Guia de Praias: Sul da Bahia (Costa do Descobrimento e Costa das Baleias)
As praias do Sul da Bahia — a Costa do Descobrimento e a Costa das Baleias — são as mais diversas da costa brasileira. Aqui todo mundo encontra a *sua* praia. E o que é melhor: a maioria dos destinos é própria para o distanciamento social. As praias são extensas, com vários trechos semi-desertos, e quase tudo pode ser feito ao ar livre — incluindo comer. Use nosso guia prático de viagem ao Sul da Bahia se você vai viajar na pandemia.
Sul da Bahia: como organizar sua viagem
Por estar a mais de 600 km das capitais mais próximas (Salvador e Vitória), nesta região não existe aquele turismo de fim de semana que provoca exploração imobiliária e engarrafamentos nas estradas. Só há turismo efetivo de massa em Porto Seguro — e ainda assim, acaba sendo menos predatório do que em destinos mais próximos a capitais.
Qual é o aeroporto mais próximo?
O Sul da Bahia é servido por dois aeroportos: Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
Voos para Porto Seguro
O aeroporto de Porto Seguro é o que serve à Costa do Descobrimento: as praias de Santo André, Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho e Caraíva.
Voos para Teixeira de Freitas
O aeroporto de Teixeira de Freitas é o mais apropriado às praias da Costa das Baleias: Prado, Cumuruxatiba e Corumbau. vendendo a rota Salvador-Teixeira de Freitas que será operada a partir de 24 de outubro de 2022, às segundas, quartas e sextas, com aviões da Voepass (antiga Passaredo).
Que tal: ir por Porto Seguro e voltar por Teixeira de Freitas?
Se você pensa em explorar todo o Sul da Bahia, montando bases primeiro em localidades no entorno de Porto Seguro (como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho, Caraíva ou Santo André) e depois em no extremo sul da região (em Corumbau, Cumuruxatiba ou Prado), compre passagem com ida a Porto Seguro e volta de Teixeira de Freitas.
Você pode alugar um carro com retirada em Porto Seguro e devolução em Teixeira. A sobretaxa para devolução 225 km adiante é de R$ 270.
Como chegar de carro
Muita gente dribla o alto custo das passagens — sobretudo na alta temporada — viajando de carro para o Sul da Bahia.
A diminuição da malha aérea por causa da pandemia e o medo de contaminação nos aviões também são bons motivos para viajar de carro.
A dica mais importante para quem vem de longe é: não viaje à noite. As estradas brasileiras se tornam perigosas depois que escurece, pela sinalização falha, pelos buracos e principalmente pela irresponsabilidade dos motoristas.
Com exceção de viagens saindo de Salvador ou Vitória, será necessário pernoitar no caminho.
Veja os caminhos detalhados na página Como ir de carro ao Sul da Bahia:
- Vindo de São Paulo
- Vindo do Rio de Janeiro e de Vitória
- Vindo de Belo Horizonte
- Vindo de Brasília
- Vindo de Salvador
- Vindo do Nordeste
Quando ir ao Sul da Bahia?
Você pode aproveitar as praias do Sul da Bahia o ano inteiro. Não existe uma época caracteristicamente chuvosa como no restante do Nordeste. É raro o mês que registre mais de 150 mm de chuva.
O inverso também é verdadeiro: não existe nenhuma estação com tempo inabalavelmente firme. Em qualquer época, espere pegar sol e um pouco de chuva.
O sul da Bahia está exposto às frentes frias que vêm do Sudeste. As mais fortes acabam chegando.
Roteiros pelas praias do Sul da Bahia
Até 4 dias
Se você vai ficar até 4 dias pelas praias do Sul da Bahia, escolha uma base apenas. De todas elas você poderá fazer passeios aos arredores.
5 dias ou mais
Ficando nas praias do Sul da Bahia 5 dias ou mais já dá para combinar bases. Mas procure não ficar menos do que duas noites em cada vilarejo. Na verdade, o mínimo ideal são 3 noites em cada base escolhida.
Vale lembrar que não é preciso esgotar todo a região numa única viagem. Acredite: você vai querer voltar!
Veja:
Descanso ou passeio?
Descanso com distanciamento social:
→ Santo André
→ Praia do Espelho
→ Corumbau
→ Trancoso (fora do verão)
→ Caraíva (fora do verão)
→ Cumuruxatiba (fora do verão)
Descanso com vida social:
→ Arraial d’Ajuda
→ Trancoso (no verão)
→ Caraíva (no verão)
Bases que rendem mais passeios:
→ Porto Seguro
→ Arraial d’Ajuda
→ Caraíva
→ Prado
5 dicas para montar o seu roteiro
1. Quem curte Arraial não gosta de Trancoso — e vice-versa
Claro que há exceções (eu, por exemplo, sou uma delas). Mas normalmente quem ama Arraial d’Ajuda acha Trancoso pretensão pura. Já os habituês de Trancoso acham o Arraial d’Ajuda popular demais.
Minha dica: em vez de combinar os dois destinos, monte base naquele com o qual você simpatiza mais e faça um passeio bate-volta ao outro, sem pernoite.
2. Pernoitar na Praia do Espelho é muito melhor do que fazer o passeio
Se você consegue se imaginar por duas noites numa praia onde não há nada para fazer à noite, considere passar essas duas noites na Praia do Espelho, numa pousada à beira-mar.
Além da experiência mais radicalmente pé na areia da sua vida, você vai saber o que é dormir e acordar numa praia deserta (aproveitando aquelas horas do dia em que os visitantes já foram ou ainda não chegaram).
3. Evite pernoites picadinhos em várias bases
Como eu já disse mais acima, não fique menos do que duas noites em nenhuma base. Se for para ir e dormir uma noite só, é melhor fazer um bate-volta apenas.
4. Fora de temporada, dá para decidir o roteiro durante a viagem
Se você viajar pelas praias do Sul da Bahia fora de férias ou de feriadões, e não fizer questão de pousadas específicas, pode reservar apenas a pousada dos primeiros dias, e decidir para onde se mudar (ou não!) depois de fazer passeios.
Repito: não tente esse esquema em férias ou em semanas com feriado, nem se você tem alguma pousada específica em mente (as pousadas mais interessantes lotam com frequência).
5. Lua de Mel de 8 dias no Sul da Bahia
Este é o meu roteiro mais especial para o Sul da Bahia, que recomendo a casais em lua de mel ou viagem romântica.
Vai por mim:
- Passagem de ida para Porto Seguro.
- Trânsfer direto a Trancoso, ficando 3 noites.
- Transfer à Praia do Espelho, ficando 2 noites.
- Trânsfer a Caraíva. Almoço no Boteco do Pará. Continuação do trânsfer em bugue (pré-arranjado pela pousada) ao Corumbau, ficando 3 noites.
- Passagem de volta saindo de Teixeira de Freitas.
Vale a pena estar de carro no Sul da Bahia?
Se você vai montar base em Porto Seguro ou Arraial d’Ajuda, carro não é fundamental. Há tours para praticamente todas as praias próximas. Em Porto Seguro o Uber funciona bem, e Arraial d’Ajuda tem táxi e van.
Se você for montar base fora de Porto Seguro, alugue carro se quiser fazer muitos passeios a outras praias. Mas se quiser só ficar sossegado na praia que escolheu, não é necessário. Alugue apenas se gostar da liberdade de estar de carro (ou se achar proibitivo o preço do trânsfer).
- Compare preços de várias locadoras e alugue seu carro em Porto Seguro com tarifas promocionais no nosso parceiro Rentcars
- Compare preços de várias locadoras e alugue seu carro em Teixeira de Freitas com tarifas promocionais no nosso parceiro Rentcars
Abrolhos
A Bóia recomenda: Abrolhos
→ É o seu passeio: se você dispõe de 2 a 4 dias para um live-aboard
→ Não é o seu passeio: se você só tem tempo para o bate-volta no mesmo dia
Um dos nossos maiores santuários naturais, o Parque Nacional Marinho de Abrolhos combina com uma temporada pelas praias do Sul da Bahia. Os passeios e expedições partem da cidade de Caravelas.
As operadoras oferecem passeios bate-volta sem pernoite, mas não são bons programas: o deslocamento leva 3 horas em cada direção, e se você só vai fazer snorkel, não vai aproveitar toda a riqueza do ambiente sub-aquático.
O ideal é se encaixar numa das expedições live-aboard que incluem entre 1 e 3 pernoites dentro do parque.
Arraial d’Ajuda
A Bóia recomenda: Arraial d’Ajuda
→ É a sua praia: se você quer mar calmo, algum agito e boa relação charme x benefício
→ Não é a sua praia: se for #TeamTrancoso
Charmosa e democrática, Arraial d’Ajuda funciona como um upgrade de Porto Seguro ou como uma alternativa a Trancoso. Com algumas vantagens: suas praias oferecem um banho mais gostoso que as praias das duas vizinhas, e a grande comunidade de forasteiros radicada ali mantém o povoado funcionando mesmo quando não há muito turismo.
E para fazer passeios bate-volta às praias mais ao sul (Trancoso, Espelho e Caraíva), o Arraial é uma base mais conveniente que Porto Seguro: sem precisar pegar a balsa, você chega (e volta) até 1 hora mais rápido do que quem está baseado em Porto.
- Como ir do aeroporto ao Arraial d’Ajuda
- Onde ficar no Arraial d’Ajuda
- Onde comer no Arraial d’Ajuda
- O que fazer no Arraial d’Ajuda
Caraíva
A Bóia recomenda: Caraíva
→ É a sua praia: se você curte rusticidade — e forró
→ Não é a sua praia: se ruas de areia não fazem o seu estilo
Ruas de areia onde não passam carros: só carroças. Luz elétrica sem postes: a fiação está enterrada. Dias sossegados na praia, noites animadas nos forrós. Os anos passam mas, por mais que sua fama aumente, Caraíva continua essencialmente a mesma: alternativa, democrática e plena de borogodó.
Corumbau
A Bóia recomenda: Corumbau
→ É a sua praia: se procura uma praia linda e sem aglomeração
→ Não é a sua praia: se você não quer ter trabalho para chegar
Uma das praias mais bonitas do Brasil também é uma das mais vazias. Qual seria o segredo da Ponta do Corumbau? Simples: é igualmente uma das praias mais difíceis de chegar. Só desfruta das belezas e do sossego do Corumbau quem enfrenta 50 km de estrada de terra. Vale a pena: algumas das pousadas mais exclusivas do Brasil estão à espera de quem não se assustar com o caminho.
Cumuruxatiba
A Bóia recomenda: Cumuruxatiba
→ É a sua praia: se você procura uma pousada pé na areia com diárias amigáveis
→ Não é a sua praia: se você precisa de um aeroporto pertinho
Cumuruxatiba — Cumuru, para os íntimos — oferece sossego e muitas pousadas pé na areia, mas sem a afetação (e os preços) de praias do sul da Bahia mais badaladas. Dê uma olhada: o destino menos conhecido da região pode ser o mais surpreendente.
- Como ir do aeroporto a Cumuruxatiba
- Onde ficar em Cumuruxatiba
- O que fazer em Cumuruxatiba
- Onde comer em Cumuruxatiba
Porto Seguro
A Bóia recomenda: Porto Seguro
→ É a sua praia: se você busca hotéis e passeios baratos, ou hotéis all-inclusive com bom preço
→ Não é sua praia: se você é alérgico a turismo de massa
A Porto Seguro dos luaus, da lambaeróbica e do capeta (o drink de vodka com guaraná e leite condensado) está em extinção. Em seu lugar, surgiu um destino família, onde a Passarela do Álcool virou uma feira de artesanato e atende pelo nome oficial de Passarela do Descobrimento.
Hotéis all-inclusive com bom preço e os tours mais baratos do Brasil continuam a fazer de Porto Seguro a primeira viagem de férias de avião de muitos brasileiros.
- Como ir do aeroporto ao seu hotel
- Onde ficar em Porto Seguro
- Onde comer em Porto Seguro
- O que fazer em Porto Seguro
Prado
A Bóia recomenda: Prado
→ É a sua praia: se você quer um vilarejo simpático com acesso por asfalto
→ Não é a sua praia: se você faz questão de mar azul
Prado é a cidade com melhor infra-estrutura da Costa das Baleias. Por oferecer um acesso mais fácil, totalmente asfaltado, Prado se tornou um pólo de segundas residências, com casas de veraneio de famílias mineiras, goianas e brasilienses. Tem casario preservado no centro histórico e 30 km de praias, em grande parte guarnecidas por imponentes falésias. Prado é também uma base para dar uma esticada ao arquipélago de Abrolhos.
- Como ir do aeroporto a Prado
- Onde ficar em Prado
- O que fazer em Prado
- Onde comer em Prado
- Como aproveitar Abrolhos
Praia do Espelho
A Bóia recomenda: Praia do Espelho
→ É a sua praia: se você quer dormir e acordar numa praia deserta
→ Não é a sua praia: se te incomoda que no meio do dia a sua praia deserta não fique tão deserta
A Praia do Espelho é a mais bonita das praias do Sul da Bahia — e ponto. Não só em termos naturais: a ocupação da praia continua charmosa, mesmo recebendo centenas de visitantes que só vêm passar o dia.
Mas só quem pernoita (quanto mais noites, melhor) curte a delícia de dormir e acordar no paraíso.
- Como ir do aeroporto à Praia do Espelho
- Onde ficar na Praia do Espelho
- O que fazer e Onde comer na Praia do Espelho
Santo André
A Bóia recomenda: Santo André
→ É a sua praia: se você quer sossego e comida boa
→ Não é sua praia: se você se incomoda com um mar que nem sempre estará superazul
A balsa do rio João de Tiba deixa para trás a micareta permanente de Porto Seguro e entra em território de paz. Santo André é um oásis de sossego na Costa do Descobrimento: mesmo no Réveillon e até no Carnaval o lugar permanece a salvo do excesso de lotação. A praia é comprida e deserta: eventuais gatos pingados na areia indicam a localização das pousadas.
A maior qualidade de Santo André: a perfeita integração entre nativos e forasteiros que se instalaram por ali. É isso que faz de Santo André um lugar tão especial.
Leia mais no Guia de Santo André:
- Como ir do aeroporto a Santo André
- Como chegar de carro (evitando a balsa)
- Onde ficar em Santo André
- Onde comer em Santo André
- O que fazer em Santo André
Trancoso
Vai por mim: Trancoso
→ É a sua praia: se você acha que o rústico pode ser chic
→ Não é a sua praia: se você procura uma pousada em conta pé na areia
Redescoberta por hippies na década de 70, Trancoso continua rústica — ao menos, na aparência. As fachadas brejeiras das casinhas do Quadrado escondem pousadas, restaurantes e galerias que não cabem em qualquer bolso.
Mas você não precisa ser dono de um naco do PIB para aproveitar o cenário preservado pelos ricos de bom-gosto. A gente mostra o caminho.
- Quando ir a Trancoso
- Como ir do aeroporto a Trancoso
- Onde ficar em Trancoso
- Onde comer em Trancoso
- O que fazer em Trancoso
- Guia do Arraial d’Ajuda
- Guia de Caraíva
- Guia de Corumbau
- Guia de Cumuruxatiba
- Guia de Porto Seguro
- Guia de Prado (inclui Abrolhos)
- Guia da Praia do Espelho
- Guia de Santo André
- Guia de Trancoso
162 comentários
Olá, sempre viajo com a dica de vocês. Estamos super na dúvida de como montar um roteiro para 12 dias. Eu e meu marido fizemos alguns roteiros sugeridos por vocês em outras locais e ficamos encantados. Todavia, agora para as praias do Sul da Bahia não identifiquei um roteiro para a quantidade de dias que pretendemos ficar. Será que 15 dias são muitos? Muito do mesmo? Pensamos média de 12 a 15 dias indo no inicio de novembro deste ano, indo e voltando por Porto Seguro. O que sugerem?
Gostamos de algo tranquilo, mas podemos diversificar considerando a quantidade de dias.
Obrigada desde já.
Beijos
Olá, Carla! Na nossa região, se pudéssemos ficar 365 dias por ano na praia, seria a perfeição. Praia é assim: quanto mais dias, melhor.
Não existe uma fórmula pronta para uma viagem de 15 dias, porque as praias têm perfis diferentes. Um certo perfil ficaria 12 dias em Trancoso e 3 no Espelho. Outro dividiria a estada entre Santo André, Espelho e Corumbau. Outros perfis privilegiariam Arraial d’Ajuda, Caraíva ou Cumuruxatiba.
Escolha as praias com as quais você se identifica mais para fazer de base, e visite as outras em esquema bate-volta. Recomendamos 3 dias mínimos de permanência em cada base principal.
Você pode escolher 3 destinos, reservar 3 noites em cada, prevendo 1 bate-volta para o terceiro dia em cada destino. Assim você já visitará 6 dos 8 destinos da região.
Deixe dois dias livres entre o primeiro e o segundo destino, dois dias livres entre o segundo e o terceiro, e dois dias depois do terceiro. Assim você tem como decidir entre estender a permanência no destino onde já está (indo de 3 para 5 noites) ou reservar duas noites no destino que visitou como bate-volta, se achar que seria mais feliz ali.
Os perfis dos destinos estão resumidos nesta seção:
https://www.viajenaviagem.com/guia-de-praias-sul-bahia/#roteiros
Leia cada um dos guias dos destinos para se aprofundar neles e tomar uma decisão mais embasada.
Estou pensando em fazer um roteiro de 9 dias chegando por Porto Seguro, alugar um carro e ir descendo até Vitória-ES. Alguma sugestao?
Olá, Paula! Não há praias realmente bonitas ao sul de Prado até Vitória. Itaúnas é interessante, mas as praias da Costa do Descobrimento e da Costa ds Baleias são melhores. Se eu fosse você, pegava e devolvia o carro em Porto Seguro mesmo.
Já li todas as páginas (ótimas!) sobre as cidades do Sul da Bahia da Boia e continuo em dúvida se, para uma viagem de uma semana em janeiro, o melhor é fincar uma base em Cumuruxatiba ou em Caraívas. Vamos em família, de carro e pretendemos conhecer Espelho, Corumbau e Monte Pascoal, além de fazer caminhadas para praias próximas. Alguma dica? Obrigada
Olá, Marta! A gente não chegou a visitar o parque do Monte Pascoal. Mas se essas informações do ICMBio estiverem certas, dá para contratar um guia na entrada (tem telefones, você pode checar isso antes de viajar):
https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/194-parque-nacional-do-monte-pascoal
Um bom roteiro para vocês:
– 3 noites em Cumuruxatiba (primeiro dia para chegar; segundo dia para descansar; terceiro dia para fazer um passeio de barco ao Corumbau)
– no 4º dia, saiam cedo para o Parque Monte Pascoal, com todas as bagagens no carro. Terminem o passeio antes das 16h para seguir a Caraíva e chegar ainda com luz natural.
– 4 noites em Caraíva (no primeiro dia vocês chegam, no segundo dia curtem a praia da Bara e fazem passeio de bóia, no terceiro dia vão ao Satu, no quarto fazem um passeio de barco ou carro ao Espelho).
Olá! No próximo sábado saio do Rio de carro para o sul da bahia seguindo as dicas do VnV. Vocês indicam dormir em São Mateus, que dá aproximadamente 11h de viagem sem paradas. Me pareceu bem puxado e mesmo saindo às 6h do Rio, com uma parada pra almoço/abastecer, corro o risco de chegar de noite, o que tb nao é recomendado pelo site. Pensei em dormir em Linhares, que fica a quase 10h de viagem do Rio. Algum motivo pra não indicar Linhares? Ou dá pra fazer as 11h com segurança e tranquilidade na BR 101?
Olá, Luciana! Nenhum inconveniente em Linhares! São Mateus é menorzinha e tem hotéis à beira da estrada, só isso. A gente imagina que, fazendo revezamento na direção, dê para agüentar até 12 horas de estrada. Mas se o seu limite é antes disso, pare antes, sem problema.
Obrigada pela resposta. Vou sozinha, acho que o cansaço bate antes de São Mateus 😉
Boa tarde.
Acho que ouvi em algum comentário do Ricardo Freire que só está entrando em Corumbau e Cumuruxatiba que tiver feito o teste de Covid-19 com resultado negativo recente. Eu ouvi corretamente? É que pretendo ir para esses lugares no final de setembro/2020.
Olá, Edson! O comentário era sobre a Península de Maraú. Não era sobre Cumuru nem Corumbau.
ola, boa tarde. estive de moto em outubro/2020 em caraiva e cumuruxatiba. fui de moto, nao fizeram nenhum teste de covid. so nao fui em curumbal, por que o sol nao saiu…rsrsr
Adorei a matéria! Gostaria muito de ir ao sul da Bahia ainda neste ano. Além de algumas das praias que vocês citaram, quero também incluir Itacaré e dar um pulo na Ilhéus de Jorge amado.
Show de matéria! Como sempre esse site arrasa!!! Estou programando sair do Rio na próxima semana e estava com o Sul da Bahia em mente. Agora tenho aqui tudo que preciso.
Obrigada, Michelle! Boas férias! Invejinha de você!!!
Oi! Além do sul da Bahia, quais outros lugares com praia no Brasil são bons para distanciamento social? Obrigada!
Olá, Vanessa!
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/destino/rota-ecologica/
https://www.viajenaviagem.com/destino/fernando-de-noronha/
https://www.viajenaviagem.com/2012/12/praias-bahia-itaparica-morro-sao-paulo-boipeba-barra-grande-marau-itacare-ilheus-una-comandatuba-canavieiras/#boipeba
maravilha de dicas !
Obrigado.
Estarei partindo do Rio de Janeiro proximo sábado de motorhome .
O sul da Bahia é o máximo, adoro lá, conheço Arraial, Porto Seguro, Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho, e não vejo a hora de voltar a todos esses lugares, e também de ir à Prado, Santo André e Corumbau; agora com as dicas do VnV ficou mais fácil ainda.