Como pedir o eTA, a autorização de viagem que dispensa o visto para o Canadá
Desde 2017 brasileiros podem viajar ao Canadá sem visto – apenas com uma autorização eletrônica de viagem, o eTA.
Para isso, é necessário ter visto americano válido (no momento do pedido do eTA – não necessariamente no momento da viagem) ou ter viajado ao Canadá nos últinos 10 anos. Além disso, é obrigatório chegar ao Canadá por via aérea.
Veja os detalhes.
Requisitos para obter o eTA
Para conseguir o eTA e ficar dispensado do visto convencional, é preciso cumprir esses requisitos:
- Ter visto americano válido no momento do pedido ou ter viajado ao Canadá nos últimos 10 anos
- Entrar no Canadá por via aérea (viagens rodoviárias ou marítimas estão excluídas do eTA)
O custo é de 7 dólares canadenses. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito.
O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.
Não tem problema se o seu visto americano já tiver vencido quando você viajar ao Canadá. O visto americano só precisa estar válido no momento do pedido do eTA. Depois, o que vale é o eTA, não há mais nenhuma relação com o seu visto americano.
Clique aqui para ir à página de emissão do eTA .
Por quanto tempo vale o eTA?
O eTA vale por 5 anos, mas apenas enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
Com quanta antecedência posso solicitar o eTA?
O quanto antes – já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.
E se a minha entrada no Canadá for por fronteira terrestre ou marítima?
Se a sua primeira entrada no Canadá for por ônibus, carro, trem, navio ou ferry-boat, você não tem direito ao eTA. Vai precisar solicitar um visto canadense convencional.
Posso entrar por via aérea, sair e retornar por via terrestre ou marítima?
Sim, pode, desde que esteja dentro do tempo de permanência concedido pelo agente de imigração quando você entrou por via aérea.
E se o meu visto americano estiver vencido no momento da viagem?
O seu visto americano precisa estar válido no momento de solicitação do eTA. O Canadá usa o visto americano como uma triagem: se você passou pelo crivo do consulado americano, já está OK.
Depois que você já emitiu o seu eTA, não tem problema se o seu visto americano vencer. O que vale, a partir da emissão do eTA, é a validade do eTA – ninguém no Canadá vai pedir para ver o seu visto americano.
E se o meu visto americano estiver válido no momento de pedir o eTA, mas num passaporte vencido?
Não tem problema. Da mesma maneira como o seu visto continua válido para entrar nos Estados Unidos, continua válido para você solicitar o eTA.
Tenho que levar o passaporte vencido para entrar no Canadá?
Não. O seu eTA está vinculado ao passaporte atual (mesmo que o seu visto americano esteja num passaporte vencido). Apenas o passaporte atual será pedido pela imigração canadense.
(Já caso você viaje também aos Estados Unidos, a imigração americana vai pedir sim os dois passaportes, o vencido onde está o visto e o atual.)
Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!
Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, e não o canadense.
Na prática, o visto americano vale para os dois países – os Estados Unidos e o Canadá, se você usar o seu visto americano para solicitar o eTA.
1192 comentários
Passando só para dar uma Boa Notícia para o pessoal que vai para o Canadá ! Acabei de fazer o meu eTA e já fui aprovada , tudo muito simples e rápido .
Também acabo de fazer meu eTA, da esposa e do filho de dois anos. Bem tranquilo, bem rápido, e barato. No meu caso usei o visto americano válido como referência, e tudo certo. Valeu pela ajuda Bóia!
Olá.
Minha dúvida com. O eTa consigo atravessar a fronteira terrestre Vancouver/Seattle, ou preciso de outro visto por ser via terrestre??
Olá, Anderson! Você pode ir de Vancouver para Seattle com visto americano mas não pode voltar a Vancouver por terra ou mar sem um visto canadense convencional.
É impressionante a dificuldade das pessoas em aceitar um fato simples: eTA só vale para entrada por via aérea. Por que perguntam e perguntam e perguntam a mesma coisa que está clara no texto e respondida inúmeras vezes nos comentários?
Por um motivo muito simples: esta é a forma que as pessoas arranjaram para “punir” quem fala ou escreve aquilo que elas não querem ouvir ou ler. Eu achava que era preguiça de ler o texto ou incapacidade de interpretá-lo, mas cada dia tenho mais certeza que atualmente a maior parte das pessoas não admitem ouvir ou ler coisas que as desagradem.
Ricardo,
A resposta para esta pergunta “Are you a lawful permanent resident of the U.S.” é No ou Yes para brasileiro com visto de estudante nos eua?
A minha filha também já teve um visto canadense, mas venceu com a validade do passaporte dela.
Olá, Adriana! Quem responde é A Bóia. Quem tem visto de estudante é residente temporário.
Olá Boia! Tenho viagem prevista para o Canadá no dia 11 de maio. Já possuo o visto americano válido e estou pensando em aguardar a liberação da eTA, mas lendo em alguns blogs de viagem vi que o pessoal está um pouco receoso de não ser de fato oficial essa liberação no dia primeiro de maio. Posso confiar nessa isenção? Mesmo porque agora acredito não ter mais tempo de solicitar o visto convencional.
Obrigada!!
Olá, Drielly! É oficial.
Ola Boia.
Creio que existe contradição sobre a informação da entrada por via terrestre para aqueles que são elegíveis para requerer eTa.
No próprio site do CIC existe a informação de que nem é necessário requerer eTA para entrada via terrestre (o que possui certa lógica comparada com a entrada aérea).
Veja a informação contraditória nas páginas abaixo:
https://www.cic.gc.ca/english/visit/eta.asp
https://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/answer.asp?qnum=1097&top=16
Olá, Paulo. ‘Visa-exempt travelers’ significa ‘viajantes isentos de visto’. Se o seu passaporte é brasileiro, não é o seu caso.
(O Ricardo Freire já me mandou parar de responder gente sem-noção, não sei por que eu continuo.)
Deixa o Paulo acreditar no que quiser e ir tentar a sorte na fronteira do Canadá, sem visto. kkkk
Olá!
Você saberia me informar se com o visto de trânsito americano também seria possível solicitar o eTA para viagem de negócios ao Canadá?
Obrigada.
Olá, Ana! É uma pergunta bastante complicada. Pela lógica, a resposta é não, já que o visto de trânsito só é válido para trânsito, e se você não estiver mais em trânsito nos Estados Unidos, seu visto não terá validade. Mas você deveria checar com o consulado ou um despachante.
Olá!
Sabe se a pessoa que esteve nos Estados Unidos em 2014 com visto de estudante também tem essa liberação para entrada no Canadá?
Olá, Guilherme! O visto americano precisa estar válido… leia o texto, por caridade.
Boa tarde. Estou aguardando a abertura do eTA para viajar para o Canada em Agosto de 2017. Possuo o visto americano válido. O site da imigração do Canada informa que a partir de 1 de Maio já será possível solicitar o eTA. Caso consiga o eTA e vá para o Canadá, poderia também ir até os Estados unidos por terra e voltar por terra ou somente de avião?
Faço esta pergunta pois em alguns sites estão dizendo que o eTA só vai valer para quem ingressa de avião, mas por terra ou mar será necessário visto canadense.
Obrigado pela ajuda.
Olá, Tiago! Está claro no texto e já respondemos várias vezes essa pergunta. Entrada ou retorno por terra: visto canadense convencional. Jeitinho brasileiro não funciona no Canadá.
Boa tarde.
Vou à Toronto via aérea no dia 22 de Maio e pretendo visitar os EUA de carro e retornar à Toronto para o voo de regresso ao Brasil. Pelo que entendi (após simular no CIC como um cidadão italiano, que atualmente se enquadra no eTA) pela entrada via terrestre não é necessário o eTA. Nesse caso eles nem especificam o visto por não se aplicar à Itália (o que será o caso do Brasil após 01.05). Portanto entendo que após o dia 01.05, se a entrada no Canadá via aérea estiver legal com o eTA, o transito entre EUA e Canadá estará isento de visto tambem. Poderia, por gentileza, validar esse raciocínio?
Muito obrigado
Olá, Tiago! Se você precisar entrar por via terrestre no Canadá, precisará do visto canadense convencional, não importa se tiver entrado há pouco por via aérea com o eTA.
Bom dia,
Vou para o Canadá em Julho. Estou com duvidas se tiro visto americano e espero para tirar somente o eTA ou se já dou entrada no visto canadense.
O que você acha?
Caso essa informação do consulado canadense não se confirme, 2 meses é um tempo bom para tirar o visto canadense tbm?
Obrigado!
Olá, Josimar! A informação do consulado canadense é quente. O único risco aí é você não conseguir o visto americano, o que pode acontecer (às vezes não é nem o caso de ter o visto negado; alguns pedidos encalacram e entram em ‘processo administrativo’). Providencie o visto americano o quanto antes, e se não rolar, tire o canadense.