Europa: onde faço imigração e onde pego a bagagem?
Muita gente viaja à Europa em vôos com conexão e fica na dúvida de onde (e quantas vezes!) vai passar pela imigração.
A resposta é: uma vez só. Onde? Na maioria das vezes, no aeroporto de chegada — a não ser que você tenha o Reino Unido ou a Irlanda como ponto de escala ou destino final.
E onde você retira as bagagens? Normalmente, no destino final.
Vídeo: imigração e bagagem na Europa
Quais países fazem parte do Espaço Schengen?
Com exceção de Reino Unido, Irlanda e alguns países do Leste Europeu, a maioria dos países europeus faz parte do Espaço Schengen, que aboliu suas fronteiras.
Por isso os voos entre esses países são considerados “domésticos”; não há imigração nem carimbos.
Países que fazem parte do Espaço Schengen
Alemanha – Andorra – Áustria – Bélgica – Croáia – Dinamarca – Eslováquia – Eslovênia – Espanha – Estônia – Finlândia – França – Grécia – Holanda – Hungria – Islândia – Itália – Letônia – Liechtentstein – Lituânia – Luxemburgo – Malta – Mônaco – Noruega – Polônia – Portugal – República Tcheca – San Marino – Suécia – Suíça – Vaticano
Países que NÃO fazem parte do Espaço Schengen
Albânia – Belarus – Bósnia – Bulgária – Chipre – Croácia – Irlanda – Macedônia – Moldova – Montenegro – Reino Unido – Sérvia – Romênia – Rússia – Turquia – Ucrânia
Promoções para sua viagem
Passagens promocionais para destinos no Brasil e no exterior
Voando ao Espaço Schengen, com conexão no Espaço Schengen
Se você vai voar a Paris com conexão em Madri, ou a Barcelona com conexão em Zurique, ou a Praga com conexão em Frankfurt, ou a Atenas com conexão em Paris, a sua imigração vai ser feita no aeroporto da chegada.
Você passa pela imigração, seu passaporte é carimbado e você então está admitido na Europa. Aí é só procurar o portão de embarque do vôo seguinte, que vai ser “doméstico”; ao passar pelo controle de segurança, você vai precisar mostrar o passaporte, mas só para provar que você é o dono da passagem. Ninguém vai mais lhe perguntar nada.
Sua bagagem segue do Brasil direto para o destino final; confira no recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Voando ao Espaço Schengen com conexão fora do Espaço Schengen
A coisa muda um pouco de figura caso você vá a Paris ou Zurique ou Amsterdã ou Lisboa com conexão em Londres.
Como o Reino Unido (assim como a Irlanda) não faz parte do Espaço Schengen, você não fará imigração em Londres. Você nem sequer vai sair da área de trânsito internacional: vai descer do avião e já pode procurar o seu novo portão de embarque.
A imigração será feita apenas no destino final, já no Espaço Schengen. Sua bagagem vai direto pra lá; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Voando para um destino fora do Espaço Schengen com conexão no Espaço Schengen
Neste caso o processo é invertido: se o seu destino final for alguma cidade do Reino Unido ou da Irlanda, você não sairá da área de trânsito internacional do aeroporto da conexão (Lisboa, Frankfurt, Madri, Paris, Amsterdã, Zurique — qualquer um). Você vai descer do avião e já vai poder procurar o portão de embarque do novo vôo.
Sua imigração será feita apenas quando você desembarcar no destino final no Reino Unido ou na Irlanda.
Sua bagagem seguirá direto do Brasil até o destino final; confira o recibo colado no canhoto do seu cartão de embarque.
Mala de bordo nas medidas certas
Voando à Irlanda com conexão no Reino Unido
Reino Unido e Irlanda têm acordo de livre trânsito entre seus cidadãos. Por isso não existe trânsito internacional entre o Reino Unido e a Irlanda.
Traduzindo: se você vai a Dublin com conexão em Londres, não terá como ficar na área de trânsito internacional, porque os vôos para Dublin saem da área doméstica.
Logo, você vai fazer duas imigrações. A primeira, na Inglaterra. Daí vai reembarcar para a Irlanda na área doméstica. E ao chegar à Irlanda vai ter que novamente passar pela imigração, por não ter passaporte britânico nem irlandês.
Documentos necessários para a imigração
- Seu passaporte precisa ter validade de 3 meses APÓS a data de término da viagem. Se faltar menos do que isso para o seu passaporte expirar, não vão deixar você embarcar no Brasil.
ETA para o Reino Unido. Leia sobre a autorização de viagem que será obrigatória para turistas brasileiros a partir de 08 de janeiro de 2025, mesmo para passageiros em trânsito.
Documentos para apresentar na imigração na Europa:
- Passagem de volta
- Reservas de hotel para todo período (no caso de aluguel de apartamento, contrato ou recibo de pagamento)
- Carta-convite, caso vá ficar hospedado em casa de familiares ou amigos. Nesta carta-convite o anfitrião deve explicar que vai receber você por X dias e indicar o endereço na Europa. Essa carta não precisa mais ser registrada em delegacia ou cartório, mas deve ser assinada, escaneada, e enviada por e-mail
- Seguro-assistência com cobertura de 30.000 euros
- Dinheiro ou extratos de cartões de crédito e débito (tipo VTM) comprovando que você tem 65 euros/dia para se manter na Europa. Este limite é individual.
- Não é necessária nenhuma vacina para ir à Europa.
Viajar ao exterior com segurança é ter Seguro Viagem Bradesco.
Deslocamentos dentro do Espaço Schengen
Caso o seu itinerário de viagem cubra vários países do Espaço Schengen, não se preocupe, todos os deslocamentos serão considerados domésticos e você não precisará fazer imigração. Em compensação, não ganhará nenhum carimbo a mais no passaporte…
Deslocamentos entre o Espaço Schengen, Reino Unido e Irlanda
Caso a continuação da sua viagem leve você do Espaço Schengen ao Reino Unido ou Irlanda ou países do Leste fora do acordo, você voltará a fazer imigração na chegada a cada viagem. Mantenha aquela pastinha organizada.
Dá pra passar junto na imigração?
Familiares passam juntos. Amigos podem até tentar, mas na maioria das vezes não vão deixar.
Compre sua passagem de trem na Europa – em português
E quem tem passaporte europeu?
Caso você tenha dupla cidadania, o procedimento adequado é sair do Brasil e voltar ao Brasil com seu passaporte brasileiro; entrar na Europa e sair da Europa com seu passaporte europeu.
Leia mais
833 comentários
Olá!
“Algumas” perguntas…rs
1- Estou com viagem marcada agora em Outubro para Londres – com escala em Amsterdam. Fico um tempo por lá, e lá vou pra Suécia, Alemanha e Holanda, e de lá pego o voo de volta. Daria a entrada na imigração em Londres, e depois em Estocolmo, correto?
2- As bagagens, no caso da ida com escala em Amsterdam, não precisam ser retiradas em Amsterdam e re-despachadas, o processo é automático mesmo? Ambos os vôos, SP-Amsterdam e Amsterdam Londres são da KLM.
3- Minha estadia em Estocolmo será na casa de uma amiga minha – brasileira – que mora lá. Nesse caso, é necessário apresentar a tal carta-convite em alguma das entradas, nas duas, em nenhuma…como funcionaria?
4- Email de confirmação de reserva em hostel, feita via um site de reservas online(tipo Hostelworld, Booking, etc), são aceitos como comprovantes de reserva válidos nas imigrações? O mesmo para as confirmações dos voos e passagens de trem…
5- O seguro de viagem para o Reino Unido e para o resto da Europa podem ser o mesmo, ou há alguma diferença?
6- Meu passaporte é novo, não tem nenhum carimbo, nada…mas tenho o meu anterior vencido com visto para os EUA…ajuda alguma coisa na imigração levar ele?
7- Minha amiga vem par o Brasil de Estocolmo, com conexão em Londres, via British Airways. Pergunta se nesse caso ficaria na situação de “Trânsito internacional” e não precisaria dar entrada na imigração, e se precisa retirar as malas e despachar de novo. Pergunta também se tem bastante coisa pra fazer por lá, já que a conexão é de 7hs, e não quer ficar entediada… 😀
Desculpa a avalanche de perguntas…rs
E agradeço desde já!!!
1- sim
2- bagagens serão retiradas diretamente em London
3- peça para sua amiga se informar com as autoridades suecas sobre os procedimento. É sempre bom ter algum documento, principalmente se sua estada for longa.
4- sim, hoje em dia 95% das confirmações de vôo e hospedagem provavelmente vêm nessa forma
5- o seguro você escolhe (eu recomendo o AXA-Schengen para quem fala o básico de inglês, já que cobre mais e custa menos do que os vendidos no Brasil). Só precisa de ter a tal “cobertura Schengen mínima” de € 30 mil e repatriação.
6- não custa nada levar o passaporte antigo, então leve (mas não saia jogando tudo na mesa do agente de imigração, só leve por precaução)
7- sua amiga fica na área de trânsito internacional (como vc ficará em Amsterdam). Mas se quiser sair para passear, precisará passar pelo controle de imigração normal que todos fazem, e depois passar por controle de segurança e imigração na saída. 7 horas é insuficiente para passear em London pois elas incluem: 1h15 para sair do avião e passar pela imigração, 45min x 2 para ir e voltar à região central, 2h de antecedência minima para o vôo que prossegue ao Brasil, 1h extra de antecedência para lidar com problemas no transporte de retorno, e aí já se foi quase todo o tempo.
oieeeeeee
Sempre dúvidas….
PRIMEIRA DÚVIDA:
Vamos em agosto para DUBLIN onde iniciaremos um tour atraves de uma operadora ( ja tenho os vouches, relação de hoteis com endereços , Transfers etc).
Nossa passagem é Guarulhos, conexão em Madrid ( espera de mais ou menos 4horas)e Dublin. Teremos que enfrentar a imigração de MADRID ? ou desceremos no aeroporto de madrid e ja vamos para o nosso portão que inclusive pela passagem é no mesmo terminal e somente quando chegarmos em dublin é que vamos para a imigração??
SEGUNDA DÚVIDA:
nosso tour tem incluido um seguro viagem, é necessario mesmo a gente fazer o outro seguro?
TERCEIRA DÚVIDA:
o que acontece se a gente não fizer o seguro saude ( ALEGANDO QUE NOSSO TOUR JA INCLUI UM SEGURO VIAGEM)? pode-se correr o risco de não entrar em Dublin?
grande abraço
Respondendo:
1- Irlanda não faz parte do espaço Schengen, controle de imigração será feito apenas em Dublin.
2 e 3 – Peça cópia da apólice para a operadora, verifique se o seguro cobre todo o período em que vc vai estar fora do Brasil.
Olá.
estou começando na area de agente de viagem,quero muito aprender m sobre Europa,qual o primeiro passo a dar sem me perder e concerteza nao perder meu passageiro.
obrigado.
Desculpa mais uma pergunta!? As minhas passagens eu comprei pela Ibéria bilhete fechado, ou seja tudo junto em um único bilhete todos os meus voos. Vou de São Paulo/Madri/Praga. Tenho direito de 2 malas de 32kg, ok! E ña volta também de Barcelona/São PAulo.
Depois vou de Berlin/Barcelona quantas malas eu posso levar? 1 mala 1 de 23 kg ou 2 malas de 32 kg?! Lembro que é o bilhete das passagens foras comprados tudo junto em um único bilhete – fechado. Não tem nenhum voo separado do bilhete e também todos os voos são da mesma Cia – Ibéria.
Este trecho de Berlin / BArcelona terei o direito de levar 2 malas de 32 KG minha classe é a turista – empresa Ibéria.
Olá, Flavio! Em princípio você mantém o mesmo limite de peso durante toda a viagem. Leve o itinerário completo com você para qualquer eventualidade.
Mas tem certeza de que são duas malas de 32 kg? Não são duas de 23 kg?
Mesmo tendo direito a tanta bagagem assim, recomendamos viajar leve. Ninguém precisa de tanta roupa durante uma viagem. Aprenda a viajar com menos carga, você viaja muito melhor.
Olá,
Gostaria de uma ajuda: Estou indo passar 28 dias na Europa (Paris, Londres, Roma, Florença, Madrid e Porto). A viagem será com familiares mas nao iremos no mesmo voo. Porém todas as reservas dos hoteis foram feitas em nome de um Tio. Será que se eu apresentar as hospedagens no nome dele e informar que é meu Tio vai ter algum problema?
De Paris para Londres irei de trem e depois pegarei um avião em Londres para Roma. Terei que passar na imigração em Londres?
Grata,
Olá, Flavia! Não há problema com as reservas.
Faz-se imigração novamente em Londres, está bem claro no texto.
Obrigada pela ajuda.
Olá a todos! Vou no dia 27 de junho para a Inglaterra fazer um curso de inglês em Bristol por uma escola bem reconhecida (EF), mas na carta que recebi para apresentar na imigração especificam que estarei na escola apenas a partir do dia 1 de julho, mas passarei esses três dias antes em Londres! Será que preciso de uma carta do hotel que ficarei esses três dias?
Outra questão é de que junto com a carta da escola, estarei levando também uma carta da residência estudantil em que ficarei durante o período do curso, imagino portanto que não preciso apresentar tanto dinheiro. Pretendo levar um VTM com £600 + £200 em espécie + cartão de crédito internacional com alto limite (extrato). É o suficiente? Como devo proceder?
Olá, Eduardo! Leve a reserva do hotel e a documentação recomendada pela escola.
Olá! Estou com viagem marcada para a Itália em agosto e tenho uma dúvida: Saio de Rio e chego em Roma, em Roma faço conexão para Veneza, a pergunta é? Onde faço a imigração: Roma ou Veneza? Preciso sair do terminal 3 e ir até o terminal 1 do aeroporto de Roma para fazer a conexão. As bagagens retiro em Veneza, já que a cia aéra é a mesma, correto? Desde já agradeço a ajuda!
Patricia
Olá, Patricia. Fará a imigração em Roma, está claro no texto. Informe-se com a cia. aérea se a bagagem vai direto para Veneza.
Obrigada pela resposta, mas tenho ainda uma dúvida: desembarcarei no terminal 01 e pegarei conexão no terminal 03, mas tenho medo que não dê tempo pois tenho apenas 1:10 para isso….era o único voo disponível!É complicado sair do terminal 1 e chegar no terminal 3? Não conheço o aeroporto de Roma. Obrigada pela ajuda e parabéns pela iniciativa de ajudar as pessoas com informações indispensáveis para uma excelente viagem…
Olá, Patricia! O tempo é apertado. Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea é responsável no caso de você perder a conexão.
Caso você tenha comprado as passagens separadamente, se perder o segundo vôo terá que comprar uma passagem na hora.
As passagens são da mesma cia aérea…Alitalia….Pois é, também concordo q o tempo é apertado, mas mesmo assim obrigada! Vou torcer para q o voo chegue adiantado em Roma (milagres acontecem)!
Bóia,
estou indo segunda para Paris com conexão em Madri.
Estou levando uma pasta com seguro saúde, reserva do booking e email do hotel confirmando reserva, página de confirmação da Ibéria com os voos de chegada e partida, roteiro da viagem e ingressos já comprados para Paris, além de estar com euros e cartão de crédito internacional.
É suficiente?
Seria bom levar contracheques e/ou carteira de trabalho para comprovar vínculo com o Brasil?
Obrigada!
Olá, Evelyn! Você esqueceu só do seguro-saúde!
Esqueci, não, Bóia.
Foi o primeiro item que eu listei 🙂
Mas é interessante levar os documentos comprovando que trabalho no Brasil?
Ops! Não é exigência, não. Mas pode levar para ficar mais segura.
Parabéns pelo site, simplesmente excelente e essencial!
Posso comprovar renda mínima de 65 euros p/dia com um extrato de cartão de crédito, que eu seja o titular, para mim e minha esposa?
O q seria VTM?
A imigração considera o cartão Travel Money?
abraços,
Olá, Paulo! VTM é justamente o Visa Travel Money! O Ricardo Freire entende que os extratos dos cartões são suficientes para essa comprovação. Hoje em dia não se anda mais com grandes somas de dinheiro vivo na pochete 🙂
Os 65 euros por dia são para cada pessoa.
Olá, irei com um grupo de amigos, para berlim conexão em lisboa, em julho. gostaria de saber se a imigração é feita de forma individual. uma vez que alguns dos meus amigos não falam muito bem ingles. e se a imigração será feita em lisboa ou berlim. quando o corre de pédirem para abrir as bagagens?
valeu!