Gol no Ar: em setembro, entretenimento a bordo via intranet

Gol no Ar

Fiz esta manhã um bate-volta diferente. Saí de Congonhas, embarquei num vôo regular da Gol, fui até Porto Alegre e voltei, sem sequer sair do avião. Junto comigo estavam jornalistas e blogueiros. Estávamos ali para experimentar em primeira mão o novo sistema de entretenimento de bordo da Gol, o Gol no Ar.

Gol no Ar, no iPhoneGol no Ar: no iPhone

Tinham me contado sobre esse projeto há pouco menos de dois anos, quando começamos a conversar sobre a parceria entre a Gol e o Viaje na Viagem. Na época me pediram sigilo — e depois, para ser sincero, acabei até esquecendo o assunto. Até que, essa semana, veio o convite para este, digamos, vôo de exibição.

Navegação do Gol no Ar

Gol no Ar

Mas não é que ficou redondinho? A idéia — nascida e criada na Gol, sem paralelo em nenhuma outra cia. aérea do mundo — é muito inteligente: a programação multimídia (vídeos, podcasts, música, artigos digitalizados, jogos) é transmitida por intranet (um “wifi interno”) e captada por laptops, iPhones e iPads.

Gol no Ar

Com isso, a Gol passa a oferecer entretenimento de alto nível, sem precisar trocar toda a frota (se bem que os primeiros aviões a oferecer o sistema são os novos Boeings 737-800 com Sky interior e tomadas).

Boeing 737-800 com tomadas

Nesta fase de testes o sistema só é acessado com senha, mas a partir de 1o. de setembro o sinal será aberto para todos os passageiros, nos vôos em que estiver funcionando.

Abril + Globo Rádio

Por enquanto, os parceiros de conteúdo são as grifes do mainstream: GNT, SporTV, GloboNews (na fase final para assinatura a parceria), Abril (modo leitura, apenas), CBN, GloboRádio, Coquetel (joguinhos). Os vídeos têm no máximo 15 minutos: a exibição não é em streaming; é preciso primeiro carregar. (Mas como você carrega, pode reiniciar e repetir o quanto quiser. Eu assisti ao gol de bicicleta do Leandro Damião umas quinze vezes…)

Leandro Damião no Gol no Ar

Uma parte do conteúdo será quente: notícias do dia da GloboNews, do SportTV e colunas da CBN. Esses conteúdos serão atualizados pelo servidor do avião a cada pouso em nove aeroportos (Congonhas, Cumbica, Santos Dumont, Galeão, Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza).


Rádios no Gol no ArGol no Ar: jogos

A audiência dos canais e dos conteúdos será monitorada, o que vai permitir afinar o line-up e os assuntos. Numa segunda fase, estarão disponíveis joguinhos em rede — você vai poder jogar batalha naval contra o passageiro do assento 14E, dez fileiras à sua frente, que você nunca viu mais esbelto.

A novidade começa em 280 vôos por mês, a maior parte deles na Ponte Aérea; até o final do ano serão 400 vôos mensais.

Gol no Ar: CBNGol no Ar: Multishow

Antes que você desligue, aí vão as respostas às três duas perguntas que você está me fazendo desde que começou a ler o texto:

1) Não, não pega internet. O sistema é intranet. (Do jeito que as coisas estão evoluindo, porém, não duvido que o que foi feito acabe servindo para encurtar a implantação de um wifi pleno…)

2) Não, o sistema não é totalmente compatível com Android ou Nokia. Mas funciona em qualquer PC e netbook equipado com wifi.

(Atualização: retirei a observação sobre o Caribe porque os aviões da Gol não são atrelados a rotas fixas, e os aviões com Gol no Ar podem sim, eventualmente, fazer as rotas da companhia no Caribe.)

Enfim, no geral gostei bastante. Achei lúdico poder usar os meus próprios aparelhos para sintonizar a programação do avião, sem precisar me entender com os sistemas de difícil navegação que as cias. aéreas costumam inventar. A qualidade da imagem, evidentemente, é inferior à das telas individuais dos aviões mais poderosos (o jeito é não assistir no modo tela inteira). O sistema é bem bacana; e sempre será tão interessante quanto o conteúdo que for oferecido.

Vai viajar Gol? Leve seu laptop. E não esqueça do seu fone de ouvido, porque não vai ser nem distribuído nem vendido a bordo 😎

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


Comentários

Giovanna
Responder

Será que possui esse serviço no boeing 737-800 com destino para Punta Cana?

    A Bóia

    Olá, Giovanna! Na nossa última viagem, em agosto deste ano, não estava disponível.

eloisa
Responder

como faço pra conseguir as materias, gostei de uma materia mas não acho na internet

    A Bóia

    Olá, Eloisa! Você se refere ao conteúdo do Gol no Ar? Este conteúdo está disponível a bordo dos vôos Gol.

Luiz Antonio Perina
Responder

No meu vôo gol 1717 de Foz para Gru de 20/09/2011 tinha o serviço. Interessante, porém uma solução que achei pobre,como tudo a bordo da Gol, o comissário sequer informou do serviço,descobrí porque meu notebook mostrou a rêde disponível.Tenho pena do passageiro ao meu lado, que ficou pegando carona no meu note, Já na Azul, o serviço está disponibilizado para todo o avião.Já que a Gol é muito pobre, porque não coloca telão? ao menos os passageiros sem hardware,podem usufruir do entretenimento.

George
Responder

Nao funciona no meu smartphone com android.

Gabriela
Responder

fiz um voo q tinha gol no ar e achei ótimo! não sei se eles ainda estão em fase de teste, mas ninguém no voo falou sobre o serviço… eu só sabia pq li aqui! obrigada riq!

marcelo alonso
Responder

Na verdade este modelo foi idealizado pela Virgin America nos EUA. Mas muito bacana a iniciativa….

Andre L.
Responder

Achei uma gambiarra vendida com pompa e circunstância. Dificilmente a bateria de um iPhone dura o suficiente para 2 horas de vídeo. E nem é streaming, é preciso fazer download, e só depois da decolagem, e todo mundo ao mesmo tempo.

Como serviço adicional, ficaria interessante. Como forma de substituir on-board entertainment system e chamar de revolucionário, me parece subestimar a inteligência do passageiro hehe

Lucas
Responder

Como assim “não é totalmente compatível com Android”????? Android é tão utilizado quanto iOS…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito