Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda all-inclusive
A rede espanhola Iberostar é uma das gigantes do mundo dos resorts all-inclusive. Foi a partir da inauguração do Iberostar Bahia, em 2006, que o esquema all-inclusive começou a deslanchar no Brasil. Até então era um sistema exótico, visto pelo consumidor brasileiro como uma marca registrada do Breezes, na vizinha Sauípe. Com o grande sucesso do Iberostar (impulsionado por preços bem atraentes praticados no início), a concorrência foi reagindo, e o sistema se alastrou primeiro pelo norte da Bahia, depois a Alagoas, até conquistar grande parte dos resorts que não se localizam dentro de cidades ou vilarejos.
O hotel recebe muitos estrangeiros; todas as atividades são conduzidas em português, espanhol e inglês.
No fim de 2008 o complexo ganhou um segundo resort, mais luxuoso, o Iberostar Praia do Forte (leia sobre ele aqui). Os hóspedes do Iberostar Bahia não têm acesso ao Iberostar Praia do Forte (mas os do Iberostar Praia do Forte podem freqüentar o Iberostar Bahia).
A localização
3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (a estrada está inteiramente duplicada até 5 km antes da entrada do complexo).
A praia
De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.
As instalações
No prédio principal, térreo, de pé direito altíssimo, estão a recepção e os restaurantes. Os mais de 600 apartamentos se distribuem em três blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.
O spa fica no caminho do Iberostar Praia do Forte. As quadras de esporte e o campo de golfe ficam na parte de trás do terreno — mas a academia é perto do mar.
O bloco mais próximo da recepção e dos restaurantes é o Edifício 2. Mesmo ficando nele, prepare-se para caminhar bastante — você vai precisar, para queimar as calorias incluídas…
Os apartamentos
Espaçosos, decorados em cores vibrantes. O frigobar vem abastecido, e está incluído. Têm sacada, mas não têm rede. Os apartamentos do bloco 1 e a ala esquerda (norte) do bloco 2 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Se você não quer subir escadas, avise ao fazer reserva: os blocos não têm elevador.
Piscinas
Há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.
Entre os blocos 2 e 3 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. É aqui que você vai entrar em contato pela primeira vez com o jingle do Iberostar, usado em todas as atividades. O refrão “animação é muito bom!” pega feito chiclete de ouvido.
Entre os blocos 1 e 2 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. Por ali você só ouve eventualmente alguma algazarra de crianças, quando elas estiverem fazendo em atividade no kid’s club. (Querendo sossego total, basta pegar um lugar na piscina quadrada de pólo aquático, junto à praia — na foto abaixo –, onde não há barulho nenhum.)
Kid’s club
O clubinho fica junto à piscina tranqüila e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.
Copa do bebê
Tem papinhas.
Refeições
Refeições
Os buffets são do tipo pantagruélico, com uma profusão de estações. (A mesa de doces é quilométrica; há também um buffet de sorvete com três sabores e coberturas). Na minha estada peguei camarões graúdos.
No café da manhã, destaque para a estação de iogurtes, variadíssima.
O almoço é servido no restaurante da praia. Perto da piscina tem baiana do acarajé.
As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).
Para jantar, além do restaurante principal, há dois restaurantes à la carte — um de teppan-yaki, o Sakura, e outro de comida mediterrânea, o Mare Nostrum. Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).
Bebidas
Na época de nossa visita, as cervejas eram Sol e Kaiser, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua decisão, recomendo comunicar-se diretamente com o hotel para se informar sobre o acordo vigente. O whisky, Red Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.
Entretenimento noturno
Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.
O spa
Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.
Golfe
O green fee é cobrado à parte. É possível também fazer aulas de golfe.
Um cantinho
A academia de ginástica com vista para o coqueiral e o mar.
Passeios
Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila . O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.
O hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte…
- É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
- Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas da Praia do Forte no Viaje na Viagem
172 comentários
Gostaria de saber se vocês tem informações dos apartamentos que ficam próximo ao resort e dão direito ao complexo Iberoestar pagando por dia. Estou alugando um apto e queria saber maiores informações.
Olá, Glaucia! Não temos informações. O melhor é contactar o resort.
Olá! Gostaria de agradecer pelas excelentes dicas.
Obrigada.
Bom, como sempre dou uma olhadinha aqui antes de fechar a viagem e pedi algumas sugestões dos resorts, aqui vão meus comentários, vou tentar resumi-los… A infraestrutura do hotel é excelente, piscinas maravilhosas, quarto muito bom, funcionários simpáticos,tudo bem limpinho, maaas…rs… A comida é péssima, e olha que não fui com muitas expectativas, pois já fui em outros 03 resorts all inclusive e sei como funciona, comida em grande quantidade e para agradar a todos, mas esta foi a maior decepção… se repete TODOS os dias e o pior as sobras do almoço são reaproveitadas no jantar (ex: o frango assado que sobrou do almoço na janta colocam um molinho, o bife que tb sobrou é fatiado e a noite vira um strogonoffe, e por ai vai…) até onde sei isso nem é permitido, será que não há nenhum controle por lá(nutricionistas por exemplo)??? Sei que meu marido ficou com um bela de uma indisposição (intoxicação alimentar???) nos últimos 4 dias!!!! Os restaurantes a la carte são bons, mas não excepcionais. Tentavamos nos animar e pensar ah, até que não é tão ruim,estavamos de férias, mas dps chegavamos a conclusão q era sim, afinal esperávamos um pouquinho mais, pois pagamos um preço razoável até por ser fora de temporada (fomos no final de agosto/2013)… O que não conseguimos parar de nos perguntar é como um hotel daquele porte e até nome pode servir uma alimentação de tão BAIXA qualidade. É… não gostei, não recomendo e com certeza JAMAIS voltarei.
Silvia, você quer que o resort desperdice toda a comida que não foi consumida? Jogar fora simplesmente? Acho certo sim, aproveitar a comida e fazê-la de uma forma diferente no jantar. Se quer sofisticação nas refeições vá a um hotel de luxo, não a um resort!
Abadia Lopes, nao se trata somente de desperdício, conforme regras da vigilância sanitária o reaproveitamento de alimentos já preparados nao é permitido, justamente para que nao ocorra contaminações cruzadas e outros problemas, já que o alimento fica exposto por horas. Nao procuro alimentação sofisticada, apenas saborosa e de qualidade o que na minha opinião nao passa nem perto por lá.
Sou leitor assíduo deste site e sempre que posso contribuo com relatos. Sou fã nº 1 de resorts all inclusives e já conheci alguns. Estou escolhendo um para nossa próxima viagem e após ler centenas e centenas de relatos, o que dá para perceber é que quando o assunto é resort all inclusive não adianta muito seguir opinião dos outros, é melhor seguir o seu próprio feeling. Tenho a impressão que alguns ficam absolutamente maravilhados com o que encontram, e outros ficam muito decepcionados porque criam expectativas exageradas. Muitas pessoas acham que num resort all inclusive ficarão deitadas numa espriguiçadeira sendo servidas prontamente por um garçon, porém isso é irreal tanto no Brasil como no Caribe, quem quer beber precisa ir ao bar buscar sua bebida, se ficar esperando pelo garçon vai beber um chopp de vez em nunca. Outra reclamação comum é em relação a comida, pois muitos esperam sofisticação, mas em resorts all inclusives brasileiros não há comida sofisticada, existe sim muita fartura e qualidade boa na maioria deles. Com relação ao atendimento ser ruim, pode ser resolvido com uma gorjeta, pois lembrem-se que nos resorts do caribe a gorjeta é muito comum, aqui no Brasil não, porém os salários pagos por estes grandes grupos europeus são baixos tanto no caribe como aqui. Concordo com as reclamações em relação aos tipos de cervejas e destilados nos resorts brasileiros, realmente ficam muito abaixo do que se espera pelo preço pago, porém, no calor da Bahia o chopp sol ou kaiser bem gelado desce como um bálsamo.
Ola Pessoal!
Cheguei esta semana do Iberostar bahia e deixo aqui minhas conbclusões.
Hotel bom com infraestrura, porem comida sem sabor e se repete por todos os dias, dos restaurantes tematicos só gostei do Steak House, o mediterraneo e o japones, não gostei.
Piscina com musicas muito calma, sem animação.
Nem dá para saber que esta na bahia, coisa pra gringo ver.
Shows medianos, alguns sem graça. Cerveja Bavaria e chopp Sol e kaiser. para um resort 5 estrelas…Skol seria melhor.
Poucos funcionarios, para muito serviço. Nào espere peixe e camarao, pois lánão tem…fiquei 6 dias e estava pior que perna de cobra….ninguém ve.
Ja fiquei no Sauipe premium em outras 2 vezes e lá ao menos tinha cerveja Skol, camarao no bar da piscina e lagosta no jantar. Achei tudo mehlor por lá.
Quanto ao Iberostar não voltarei…
Espero ter ajudado.
Marcia
Olá!
Obrigada pelas dicas!
Uma dúvida:
O uso das quadras está incluso no sistema All Inclusive?
No caso da quadra de tênis existe aluguel de raquetes?
Obrigada.
Olá, Thamyris! Para esse tipo de minúcia, nada substitui o contato direto com o hotel. A informação vem rápida, atualizada e garantida.
Olá, alguém q foi recentemente sabe informar qual a marca da cerveja e dos vinhos??? O mar nao eh calmo, mas da para nadar??? Att.
Olá, Silvia! O mar não é calmo, mas se você souber nadar, pode entrar. Para informação atualizada sobre cerveja e vinho, contacte o hotel, é mais garantido.
Ano passado estive no IberoStar Punta Cana passando lua de mel, este ano estou entre passar as ferias em outubro no Iberostar Bahia ou Salinas Maragoggi, pelo que pesquisei acredito que optaria pelo Iberostar Bahia pela infraestrutura do hotel porém tenho vontade de fazer passeios legais e visitar praias bonitas, no Iberostar Bahia tem opções boas de passeios??? Preferencia vistar belas praias!!
Olá, Vinicius! Os passeios disponíveis estão no item “Os passeios”, nos posts de ambos os resorts.
Olà
Estava decidido em ir ao Salinas Maragogi mas por problemas com data (haverá uma convençao no hotel 22 a 24 outubro) nao vai dar certo.
Gostaria de uma sugestao em termos de Resort All in sempre tive vontade de conhecer o Ibero Bahia por ja conhecer a rede qdo fui a Punta Cana porem tenho algumas duvidas;
Tem algum passeio a praia bonita por perto do Resort e quanto a petiscos e frutos do mar sao servidos ou só nos restaurantes.
No aguardo
Leonardo
Oi, Leonardo! Falamos de tudo isso na resenha acima 😉 Leia com carinho!
Olá ! irei para Iberostar Bahia no final de julho /2013 .É uma boa época para não pegar muita chuva durante a estadia ?
Obrigada ,
Deise
Olá, Deise! O pior da chuva já terá passado, mas a época mais seca começa em setembro.
Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
Eu fui no final de julho e a previsão era de chuva todos os dias… Eu quase cancelei a viagem. Acabei indo e peguei chuva todos os dias…. por 5 minutos 😉
Era sol apino, chuvinha rápida – a gente nem saía da praia – e de volta o sol apino! Depois me disseram que o padrão de chuva de lá é esse mesmo. Ainda bem que não cancelei!
Olá
Vi no teu post que a chuva é rápida… É assim tipo Caraibas??? Chove e a seguir vem o sol??
Obrigado