Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda all-inclusive
A rede espanhola Iberostar é uma das gigantes do mundo dos resorts all-inclusive. Foi a partir da inauguração do Iberostar Bahia, em 2006, que o esquema all-inclusive começou a deslanchar no Brasil. Até então era um sistema exótico, visto pelo consumidor brasileiro como uma marca registrada do Breezes, na vizinha Sauípe. Com o grande sucesso do Iberostar (impulsionado por preços bem atraentes praticados no início), a concorrência foi reagindo, e o sistema se alastrou primeiro pelo norte da Bahia, depois a Alagoas, até conquistar grande parte dos resorts que não se localizam dentro de cidades ou vilarejos.
O hotel recebe muitos estrangeiros; todas as atividades são conduzidas em português, espanhol e inglês.
No fim de 2008 o complexo ganhou um segundo resort, mais luxuoso, o Iberostar Praia do Forte (leia sobre ele aqui). Os hóspedes do Iberostar Bahia não têm acesso ao Iberostar Praia do Forte (mas os do Iberostar Praia do Forte podem freqüentar o Iberostar Bahia).
A localização
3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (a estrada está inteiramente duplicada até 5 km antes da entrada do complexo).
A praia
De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.
As instalações
No prédio principal, térreo, de pé direito altíssimo, estão a recepção e os restaurantes. Os mais de 600 apartamentos se distribuem em três blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.
O spa fica no caminho do Iberostar Praia do Forte. As quadras de esporte e o campo de golfe ficam na parte de trás do terreno — mas a academia é perto do mar.
O bloco mais próximo da recepção e dos restaurantes é o Edifício 2. Mesmo ficando nele, prepare-se para caminhar bastante — você vai precisar, para queimar as calorias incluídas…
Os apartamentos
Espaçosos, decorados em cores vibrantes. O frigobar vem abastecido, e está incluído. Têm sacada, mas não têm rede. Os apartamentos do bloco 1 e a ala esquerda (norte) do bloco 2 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Se você não quer subir escadas, avise ao fazer reserva: os blocos não têm elevador.
Piscinas
Há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.
Entre os blocos 2 e 3 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. É aqui que você vai entrar em contato pela primeira vez com o jingle do Iberostar, usado em todas as atividades. O refrão “animação é muito bom!” pega feito chiclete de ouvido.
Entre os blocos 1 e 2 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. Por ali você só ouve eventualmente alguma algazarra de crianças, quando elas estiverem fazendo em atividade no kid’s club. (Querendo sossego total, basta pegar um lugar na piscina quadrada de pólo aquático, junto à praia — na foto abaixo –, onde não há barulho nenhum.)
Kid’s club
O clubinho fica junto à piscina tranqüila e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.
Copa do bebê
Tem papinhas.
Refeições
Refeições
Os buffets são do tipo pantagruélico, com uma profusão de estações. (A mesa de doces é quilométrica; há também um buffet de sorvete com três sabores e coberturas). Na minha estada peguei camarões graúdos.
No café da manhã, destaque para a estação de iogurtes, variadíssima.
O almoço é servido no restaurante da praia. Perto da piscina tem baiana do acarajé.
As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).
Para jantar, além do restaurante principal, há dois restaurantes à la carte — um de teppan-yaki, o Sakura, e outro de comida mediterrânea, o Mare Nostrum. Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).
Bebidas
Na época de nossa visita, as cervejas eram Sol e Kaiser, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua decisão, recomendo comunicar-se diretamente com o hotel para se informar sobre o acordo vigente. O whisky, Red Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.
Entretenimento noturno
Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.
O spa
Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.
Golfe
O green fee é cobrado à parte. É possível também fazer aulas de golfe.
Um cantinho
A academia de ginástica com vista para o coqueiral e o mar.
Passeios
Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila . O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.
O hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte…
- É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
- Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.
Leia mais:
- Os melhores resorts de praia do Brasil em 17 quesitos: escolha o seu
- Guia de Resorts de Praia
- 45 resorts de praia comentados pelos leitores
- Dicas da Praia do Forte no Viaje na Viagem
Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak
172 comentários
Estive com minha família, criança de 03 anos + bebê de 06 meses, no período de 19 a 26/02/2016. No geral, o IBEROSTAR BAHIA é um resort básico, já bem desgastado, com 10 anos de existência, com mobiliário bem simples e estrutura de lazer simples, nada de novidade e sem nenhum luxo!!!!
Os restaurantes que precisam de reservas são razoáveis, com comida boa, mas sem nada de especial. Fomos em todos, menos o francês. O melhor é o Mediterrâneo, mas NÃO tem lagosta, camarões GG e frutos do mar variados! Não espere muito para não se decepcionar!!! O japonês é bem básico, servindo arroz tipo shop suey com camarão pequeno, polvo, carne ou frango. A comida japonesa em si, praticamente não tem. Não espere sushis, sashimis, etc.
Mas o restaurante principal, MEU REI é decepcionante, um calor de MATAR. Há muito tempo que o gerente responde no TRIPADVISOR que estão tentando resolver, mas tem somente alguns ventiladores nos cantos de cada ambiente que não resolve NADA!!!. Eu saia com a camisa ensopada de suor!! A comida é feita para batalhão, sem tempero, atendimento péssimo, super cheio em todos os momentos e nada de comida 5 estrelas! Tem muita pizza, carnes duras e quase nada de frutos do mar. Não tinha nem um salmão assado, camarão GG e moqueca!!
As bebidas do HOTEL são 3 estrelas, os refrigerantes são de máquina estão sempre sem gás, as cervejas só tem Amstel e Kaizer e espumante Rio Sol. No apto, no frigobar não tem espumante, whisky e vinho, um absurdo!!!
O lazer do hotel é fraco, nas piscinas não tem brinquedos, não tem cascatas, não tem bóias e sempre encontramos sujeiras próximo as bordas, nos cantos. Tem somente 01 bar molhado e pouca brincadeira com os monitores!! O playground tem poucos brinquedos, super pequeno! O espaço KIDS é simples, quente e com poucos atrativos! Já fui em várias pousadas com o mesmo nível de lazer. O espaço kids para bebés não tem ar condicionado, muiiiiiiiiito calor. Não espere brincadeiras com as crianças pequenas nas piscinas.
Os apartamentos standard são bem simples, pequenos, com duas camas tipo solteirão, canais de TV horríveis e sem sofá. Os amenites são de hotel 3 estrelas e banheiro apertado. Apesar de estarmos num sistema all inclusive, NÃO tem no quarto castanhas, salgadinhos, sucos e chocolates. Péssimo!!! O quarto não tem nenhum LUXO!!!!
A copa baby é razoável, com papinhas e frutas, mas somente banana e maçã. Não tem pêra, ameixas, manga, pêssego etc. Também não tem LEITE NAN para bebês. Tive que mandar comprar em Salvador, pois mesmo falando com a Gerência, não providenciaram!!!!
Os shows a noite são razoáveis, mas o teatro é um calor de MORRER, NÃO tem ar condicionado e somente um bar. Não tem garçons te servindo, muito ruim!!!
Não volto jamais no IBEROSTAR BAHIA!!!! Foi uma decepção TOTAL. Pelo mesmo preço, prefiro um resort no CARIBE, com nível 6 estrelas e all inclusive de LUXO!!!!
Acabei de passar uma semana e ADOREI!!! Anotei todas as dicas aqui no site e usei todas, dicas dos restaurantes (como fiquei 8 dias, pude fazer três reservas nas opções a La Carte e achei super bacana, eles dão quatro opções- Sakura de comida oriental, Maré Nostrum de comida mediterrânea e o El Colonial gastronomia francesa em um ambiente elegante de restaurante gourmet. Os demais dias comi no restaurante principal Meu Rei serviço Buffet) piscinas (usei mais a retangular por não ser tão cheia e também mais funda que as demais), passeios (Fiz Praia do Forte em especial para visitar o Projeto Tamar e Salvador- gostei de ambos). Sobre a praia em frente realmente não é calma, mas fica numa paisagem linda, proporciona ótimas caminhadas e tem as esteiras para curtir um ambiente diferente da piscina. Os bares são muito bem servidos de opções para todos os gostos, assim como os restaurantes e vale a pena ir até o teatro para curtir um show/ apresentação. Funcionários muito educados e prestativos. Com certeza vou voltar!
Estive com minha família em fevereiro 2015. Adoramos! O hotel está com ótimos funcionários. São agradáveis e animados. O Hotel é limpo e a comida saborosa.
Obrigado…mas em maio chove muito….
Preciso de ajuda? Em maio vou eu minha esposa e minha filha de 4 anos qual fechar ? Iberostar ou resort costa do sauipe ?
Olá, Bruno! Infelizmente não temos como decidir por você.
Leia sobre SAuípe:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/resorts-na-bahia-costa-do-sauipe
Olá Bruno. Estive na Costa do Sauipe no Reveillon. Não foi ruim mas falta muita coisa. Com certeza vá ao Iberostar. Nunca irá se arrepender.
Olá!
Estou com minha lua-de-mel marcada pra final de setembro e início de outubro deste ano. Comecei a fechar o Iberostar Praia do Forte, mas recebi a notícia que neste período o hotel terá um congresso e não fará reservas para turistas. Por isso, me indicaram o Iberostar Bahia. Mas estou com medo de o Bahia acabar ficando também em função desse congresso e os serviços ficarem um pouco a desejar. Ou o Bahia acabar ficando muito lotado. Alguém já passou por esse tipo de experiência?
Olá, Lívia! Consulte o resort para se informar sobre o caso. De toda forma, veja outras opções de resort para a sua lua-de-mel aqui: https://www.viajenaviagem.com/resorts
Estou querendo ir ao Iberostar Bahia na primeira quinzena de maio, chove na praia do forte??? Eu consigo comer peixes, carnes ( picanha) em quais momentos???? Pode ser durante o dia se assim quiser?
Olá, Leonardo! Sim, maio é mês de chuva por lá. Veja no Praiômetro: https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/
O buffet do almoço é extenso. Veja as opções de lanche no post acima, e entre em contato com o resort caso precise de mais informações.
Estou com viagem marcada para o praia do forte para março de 2015….mas estou com calafrios só de pensar em tomar kaiser….não é possível que um resort desse calibre não tenha melhores opções de cerveja. Uma pena.
Antonio, um conselho pra vc: vai de chopp Sol pois consegue ser melhor que o kaiser, é leve, aguado, mas não chega a ser ruim. No mais, tenha paz de espírito e aproveite tudo o que o resort tem de bom. abs
Caro Antonio,
Em relação ao chopp, ainda é Kaiser, porém adicionarão também o chopp da Amstel, que é bem melhor que Kaiser, eu só tomava ele quando fui lá
Vou relatar minha experiência de 20 a 28 de dezembro/13. O Resort é muito bonito, a estrutura de piscinas é fantástica, inclusive neste aspecto é superior ao Iberostar praia do forte. A acomodação é excelente, grande, ar condicionado perfeito e silencioso, cama muito boa, chuveiro muito bom, vista parcial do mar. A praia é bacana, não é daquelas praias sem onda, mas é bonita e não deixa de ser gostosa para banho. A equipe de animação cumpre seu papel. No entanto o ponto fraco do hotel realmente é a comida, isso é inegável, algumas críticas são exageradas, mas realmente a comida do restaurante principal é bem fraquinha, tanto em opções como em qualidade. No almoço vale mais a pena ficar no restaurante da praia, pois todo dia tem uma opção diferente como paella, muqueca, etc. Nos restaurantes a la carte precisa fazer reserva e quem fica uma semana tem direito a 3 reservas, porém é possível colocar o nome na lista de espera diariamente, precisa fazer isso logo cedo para conseguir, com isso acabamos jantando no principal apenas uma noite. Os restaurantes a la carte também não são excepcionais, mas são bons, com exceção do steak que é péssimo, aliás em qualquer restaurante de lá evitem pedir carne, pois é sempre dura e de má qualidade, prefiram sempre peixe. O serviço estava bem prejudicado porque o hotel estava superlotado, claramente faltava funcionário nos bares e nos restaurantes, eles até se esforçavam mas não conseguiam atender a todos de forma satisfatória, isso foi algo desagradável, o hotel deveria contratar mais funcionários em alta temporada. As bebidas também deixam a desejar, mesmo sabendo que não servem bebidas premium, as marcas poderiam ser melhor selecionadas…a dica é sempre que pedir uma bebida com vodka pedir para usarem smirnoff, caso contrário eles usam uma outra marca péssima, e bebida com rum peçam sempre com montilla ou bacardi, pois o rum que eles usam é da Cerezer. O ponto alto foi o jantar de natal que foi simplesmente fantástico, uma das melhores refeições da minha vida e que mostrou que eles sabem fazer comida boa, basta um pouco mais de boa vontade.
Conclusão: Recomendo o resort, vale a pena sim, embora deixe a desejar em alguns aspectos.
Já estão aceitando novos comentários?