Hotel ou apartamento, o que é melhor?

O que é melhor: ficar em hotel ou em apartamento?

Alugar apartamento de temporada é tão antigo quanto se hospedar em hotel. Mas depois do advento da internet, e sobretudo do surgimento do AirBnB, alugar apartamento ficou muito mais fácil. E mais cool, também. Alugar apê está na moda. Daí que muita gente pergunta o que é melhor.

Hotel ou apartamento, o que é melhor?

Hotel ou apartamento, o que é melhor?

Alugar apartamento pode ser mais barato, mais proveitoso e mais gostoso que ficar em hotel. Mas repare no verbo: pode ser. Vai depender do tipo de viagem e do perfil do viajante.

Alugar apartamento requer um jeito diferente de viajar

Se você vai ficar um, dois ou três dias num lugar, não vale a pena alugar apartamento. Apartamento é para ficar mais tempo, para descobrir coisas fora do circuito turístico, para brincar de morador, apra descobrir facetas da cidade que passam despercebidas do hóspede de hotel.

Mas se você for com aquela agenda toda trabalhada no cronômetro com 5 pontos turísticos por dia que você precisar ticar, então o apartamento vai te atrapalhar. Porque ficar em apartamento toma tempo do seu dia, deixa o seu ritmo mais lento. E isso é ótimo – mas não quando você tem pressa.

Apartamento é uma experiência diferente, com uma rotina diferente

Por exemplo: você não chega em Paris, deixa a mala no apartamento alugado e sai correndo pra ter a sua primeira visão da torre Eiffel. Não. Você chega em Paris, deixa a mala no apartamento e desce para fazer compras — suco de laranja, vinho, patê, pão, cerejas… hmm, o figo está na época… café, adoçante, queijo, presunto, Coca Light, iogurte, flores, água Perrier, que salada linda, será que essa lasanha é boa? No mínimo cê tem que dar um rolê na área para descobrir onde você consegue o quê.

Se você acha isso um saco, alugar apartamento não é para você. Agora: se isso abre uma nova perspectiva para sua viagem, então você deve experimentar pra ver se é a sua.

Outras diferenças entre hotel e apartamento que valem ser lembradas:

  • No hotel você chega e sai à hora que quiser: se você não puder ocupar o seu quarto, você deixa a mala no depósito do hotel, tanto antes do check-in quanto depois do check-out. Já no apartamento você precisa combinar direitinho a hora da chegada (para receber a chave), e os procedimentos de saída (para entregar a chave). E não existe nenhuma solução-padrão pro problemas das malas entre o momento da chegada e a ocupação do apartamento ou entre o momento da saída e a hora de ir para o aeroporto.
  • Num apartamento, se o vaso entupir, se a água não esquentar, se o wifi cair (essa é a maior das tragédias) ou se a geladeira vazar, não vai dar para ligar para a recepção 24 horas. Você vai ter que mandar um zap para o proprietário e ficar rezando para os dois vezinhos ficarem azuis e ele vir resolver ou mandar alguém
  • Arrumar a cama, limpar a bagunça da cozinha, passar um pano no banheiro depois de quatro dias — no apartamento ninguém vai fazer isso por você. (Em alguns casos é possível contratar uma diarista eventual.)

Alugar apartamento é mais econômico que ficar em hotel?

Sim: na tal da ponta do lápis, alugar apartamento é mais econômico do que ficar em hotel. Mas veja bem: não alugue apartamento porque é mais econômico. Alugue apartamento se você comprar o pacote inteiro, a experiência completa.

E falando em economia, fuja de apartamentos que estejam muito mais baratos do que os de padrão semelhante na mesma cidade. Apartamento muito barato demais ou está detonado ou é muito mal localizado. Acredite: apartamento detonado é muito pior que hotel mequetrefe.

E se você não quiser fazer economia na diária, o apartamento pode virar um senhor upgrade para a sua viagem. Eu explico: se você se dispuser a gastar no apartamento a mesma verba que você gastaria em hotel você vai conseguir um apartamento bem mais bacana que o hotel.

Mas mesmo neste caso, a economia vai vir no que vem agregado ao apartamento: a possibilidade de fazer algumas refeições em casa, a descoberta de restaurantes de bairro, a permanência mais longa na cidade que ajuda a dispensar tour guiados, ônibus de 2 andares e outras soluções feitas para o turista apressado.

Apê para alugar não tem só no Airbnb, não

Caso você tenha se interessado em pensar numa viagem que seja apropriada pra alugar um apartamento, saiba que não precisa se limitar ao AirBnB: hoje já tem apartamento para alugar nos sites de reservas de hotéis também, como o Booking. Você pode pesquisar as duas categorias (hotéis e apartamentos) ao mesmo tempo. Caso você opte por apartamento, não vai precisar passar pelo processo de aprovação do seu perfil como acontece em muitos casos no Airbnb.

Onde o Airbnb é insuperável

O Airbnb, no entanto, continua imbatível num nicho muito interessante, que é o aluguel de quarto em casas onde more o anfitrião. Esse é o jeito mais inteligente de economizar em hospedagem — melhor até que hostel. Para dar certo, é só se dedicar a estudar as resenhas. Não só dos quartos, como também dos anfitriões, para achar um que tenha as características que você prefere — ou reservado na dele, ou superpresente dando o caminho das pedras na cidade.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    E você? Curte alugar apartamento, ou prefere viajar ficando em hotel?

    Conta pra gente!

    Maraturismo

    45 comentários

    Acabo de voltar de uma viagem de 20 dias por Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam. Fui com a minha esposa e minha filha de 17 anos.
    Ficamos em apartamento. Faz 4 anos que estamos dando preferência para apartamento. Nunca tivemos problemas. Essa escolha não é por questões financeiras, mas por comodidade. Viajamos leve e escolhemos apto. com máquina de lavar roupas. Ir ao mercado em outro país também é uma experiência turística. Compramos algumas coisas para o café da manhã e se resolvermos fazer um jantar, tudo bem. Temos mais espaço para guardar as malas. Abasteço a geladeira com cervejas de qualidade comprada no mercado. No geral nos sentimos muito bem em apartamentos, mas utilizamos hotéis também. Depende da cidade, de quantos dias ficar, etc.
    Parabéns pelo seu artigo.
    Sempre jogando luz sobre coisas importantes e nos ajudando a viajar melhor.

    Depende do lugar, é melhor ficar em um hotel ou em um apart-hotel do que em uma casa particular. Se você estiver em uma cidade grande, um hotel ou um apart-hotel será mais prático e confortável. Para entrar e sair e para a proximidade do centro. Ideal se você ficar no Porto, Barcelona ou Sevilha. Os apartamentos em casas particulares, têm a desvantagem de que o ritmo de férias não é o ritmo das pessoas ao seu redor. E isso cria desconforto nos dois lados. Especialmente o problema do ruído.

    Conheço mais pessoas felizes com aluguel de apartamentos através de Booking do que através de AirBnB. Eu nunca aluguei AirBnB, então eu não sei disso.

    Totalmente de acordo. Um apartamento é para ser mais dias do que em um hotel. Você mora mais dentro do que fora. Além disso, existem os sistemas de aparthotel que têm os serviços de ambos e é um conceito de alojamento muito válido e confortável para o turista e os vizinhos.

    Depende do lugar. Na Grécia, o sistema de aparthotel familiar é muito bom e, em geral, eles têm serviço de café da manhã e limpeza do apartamento. Eles tendem a ser, alojamento de menos quartos do que em um hotel e a coisa boa é que somos todos os viajantes e não compartilham horários com os vizinhos que podem ter um trabalho diferente e horário de sono.

    Ah, também já fiquei em quartos dentro de casas pelo airbnb e adorei, mas essa opção só se estou sozinha ou com amiga, porque com meu marido prefiro ter a privacidade de um apto inteiro mesmo.

    Amo apto, e tem sido minha escolha nas ultimas viagens. E quem disse q tenho q arrumar a cama? nem na minha casa eu arrumo rsrsrs. E lavar dois pratos e copos eh o de menos, já que tbm não cozinho altos pratos e sim opto por comprar lanchinhos locais (queijos, enlatados, vinho, paes..) para algumas refeições. Não descarto hoteís, mas só para estancia bem curta mesmo e dependendo do preço.

    Concordo com você Mô e também, viajando quase sempre sozinha, penso que se eu passar mal de saúde não tenho ninguém para me ajudar. Já pensou demorar dias até encontrarem você no ap alugado caso fique impossibilitada de ligar para alguém? Tô fora! Adoro hotel!

    Minha primeira viagem à Europa teve um misto de hoteis e apartamentos via AIRBNB: para cidades rápidas de 1 dia apenas (Milão, Verona, Veneza e Florença) utilizei hoteis; para Paris e Roma (fiquei 3 e 4 dias respectivamente) aluguei apartamento. Eu adorei a experiência!!! Nos hoteis aproveitei os maravilhosos cafés da manhã e nos apês eu economizei bem porque estávamos em 5 pessoas. Os apartamentos eram ótimos – ficavam perto da Champs Elysees e do Coliseu! Amei! Enfim,dá pra alternar entre hotel e apê… tudo vai depender da quantidade de dias, da pressa do turista, da grana curta ou não, da comodidade e tal… mesmo ficando em apartamento por 4 dias não achei nada de mais a questão da limpeza… foi bem tranquilo… não achei nenhum martírio passar pano no banheiro ou lavar uma louça (estava só eu e meu marido rs). Porém, indico apê para apenas 3/4/5 dias, porque em períodos maiores eu não fico em apto nem pensar, pela questão do trabalho doméstico mesmo…. afinal, estamos em férias, né?

    Gosto não se discute, o importante é viajar. Como sou “dona de casa”, obviamente fico em hotéis, sempre baseados no VNV. E meu marido, como dirige todos os dias 200 km pra trabalhar, prefere trens e ônibus. Também não gostamos (ainda) de descansar, somos maraturistas, com muito prazer. Valeu VNV, sempre na nossa viagem.

    Sempre viajava parando em hoteis. Mas depois que me tornei pai, tenho optado sempre por apartamentos, principalmente em razão do maior espaço para a minha filha circular, brincar, bagunçar, isso a um preço mais baixo do que um quarto de hotel grandão.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito