o sol assim como nas fotos do Riq e comentando o comportamento dos animais diante da inesperada noite. Foi uma oportunidade única, infelizmente não deve se repetir enquanto eu viver. 🙁

Beto
Responder

A terceira foto do eclipse, aquela que tem uma fumacinha em volta, me lembra de um velho e falecido fotógrafo basco amigo meu que fumava cachimbo e sempre esquecia de tirá-lo do canto da boca na hora de fazer a foto. Resultado: todas saiam com a mesma fumacinha. Belo eclipse, Ricardão. Abraço.

    Ricardo Freire

    :mrgreen:

    Mariana “de Toledo” @merel

    hahaha adorei essa 😀

Show!! Emocionante!

Majô
Responder

Belíssimo Riq !!!! Absolutamente ESPETACULAR !!!!
Seu olho dá de dez em todas aquelas câmeras com tripés 😉

Lucia Malla
Responder

Nossa, Riq, nessa vc arrasou MESMO. Lindíssimo. A gente sente a emoção quando lê suas palavras. Até me arrepiei. Parabéns! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito